Spell
RPG => Sistemas & Cenários => Tópico iniciado por: silva em Novembro 18, 2012, 08:45:42 pm
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Pra quem se interessar..
http://www.kickstarter.com/projects/224590870/the-guide-to-glorantha (http://www.kickstarter.com/projects/224590870/the-guide-to-glorantha)
Sao dois livros: 1 Guia de Glorantha e 1 Atlas geografico com dezenas de mapas.
P.S: Ja bateu a meta em menos de 12h. Oh shit. :shock:
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É nisso que dá ser popular.
The Guide details the history and cosmology of Glorantha, and its major human and Elder races. The entire world is mapped, with the places and people of interest for every region detailed, as well as directions as to the future history of that region. Over 20 regions have population and political maps as well. This Guide is written without reference to any RPG rules system and can be used with equal ease for HeroQuest, RuneQuest, or any other system.
Agora comecei a babar.
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Vou pegar um exemplar com certeza. Mesmo estando meio salgado, vale a pena.
Mas sou suspeito pra falar, ja que esse eh meu cenario de fantasia favorito.
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Eu nunca sequer lembro de ter ouvido falar desse cenário
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A unica coisa de glorantha que eu conheço são os homens pato
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Nossa mãe do céu. Vendo agora com calma, esse kickstarter é o mais ganancioso que eu ja vi. $ 50 só pelo PDF, e $ 80 pelo livro físico é um absurdo. Parece que foi feito pra colecionador profissional isso. Aqueles velhinhos ricos que não comem ninguem e podem gastar 3.000 dólares numa edição de colecionador.
Eu nunca sequer lembro de ter ouvido falar desse cenário
Normal. Glorantha tá longe de ser popular atualmente. Já até foi - nos '80, Runequest (que é o nome do seu sistem) dividia com D&D e Traveller o Top 3 de RPGs mais populares nos EUA e Inglaterra - mas hoje em dia ocupa um nicho bem específico, junto de cenários como Tekumel, caracterizados por serem antigos, exóticos (não bebem da mesma fonte das outras fantasias ),
e possuírem uma certa "verossimilhança antropológica" (mitológica no caso de Glorantha, linguística no de Tekumel) rara na indústria.
Alguns exemplos legais que diferenciam Glorantha de D&D:
- spells funcionam como nas culturas antigas - pequenos encantos e mandingas pra curar doenças, trazer boas colheitas, sorte na batalha, afastar maus espiritos, prosperidade pro lar, etc. e qualquer personagem pode "lançá-los".
- personagens são definidos por cultura, religião e ocupação ao invés de funções marciais.
- religião é ligada ao jogo em si, ao invés de mero fluff (ou justificativa pra spells divinos), pois define a progressão do personagem. Se em D&D sua progressão é definida pela quantidade de monstros que você mata, em Glorantha/RQ a progressão é definida pela dedicação de seu personagem aos valores de sua religião. Ao invés de passar do Levels ( 1, 2, 3, etc), você passa de Rank dentro de um culto divino ("Seguidor" > "Iniciado" > "Acólita" > "Sacerdote" > "Alto Sacerdote" ), cada nivel abrindo novas habilidades mundanas e mágicas (e também deveres para com o culto).
- o nivel cultural e tecnológico do cenário é era do bronze ao invés de medieval, com influencias sword & sorcery de Howard. Ou seja, tá mais pro tipo de heróis visto em... digamos.. Shadow of the Colossus, Conan ou Tróia (pés-de-sandália, espada curta, lança e bandana), do que o típico cavaleiro medieval em armadura reluzente.
- mito é real. Essa é a característica mais marcante. Ele assume que os tipos de crenças antigas são, de fato, reais - o mundo é realmente um bloco de terra flutuando em um mar gigantesco e "reto", ao invés de uma esfera/planeta; o céu é realmente um domo de vidro cheio de buraquinhos através dos quais se vislumbra o mundo celestial onde moram os deuses; etc. Além disso, o mito também constitui as "leis físicas" do mundo - as plantas crescem porque Aldrya a deusa-planta assim deseja, e se você quer ter uma colheita abundante, fazer sacrificios em seu nome ou rituais que reconstituem seus feitos, serão muito mais efetivos do que esforços mundanos.
A melhor introdução ao cenário é o game de PC King of Dragon Pass (compre aqui (http://www.gog.com/gamecard/king_of_dragon_pass) por 10 reais ), que é sobre a saga de um clã bárbaro em sua tentativa de colonizar um vale proibido. A cultura desse clã é uma das mais importantes do cenário e inspirada na cultura celta/urn-field/hallstati (a outra cultura importante do cenário é inspirada parcialmente nas mesopotâmicas - babilônia, assíria, etc).
Deu pra ver que eu me empolgo quando falo de Glorantha/Runequest, né ? XD
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50 só pelo PDF,
35 dólares pelo Guide to Glorantha, na verdade. 50 dólares é o custo de todos os PDFs.
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Eu tenho que usar as regras mocoronicas de Runequest? Ou é só fluff?
Eu quero Homens Pato :frenzied:!