Autor Tópico: Necromancer D&D 3.5  (Lida 12343 vezes)

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Re:Necromancer D&D 3.5
« Resposta #15 Online: Março 15, 2017, 12:25:54 pm »
Excelente decisão. Essa aí eu até ajudo, se for pra fazer build, aoheae

Acabei fazendo outro Clérigo.
Não tive tempo de ler quase nada do livro. Então fui escolhendo meio o que mais estava de acordo com o personagem seguindo as orientações do mestre.

Nesse caso o mestre usou a abordagem de compra de atributos.

Classe: Clérigo
Raça: Meio Elfo
Antecedênte: Eremita
Domínio: LUZ
Divindade: Belenus

Idiomas: Comun, Elfico, Orc e goblin

          inicial    Custo     Modificar  M. Elfo         Total
FOR -    11        (3)                 +1                    = 12
DES -    12        (4)                + 0                    = 12
CON -    14        (7)                + 0                    = 14
INT -     10        (2)                + 0                    = 10
SAB -    15        (9)                +1                     = 16
CAR -    10        (2)                +2                     = 12

CA: 17
Iniciativa: 1
PV: 10

Perícias principais
Intuição
Medicina
Percepção
Religião

Armas
Maça: 1d6 + 1 (Contusão)
Besta leve: 1d8 + 1 (Perfurante)

Armaduras
Brunea
Escudo grande

Truques
Chama Sagrada
Orientação
Poupar moribundos

Magias
Mãos Flamejantes
Benção
Palavra de Cura
Raia Guiador
Santuário

Na 5e não tem como o Clérigo substituir uma magia por cura como na 3.5 certo?
« Última modificação: Março 16, 2017, 08:29:29 pm por Slayther »

Offline Heitor

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Re:Necromancer D&D 3.5
« Resposta #16 Online: Março 15, 2017, 01:48:15 pm »
Na 5e não tem como o Clérigo substituir uma magia por cura como na 3.5 certo?

Não. Você tem que preparar as magias de cura que quiser lançar naquele dia.

Mas lembre que para o Clérigo 5e preparar magias é simplesmente escolher a cada descanso longo certo número de magias entre aquelas que conhece, podendo lançá-las enquanto tiver slots para gastar que sejam de mesmo nível ou maior que a magia desejada.
« Última modificação: Março 15, 2017, 01:50:36 pm por Heitor® »

Re:Necromancer D&D 3.5
« Resposta #17 Online: Março 16, 2017, 06:54:35 pm »
Curioso como anos de otimização teórica parecem originar um certo apreço ainda maior por otimização prática, que embora não seja tão eficaz, é suficientemente funcional e exige muito menos bookeeping.  :b

A vida já me dá trabalho demais. Tô de boa que o RPG se torne isso tb -- embora eu i) mestre uma mesa (13th Age) e ii) jogue de Mago (D&D 5e) em outra haha.

Citação de: Lúcio/Elfo
Mas... existem "builds" em D&D Next? Essa edição é relativamente "morta" para quem é mecanicista. :b

Só para me certificar, isso foi ironia, né?

Re:Necromancer D&D 3.5
« Resposta #18 Online: Março 16, 2017, 08:33:07 pm »
Na 5e não tem como o Clérigo substituir uma magia por cura como na 3.5 certo?

Não. Você tem que preparar as magias de cura que quiser lançar naquele dia.

Mas lembre que para o Clérigo 5e preparar magias é simplesmente escolher a cada descanso longo certo número de magias entre aquelas que conhece, podendo lançá-las enquanto tiver slots para gastar que sejam de mesmo nível ou maior que a magia desejada.

Boa. Vou manter isso em mente.
No caso, posso preparar a mesma magia duas vezes no caso.

Re:Necromancer D&D 3.5
« Resposta #19 Online: Março 16, 2017, 11:13:57 pm »
Citar
A vida já me dá trabalho demais. Tô de boa que o RPG se torne isso tb -- embora eu i) mestre uma mesa (13th Age) e ii) jogue de Mago (D&D 5e) em outra haha.

Nah, versões "hipsters" de D&D.  :linguinha:

Citar
Só para me certificar, isso foi ironia, né?

Não exatamente - D&D 5e não é realmente uma edição interessante se é um mecanicista/otimizador téorico, já que ela não tem nem a granularidade que 3.5 e 4e tinham, nem a quantidade de material mecânico para tal fim.

Citar
No caso, posso preparar a mesma magia duas vezes no caso.

Não precisa fazer isso - em D&D Next, o personagem prepara uma lista de magias (geralmente Nível de Classe + Modificador de Atributo de Conjuração) e pode utilizá-las de acordo com sua vontade (ou melhor, enquanto tiver slots do nível mínimo para conjurar a magia).

Offline Heitor

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"
« Resposta #20 Online: Março 16, 2017, 11:15:12 pm »
Boa. Vou manter isso em mente.
No caso, posso preparar a mesma magia duas vezes no caso.

Não é preciso. Você não "esquece" a magia quando lança ela.

Você só prepara cada magia uma vez. Se quer lançar Curar Ferimentos Leves, memoriza ela naquele dia e pode lançá-la enquanto tiver slots de nível 1 ou maior.

Você também não precisa repetir a memorização a cada descanso longo, só faz isso se quiser mudar quais magias estão preparadas. Se não fizer, mantém as preparadas anteriores.

O que muda é o pool de magias que cada classe tem disponível de onde escolher. O clérigo e druida conhecem todas as magias de sua classe que sejam dos níveis que possam lançar, mas ainda tem que preparar um número limitado delas (nível de classe + modificador de habilidade de conjuração).

O mago escolhe a mesma quantidade, mas entre as magias que ele conhece, que começa em número reduzido. Ele pode aprender quantas magias da classe puder, desde que tenha acesso e recursos.

Bardo, bruxo, feiticeiro e as classes que ganham magias por arquétipos não preparam magias, escolhem no momento da conjuração entre aquelas que conhecem, só limitadas aos slots não gastos. Em compensação, conhecem menos magias. Funcionam de um jeito praticamente idêntico aos conjuradores espontâneos da 3.5.

Re:"
« Resposta #21 Online: Março 17, 2017, 12:39:11 pm »
Boa. Vou manter isso em mente.
No caso, posso preparar a mesma magia duas vezes no caso.

Não é preciso. Você não "esquece" a magia quando lança ela.

Você só prepara cada magia uma vez. Se quer lançar Curar Ferimentos Leves, memoriza ela naquele dia e pode lançá-la enquanto tiver slots de nível 1 ou maior.

Você também não precisa repetir a memorização a cada descanso longo, só faz isso se quiser mudar quais magias estão preparadas. Se não fizer, mantém as preparadas anteriores.

O que muda é o pool de magias que cada classe tem disponível de onde escolher. O clérigo e druida conhecem todas as magias de sua classe que sejam dos níveis que possam lançar, mas ainda tem que preparar um número limitado delas (nível de classe + modificador de habilidade de conjuração).

O mago escolhe a mesma quantidade, mas entre as magias que ele conhece, que começa em número reduzido. Ele pode aprender quantas magias da classe puder, desde que tenha acesso e recursos.

Bardo, bruxo, feiticeiro e as classes que ganham magias por arquétipos não preparam magias, escolhem no momento da conjuração entre aquelas que conhecem, só limitadas aos slots não gastos. Em compensação, conhecem menos magias. Funcionam de um jeito praticamente idêntico aos conjuradores espontâneos da 3.5.

Mais claro impossível. Valeu man.

Citar
Não precisa fazer isso - em D&D Next, o personagem prepara uma lista de magias (geralmente Nível de Classe + Modificador de Atributo de Conjuração) e pode utilizá-las de acordo com sua vontade (ou melhor, enquanto tiver slots do nível mínimo para conjurar a magia).

Boa. Ficou claro =)

Re:Necromancer D&D 3.5
« Resposta #22 Online: Março 17, 2017, 05:44:12 pm »
Não exatamente - D&D 5e não é realmente uma edição interessante se é um mecanicista/otimizador téorico, já que ela não tem nem a granularidade que 3.5 e 4e tinham, nem a quantidade de material mecânico para tal fim.

Ah, nesse sentido sim. A escala é outra.

Mas discordo que não existam builds (os grapplers são bem famosos nisso) ou que a edição seja "morta" para quem curte otimizar. Bom, mas esse sou eu, pessoa que defende que é possível otimizar mesmo em sistemas Powered by the Apocalypse.

Re:Necromancer D&D 3.5
« Resposta #23 Online: Março 19, 2017, 03:38:00 am »
Não exatamente - D&D 5e não é realmente uma edição interessante se é um mecanicista/otimizador téorico, já que ela não tem nem a granularidade que 3.5 e 4e tinham, nem a quantidade de material mecânico para tal fim.

Ah, nesse sentido sim. A escala é outra.

Mas discordo que não existam builds (os grapplers são bem famosos nisso) ou que a edição seja "morta" para quem curte otimizar. Bom, mas esse sou eu, pessoa que defende que é possível otimizar mesmo em sistemas Powered by the Apocalypse.
Você pode citar exemplos de opções de otimização na 5e? Excluindo Unearthed Arcanas, e coisas absurdamente óbvias como Sharpshooter, Great Weapon Master, Shield Master, Sentinel+Polearm Master, Paladin+Warlock, Sorcerer+Warlock e afins.

Porque tenho jogado/mestrado 5e regularmente por uns 2 anos, e eu concordo com o que foi falado (edição "morta" pra quem gosta de otimizar).

Digo até mais: é tão ruim em opções, que todo jogo tem sempre as mesmas builds.
« Última modificação: Março 19, 2017, 03:42:39 am por Freakey »

Re:Necromancer D&D 3.5
« Resposta #24 Online: Março 19, 2017, 04:23:05 pm »
Você pode citar exemplos de opções de otimização na 5e? Excluindo Unearthed Arcanas, e coisas absurdamente óbvias como Sharpshooter, Great Weapon Master, Shield Master, Sentinel+Polearm Master, Paladin+Warlock, Sorcerer+Warlock e afins.

Porque tenho jogado/mestrado 5e regularmente por uns 2 anos, e eu concordo com o que foi falado (edição "morta" pra quem gosta de otimizar).

Digo até mais: é tão ruim em opções, que todo jogo tem sempre as mesmas builds.


São coisas óbvias, mas não que deixam de ser otimizadas. Como disse, a escala é diferente da 4e e principalmente da 3.X. Mas dentro do que o sistema oferece, é possível otimizar sim. Se é repetitivo, opções limitadas, menos modular é outra história.

Talvez não tenha ficado claro o que entendo por "otimizar". Para mim, o otimizar não se restringe à ideias como o Pun Pun (embora alguns builds de Grappler apelem igualmente à abstração do sistema), mas fazer escolhas ótimas perante aquilo que o sistema oferece. Isso vai desde os exemplos que você deu, até um Druida do Círculo da Lua 2 optar pelo Urso Marrom como forma selvagem, Clérigos usarem Bless, Feiticeiro escolher Chromatic Orb ou um TomeLock com Shillelagh, Booming Blade e outros "shenanigans" .

Re:Necromancer D&D 3.5
« Resposta #25 Online: Março 20, 2017, 01:46:40 am »
Você pode citar exemplos de opções de otimização na 5e? Excluindo Unearthed Arcanas, e coisas absurdamente óbvias como Sharpshooter, Great Weapon Master, Shield Master, Sentinel+Polearm Master, Paladin+Warlock, Sorcerer+Warlock e afins.

Porque tenho jogado/mestrado 5e regularmente por uns 2 anos, e eu concordo com o que foi falado (edição "morta" pra quem gosta de otimizar).

Digo até mais: é tão ruim em opções, que todo jogo tem sempre as mesmas builds.


São coisas óbvias, mas não que deixam de ser otimizadas. Como disse, a escala é diferente da 4e e principalmente da 3.X. Mas dentro do que o sistema oferece, é possível otimizar sim. Se é repetitivo, opções limitadas, menos modular é outra história.

Talvez não tenha ficado claro o que entendo por "otimizar". Para mim, o otimizar não se restringe à ideias como o Pun Pun (embora alguns builds de Grappler apelem igualmente à abstração do sistema), mas fazer escolhas ótimas perante aquilo que o sistema oferece. Isso vai desde os exemplos que você deu, até um Druida do Círculo da Lua 2 optar pelo Urso Marrom como forma selvagem, Clérigos usarem Bless, Feiticeiro escolher Chromatic Orb ou um TomeLock com Shillelagh, Booming Blade e outros "shenanigans" .
Nesse caso, concordo contigo.

O problema mesmo são as opções limitadíssimas.

Re:Necromancer D&D 3.5
« Resposta #26 Online: Março 20, 2017, 11:35:44 am »
Excelente decisão. Essa aí eu até ajudo, se for pra fazer build, aoheae

Amigo, é possível fazer um Necromancer no 5.0?

Re:Necromancer D&D 3.5
« Resposta #27 Online: Março 20, 2017, 06:49:16 pm »
Excelente decisão. Essa aí eu até ajudo, se for pra fazer build, aoheae

Amigo, é possível fazer um Necromancer no 5.0?
Sim.

Se é bom/efetivo, é outra questão.

Re:Necromancer D&D 3.5
« Resposta #28 Online: Março 20, 2017, 10:15:48 pm »
Excelente decisão. Essa aí eu até ajudo, se for pra fazer build, aoheae

Amigo, é possível fazer um Necromancer no 5.0?
Sim.

Se é bom/efetivo, é outra questão.


HUN ele é ruim no caso?
Alguma alternativa similar boa?
« Última modificação: Março 20, 2017, 11:31:23 pm por Slayther »

Re:Necromancer D&D 3.5
« Resposta #29 Online: Março 20, 2017, 10:40:23 pm »

Amigo, é possível fazer um Necromancer no 5.0?

Não sendo o Lumine, mas... Basicamente, vc pode fazer um Necromante na 5e com um Clérigo, Mago e... Paladino. As opções pra Clérigo e Paladino estão no DMG. A maior questão aí é o "DM empowerment" do sistema que deixa a cargo do mestre quando vc pode reanimar mortos-vivos (leia-se locais/inimigos sujeitos a Animate Dead/Finger of Death e outros).