Autor Tópico: L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'  (Lida 9734 vezes)

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Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #45 Online: Outubro 30, 2012, 08:21:42 pm »
Pera, eles separaram Listen e Spot de novo? Porque era muito divertido fazer 4 jogadas sempre que alguém tentava ser furtivo. -n
Vendo meus mangás
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-Dom Pedro I

Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #46 Online: Outubro 30, 2012, 09:18:10 pm »
Espera aí... eles:

1. Reduziram o Expertise Dice do Guerreiro.
2. Reduziram o número de manobras que você inicia o jogo como Guerreiro.
3. Chutaram Knockdown para uma manobra genérica.
4. Ladino "perdeu" Ataque Furtivo e seu Schemes e agora tem que investir Manobras para ter suas características de volta.
5. Trouxeram Polymorph de volta aos moldes de D&D 3.0.

Oh Wizards, como é bom saber que o lugar de Summonable Minion do time vai ser preenchido por classes jogáveis.  :b

Se bem que os conjuradores também sofreram um nerf com a regra de concentração para lançar magias (essa regra está na página 23 do How to Play, inclusive ela por tabela limita a própria magia polymorph). E pra ganhar features novas, como as signature spells por exemplo, eles tiveram o número de magias diárias reduzido.

Não estou querendo dizer com isso que eles equilibraram os conjuradores, mas me parece que a intenção deles era diminuir o poder de todas as classes no playtest e não apenas dos combatentes, algo que faz sentido quando levamos em conta que uma das maiores reclamações era o fato dos oponentes estarem muito fracos para os PCs.

Só isso explicaria as mudanças no guerreiro, que vinha sendo tão elogiado até então. Um outro ponto a favor dessa hipótese é que aumentar o poderio dos monstros ao invés de nerfar os personagens poderia levar a combates mais demorados, vide 4E com seus monstros lotados de pvs arrastando os combates, algo que os designers querem evitar a todo custo.

Mas uma coisa eu tenho que dar o braço a torcer, nessa versão do playtest eles realmente vacilaram no quesito equilíbrio de jogo, pois até mesmo entre as duas classes não conjuradoras existe desequilíbrio.

Comparem o guerreiro e o ladino, que são duas classes não conjuradoras e que se utilizam da mesma mecânica de Expertise Dices para funcionar. Agora me digam: o que eu tenho a ganhar fazendo um personagem ladino ao invés de um guerreiro de destreza duelista com a specialty Skill Specialist?

Sim, isso mesmo, nada que compense. Você trocar mais pvs, mais acerto, mais proficiência com armas, uma manobra a mais e um ataque extra por 4 perícias treinadas a mais e proficiência com thieves' tools com certeza não vale a pena . Antes que alguém diga: "Ah, mas o ladino ganha Skill Mastery como manobra", isso não compensa a falta de recursos da classe, que diga-se de passagem, tem que se contentar com um Sneak Attack que nada mais é do que um Deadly Strike piorado.

Sério, onde que eles estão com a cabeça pra terem esculhambado o ladino desse jeito? Nada contra eles terem usado o sistema de Expertise Dices para a classe, mas eles bem que poderiam ter implementado isso de uma forma que o ladino ficasse equilibrado com o guerreiro (um jeito bem simples de fazer isso seria aumentar o número de expertise dices do ladino, pois afinal não é necessário que ele tenha o mesmo número de dados que o guerreiro).

Se eles não modificarem a classe (algo que felizmente deve acontecer, pois a chiadeira dos jogadores já começou no fórum da Wizards), o ladino será o "monge 3.x" desse novo D&D.

Podemos ao menos afirmar que MAIS péricias é um retrocesso?


Em especial porque você pode rolar em todas, mesmo as não treinadas?

Ah, com certeza. Não há como negar que isso é um retrocesso. Bastava eles usarem a lista de perícias da 4E que ficaria ótimo. Talvez eles estejam fazendo isso para saber qual é a preferencia do público.

Como a última edição usava de perícias abertas e foi rejeitada por muitos jogadores, apresentando um sistema de perícias fechadas no playtest, eles podem avaliar com as surveys se o sistema de perícias da 4E desempenharam um papel relevante ou não na sua rejeição. 

Se o pessoal aprovar as perícias do Next, eles deixam o sistema com essas perícias mais fechadas; caso contrário eles voltam para um modelo de perícias mais abertas como era na 4E, visto que eles terão certeza que esse era um aspecto da "edição problema" que agrada os jogadores de uma forma geral.

 :hum: Acho que só isso explicaria esse retrocesso no campo das perícias.

Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #47 Online: Outubro 30, 2012, 09:33:28 pm »
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Se bem que os conjuradores também sofreram um nerf com a regra de concentração para lançar magias (essa regra está na página 23 do How to Play, inclusive ela por tabela limita a própria magia polymorph). E pra ganhar features novas, como as signature spells por exemplo, eles tiveram o número de magias diárias reduzido.

O que não muda quase nada no poder de fato de tais classes - número de magias não é um problema se você tem Cajados e Pergaminhos a sua disposição e a regra de concentração é um problema tanto para o Mago/Clérigo quanto para o Grupo - já que diversos efeitos de buff requerem isso (Como Bless, Haste, Fly, Prayer, Shield of Faith, Spider Climb). Curioso como Nerfs em classes conjuradoras acabam enfraquecendo também todo o grupo, não?  :P

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Sério, onde que eles estão com a cabeça pra terem esculhambado o ladino desse jeito?

Simples - ele não é um Conjurador.  Aliás, a lista de magias que inutilizam o Ladino tem crescido bastante e o Ladino nem tem mais as habilidades de antes que o tornariam marginalmente útil (como nunca tirar menos que 10 em algumas perícias) :b
« Última modificação: Outubro 30, 2012, 09:35:56 pm por Ahura Mazda »

Offline AKImeru

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Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #48 Online: Outubro 30, 2012, 09:48:16 pm »
Eu nunca vou entender porque nego na Wizards chiou do ladino sempre tirar 10 em testes de péricias quando tem um mago ali do lado com magias que passam automaticamente em testes que o Ladino geralmente faz  :doido: .


"É magia então significa que eu sou melhor do que você" -> Uma atitude estupida, mas eu consigo entender alguém racionalizando isso.
"É magia então significa que eu sou melhor do que você E que você naturalmente é um mocorongo" -> Uma atitude estupida e que eu até hoje nunca consegui entender.

Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #49 Online: Outubro 30, 2012, 10:04:44 pm »
Elfo,

Você está certo, os itens mágicos compensam as deficiências dos conjuradores de uma forma que os itens mágicos pros não-conjuradores não conseguem fazer, e a regra de concentração acaba enfraquecendo não apenas os conjuradores, mas o grupo inteiro. Esses detalhes me passaram despercebidos.  :hum:

Simples - ele não é um Conjurador.  Aliás, a lista de magias que inutilizam o Ladino tem crescido bastante e o Ladino nem tem mais as habilidades de antes que o tornariam marginalmente útil (como nunca tirar menos que 10 em algumas perícias) :b

E pensar que o Mike Mearls afirmou num Legends & Lore do ano passado que o ladino é a sua classe favorita...  :putz: Imagina se não fosse!

Eu nunca vou entender porque nego na Wizards chiou do ladino sempre tirar 10 em testes de péricias quando tem um mago ali do lado com magias que passam automaticamente em testes que o Ladino geralmente faz  :doido: .

Também me revolto com isso, a antiga Skill Mastery do ladino era muito boa e nunca atrapalhou nada na minha mesa. Nunca engoli aquelas críticas que o pessoal fazia no fórum da Wizards que essa feature deixava o jogo chato. Até mesmo porque o jogador que estava de ladino no playtest que fiz estava muito satisfeito e era um dos mais empolgados com o seu personagem. Agora quando ele viu esse playtest novo a reação foi: "transformaram o ladino num guerreiro piorado!"

Lamentável mesmo.  :(

E já que entramos nesse assunto do desequilíbrio, é só eu, ou mais alguém achou que não compensa combater com duas armas nesse novo playtest?

Me parece que a regra que fizeram para combate com duas armas tornou esse estilo de luta bem inferior aos estilos de arma+escudo e arma de duas mãos.
« Última modificação: Outubro 30, 2012, 10:08:22 pm por Lunguinho »

Offline Heitor

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Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #50 Online: Outubro 30, 2012, 10:48:43 pm »
Aos pouquinhos, eles estão justificando voltar a lançar material para D&D 3.X. Os livros básicos versão de luxo já estão aí para isso, e nada que uma modernizada no visual não resolva, no quesito novos jogadores.

"Viram como vocês não precisavam de um novo sistema? Vamos, de volta ao melhor D&D de todos, todos, TODOS!"

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Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #51 Online: Outubro 31, 2012, 12:27:43 pm »
Aos pouquinhos, eles estão justificando voltar a lançar material para D&D 3.X. Os livros básicos versão de luxo já estão aí para isso, e nada que uma modernizada no visual não resolva, no quesito novos jogadores.

"Viram como vocês não precisavam de um novo sistema? Vamos, de volta ao melhor D&D de todos, todos, TODOS!"

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Offline AKImeru

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Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #52 Online: Outubro 31, 2012, 01:38:36 pm »
 :haha:  Eu quero muito, muito, muito que eles coloquem o Monge no playtest agora.