Autor Tópico: Mutantes e Malfeitores Tópico Geral  (Lida 12452 vezes)

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Offline AKImeru

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Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Online: Setembro 22, 2011, 10:16:02 am »
Abrindo um tópico para a discussão desse sistema/coisas próximas a ele.

Quem aqui esta desapontado com o rumo da linha do livro? Eu sei que esta cedo, mas até agora não vi um suplemento novo que tenha me interessado, fora o ótimo Dungeon Kit - Que esta mais para um Fast Player Character generator.

Eu estou atualmente mestrando uma campanha de luta livre intergalática usando M&M com algumas leves mudanças (Sistema de fama/Energia do público, atrelado a 3 pontos heroicos por cada luta).

Eu descobri que combates com mais pontos heroicos tendem a serem muito mais divertidos e imprevisiveis do que combates sem eles, em especial no sistema de "Energia do público" que eu apliquei ao jogo.

Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #1 Online: Setembro 22, 2011, 10:22:04 am »
Eu ainda não o usei exclusivamente para isso, mas o M&M é o segundo melhor sistema para lutas mano-a-mano que já ví.

Seria muito bom se tivesse um suplemento exclusivo para lutas.

Offline GJKnight

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Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #2 Online: Setembro 22, 2011, 10:38:07 am »
Seria M&M 2a ou 3a edição? (Nunca joguei a 3a... E adoro a 2a!)

Offline AKImeru

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Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #3 Online: Setembro 22, 2011, 10:41:50 am »
Seria M&M 2a ou 3a edição? (Nunca joguei a 3a... E adoro a 2a!)

Minha adaptação foi feita com o 3e em mente, e eu jogo exclusivamente o 3e, porém as mudanças do 2e para o 3e são infimas - NENHUMA notável se você joga 2e com o ultimate power.

Offline GJKnight

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Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #4 Online: Setembro 22, 2011, 10:58:24 am »
Eu ainda não li o Ultimate Power... Estou esperando sair a versão traduzida. O que eu li por cima da 3a edição foram algumas mudanças nos atributos e na forma de comprar os poderes.

Offline Lumine Miyavi

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Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #5 Online: Setembro 22, 2011, 12:36:17 pm »
Ultimate Power traduzido... Vamos ter que esperar sentados, infelizmente... =\

A 3e ficou mais fácil de criar efeitos novos e elimina efeitos redundantes (como Controle de Energia cósmica, que era nada mais que Rajada temática, por exemplo).

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Offline VA

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Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #6 Online: Setembro 22, 2011, 01:19:41 pm »
O que a 3e fez foi listar apenas efeitos, com alguns poucos poderes de exemplo (enquanto na 2e havia vários poderes com exatamente o mesmo efeito), enxugar alguns efeitos (Armadilha, Nausear, Atordoar e vários outros efeitos que impõem alguma condição viraram Affliction) e equilibrar outros (como Weaken, que é a versão equilibrada do Drenar).

Além de enxugar a lista de perícias, que era extremamente densa.

Estou um pouco decepcionado com os suplementos, sim. Até agora só saiu o DM Kit (que tem o Escudo do Mestre e o Quickstart Character Generator - um gerador de personagens aleatórios, muito bom), o Heroes & Villains volume 1 (que, tecnicamente, é suplemento de DC Adventures, mas o sistema é o mesmo) e vários Threat Reports (que são pequenas descrições de vilões do Universo de Freedom City, o cenário oficial do sistema).

Só não lamento mais a falta de suplementos porque boa parte dos suplementos anteriores continuam compatíveis.

Offline GJKnight

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Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #7 Online: Setembro 22, 2011, 01:44:33 pm »
A Jambô falou que ia traduzir o Ultimate Power (como Poder Supremo) antes de começar com o material da 3a edição... por isso estou esperando XD

Offline Agnelo

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Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #8 Online: Setembro 22, 2011, 01:51:26 pm »
Eu não acho que a Jambô planeje lançar a terceira edição no curto prazo, se fosse fazer isso não lançaria o UP, visto que é o único livro da segunda edição que fica 100% inútil na terceira.
Eu amo você. Tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.

Offline AKImeru

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Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #9 Online: Setembro 22, 2011, 01:56:05 pm »
...Por que eles vão traduzir o Ultimate Power se a terceira edição já incorpora ele totalmente?

Não faz sentido algum.

Offline GJKnight

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Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #10 Online: Setembro 22, 2011, 02:01:34 pm »
Boa pergunta. Talvez eles queiram dar opção para aqueles que não pretendem comprar a 3a edição...

Offline VA

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Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #11 Online: Setembro 22, 2011, 02:07:38 pm »
Boa pergunta. Talvez eles queiram dar opção para aqueles que não pretendem comprar a 3a edição...

Exatamente.

Offline AKImeru

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Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #12 Online: Setembro 22, 2011, 02:16:46 pm »
Boa pergunta. Talvez eles queiram dar opção para aqueles que não pretendem comprar a 3a edição...

...Mas porque você não compraria a terceira edição?

Conserta quase todos os problemas da segunda e pega o melhor suplemento da segunda e incorpora na terceira.

Offline GJKnight

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Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #13 Online: Setembro 22, 2011, 02:25:56 pm »
Existem pessoas com o pensamento: "Gastei muito com essa edição, nao quero nem saber da próxima". Foi uma postura que adotei com a 4a edição de D&D, mesmo sem saber como ela seria (achei que foi lançada pouco tempo depois da 3.5 e eu mal tinha comprado os livros básicos :P). Não pretendo fazer isso com o M&M, mas pode haver quem vá fazer..

Offline AKImeru

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Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #14 Online: Setembro 22, 2011, 02:32:12 pm »
Existem pessoas com o pensamento: "Gastei muito com essa edição, nao quero nem saber da próxima". Foi uma postura que adotei com a 4a edição de D&D, mesmo sem saber como ela seria (achei que foi lançada pouco tempo depois da 3.5 e eu mal tinha comprado os livros básicos :P). Não pretendo fazer isso com o M&M, mas pode haver quem vá fazer..

Mas todos os suplementos são altamente compatíveis.

Offline VA

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Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #15 Online: Setembro 22, 2011, 02:34:03 pm »
Fora que a Jambô lança os livros bem baratos.

Mas sei lá, pelo que me parece a Jambô quer primeiro concluir a 2e antes de partir para a 3e.

Offline GJKnight

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Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #16 Online: Setembro 22, 2011, 02:37:00 pm »
Mais um motivo para não deixar de comprar a 3a edição de M&M. Eu pretendo comprar quando sair. Só digo que tem pessoas que não vão...

Offline VA

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Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #17 Online: Setembro 22, 2011, 03:07:28 pm »
Tem. Já li algumas críticas à terceira edição, mas boa parte se prende a detalhes.

Em termos gerais, a 3e é uma evolução IMENSA em relação à 2e.

Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #18 Online: Setembro 22, 2011, 03:18:16 pm »
Testando, testando.

M&M 3e é um ótimo sistema, mas talvez menos intuitivo pra quem esteja aacostumado ao 2e ou RPGs um pouco mais conservadores e ainda Não aprendeu de fato a abstrair. Mas uma vez feito isso, percebe-se que no M&M pode-se fazer praticamente qualquer coisa relacionada a grandes poderes.

Offline VA

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Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #19 Online: Setembro 22, 2011, 03:20:45 pm »
As coisas devem ficar mais simples com a ajuda do Heroes & Villains, Quickstart Character Generator e os vários Threat Reports. São VÁRIOS exemplos de poderes e efeitos, criados pelos próprios designers do sistema.

Offline AKImeru

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Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #20 Online: Setembro 22, 2011, 04:01:16 pm »
Testando, testando.

M&M 3e é um ótimo sistema, mas talvez menos intuitivo pra quem esteja aacostumado ao 2e ou RPGs um pouco mais conservadores e ainda Não aprendeu de fato a abstrair. Mas uma vez feito isso, percebe-se que no M&M pode-se fazer praticamente qualquer coisa relacionada a grandes poderes.

Enquanto eu concordo que a criação de problemas é uma barreira e algo de fato complexo, fazer poderes simples é bem fácil, e o Character Kit do GM é um dos melhores do mercado.

Nada te impede de socar os poderes da 2e no 3e, salvo algumas exceções. Eles são tão compatíveis assim.

E o sistema no geral ficou mais claro para iniciantes, em especial a tabela de dano.

Offline VA

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Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #21 Online: Setembro 22, 2011, 04:13:42 pm »
Tem inclusive um guia de conversão que converte todos os poderes da 2e para a 3e (mas não converte os extras e falhas únicos de cada poder).

Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #22 Online: Setembro 22, 2011, 04:18:00 pm »
Tem a 3ª em pt?

Comecei a ler a segunda hoje.

Offline VA

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Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #23 Online: Setembro 22, 2011, 04:20:50 pm »
Não. Sem previsão de tradução.

Offline Metal Sonic

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Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #24 Online: Setembro 24, 2011, 11:57:31 am »
Eu curti algumas coisas da 3ª, menos os Atributos. Sei lá, achei que ficaram meio sem nexo ou desequilibrados... Não tenho um argumento muito lógico, questão de não ter gostar mesmo.

Estava trabalhando numa versão minha, que eu pretendo corrigir o que eu achei de ruim..
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Offline Heitor

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Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #25 Online: Setembro 24, 2011, 01:39:13 pm »
Metal, acho que seu estranhamento se deve ao fato de tentarem reinventar a roda na atualização do sistema, destrichando as funções de Força e Destreza em dois atributos cada, em um sistema em que ambos tinham funções bem definidas.

Offline Metal Sonic

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Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #26 Online: Setembro 24, 2011, 02:16:21 pm »
Pode ser. Eu entendia no M&M2 que o apego a SRD não tinha matado... Mas agora eu simplesmente não entendo como você pode ser veloz, águl (Agilidade) e com excelente coordenação motora e noção de espaço (Destreza) e isso não ajudar em nada a você ser um bom lutador. Ênfase no AJUDAR, e não ser o foco principal das suas aptidões de luta.

Poderiam ter colocado Lutar como uma Perícia não treinada (com redutores pesados para quem não tem Treinamento), mas sei lá, pode ser só eu.
« Última modificação: Setembro 24, 2011, 02:47:46 pm por Metal Sonic »
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Offline VA

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Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #27 Online: Setembro 24, 2011, 03:12:52 pm »
Força não foi destrinchada. Na 2e, Força já não contava no bônus de ataque corpo-a-corpo.

Os atributos da 3e estão mais equilibrados que na 2e, sim. Com algumas contas dá para ver isso. As únicas exceções são Força (com 1 ponto, você compra Fast Grab e fica com um Affliction - o Agarrão - ligado a Damage) e Presence (mais barato comprar as perícias em separado do que juntas - a menos que você use Expertise).

Offline Metal Sonic

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Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #28 Online: Setembro 24, 2011, 03:53:38 pm »
Então VA, como eu disse incialmente, eu não tenho muitas razões lógicas para não ter gostado dos Atributos da 3ª Edição! Acho que pode ser considerado como pura birra minha. ;p
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Offline Heitor

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Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #29 Online: Setembro 24, 2011, 04:14:55 pm »
Certo VA. Mas agora Destreza influencia nas jogadas à distância, e por correlação, esse seria o papel de Força para as jogadas corporais.

Luta foi implantado para fazer BBA deixar de ser um subatributo, mas na prática foi um seis por meia dúzia, já que às alternativas a ele (perícias e talentos), ainda que de caráter opcional, existem.

E há também a saturação de defesas. Bastaria uma defesa para evitar perigos físicos desviáveis ou bloqueáveis (Reflexos, Evasão), uma para perigos físicos inevitáveis, como temperatura ou gases (Fortidão, Blindagem) e uma defesa para ataques mentais (Vontade, Compostura). E o dano poderia muito bem ser a diferença entre ataque e defesa, reduzindo tudo a uma jogada de dado.

Offline VA

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Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #30 Online: Setembro 24, 2011, 06:11:47 pm »
Citar
Certo VA. Mas agora Destreza influencia nas jogadas à distância, e por correlação, esse seria o papel de Força para as jogadas corporais.

Uh... não. Se agora Destreza influencia nas jogadas à distância, é decisão nova do jogo. A edição anterior não adotava essa aproximação nem com Destreza, nem com Força, então não podemos analisar o sistema como se ele fosse outro sistema d20, simplesmente.

Citar
Luta foi implantado para fazer BBA deixar de ser um subatributo, mas na prática foi um seis por meia dúzia, já que às alternativas a ele (perícias e talentos), ainda que de caráter opcional, existem.

Yup.

Citar
E há também a saturação de defesas. Bastaria uma defesa para evitar perigos físicos desviáveis ou bloqueáveis (Reflexos, Evasão), uma para perigos físicos inevitáveis, como temperatura ou gases (Fortidão, Blindagem) e uma defesa para ataques mentais (Vontade, Compostura). E o dano poderia muito bem ser a diferença entre ataque e defesa, reduzindo tudo a uma jogada de dado.

What?

Vamos lá, pela tua aproximação, como seria o tradeoff? Que vantagem eu teria em fazer um personagem mais resistente ou mais esquivo? Um personagem como o Batman teria um ataque contra o Reflexos alto, mas contra Fortitude baixo?

Ou seja: se o Batman resolvesse atacar, digamos, o Flash, ele estaria em desvantagem. Mas, se ele resolvesse atacar o Hulk, ele venceria em alguns poucos ataques?

Não. Prefiro da maneira como está, obrigado. É uma ótima aproximação.

Offline AKImeru

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Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #31 Online: Setembro 24, 2011, 07:16:13 pm »
Basicamente, eles removerem termos de D&D, e trocaram por novos. O sistema de atributos funciona de maneira muito, MUITO próximo da segunda edição.

Offline Heitor

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Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #32 Online: Setembro 24, 2011, 08:15:06 pm »
VA, se mudam as defesas, lógico que muda a relação destas com os ataques. E levar em conta que abstração é uma das propostas do sistema.

Hulk é lento, mas tem Invulnerabilidade. Logo, ele não se beneficia pela Destreza em Evasão (que nesta proposta é capacidade de esquiva e/ou bloqueio), mas compensa com um bônus pelo poder. Logo, Invulnerabilidade funciona tal qual Armadura Natural no sistema d20 convencional.

« Última modificação: Setembro 25, 2011, 05:22:59 pm por Heirot »

Offline AKImeru

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Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #33 Online: Setembro 25, 2011, 01:52:35 pm »
VA, se mudam as defesas, lógico que muda a relação destas com os ataques. E levar em conta que abstração é uma das propostas do sistema.

Hulk é lento, mas tem Invulnerabilidade. Logo, ele recebe se beneficia pela Destreza em Evasão (que nesta proposta é capacidade de esquiva e/ou bloqueio), mas compensa com um bônus pelo poder. Logo, Invulnerabilidade funciona tal qual Armadura Natural no sistema d20 convencional.



Exceto que não, o sistema de dano não poderia ser mais diferente, logo, invulnaribilidade -precisa- ser diferente do que a versão do d20 usual.

Offline VA

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Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #34 Online: Setembro 25, 2011, 04:29:35 pm »
Heirot, as mudanças precisariam ser profundas demais para começarem a fazer sentido. Muito melhor o sistema atual com duas rolagens para tudo que for relacionado a combate, e faz sentido.

Offline Lumine Miyavi

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Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #35 Online: Setembro 27, 2011, 10:57:28 am »
Como funciona as defesas no M&M 3e? Nunca joguei.

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Offline VA

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Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #36 Online: Setembro 27, 2011, 12:23:34 pm »
Bem parecido com a 2e, mas agora, em vez de haver uma separação entre Defesa e Jogadas de Salvamento, você tem apenas as Defesas, que são:

Dodge - substitui a Defesa no caso de ataques à distância, e também Reflexos em situações que pediriam uma jogada de Reflexos (como testes para reduzir o dano de um ataque em Área pela metade, por exemplo).

Parry - substitui a Defesa no caso de ataques corpo-a-corpo

Fortitude - igual à edição anterior

Toughness - igual à edição anterior

Will - igual à edição anterior


Dodge e Parry são as defesas ativas. Quando se rola um ataque, você rola 1d20+bônus de ataque contra 10+a defesa alvo. Exatamente como na 2e. Mas, como eu mencionei, às vezes você rola 1d20+Dodge, como no caso de um ataque em área.

Existe também a possibilidade de considerar outras defesas como ativas em determinados contextos, como rolar contra 10+Will no caso de um ataque mental - isso é mencionado no livro, mas na verdade não é explorado pelo sistema em momento algum.



Como dá para notar, não houve uma mudança brusca no sistema, nesse caso. Mas houve um aprimoramento, fazendo com que o máximo de poderes e ações que exigissem testes de poder vs testes de resistência agora sigam o modelo comum de dano.

Não deve ter ficado claro, mas vou citar como exemplo agarrar: antes as regras de agarrar destoavam do resto do sistema, mas agora agarrar funciona como um Affliction. O personagem que quer agarrar rola um ataque contra CD 10+Parry do oponente, e o personagem que está sendo agarrado rola Strength ou Sleight of Hand contra CD 10+Strength do oponente. Se passar, ele não é agarrado. Se falhar, recebe duas condições. Se falhar por 6 ou mais, recebe duas condições mais sérias.

Essa aproximação pode ser vista em todo o sistema, simplificando alguns modelos que muitas vezes eram confusos.
« Última modificação: Setembro 27, 2011, 12:25:17 pm por _Virtual_Adept_ »

Offline Rain

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Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #37 Online: Setembro 27, 2011, 12:49:05 pm »
São 5 defesas:
Existem 2 defesas ativas, são elas:

Esquiva (Defesa contra ataques a distancia) - Baseada em Agilidade
Aparar (Defesa contra ataques corpo a corpo) - Baseada em Combate

Estas defesas são consideradas ativas já que são afetadas pelas condições do personagem, fatores como mobilidade, foco e reação, influenciam no numero destas defesas, um personagem surpreso, por exemplo, estaria com o status vulnerável, isso significa que as defesas ativas caem pela metade.

As outras Defesas são

Resistência - Baseada em Constituição/Vigor - esta defesa representa a capacidade do personagem agüentar/resistir a dano (uma armadura ou pele de metal = bônus em resistência)
Fortitude - Baseada em Constituição - esta defesa representa a capacidade de metabolismo do personagem, isso inclui resistência a veneno e outros fatores que afetam a saúde geral do personagem
Vontade - Baseada em Perseverança/Sabedoria - esta defesa lida com efeitos mentais e psicológicos (medo, coerção, dano mental e etc...)

Todas as defesas podem ser utilizadas em testes de resistência ou mesmo passivamente como as defesas de D&D 4e

Ex; Um personagem como o Hulk (Bruto) teriam:
Esquiva e Aparar relativamente baixas e as outras três defesas bem altas
Ou seja, ele seria atingido por ataques na maioria das vezes, mais estes ataques fariam cócegas em sua alta resistência

Lembrando que
Agilidade/Aparar + Resistência = Max 2 vezes o nível de poder
Fortitude + Vontade = Idem
Isso impede que o personagem seja rápido e resistente, equilibrando as coisas

Logo um Hulk iniciante teria
Aparar 6
Esquiva 6
Resistência 14
Fortitude 12
Vontade 8
"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância."
"Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância."

                                                        Sócrates

Offline Metal Sonic

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Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #38 Online: Dezembro 01, 2011, 10:36:13 am »
DIVULGUEM! SRD DO M&M3! http://www.d20herosrd.com/
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Offline VA

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Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #39 Online: Dezembro 01, 2011, 11:37:51 am »
Essa é a coisa mais linda que eu já vi na vida!

Offline AKImeru

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Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #40 Online: Dezembro 06, 2011, 08:47:53 pm »
Essa coisa é tão foda que me fez postar denovo.

Offline Sampaio

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Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #41 Online: Dezembro 17, 2011, 04:43:59 pm »
Muito bom esse site!

Peguei o M&M pra ler (2a edição) e tô curtindo. Tem chance de eu voltar a mestrar ele (após 7 anos sem mestrar nada).

Offline AKImeru

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Re:Mutantes e Malfeitores Tópico Geral
« Resposta #42 Online: Dezembro 17, 2011, 08:07:32 pm »
Recomendo dar uma olhada no 3e OU pegar o Ultimate power para o 2e.