Autor Tópico: Modularity and Combat Subsystems ou "Tem até regras de FACING!" (actual quote)  (Lida 4335 vezes)

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E outro texto no blog de design e... sério, o D&D Next é uma grande brincadeira, que eles estão contando pra enrolar as pessoas enquanto fazem um jogo realmente interessante, com um bom design e que não vai soar como algo feito por um grupo de crianças que nunca jogaram nada além de D&D a vida toda, certo? Não? Porque foi a minha sensação lendo isso.

O autor chama de "narrativo" um sistema de regras que envolve definir cada manobra de uma maneira fechada, criando uma dezena de pequenas exceções para o combate. Cada uma dessas manobras implica numa penalidade e funcionamento diferentes, dependentes de características que variam de acordo com a situação (quantos pés tem o seu inimigo?).

Chamar isso de narrativo... é ativamente ignorar como a população de jogadores normalmente trata o termo "narrativo" hoje em dia, ou desconhecer esse tratamento. Nenhuma das duas coisas me inspira confiança. A primeira engana os jogadores que associam o termo com outro estilo de jogo, a segunda indica uma falta de conhecimento sobre o assunto no qual ele deveria estar trabalhando.

Sem contar que a idéia é estúpida. Dar penalidades para manobras só incentiva os jogadores a se manterem usando seus ataques básicos.

-Mas guerreiros não sofrem penalidades!

Só que o sistema apresentado não são as manobras dos guerreiros. Isso vai vir depois ainda. O que ele apresenta é um sistema opcional para dar acesso a manobras para todos. E mesmo que esse sistema ainda fosse o utilizado para os guerreiros, só que sem a penalidade... ainda tenho minhas dúvidas se iria conseguir equilibrar o cara que derruba alguém com um golpe com o cara que derruba todos na sala com uma magia. Sem contar que continua sem corrigir o problema das outras classes combatentes.

E a cereja no bolo é a alegria dele com as regras de FACING! FACING!
« Última modificação: Junho 27, 2012, 09:32:03 pm por kimble »
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Offline Madrüga

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Re:Modularity and Combat Subsystems ou "Tem até regras de FACING!" (actual quote)
« Resposta #1 Online: Junho 27, 2012, 09:41:15 pm »
E a cereja no bolo é a alegria dele com as regras de FACING! FACING!

"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Offline Macnol

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Re:Modularity and Combat Subsystems ou "Tem até regras de FACING!" (actual quote)
« Resposta #2 Online: Junho 27, 2012, 10:00:29 pm »
A gente já meio que criou uma rotina: sai um artigo novo, o Kimble cria um tópico com um ponto de vista bem pessimista, aí eu venho e faço um contraponto mostrando que não é tão ruim assim...

...mas dessa vez não vai dar não. Esse artigo foi triste de ruim. :(

Re:Modularity and Combat Subsystems ou "Tem até regras de FACING!" (actual quote)
« Resposta #3 Online: Junho 27, 2012, 10:34:01 pm »
 :rolando: boa!

Mas cara, o pior é que está ridículo mesmo, quem escreveu aquilo é o estagiário de game design? Tsc tsc, sabe o que é bizarro, eles inventarem as regras de vantagem e desvantagem, que são muito mais estilosas do DND next e quando aparece uma nova regra eles esquecem das outras regras que eles mesmo criaram?

Game design: "Você vai escalar essa murada? Bem, está chovendo então toma -2, como está de armadura toma -2, total de -4! Pode rolar!"
Jogadores: "Ué, mas você não falou que quando faço algo que tenho desvantagem rolo 2 dados e pego o pior, para quê todos esses modificadores complexos?"

O pior é que existem vários RPGs que usa mecânica e narrativa de forma espetacular no combate, ainda sugiro que olhem o "The One Ring", ele tem várias decisões estratégicas que são facilmente interpretadas como algo narrativo. Quando eu li o TOR eu falei; " A Wizard vai pegar essas regras e fazer algo muito mais legal!

Nem o paladino da esperança Macnol consegue mais aguentar tanto bucha de design.

Re:Modularity and Combat Subsystems ou "Tem até regras de FACING!" (actual quote)
« Resposta #4 Online: Junho 27, 2012, 10:46:56 pm »
Só que o sistema apresentado não são as manobras dos guerreiros. Isso vai vir depois ainda. O que ele apresenta é um sistema opcional para dar acesso a manobras para todos. E mesmo que esse sistema ainda fosse o utilizado para os guerreiros, só que sem a penalidade... ainda tenho minhas dúvidas se iria conseguir equilibrar o cara que derruba alguém com um golpe com o cara que derruba todos na sala com uma magia. Sem contar que continua sem corrigir o problema das outras classes combatentes.

Tu tá esquecendo que ele só faz isso uma vez por dia e o guerreiro pode fazer ad infinitum...?

Não consigo entender como essa justificativa ainda cola!

Sobre o artigo em si, especificamente sobre as manobras do combate narrativo, elas são só exemplos que o design sacou na hora da cartola né?

Se não, nunca vi uma coisa tão porca!

Penalidade de -5 pra derrubar um adversário em uma edição que se levantar nem ação gasta?!

Quanto ao nome, Tactical Narrative Combat Module, o que deu pra sacar é que ele terá a mesma ideia do outro modulo, só que sem grid e miniatura.

Offline Lumine Miyavi

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Re:Modularity and Combat Subsystems ou "Tem até regras de FACING!" (actual quote)
« Resposta #5 Online: Junho 27, 2012, 10:57:30 pm »
Tu tá esquecendo que ele só faz isso uma vez por dia e o guerreiro pode fazer ad infinitum...?
Com penalidade de -10, num ataque que não sobe por nível. Pelo que foi dito, é tão difícil derrubar 1 orc no nível 1 quanto no 20. O mesmo orc.

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Re:Modularity and Combat Subsystems ou "Tem até regras de FACING!" (actual quote)
« Resposta #6 Online: Junho 27, 2012, 11:00:26 pm »
Tu tá esquecendo que ele só faz isso uma vez por dia e o guerreiro pode fazer ad infinitum...?
Com penalidade de -10, num ataque que não sobe por nível. Pelo que foi dito, é tão difícil derrubar 1 orc no nível 1 quanto no 20. O mesmo orc.

Em tese as manobras do guerreiro serão diferentes e não terão penalidades.

Agora alguem pode me explicar por que alguém, sem ser guerreiro, iria utilizar uma manobra com uma penalidade gigantesca para um efeito mediocre?

Offline Lumine Miyavi

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Re:Modularity and Combat Subsystems ou "Tem até regras de FACING!" (actual quote)
« Resposta #7 Online: Junho 27, 2012, 11:10:37 pm »
Em tese as manobras do guerreiro serão diferentes e não terão penalidades.

Agora alguem pode me explicar por que alguém, sem ser guerreiro, iria utilizar uma manobra com uma penalidade gigantesca para um efeito mediocre?
Ou mesmo o guerreiro. Pra que derrubar se dar dano é melhor, e levantar não dá nada de errado pra criatura?

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Re:Modularity and Combat Subsystems ou "Tem até regras de FACING!" (actual quote)
« Resposta #8 Online: Junho 27, 2012, 11:46:46 pm »
Só eu tive a impressão que o Mark viajou legal na defesa dele?

Re:Modularity and Combat Subsystems ou "Tem até regras de FACING!" (actual quote)
« Resposta #9 Online: Junho 28, 2012, 01:31:39 am »
Eu aposto que até o final de Julho, "Facing rules" vai virar um meme.
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Re:Modularity and Combat Subsystems ou "Tem até regras de FACING!" (actual quote)
« Resposta #10 Online: Junho 28, 2012, 08:37:28 am »
Só eu tive a impressão que o Mark viajou legal na defesa dele?

Eu não tô devendendo o artigo não, estou criticando.

Quando falo que o guerreiro pode usar as manobras infinitamente e por isso são equilibradas com as magias, quero dizer que acho fraco esse argumento e que já passou da hora de ele ser usado.

Re:Modularity and Combat Subsystems ou "Tem até regras de FACING!" (actual quote)
« Resposta #11 Online: Junho 28, 2012, 01:24:30 pm »
Pelo menos esse artigo ajudou a cair a ficha pra bastante gente. Tem vários jogadores que finalmente estão entendendo que se as bases do sistema forem essas, o jogo realmente não vai dar suporte pro pessoal da 4e e não existe intenção real de fazer isso (ou capacidade de perceber o que esses jogadores querem).

E esse pessoal está começando a se manifestar.

Com sorte, isso faz os designers do D&D Next realmente tentarem atender a esses jogadores também. Eu só não criaria grandes expectativas.
« Última modificação: Junho 28, 2012, 01:26:38 pm por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
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Re:Modularity and Combat Subsystems ou "Tem até regras de FACING!" (actual quote)
« Resposta #12 Online: Junho 28, 2012, 04:00:47 pm »
Olha que eu nem queria algo tipo 4e, eu adorei a 4e justamente por ser diferente de todas as outras. Era um rpg novo, e estava muito empolgado para ver como aquilo tudo iria funcionar. Não quero um revamp da 4e, quero uma edição completamente nova, como a 3e e 4e foram.

DND next parece um rpg que já joguei, sem inovação alguma.

Achei que a modularidade iria trazer conceitos completamente novos no universo do RPG. Não parece que está indo nesse caminho.

Offline Torneco

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Re:Modularity and Combat Subsystems ou "Tem até regras de FACING!" (actual quote)
« Resposta #13 Online: Junho 28, 2012, 10:20:01 pm »
Bem, a Wizards está recebendo todo o feedback negativo que está rolando internet afora. Se (e parece que vai) o produto bombar, eles foram avisados.

Re:Modularity and Combat Subsystems ou "Tem até regras de FACING!" (actual quote)
« Resposta #14 Online: Junho 28, 2012, 10:31:43 pm »
Se até agora ele não tomaram vergonha duvido muito que vão consertar a cagada
War never changes