Permita-me explicar de maneira rápida e coesa o sistema de Dungeon/Apocalypse World:
Todas as ações tem uma reação e uma conclusão.
Você quer atacar o Orc? Descreva.
Ok pela sua descrição você esta usando um movimento X. Rola o dado.
Em um resultado de menor do que 7, a ação falha. 7-9 o sucesso ocorre mas ALGO ruim acontece também, 10+ a ação rola direitinho.
Em multiplos jogadores atacando tal Orc, há muitas variaveis na descrição e dependendo do que os jogadores descrevem, eles podem atacar de tal maneira que o mestre -não consiga- bolar uma reação para ambos. Então talvez o Orc tenta aparar o golpe de um mas o outro entra com certeza.
O mundo fictício impera supremo em ambos os sistemas, se você quer algo acontecendo descreva, e dai tem ações e reações executados pela mecânica do sistema.
Como a mecanica é simples, não há "turnos" e é um dialogo constante entre jogadores e o mestre, temos um jogo dinâmico.