Spell

RPG => Sistemas & Cenários => Tópico iniciado por: Madrüga em Setembro 05, 2012, 02:00:02 am

Título: Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
Enviado por: Madrüga em Setembro 05, 2012, 02:00:02 am
(http://www.robalexander.com/images/prints/templegarden_print.jpg)

Ultimamente tenho jogado muito mais MtG que D&D. Gasta-se um horror de dinheiro, mas é muito mais fácil jogar com gente por aí do que RPG. Uma coisa não me sai da cabeça, contudo: não dava pra adaptar cenários de Magic para D&D?

Dando uma sapeada nos fóruns da Wizards, é fácil ver que muitos dos jogadores não se bicam. Existe de fato uma picuinha ridícula, coisa de jogador de D&D dizer que "card game não tem imaginação" ou "a beleza do RPG é a interpretação, e card game não tem isso"... só que isso é confundir alhos com bugalhos.

(http://fc06.deviantart.net/fs71/f/2010/252/c/a/it_that_betrays_by_arbiterflyran-d2ydhdc.jpg)

Magic tem uma caralhada de expansões, e cada bloco tem mais fluff, mais história e mais arte de qualidade que o anterior. Blocos recentes, como o de Innistrad ou Zendikar, são fascinantes e repletos de lugares a explorar, mistérios a descobrir e criaturas fantásticas para viver/enfrentar. Então, por que raios não existe adaptação?

Muitos dizem que é uma decisão consciente da Hasbro, pretendendo não misturar as linhas. Me parece bobagem a esse ponto, principalmente vendo como anda o D&D financeiramente em contraste com o Magic (ou seja, um afundando e o outro crescendo). Talvez um cenário baseado em Magic pudesse atrair bastante gente de um produto a outro, e mesmo render muito pano pra manga em qualquer um deles.

(http://media.wizards.com/images/magic/daily/ld/ld188_pur.jpg)

Mas aí pensei: em se tratando de Magic, com história dos blocos, livros, quadrinhos, artes de todas as cartas e até citações encontradas nos cards... o que realmente falta para isso ser jogável? Se no próprio site da Wizards temos uma porrada de informações até em português, o que falta para isso ser um cenário?

Hoje está rolando um hype com o retorno a Ravnica (http://www.wizards.com/magic/magazine/article.aspx?x=mtg/daily/feature/211c), um cenário riquíssimo, um plano que é uma cidade gargantuana dominada por dez guildas, cada uma com seus líderes, intrigas, objetivos e planos de conquista. Aí não só eu, mas outros jogadores que conheço levantaram uma sobrancelha e disseram: "puta merda, que legal seria poder jogar RPG nessa porra".

(http://media.wizards.com/images/magic/daily/arcana/842_animatedead.jpg)

Aí pergunto a vós, negrada: vocês curtiriam jogar num cenário de Magic? Se sim, que cenário? Jogadores de Magic do fórum, que pensam disso? Já que é fácil organizar o lore, não seria pouco trabalho simplesmente fazer fichas e bolar uma aventura ou outra?

Vocês imaginam que isso poderia atrair um ou outro gato pingado ao fórum, se fosse feito?

(http://30.media.tumblr.com/tumblr_lar3d1UEvT1qe8zf1o2_500.jpg)
Título: Re:Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
Enviado por: Iuri em Setembro 05, 2012, 07:42:12 am
Ponho bastante fé num projeto desses. Inclusive ajudo, na medida do possível.

O Oda acabou abandonando o projeto dele de fazer as raças, né?

Citar
Já que é fácil organizar o lore, não seria pouco trabalho simplesmente fazer fichas e bolar uma aventura ou outra?
Organizar o lore até pode ser fácil, mas eu não tenho tanta certeza quanto a mecânica. Cada expansão tem sua própria cota de raças, classes, e o tipo de coisa que cada uma faz. Não adianta usar a mecânica padrão de D&D, mantendo as mesmas raças e classes.

E cada expansão incrementa elementos mecânicos diferentes, e eu acho que um RPG com a cara daquela expansão precisa ter esses elementos "a mostra" também. Tome innistrad, por exemplo. Seria preciso um rpg que permitisse personagens licantropos, monstros que ficam mais fortes quando alguém morre (habilidade Mórbido) e maldições. Já em Investida os magos teriam magias amplificadas conforme vão usando mais e mais magias no mesmo combate (habilidade Storm), mas não teria nada de Mórbido ou maldições.

Ou seja, cada pacote teria que ter uma mecânica própria.

Outro ponto a se pensar: um ponto central no magic é que as criaturas morrem fácil. Aí temos criaturas com habilidades como toque mortífero. Mas um monstro com uma habilidade dessas seria meio inviável. Mesmo assim, alguma habilidade semelhante ele precisa ter, para manter o feeling.

Ou seja, talvez D&D não seja o melhor sistema (não sem sofrer alterações a cada nova expansão). Talvez seja por isso que a Wizards não mistura os dois (isso e o fato de já existirem uma penca de cenários oficiais).

A não ser, claro, que o objetivo seja fazer "um cenário inspirado em Ravnica, mas que não é Ravnica". Aí fica facim facim.

Citar
Vocês imaginam que isso poderia atrair um ou outro gato pingado ao fórum, se fosse feito?
Possivelmente.
Título: Re:Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
Enviado por: garotovaca [medabot] em Setembro 05, 2012, 08:43:21 am
Eu curtiria jogar em Phyrexia.
Título: Re:Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
Enviado por: Madrüga em Setembro 05, 2012, 12:37:10 pm

Organizar o lore até pode ser fácil, mas eu não tenho tanta certeza quanto a mecânica. Cada expansão tem sua própria cota de raças, classes, e o tipo de coisa que cada uma faz. Não adianta usar a mecânica padrão de D&D, mantendo as mesmas raças e classes.

E cada expansão incrementa elementos mecânicos diferentes, e eu acho que um RPG com a cara daquela expansão precisa ter esses elementos "a mostra" também. Tome innistrad, por exemplo. Seria preciso um rpg que permitisse personagens licantropos, monstros que ficam mais fortes quando alguém morre (habilidade Mórbido) e maldições. Já em Investida os magos teriam magias amplificadas conforme vão usando mais e mais magias no mesmo combate (habilidade Storm), mas não teria nada de Mórbido ou maldições.

Ou seja, cada pacote teria que ter uma mecânica própria.

Ou seja, talvez D&D não seja o melhor sistema (não sem sofrer alterações a cada nova expansão). Talvez seja por isso que a Wizards não mistura os dois (isso e o fato de já existirem uma penca de cenários oficiais).

A não ser, claro, que o objetivo seja fazer "um cenário inspirado em Ravnica, mas que não é Ravnica". Aí fica facim facim.

Então, aí já acho que você cai na mesma armadilha dos grognards "TCG NÃO É RPG". Não é mesmo. E não é pra ser.
 
É claro que não dá para simplesmente querer jogar as cartas, mecanicamente como são, no contexto do D&D. Nem vice-versa. Como ficariam poderes diários, de encontro, perícias, pontos de ação (etc) num contexto do Magic? Não ficariam. Como ficaria uma carta que tem golpe duplo, vigilância e "quando essa criatura morre, coloque uma ficha de soldado 1/1 em campo"? Não ficaria.

O que você faz aí, até com o último comentário, é meramente reduzir uma expansão de Magic a suas mecânicas. O bloco de Mirrodin Sitiada é muito mais do que "infectar, arma viva, grito de guerra, maestria com metais". É a invasão de um plano feito de metal, criado por uma entidade misteriosa, cujo lugar foi assumido por Karn, o golem que era apenas parte do Legado mas que teve sua centelha planinauta desperta. A invasão vinda de um plano devorador, Phyrexia, lentamente se infiltrando e alterando a paisagem e as criaturas. É a luta dos leoninos, vedalkianos, goblins contra os horrores tecnorgânicos que já destruíram outros mundos, a tentativa dos planinautas de impedir esse acontecimento, coisa que ceifou a vida de Venser, etc etc.
 
Com um pouco de criatividade dá para simular algumas habilidades que fazem parte do Magic. Digamos, "vigilância: ajuste 4 quadrados, realize um ataque e depois ajuste de volta ao quadrado onde estava" ou "infectar: cada ataque que causar dano também causa uma penalidade de -2 em ataques e defesas" ou "grito de guerra: quando você ataca, seus aliados recebem +1 em ataques até seu próximo turno" ou "iniciativa: receba +4 em testes de Iniciativa e seus ataques de oportunidade interrompem ações dos oponentes".
 
Coisas assim já existem. Pegar um poder diário que mata o alvo e chamar de "toque mortífero" já é contribuir com o fluff. Colocar referências ou adaptar certos poderes pode ser uma saída, mas sempre temos que manter em mente que a ideia é usar a AMBIENTAÇÃO, não se reduzir às MECÂNICAS.
 
Discordo que "Ravnica sem as mecânicas não seria Ravnica". O ambiente continua rico, as histórias continuam abundando, os lugares, NPCs, relações entre guildas, tramas... tudo continua existindo. Se você quiser, dá para forçar a amizade e fingir que dá para adaptar "hellbent" (ativado quando você não tem cartas na mão, mecânica antiga de Rakdos) usando "hellbent: quando você não tiver mais poderes diários ou de encontro, receba +1 em suas defesas". É uma ideia, é parecido... mas igual não é nem possível e é besteira querer perseguir esse ideal.

Outro ponto a se pensar: um ponto central no magic é que as criaturas morrem fácil. Aí temos criaturas com habilidades como toque mortífero. Mas um monstro com uma habilidade dessas seria meio inviável. Mesmo assim, alguma habilidade semelhante ele precisa ter, para manter o feeling.

Mas as criaturas também morrem que nem água em D&D. Um toque mortífero poderia drenar níveis, causar dano em Força, etc. Como os exemplos que dei acima. Não seria complicado.
Título: Re:Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
Enviado por: Iuri em Setembro 05, 2012, 12:46:34 pm
Longe de mim querer fazer simular as habilidades do magic exatamente como são.
Só quis dizer, de forma resumida: "criar o cenário a partir do lore de cada expansão não é dificil. talvez o que mais exigirá trabalho sejam as adaptações mecânicas, criações de fichas, poderes, etc." Mesmo assim, com um pouco de criatividade (e bom senso) torna-se possível.
Título: Re:Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
Enviado por: kinn em Setembro 06, 2012, 10:40:22 am
Eu acho legal a ideia do ponto de vista de cenário. Não precisa ser ultra fiel à mecanica do Magic. Pra quem leu as HQ dos planinautas vê que eles não são os miserê da Bahia, como era no lore antigo - alias sempre interpretei que o jogador é o planinauta supremo, pois é uma criatura 0/20 - criaturas com 20 de defesa são gigantescas. Mesmo os planinautas convocados tem lealdade por volta de 3 a 5 - bem menos. Por sinal encaro essa invocação de planeswalker a invocação de uma fração da presença verdadeira dele. Isso explica as versões deles e como ele é tão limitado em termos de mágicas em relação a nós.

Dava pra fazer uma adaptação sim.
Toque mortífero é descrito no fluff das cartas como veneno natural ou artificial. Um elfo com toque mortífero é citado usar flechas venenosas. Infect vai corrompendo a essência do ser ao mesmo tempo que murcha ele. Então poderia ser encarado como uma doença ou maldição...

Eu gostaria de jogar, mas estou sem ideias para criar uma adaptação nessa linha.
Título: Re:Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
Enviado por: Madrüga em Setembro 06, 2012, 10:41:57 am
Eu acho que seria bacana definir um lugar/expansão/bloco e depois ir trabalhando a partir dele. Seria coisa fácil, a meu ver. Eu sou parcial a Ravnica ou Zendikar.
Título: Re:Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
Enviado por: garotovaca [medabot] em Setembro 06, 2012, 10:59:31 am
Até porque se for pra atrair jogadores de Magic teria que ser uma expansão mais nova. Ninguém lembra da Invasão ou do Gerrad Capachão.

O bom é que imagens para a adaptação não vão faltar.  XD

O Kinn pontuou algo importante: os jogadores serão planinautas (eta nome feio!), heróis como Kamahl ou seres como o Cadete Impetuoso ou Goblin Bate-Estacas?

Ou então existiriam essas três possibilidades para escolher?

EDIT: Pensei algo agora. Se for em D&D 4E, talvez seria legal usar esses círculos de poder (Criatura, Lenda e Planinauta) como Paragons Path.
Título: Re:Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
Enviado por: Madrüga em Setembro 06, 2012, 11:10:24 am
Imagino que eles seriam criaturas normais com potencial para se tornar lendárias. Você começa [card]doomed traveler[/card], vira [card]attended knight[/card] ou [card]knight of glory[/card] e faz todo seu caminho para virar [card]hero of bladehold[/card] ou [card]captain of the watch[/card], e será lembrado como [card]Odric, master tactician[/card].


Quem sabe depois não houvesse um caminho épico para "planinauta". Seria demais.
Título: Re:Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
Enviado por: Ciggi em Setembro 06, 2012, 11:50:26 am
Melhor coisa num cenário, e é o que acho que o Madruga quer propor, e dar a liberdade dos jogadores e narradores decidirem o que fazer ali.

Conheço muito pouco do lore de Magic, lembro mal mal de alguma coisa da 5ª edição. Mas o que eu gostaria num cenário pronto de Magic por exemplo seria caçar ao lado do Mirri nas florestas de Jamuraa uma Força da Natureza. Tipo, a possibilidade de jogar com um Planinauta por exemplo me atrai bastante (ate já o fiz uma vez num jogo de um amigo meu), mas de cara o que mais me atrai e jogar com alguns personagens das cartas em eventos ou cenários das próprias cartas.

Ou seja, eu ficaria muito mais atraído por um cenário bem aberto, explicar o lore para quem não teve oportunidade ou saco de ler, deixar as coisas mastigadas pro cara decidir onde vai ambientar seu jogo, e claro, a parte divertida que é por regras na parada!
Título: Re:Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
Enviado por: Madrüga em Setembro 06, 2012, 11:55:39 am
Miragem era minha expansão favorita. Continua sendo, na verdade. Não sei como está hoje, com a destruição de Dominária, mas seria um lugar legal para se jogar. Pena que essa saga do Legado cagou tanto.


Curti muito a ideia do Vaca. Talvez fosse só renomear os caminhos.
Título: Re:Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
Enviado por: kinn em Setembro 06, 2012, 12:01:37 pm
Miragem também era a minha preferida.
Voltando a falar de planinautas, eles não são invencíveis dentro da história - e dentro do universo ficaram muuuito mais fracos após o conserto planar que Teferi fez na realidade - e depois disso surgiram as cartas dos planeswalkers pro jogo.

(O massa é que as mecânicas de alternância (phasing) e suspender mostram bem como funciona o tema de viagem no tempo no cardgame.)

Dentro do lore, eles eram quase como deuses (Serra é citada como uma das mais poderosas planeswalkers e adorada como deusa). Para isso é preciso possuir a centelha e despertá-la.

Glissa de Mirrodin possuia a centelha mas perdeu em algum momento da invasão phyrexiana, creio.
Karn recebeu-a e despertou no conflito do legado, se bem me lembro e Teferi sacrificou a dele para consertar o estrago planar das viagens no tempo que ele mesmo começou.
Título: Re:Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
Enviado por: Madrüga em Setembro 06, 2012, 12:08:32 pm
Então, mas de repente dá pra criar vários caminhs épicos com tema de planeswalker, cada um inspirado em cartas reais ou cores de Magic. Seria bacana.
Título: Re:Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
Enviado por: Ciggi em Setembro 06, 2012, 12:33:58 pm
Escolham uma expansão primeiro. Não tenho muita certeza de como prosseguir a partir dai, mas com um ponto base para começar vai ficar mais fácil.
Título: Re:Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
Enviado por: garotovaca [medabot] em Setembro 06, 2012, 12:43:07 pm
Eu acho legal quase todas as expansões, mas não sei se as edições mais antigas tem material suficiente pra uma adaptação.
Título: Re:Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
Enviado por: Heitor em Setembro 06, 2012, 02:02:48 pm
Mas justamente as mais antigas é que tem, pois Magic foi basicamente Dominaria por 10 anos. O problema pode ser encontrar, pois é mais antigo. O ideal seria mesmo focar em um único bloco mais recente.

Quanto aos planinautas (não acho feio :P), depois de Espiral do Tempo, que acabou com o massavéio e os reduziu a meros teleportadores planares, restringir aos destinos épicos não me parece muito exato, já que nem todos são tão poderosos assim, exceto pelos anciões Nicol Bolas e Sorin Markov. Vale lembrar que o poder real do planinauta, e mote do Magic, é o poder através do conhecimento, adquirido com a experiência de viajar por muitos lugares, coisa fácil a quem tem a centelha.

Ainda assim, poderiam ser criados destino que remetessem às cartas super-poderosas que fazem alusão a lampejos de poder e eventos únicos que aconteceram aos planinautas icônicos, como Omnisciência (http://magiccards.info/m13/en/63.html) e Jace.
Título: Re:Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
Enviado por: Khalim em Setembro 06, 2012, 02:13:47 pm
Se vão se concentrar em um plano, vão encontrar bastante material sobre Ravnica bem fácil por ser o cenário do próximo bloco.
http://www.wizards.com/Magic/Magazine/Article.aspx?x=mtg/daily/feature/210a (http://www.wizards.com/Magic/Magazine/Article.aspx?x=mtg/daily/feature/210a)
http://www.wizards.com/magic/magazine/article.aspx?x=mtg/daily/feature/209 (http://www.wizards.com/magic/magazine/article.aspx?x=mtg/daily/feature/209)
http://www.wizards.com/magic/magazine/article.aspx?x=mtg/daily/feature/211c (http://www.wizards.com/magic/magazine/article.aspx?x=mtg/daily/feature/211c)


Aproveito para apontar a wiki do site mtgsalvation, um dos melhores recursos sobre o lore do jogo: http://wiki.mtgsalvation.com (http://wiki.mtgsalvation.com)

Miragem era minha expansão favorita. Continua sendo, na verdade. Não sei como está hoje, com a destruição de Dominária, mas seria um lugar legal para se jogar. Pena que essa saga do Legado cagou tanto.
Vide o flavor text de [card]Blazing Blade Askari[/card] - sim, está bem mal.

Durante a Invasão, Teferi usou alternância em parte dos continentes de Jamuraa e Shiv para salvar da guerra. Isso aí, algo como meio continente phased out por 300 anos. Em Espiral Temporal ele conseguiu retornar Shiv ao presente, mas a parte de Jamuraa se perdeu, talvez para sempre.
Título: Re:Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
Enviado por: Madrüga em Setembro 06, 2012, 06:07:27 pm
Vamos pensar em Ravnica, então. Tem coisa pra caramba e a questão de afiliação é bem forte, acho que os jogadores curtiriam, dá pra fazer muita intriga.
Título: Re:Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
Enviado por: garotovaca [medabot] em Setembro 06, 2012, 07:39:19 pm
Vambora.
Título: Re:Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
Enviado por: Ciggi em Setembro 06, 2012, 08:16:48 pm
Qual sistema então? Melhor, qual abordagem no jogo cês querem ter?
Título: Re:Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
Enviado por: Heitor em Setembro 06, 2012, 10:12:05 pm
Ravnica é bem 'Planescape', no foco político. Talvez um sistema que conte com apoio às tramóias?
Título: Re:Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
Enviado por: kimble em Setembro 06, 2012, 11:35:50 pm
Ravnica é bem 'Planescape', no foco político. Talvez um sistema que conte com apoio às tramóias?

Smallville. Eita, espera, esse é a minha resposta pra qualquer coisa envolvendo intriga, relacionamentos e etc.

Tirando isso, House of the Blooded? Eu ainda não li, mas sempre me falaram bem.
Título: Re:Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
Enviado por: Elven Paladin em Setembro 07, 2012, 04:26:35 am
Citar
Tirando isso, House of the Blooded? Eu ainda não li, mas sempre me falaram bem.

Houses of the Blooded é muito bom quando focado no aspecto de intriga e administração de feudos/partes de uma cidade - mas tem uma abordagem muito "Low-Magic" para Ravnica.
Título: Re:Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
Enviado por: Ciggi em Setembro 07, 2012, 10:10:15 am
Talvez um sistema mais conhecido seja melhor se a ideia for deixar a coisa acessivel a novatos. Eu diria algo com um sistema de combate não muito simples, mas tbm não muito complexo, já que Magic em grande parte se resume a lutas. E claro algo bem alem de over-magic. :P

Sei lá, pensei em 3D&T, que acham?  :macaco:

Isso foi sarcasmo!
Título: Re:Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
Enviado por: Madrüga em Setembro 07, 2012, 11:28:14 am
Gente, a ideia é "D&D + MtG",  :macaco:


Continuo achando que funcionaria bem. Na 4e, mais fácil ainda adaptar.
Título: Re:Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
Enviado por: Thingol Singollo em Setembro 10, 2012, 09:55:00 pm

Uma vez tentei adaptar algumas criaturas do MtG para 3.5. O que eu fiz foi pegar somente o conceito da criatura e montar a criatura a partir disso. Tipo, Javali Krosano: é um javali madafaca. Pega um javali atroz, aumenta uma categoria de tamanho e faz uma descrição que se pareça com a imagem da carta. Simplicidade é a chave do negócio.


E os jogadores ficam no nível criaturas e não planeswalkers. Até tinha começado a adaptar a Rebentação, com os fractius e talz, mas acabou que dava muito serviço.


Para simplificar, pode-se usar a mesma coisa para o cenário inteiro. Faz uma cidade gigante baseada nas cartas (bota uma Orzhov Basilica, etc etc) e somente se joga um D&D normal dentro dela. Claro, adapta algumas classes ou até faz algumas classes de prestígio para se encaixar no geral, e criaturas semelhantes à aquelas.
Título: Re:Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
Enviado por: Ciggi em Setembro 10, 2012, 10:05:16 pm
Re-Skinning! (http://spellrpg.net/forum/viewtopic.php?f=11&t=7598)
Título: Re:Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
Enviado por: Heitor em Setembro 14, 2012, 12:30:28 pm
Só uma nota sobre a história do novo bloco:

(click to show/hide)
Título: Re:Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
Enviado por: Thingol Singollo em Setembro 19, 2012, 07:57:56 pm
Interessante, não sabia dessa parte da história. É o marco da mudança no cenário, porque pelo preview do bloco as coisas são meio estáticas:


"Nothing ever changes in Ravnica. For countless millennia, cities have covered the entire plane. Eventually, they ran together into one vast megalopolis -- a patchwork of grand halls, decrepit slums, ancient ruins, and layer upon layer of stonework structures. Of the world's countless civic centers, one looms above all others: the City of Ravnica, a metropolis so vast that its name has become synonymous with the world itself. It is here -- amid mazes of streets and towering gothic spires -- that the guilds vie for power and control."


Agora, conseguir criar uma cidade masomenos como essa é um desafio e tanto, porque  pra fazer umas cidadezinhas furreca no meio do mato já dá um trabalho danado, imagine uma poha dessa, que cobre o mundo e ainda por cima tem camadas.
Título: Re:Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
Enviado por: Heitor em Setembro 19, 2012, 10:42:13 pm
Justamente, essa é a crítica que eu tenho sobre o Magic atual em relação à ambientação: cada 'plano' não parece ser maior que um continente, até mesmo se resumindo a uns poucos reinos/estados. Não é como Dominaria, a Greyhawk do Magic, que era um mundo completo, explorado em 10 anos de edições, ou Mirrodin, que tinha ligação direta com a história deste e era bem definido como um planetóide de proporções reduzidas.

Logo, a idéia de um mundo totalmente coberto de cidades, especialmente com a imagem de que cada guilda cuida de um setor social ou de infraestrutura, e tais poderes são concentrados sob poucos líderes. Apesar de não ser necessariamente impossível, parecia meio ridículo, mesmo com a magia como auxiliar. Ao que parece, estão tentando mudar isso, com as subfacções e brigas internas de poder, e uma ameaça de cataclisma.

Sem contar que realmente há um propósito em se pavimentar TODO um mundo?
Título: Re:Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
Enviado por: kinn em Setembro 19, 2012, 11:21:23 pm
Resumo da história pregressa e do novo plot em Ravnica:

Resumo (http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.wizards.com%2FMagic%2FMagazine%2FArticle.aspx%3Fx%3Dmtg%252Fdaily%252Ffeature%252F210a&h=aAQH2Oag1)

Explica inclusive que o que conhecemos do mundo é só sua parte principal e que agora abordarão um pouco as áreas rurais e não mais controladas pelas guildas - que antes tinham como apoio a magia do pacto que aparentemente fazia todo o mundo funcionar em torno das guildas - o que explicaria o porque do mundo ter sido pavimentado - desejo dos Azorius e implementação Izzet.

A guilda Grull sempre lutou para tentar romper o controle da cidade mas a magia do pacto restringia suas ações. Agora que é cada um por si e as guildas são organizações onde indivíduos se reúnem por compartilharem objetivos e ideologias em comum, que vemos como o mundo está vivendo e convivendo com as guildas e à parte delas.
Título: Re:Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
Enviado por: Madrüga em Setembro 20, 2012, 12:17:38 am
Mas olha, essa explicação quebrou um pouco do encanto do mundo. Pareceu meio ridículo mesmo, XD
Título: Re:Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
Enviado por: Heitor em Setembro 20, 2012, 11:51:12 am
Olha que estranho. Quandoeu cliquei no link do Kinn, apareceu um aviso de redirecionamento DO FACEBOOK, que eu estava saindo dele para a página da Wizards. A internet está estrnha essa semana.
Título: Re:Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
Enviado por: Madrüga em Setembro 20, 2012, 11:56:35 am
Mas ilumina o link lá. Começa com "facebook", pelo menos.
Título: Re:Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
Enviado por: Thingol Singollo em Setembro 20, 2012, 02:50:58 pm
Troiano, é isso aí mesmo, os caras tão reduzindo as proporções pra poder lançar coisas diferentes em cada bloco. Cada vez precisa ser uma coisa totalmente nova, diferente desse mais antigos, que mudava uma habilidade ou outra mas continuava a mesma coisa.


Sei lá, parece uma explicação muito simples pra uma parada extremamente complexa. Se desse uma ideia da real dimensão do plano - que não deve ser muito também, apesar de falar da "vastidão" no texto.


Talvez Innistrad fosse mais fácil de ficar fazível, pela similaridade com Ravenloft.
Título: Re:Magic: the Gathering e Dungeons & Dragons
Enviado por: Heitor em Setembro 20, 2012, 07:50:34 pm


O que me incomodou foi o fato de pensar enorme e exagerado, desde o começo. Ravnica poderia ser desde o começo só uma cidade gigante para os padrões de fantasia, mas não, tinham que dizer que cobre o mundo conhecido completamente. Só ser como é para o massavéio fazer vender mais cartinhas.