Espera aí... eles:
1. Reduziram o Expertise Dice do Guerreiro.
2. Reduziram o número de manobras que você inicia o jogo como Guerreiro.
3. Chutaram Knockdown para uma manobra genérica.
4. Ladino "perdeu" Ataque Furtivo e seu Schemes e agora tem que investir Manobras para ter suas características de volta.
5. Trouxeram Polymorph de volta aos moldes de D&D 3.0.
Oh Wizards, como é bom saber que o lugar de Summonable Minion do time vai ser preenchido por classes jogáveis.
Se bem que os conjuradores também sofreram um nerf com a regra de concentração para lançar magias (essa regra está na página 23 do How to Play, inclusive ela por tabela limita a própria magia polymorph). E pra ganhar features novas, como as signature spells por exemplo, eles tiveram o número de magias diárias reduzido.
Não estou querendo dizer com isso que eles equilibraram os conjuradores, mas me parece que a intenção deles era diminuir o poder de todas as classes no playtest e não apenas dos combatentes, algo que faz sentido quando levamos em conta que uma das maiores reclamações era o fato dos oponentes estarem muito fracos para os PCs.
Só isso explicaria as mudanças no guerreiro, que vinha sendo tão elogiado até então. Um outro ponto a favor dessa hipótese é que aumentar o poderio dos monstros ao invés de nerfar os personagens poderia levar a combates mais demorados, vide 4E com seus monstros lotados de pvs arrastando os combates, algo que os designers querem evitar a todo custo.
Mas uma coisa eu tenho que dar o braço a torcer, nessa versão do playtest eles realmente vacilaram no quesito equilíbrio de jogo,
pois até mesmo entre as duas classes não conjuradoras existe desequilíbrio.
Comparem o guerreiro e o ladino, que são duas classes não conjuradoras e que se utilizam da mesma mecânica de Expertise Dices para funcionar. Agora me digam: o que eu tenho a ganhar fazendo um personagem ladino ao invés de um guerreiro de destreza duelista com a specialty Skill Specialist?
Sim, isso mesmo, nada que compense. Você trocar mais pvs, mais acerto, mais proficiência com armas, uma manobra a mais e um ataque extra por 4 perícias treinadas a mais e proficiência com thieves' tools
com certeza não vale a pena . Antes que alguém diga: "Ah, mas o ladino ganha Skill Mastery como manobra", isso não compensa a falta de recursos da classe, que diga-se de passagem, tem que se contentar com um Sneak Attack que nada mais é do que um Deadly Strike piorado.
Sério, onde que eles estão com a cabeça pra terem esculhambado o ladino desse jeito? Nada contra eles terem usado o sistema de Expertise Dices para a classe, mas eles bem que poderiam ter implementado isso de uma forma que o ladino ficasse equilibrado com o guerreiro (um jeito bem simples de fazer isso seria aumentar o número de expertise dices do ladino, pois afinal não é necessário que ele tenha o mesmo número de dados que o guerreiro).
Se eles não modificarem a classe (algo que felizmente deve acontecer, pois a chiadeira dos jogadores já começou no fórum da Wizards), o ladino será o "monge 3.x" desse novo D&D.
Podemos ao menos afirmar que MAIS péricias é um retrocesso?
Em especial porque você pode rolar em todas, mesmo as não treinadas?
Ah, com certeza. Não há como negar que isso é um retrocesso. Bastava eles usarem a lista de perícias da 4E que ficaria ótimo. Talvez eles estejam fazendo isso para saber qual é a preferencia do público.
Como a última edição usava de perícias abertas e foi rejeitada por muitos jogadores, apresentando um sistema de perícias fechadas no playtest, eles podem avaliar com as surveys se o sistema de perícias da 4E desempenharam um papel relevante ou não na sua rejeição.
Se o pessoal aprovar as perícias do Next, eles deixam o sistema com essas perícias mais fechadas; caso contrário eles voltam para um modelo de perícias mais abertas como era na 4E, visto que eles terão certeza que esse era um aspecto da "edição problema" que agrada os jogadores de uma forma geral.
Acho que só isso explicaria esse retrocesso no campo das perícias.