Autor Tópico: L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'  (Lida 9819 vezes)

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L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Online: Outubro 29, 2012, 10:23:39 am »
Ou quase. Link aqui.
A notícia que mais chama a atenção é que todo o papo de expertise dice são únicos de guerreiros e uma mecânica única pra classe e como isso vai deixar eles mais interessantes e como a classe nunca teve isso antes e dados dados DADOS, morreu.

Ladinos agora ganham expertise dice também. Considerando as classes disponíveis, acho bem provável que isso se torne a mecânica básica para dar opções para classes não-conjuradoras.

E nem vou entrar na análise matemática e porque as manobras do guerreiro não funcionam. Torço para que os ladinos ganhem opções melhores e que não sejam matematicamente ruins/ignoráveis a partir de certo nível.

Gostei de terem tirado a associação de perícias e atributos, permitindo adaptar isso a situação.

De resto, estou mais interessado em ver como vai ficar o high level play, que é onde o D&D costuma não funcionar. O próximo playtest só vai ajudar a perceber se o problema dos conjuradores pode voltar aos níveis médios, ou se conseguiram evitar isso.
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Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #1 Online: Outubro 29, 2012, 01:27:56 pm »
Até já tinha comentado antes sobre a possibilidade de lançarem "expertise dices" pra rogues, no estilo dos Ambush Feats do Complete Scoundrel. A questão é como vão desenvolver, se semelhante ao Fighter ou de outra maneira.

Mas, o que me surpreendeu foi o M. Mearls abrir o texto com isso:

Citação de: L&L, 29/10/12
First, a confession. I'm thinking about, playing, and reviewing material that's a couple of packets ahead of you. Being ahead like this makes it fairly strange to go back and look at what's going out in the playtest packet.

Ok, ele está desenvolvendo o sistema independentemente do feedback dos jogadores nos playtests atuais e acha estranho voltar e rever os comentários sobre o material "antigo". Isso não é basicamente chamar os playtesters de idiotas?

Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #2 Online: Outubro 29, 2012, 01:40:46 pm »
Ok, ele está desenvolvendo o sistema independentemente do feedback dos jogadores nos playtests atuais e acha estranho voltar e rever os comentários sobre o material "antigo". Isso não é basicamente chamar os playtesters de idiotas?

Espera, você achou que eles estavam ouvindo os playtesters?

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Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #3 Online: Outubro 29, 2012, 01:46:12 pm »
Espera, você achou que eles estavam ouvindo os playtesters?

Não imagino que eles estejam ouvindo os playtesters, mas pelo menos eles se davam ao trabalho de fingirem isso. Com essa "confissão" do M. Mearls, parece que nem isso vão mais.

Offline Macnol

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Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #4 Online: Outubro 29, 2012, 01:53:07 pm »
Pois é, ele basicamente demonstrou o grande problema de um sistema de "playtest" onde o feedback sobre um assunto só é ouvido quando o sistema já avançou 3 ou 4 iterações. Aí o único jeito de mudar algo de acordo com esse feedback é jogar fora uma boa parte do trabalho feito nesse tempo.

Ou, talvez pior ainda, "entortar" as peças atuais pra encaixarem numa meta diferente... por exemplo, pegar o único ponto exclusivo e elogiado em uma classe e enfiar em outra porque viram que é dela que os jogadores estão reclamando mais.

Offline AKImeru

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Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #5 Online: Outubro 29, 2012, 08:19:42 pm »
Citar
E nem vou entrar na análise matemática e porque as manobras do guerreiro não funcionam.


Poderia esclarecer isso?

Citar
What is the difference between fighters and rogues in 4e? They both have the exact same power progression.

Trago uma perola postada na Wizards  :rolando:
« Última modificação: Outubro 29, 2012, 08:42:23 pm por AKImeru »

Expertise Dice
« Resposta #6 Online: Outubro 29, 2012, 09:25:45 pm »
Poderia esclarecer isso?

Resumidamente, algo que qualquer game designer ou matemático sabe é que a variação da média entre os dados considerando uma escala de d6 -> d8 -> d10 -> d12 é muito pequena, coisa de 3 pontos de diferença entre um personagem de primeiro e vigésimo nível. E a maioria das manobras ou ignora o tipo de dado usado, ou só permite usar um deles. O que faz com que essas manobras se tornem cada vez menos interessantes com o passar do tempo.

Da mesma forma que certos feats de combate na 3e só valiam a pena até certo nível. A partir daquele ponto, o melhor era convencer o Mestre a liberar as regras de retraining para tentar trocar por algo útil.
« Última modificação: Outubro 29, 2012, 09:27:28 pm por kimble »
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Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #7 Online: Outubro 29, 2012, 09:34:42 pm »
Apesar de retirar a "exclusividade" do Guerreiro, eu gosto da ideia de Ladinos terem "expertise dices" e manobras. Isso lembra consideravelmente a mecânica de tokens de Iron Heroes (não deveria surpreender, dado que o Mearls fez essa variante do d20). Claro que ao mesmo tempo que isso acontece, o Guerreiro continua lambendo as mãos enquanto Mago e Clérigo ganham o melhor da 3.5 e da 4e, com a promissão de alguma redução irrisória no uso de alguma magias (algo irrelevante, dado a existência de Pergaminhos e Cajados).

Agora, não deveria surpreender o playstest não influenciar tanto assim - é no mínimo loucura não progredir em tentar criar e escrever para D&D Next até ter o resultados do próximo playtest em mãos (algo que geralmente demora 3-4 semanas). O que a Wizards está fazendo é algo muito próximo da Paizo com Pathfinder - o Playtest serve mais para "fine tuning" e teste de expectativas do que "Você vai criar D&D Next"/
« Última modificação: Outubro 29, 2012, 09:38:07 pm por Ahura Mazda »

Offline AKImeru

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Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #8 Online: Outubro 29, 2012, 10:09:10 pm »
Citar
gora, não deveria surpreender o playstest não influenciar tanto assim - é no mínimo loucura não progredir em tentar criar e escrever para D&D Next até ter o resultados do próximo playtest em mãos (algo que geralmente demora 3-4 semanas). O que a Wizards está fazendo é algo muito próximo da Paizo com Pathfinder - o Playtest serve mais para "fine tuning" e teste de expectativas do que "Você vai criar D&D Next"/
Isso significa que o jogo sai daqui a pouco ou eles vão continuar nos trollando com essa de "Playtest herp derp"?

Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #9 Online: Outubro 29, 2012, 10:26:25 pm »
E saiu o novo pacote aqui.

Vou ir atualizando esse post enquanto leio.

1) Voltaram com a skill Use Rope  :frenzied:

2) E voltaram a dividir perícias atléticas em várias perícias diferentes. Porque se eu sei algo sobre Conhecimento: Ciência (perícia real), eu sei sobre matemática, física, astronomia E química, mas que Iuz nos livre de alguém que seja um bom alpinista possa ser um bom nadador sem ter que pagar mais pontos por isso. Porque afinal, quando personagens atléticos aparecem numa história de fantasia, eles são bons em somente um tipo de esforço físico  :putz:

3) A diferença entre os pvs de monstros de primeiro e novo nível, pegando os monstros com a maior quantidade de pvs no nível 1 e a média nos de nível 9, é de uma proporção de 10x. Isso numa diferença de 8 níveis entre um e outro. Mesmo ignorando a média (que tornaria essa análise mais gritante), se a velocidade de aumento do dano máximo causado por um dado de expertice dice se mantiver em 6 pontos, então a proporção da evolução do dano máximo de várias manobras continua sendo 2x. Uhum, espero que as pessoas comecem a perceber o problema logo;

4) Reduziram o dado de expertice inicial do guerreiro pra d4 *slow sarcastic clapping*

5) Analisando as manobras de guerreiro e ladino, uma a uma, com as versões anteriores:
-Cleave: pior que a versão anterior. Antes você gastava um dado e fazia mais um ataque. Agora você gasta o dado para fazer mais um ataque, mas o dano é igual ao teu expertice dice;
-Composed Attack: nova manobra, você usa quanto estiver em Desvantagem, joga quantos dados quiser e pega só o maior resultado entre os dados. Soma isso a pior jogada de ataque que você fizer. Bonitinho;
-Controlled Fall: role quantos dados quiser e diminua esse valor de um dano de queda que você poderia tomar. Corner case;
-Danger Sense: role quantos dados quiser, some o maior a sua iniciativa. Bom.
-Deadly Strike: igual ao anterior, ainda útil;
-Defensive Roll: igual ao anterior, ainda útil;
-Glancing Blow: pior que a versão anterior. Antes era suficientemente vago para você pode rolar vários dados e causar algum dano, mas agora só o maior resultado é o valor do dano. Ruim, beeeeem ruim com o passar dos níveis;
-Great Fortitude, Iron Will, Lightning Reflexes, Mighty Exertion: gaste quantos dados quiser, o maior resultado vira um bônus em testes de resistência, sofre com o problema da progressão lenta dos expertice dice. Além disso, tenho minhas dúvidas se algumas dessas opções não vão ser mais úteis do que outras devido a certos testes serem mais comuns (como testes de Constituição);
-Opportunist: gasta dados para aumentar sua jogada em ataques de oportunidade. Mediano e corner case, mas só porque a progressão de CA parece mais lenta do que pvs;
-Parry: Melhor! Agora se você zerar o dano, nenhum outro efeito te afeta;
-Precise Shot: Mesma porcaria que já era antes;
-Protect: continua igual, continua útil;
-Skill Mastery: Modificaram a habilidade do ladino para uma manobra. Agora ele tem que gastar algo para ativar isso, mas pelo menos não ficou sem sua característica de skill monkey. Médio;
-Sneak Attack: Deadly Strike do ladino, mas mais limitado em uso. Bom mesmo assim;
-Spring Attack: como o talento antigo mas mais limitado em uso, dano limitado ao expertice dice. Como você só pode gastar um, ruim ao longo dos níveis;
-Tumbling Dodge: o Parry do ladino, mas voltado pra AC. Bom;
-Vault: aumentar distância do pulo, corner case;
-Volley: acertar várias criaturas gastando mais um dado para cada criatura depois da primeira. O problema é que o dano nesses alvos extras é só o expertice dice. E aí voltamos ao problema da progressão etc. e etc. Considerando que Deadly Strike e Sneak Attack são bem melhores por poderem somar os dados, ruim;
-Whirlwind Attack: igual a Volley, o mesmo problema.

Isso faz com que as manobras que valem a pena são: Composed Attack, Danger Sense, Deadly Strike (guerreiro apenas), Defensive Roll (ladino apenas), Parry, Protect (guerreiro apenas), Sneak Attack (ladino apenas), Tumbling Dodge.

O guerreiro tem 17 manobras, mas só 6 realmente boas.

O ladino tem 14 manobras, mas só 6 realmente boas.

Tem algumas manobras medianas, mas elas acabam servindo mais de tapa-buracos para evitar ter que pegar um Precise Shot da vida.

Vou parar aqui porque já está tarde, mas vão ter que melhorar muito essas manobras para tornar isso interessante. O problema é que em vez disso, eles parecem decididos em piorar manobras que já não funcionam bem.
« Última modificação: Outubro 29, 2012, 11:29:11 pm por kimble »
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Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #10 Online: Outubro 29, 2012, 10:37:55 pm »
Citar
Isso significa que o jogo sai daqui a pouco ou eles vão continuar nos trollando com essa de "Playtest herp derp"?

Não - D&D Next ainda não tem data prevista, mas parece que o ciclo de playtests pode durar todo ano que vem, até ele ser lançado em 2014. O que eu escrevi apenas é que ter altas expectativas quanto ao grau de influência do Playtest não é algo muito saudável.

Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #11 Online: Outubro 29, 2012, 11:38:53 pm »
O que a Wizards está fazendo é algo muito próximo da Paizo com Pathfinder - o Playtest serve mais para "fine tuning" e teste de expectativas do que "Você vai criar D&D Next"/

O que bate de frente com o que ela alardeou no início dos playtests. Realmente, o Departamento de Marketing e o de Desenvolvimento de Jogos da WotC não se comunica.

Quanto ao novo pacote de regras. Estou digerindo ainda, mas gostei de algumas mudanças. Uma delas é  os monstros terem a opção de dano fixo. Isso é uma coisa que Rob Heinsoo já havia definido pro 13th Age e é legal ver que a ideia esteja sendo adotada pelo "sistema progenitor". Mas seria interessante ter a indicação do crítico fixo também (ao estilo dos minions da late-4e). O arranjo das ações e opções de ação dos monstros também melhorou (resgatando aquela estética de ficha de fins da 3.X).

Agora tem umas coisas confusas. Pra ficar no assunto dos monstros: o zumbi rola d6 de iniciativa. Considerando que a regra de iniciativa continua a mesma e que ele já tem -2 de penalidade na iniciativa devido à baixa Destreza (6), como ficaria um zumbi que rolou 1 no d6 de iniciativa? E, principalmente, se a promessa e empenho dos designers é um combate mais-rápido-que-a-carroça-lerda-da-4e (contém ironia), pra que isso?


Offline AKImeru

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Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #12 Online: Outubro 29, 2012, 11:46:39 pm »
Espera os monstros não rolam mais 1d20 para iniciativa?

Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #13 Online: Outubro 30, 2012, 12:09:01 am »
Espera os monstros não rolam mais 1d20 para iniciativa?

Rolam. O que mencionei é o caso específico do Zumbi. A questão é mais a criação de um outro sistema de regras (confuso) pra fazer algo que poderia ser resolvido como "zumbis sempre agem por último na rodada".

Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #14 Online: Outubro 30, 2012, 12:37:25 am »
Citar
-Cleave: pior que a versão anterior. Antes você gastava um dado e fazia mais um ataque. Agora você gasta o dado para fazer mais um ataque, mas o dano é igual ao teu expertice dice;

Na verdade, pode ser até melhor que antes - note o final do texto que diz "On a hit, roll
the expertise dice in place of the weapon’s damage dice."
Se eu interpretei isso direito, o ataque vindo do Cleave mantém todos os modificadores (Força, Ítem Mágico) do ataque, só mudando o Dado de Dano, que ao invés da Arma, é do(s) Expertise Dice(s) que investiu na Manobra.

Offline Heitor

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Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #15 Online: Outubro 30, 2012, 12:42:10 am »
E os truques de nível zero voltaram a ser mágicas de uso limitado. Você só pode usar à vontade aquelas ligadas à sua tradição mágica.

Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #16 Online: Outubro 30, 2012, 12:50:15 am »
Espera aí... eles:

1. Reduziram o Expertise Dice do Guerreiro.
2. Reduziram o número de manobras que você inicia o jogo como Guerreiro.
3. Chutaram Knockdown para uma manobra genérica.
4. Ladino "perdeu" Ataque Furtivo e seu Schemes e agora tem que investir Manobras para ter suas características de volta.
5. Trouxeram Polymorph de volta aos moldes de D&D 3.0.

Oh Wizards, como é bom saber que o lugar de Summonable Minion do time vai ser preenchido por classes jogáveis.  :b

Offline AKImeru

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Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #17 Online: Outubro 30, 2012, 11:55:46 am »
 :haha:  Então você esta me dizendo que eles removeram a utilidade do guerreiro que já era limitada enquanto voltaram com a magia que mais gerou dor de cabeça na terceira edição?
Cegos ou burros?

Offline Macnol

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Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #18 Online: Outubro 30, 2012, 12:09:49 pm »
I got nothing.

Não tenho argumentos pra brincar de advogado do diabo, essas últimas decisões são mesmo incompreensíveis.

Offline Arcane

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Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #19 Online: Outubro 30, 2012, 12:10:06 pm »
Saiu o novo material para playtest.... go!
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Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #20 Online: Outubro 30, 2012, 12:33:04 pm »
A gente já está discutindo ele desde ontem ;)
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Offline Arcane

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Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #21 Online: Outubro 30, 2012, 01:20:26 pm »
Ah tá... pensei que a discussão era só sobre qualquer blábláblá dos designers. O e-mail só chegou pra mim hoje cedo.
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Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #22 Online: Outubro 30, 2012, 01:21:01 pm »
Eu nem esperei o e-mail. Quando vi o pessoal comentando no RPG.net, entrei na página e baixei o arquivo.
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Offline Arcane

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Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #23 Online: Outubro 30, 2012, 01:24:02 pm »
Pois é... é que eu já não tenho mais fôlego pra isso. Queria, mas não tenho mais ânimo para acompanhar mais uma edição de D&D tão de perto.
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Offline Lumine Miyavi

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Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #24 Online: Outubro 30, 2012, 01:47:01 pm »
Usar Corda voltou! Vamos todos comemorar! \o/

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Offline Agnelo

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  • O que se escreve num campo desses?
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Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #25 Online: Outubro 30, 2012, 01:59:16 pm »
Só se for Usar cordas pra se enforcar, porque a situação tá complexa.
Eu amo você. Tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.

Offline AKImeru

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Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #26 Online: Outubro 30, 2012, 02:11:21 pm »
...Por que raios eles voltaram com Usar Cordas?


Daqui a pouco você me diz que eles voltaram a separar um bando de skills distintas enquanto eles dão a usuários de magia, magias que causam sucesso automático nelas  :cthulhu:

Offline Smaug

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Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #27 Online: Outubro 30, 2012, 02:15:34 pm »
Citar
2) E voltaram a dividir perícias atléticas em várias perícias diferentes. Porque se eu sei algo sobre Conhecimento: Ciência (perícia real), eu sei sobre matemática, física, astronomia E química, mas que Iuz nos livre de alguém que seja um bom alpinista possa ser um bom nadador sem ter que pagar mais pontos por isso. Porque afinal, quando personagens atléticos aparecem numa história de fantasia, eles são bons em somente um tipo de esforço físico  :putz:
Então... não seria mais negócio juntar as pericias cientificas(?) em uma unica pericia, porque do mesmo jeito que heróis de fantasia são bons em vários tipos de esforços fisicos, o memso acontece com o gênio/nerd do grupo que tende a ser um cientista excelente em todos os campos das ciências!

E...usar cordas? Sério mesmo?
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #28 Online: Outubro 30, 2012, 02:15:55 pm »
ROPE ROPE ROPE ROPE


Use Rope Stytle!

Offline Lumine Miyavi

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Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #29 Online: Outubro 30, 2012, 02:19:50 pm »
Porque já separaram as perícias físicas, caso não notaram. Natação e Escalar, por exemplo.

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Offline AKImeru

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Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #30 Online: Outubro 30, 2012, 02:23:33 pm »
É SÉRIO que eles removeram "Atletismo" e separaram em diversas outras pequenas pericias?


Nem mesmo NAS PERICIAS eles vão dar sossego para os Mundanos?

Offline Arcane

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Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #31 Online: Outubro 30, 2012, 02:31:59 pm »
Ainda não separaram Cavalgar Criaturas Terrestres e Cavalgar Criaturas Aladas?


Só volto a jogar se o fizerem! E tenho dito.
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Offline Lumine Miyavi

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Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #32 Online: Outubro 30, 2012, 02:34:28 pm »
Ainda, Oculto... Ainda.

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Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #33 Online: Outubro 30, 2012, 02:47:29 pm »
Porque já separaram as perícias físicas, caso não notaram. Natação e Escalar, por exemplo.

E esse era o meu ponto. Se eu posso ser um "Cientista" como nos quadrinhos/filmes/etc. e saber tudo sobre uma série de grupos de conhecimento diferentes, porque eu não posso ser um atleta completo sem precisar gastar numa pilha de perícias diferentes?

Me parece mais uma daquelas situações que falta de conhecimento sobre como as coisas realmente funcionam (um bom atleta costuma ter um condicionamento que o ajuda em mais de um esporte), fazendo os designers criarem regras estranhas no playtest.
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Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #34 Online: Outubro 30, 2012, 02:53:15 pm »
Playtest...  :hum:  Eu não duvidaria que isso possa ser uma versão final sendo liberada aos pouquinhos...
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Offline Lumine Miyavi

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Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #35 Online: Outubro 30, 2012, 03:19:32 pm »
Bom, porque é "difícil ser bom em muitas coisas ao mesmo tempo", em algo que é calcado no mundo real. Algo que é imaginário, ei, go nucking futs.

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A Fighter is a guy with a weapon. A rogue is a coward with a weapon. A ranger is a guy with a bow. But Mages and Clerics? Shit, they command forces from beyond the cosmos and the planes. Rage all you want. Wizards are god tier. You're all small time.
Resumo feito no 4chan da postura geral dos fóruns da WoTC.
« Última modificação: Outubro 30, 2012, 03:22:18 pm por Lumine Miyavi »

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Offline AKImeru

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Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #36 Online: Outubro 30, 2012, 03:21:37 pm »
Realismo só se aplica quando é uma ação fisica e que é feita por um não mágico!


Conan o Barbaro? Aragorn? Lu Bu?


Magos da Espada.


(E eu paro por aqui antes do Eltor gritar comigo)

Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #37 Online: Outubro 30, 2012, 03:48:47 pm »
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Me parece mais uma daquelas situações que falta de conhecimento sobre como as coisas realmente funcionam (um bom atleta costuma ter um condicionamento que o ajuda em mais de um esporte)
Mas essa separação das perícias serve justamente para emular melhor a realidade, em que um bom nadador dificilmente será tão bom corredor. O fato do atleta ter um condicionamento que o ajuda em mais de um esporte é representado nos atributos compartilhados nos testes das perícias.

Agora, o porque deles acharem que esse simulacionismo combina com fantasia heroica, isso eu não sei.

Offline Agnelo

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Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #38 Online: Outubro 30, 2012, 03:50:55 pm »
Iuri,


Tu como engenheiro deve saber que o mesmo se aplicaria as ciências.


Sendo o caso o que vale pras ciências vale/deveria valer pra atividade física.


E esse é o ponto que iniciou a crítica.
Eu amo você. Tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.

Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #39 Online: Outubro 30, 2012, 04:13:55 pm »
Sim, se vale para um tem que valer pro outro.


Eu não acompanhei o último pacote, mas por acaso os conhecimentos (nature, arcana, etc) estão compactados em uma única perícia? Ou estão se referindo ao fato do mago poder usar magias de todas escolas e ser igualmente bom nelas?


Imagino que seja esse último item...

Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #40 Online: Outubro 30, 2012, 04:35:41 pm »
Eu não acompanhei o último pacote, mas por acaso os conhecimentos (nature, arcana, etc) estão compactados em uma única perícia?

Quotando: Porque se eu sei algo sobre Conhecimento: Ciência (perícia real), eu sei sobre matemática, física, astronomia E química, mas que Iuz nos livre de alguém que seja um bom alpinista possa ser um bom nadador sem ter que pagar mais pontos por isso.

Conhecimento: Ciência é uma opção real que aparece no playtest, não foi piada.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
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Offline Madrüga

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Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #41 Online: Outubro 30, 2012, 04:44:48 pm »
Mas essa separação das perícias serve justamente para emular melhor a realidade, em que um bom nadador dificilmente será tão bom corredor. O fato do atleta ter um condicionamento que o ajuda em mais de um esporte é representado nos atributos compartilhados nos testes das perícias.

Perícia Natação + perícia apneia.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #42 Online: Outubro 30, 2012, 07:28:17 pm »
Eu não acompanhei o último pacote, mas por acaso os conhecimentos (nature, arcana, etc) estão compactados em uma única perícia?

Não, são dez perícias de conhecimento agora: Arcana, Dungeoneering, Folklore, Forbidden Lore, Heraldry, History, Nature, Religion, Sciences e Warfare. É bem mais do que tínhamos na 3ª e 4ª edições, então essa tendência de restringir a esfera de atuação das perícias não é algo exclusivo das perícias físicas. No geral, as perícias estão mais específicas mesmo. Tanto é que agora temos Listen e Spot, Survival e Track, entre outras.

E quanto a famigerada perícia Conhecimento Ciências, que gerou toda essa discussão, mesmo ela engoblando várias áreas do conhecimento, ela ainda não é uma das perícias mais atraentes para um jogo de D&D. Se desmembrassem essa perícia, teríamos um conjunto de perícias inúteis que ninguém iria selecionar para o seu personagem.

Eu sei que a perspectiva de vermos novamente a disparidade combatentes x conjuradores dentro do D&D é irritante, mas acredito que isso se deva a outros fatores ao invés do sistema de perícias do Next.

Offline AKImeru

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Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #43 Online: Outubro 30, 2012, 07:33:17 pm »
Podemos ao menos afirmar que MAIS péricias é um retrocesso?


Em especial porque você pode rolar em todas, mesmo as não treinadas?

Offline Smaug

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Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #44 Online: Outubro 30, 2012, 07:42:40 pm »
Acho que podemos concordar nisso. Bom, eu concordo pelo menos. Acho sim que uma pericia unica que representem vários campos de conhecimento e atuação relacionados deveria existir (seja para ciências, atletismos ou mesmo trato social). Folklore, Forbidden Lore e Herald podiam sim ser resumidas em História.
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #45 Online: Outubro 30, 2012, 08:21:42 pm »
Pera, eles separaram Listen e Spot de novo? Porque era muito divertido fazer 4 jogadas sempre que alguém tentava ser furtivo. -n
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #46 Online: Outubro 30, 2012, 09:18:10 pm »
Espera aí... eles:

1. Reduziram o Expertise Dice do Guerreiro.
2. Reduziram o número de manobras que você inicia o jogo como Guerreiro.
3. Chutaram Knockdown para uma manobra genérica.
4. Ladino "perdeu" Ataque Furtivo e seu Schemes e agora tem que investir Manobras para ter suas características de volta.
5. Trouxeram Polymorph de volta aos moldes de D&D 3.0.

Oh Wizards, como é bom saber que o lugar de Summonable Minion do time vai ser preenchido por classes jogáveis.  :b

Se bem que os conjuradores também sofreram um nerf com a regra de concentração para lançar magias (essa regra está na página 23 do How to Play, inclusive ela por tabela limita a própria magia polymorph). E pra ganhar features novas, como as signature spells por exemplo, eles tiveram o número de magias diárias reduzido.

Não estou querendo dizer com isso que eles equilibraram os conjuradores, mas me parece que a intenção deles era diminuir o poder de todas as classes no playtest e não apenas dos combatentes, algo que faz sentido quando levamos em conta que uma das maiores reclamações era o fato dos oponentes estarem muito fracos para os PCs.

Só isso explicaria as mudanças no guerreiro, que vinha sendo tão elogiado até então. Um outro ponto a favor dessa hipótese é que aumentar o poderio dos monstros ao invés de nerfar os personagens poderia levar a combates mais demorados, vide 4E com seus monstros lotados de pvs arrastando os combates, algo que os designers querem evitar a todo custo.

Mas uma coisa eu tenho que dar o braço a torcer, nessa versão do playtest eles realmente vacilaram no quesito equilíbrio de jogo, pois até mesmo entre as duas classes não conjuradoras existe desequilíbrio.

Comparem o guerreiro e o ladino, que são duas classes não conjuradoras e que se utilizam da mesma mecânica de Expertise Dices para funcionar. Agora me digam: o que eu tenho a ganhar fazendo um personagem ladino ao invés de um guerreiro de destreza duelista com a specialty Skill Specialist?

Sim, isso mesmo, nada que compense. Você trocar mais pvs, mais acerto, mais proficiência com armas, uma manobra a mais e um ataque extra por 4 perícias treinadas a mais e proficiência com thieves' tools com certeza não vale a pena . Antes que alguém diga: "Ah, mas o ladino ganha Skill Mastery como manobra", isso não compensa a falta de recursos da classe, que diga-se de passagem, tem que se contentar com um Sneak Attack que nada mais é do que um Deadly Strike piorado.

Sério, onde que eles estão com a cabeça pra terem esculhambado o ladino desse jeito? Nada contra eles terem usado o sistema de Expertise Dices para a classe, mas eles bem que poderiam ter implementado isso de uma forma que o ladino ficasse equilibrado com o guerreiro (um jeito bem simples de fazer isso seria aumentar o número de expertise dices do ladino, pois afinal não é necessário que ele tenha o mesmo número de dados que o guerreiro).

Se eles não modificarem a classe (algo que felizmente deve acontecer, pois a chiadeira dos jogadores já começou no fórum da Wizards), o ladino será o "monge 3.x" desse novo D&D.

Podemos ao menos afirmar que MAIS péricias é um retrocesso?


Em especial porque você pode rolar em todas, mesmo as não treinadas?

Ah, com certeza. Não há como negar que isso é um retrocesso. Bastava eles usarem a lista de perícias da 4E que ficaria ótimo. Talvez eles estejam fazendo isso para saber qual é a preferencia do público.

Como a última edição usava de perícias abertas e foi rejeitada por muitos jogadores, apresentando um sistema de perícias fechadas no playtest, eles podem avaliar com as surveys se o sistema de perícias da 4E desempenharam um papel relevante ou não na sua rejeição. 

Se o pessoal aprovar as perícias do Next, eles deixam o sistema com essas perícias mais fechadas; caso contrário eles voltam para um modelo de perícias mais abertas como era na 4E, visto que eles terão certeza que esse era um aspecto da "edição problema" que agrada os jogadores de uma forma geral.

 :hum: Acho que só isso explicaria esse retrocesso no campo das perícias.

Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #47 Online: Outubro 30, 2012, 09:33:28 pm »
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Se bem que os conjuradores também sofreram um nerf com a regra de concentração para lançar magias (essa regra está na página 23 do How to Play, inclusive ela por tabela limita a própria magia polymorph). E pra ganhar features novas, como as signature spells por exemplo, eles tiveram o número de magias diárias reduzido.

O que não muda quase nada no poder de fato de tais classes - número de magias não é um problema se você tem Cajados e Pergaminhos a sua disposição e a regra de concentração é um problema tanto para o Mago/Clérigo quanto para o Grupo - já que diversos efeitos de buff requerem isso (Como Bless, Haste, Fly, Prayer, Shield of Faith, Spider Climb). Curioso como Nerfs em classes conjuradoras acabam enfraquecendo também todo o grupo, não?  :P

Citar
Sério, onde que eles estão com a cabeça pra terem esculhambado o ladino desse jeito?

Simples - ele não é um Conjurador.  Aliás, a lista de magias que inutilizam o Ladino tem crescido bastante e o Ladino nem tem mais as habilidades de antes que o tornariam marginalmente útil (como nunca tirar menos que 10 em algumas perícias) :b
« Última modificação: Outubro 30, 2012, 09:35:56 pm por Ahura Mazda »

Offline AKImeru

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Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #48 Online: Outubro 30, 2012, 09:48:16 pm »
Eu nunca vou entender porque nego na Wizards chiou do ladino sempre tirar 10 em testes de péricias quando tem um mago ali do lado com magias que passam automaticamente em testes que o Ladino geralmente faz  :doido: .


"É magia então significa que eu sou melhor do que você" -> Uma atitude estupida, mas eu consigo entender alguém racionalizando isso.
"É magia então significa que eu sou melhor do que você E que você naturalmente é um mocorongo" -> Uma atitude estupida e que eu até hoje nunca consegui entender.

Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #49 Online: Outubro 30, 2012, 10:04:44 pm »
Elfo,

Você está certo, os itens mágicos compensam as deficiências dos conjuradores de uma forma que os itens mágicos pros não-conjuradores não conseguem fazer, e a regra de concentração acaba enfraquecendo não apenas os conjuradores, mas o grupo inteiro. Esses detalhes me passaram despercebidos.  :hum:

Simples - ele não é um Conjurador.  Aliás, a lista de magias que inutilizam o Ladino tem crescido bastante e o Ladino nem tem mais as habilidades de antes que o tornariam marginalmente útil (como nunca tirar menos que 10 em algumas perícias) :b

E pensar que o Mike Mearls afirmou num Legends & Lore do ano passado que o ladino é a sua classe favorita...  :putz: Imagina se não fosse!

Eu nunca vou entender porque nego na Wizards chiou do ladino sempre tirar 10 em testes de péricias quando tem um mago ali do lado com magias que passam automaticamente em testes que o Ladino geralmente faz  :doido: .

Também me revolto com isso, a antiga Skill Mastery do ladino era muito boa e nunca atrapalhou nada na minha mesa. Nunca engoli aquelas críticas que o pessoal fazia no fórum da Wizards que essa feature deixava o jogo chato. Até mesmo porque o jogador que estava de ladino no playtest que fiz estava muito satisfeito e era um dos mais empolgados com o seu personagem. Agora quando ele viu esse playtest novo a reação foi: "transformaram o ladino num guerreiro piorado!"

Lamentável mesmo.  :(

E já que entramos nesse assunto do desequilíbrio, é só eu, ou mais alguém achou que não compensa combater com duas armas nesse novo playtest?

Me parece que a regra que fizeram para combate com duas armas tornou esse estilo de luta bem inferior aos estilos de arma+escudo e arma de duas mãos.
« Última modificação: Outubro 30, 2012, 10:08:22 pm por Lunguinho »

Offline Heitor

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Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #50 Online: Outubro 30, 2012, 10:48:43 pm »
Aos pouquinhos, eles estão justificando voltar a lançar material para D&D 3.X. Os livros básicos versão de luxo já estão aí para isso, e nada que uma modernizada no visual não resolva, no quesito novos jogadores.

"Viram como vocês não precisavam de um novo sistema? Vamos, de volta ao melhor D&D de todos, todos, TODOS!"

Ah, e ignorando solenemente a D&D4

Offline Lumine Miyavi

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Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #51 Online: Outubro 31, 2012, 12:27:43 pm »
Aos pouquinhos, eles estão justificando voltar a lançar material para D&D 3.X. Os livros básicos versão de luxo já estão aí para isso, e nada que uma modernizada no visual não resolva, no quesito novos jogadores.

"Viram como vocês não precisavam de um novo sistema? Vamos, de volta ao melhor D&D de todos, todos, TODOS!"

Ah, e ignorando solenemente a D&D4

Sup D&D Next, Imma let you finish, but 3.5 was the best edition of ALL TIMES.

ALL. TIMES.

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Offline AKImeru

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Re:L&L de 29/10 ou 'Expertise Dice! For EVERYONE!'
« Resposta #52 Online: Outubro 31, 2012, 01:38:36 pm »
 :haha:  Eu quero muito, muito, muito que eles coloquem o Monge no playtest agora.