Autor Tópico: L&L de 19/10 ou "Feats que concedem manobras que funcionam como feats"  (Lida 929 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

L&L de 19/10 ou "Feats que concedem manobras que funcionam como feats"
« Online: Novembro 19, 2012, 08:44:03 am »
Artigo aqui.

Vou ser mais direto hoje. Coisas que gostei:
a) Expertice dice como uma forma de recurso usada para ativar habilidades/efeitos especiais de certas regras opcionais é uma idéia interessante. Agora só falta um módulo narrativo que não envolva 'pense em algo legal e leve uma penalidade por isso';
b) Eles parecem (PARECEM) ter percebido que tornar o acúmulo de maneuvers no elemento principal do guerreiro, não é uma boa idéia (veja feats de combate na 3e).

Coisas que não gostei:
Agora Expertice dice nem servem mais excluvivamente pra combate (sim, eu sei que isso já havia acontecido no playtest). A idéia é que várias classes tenham acesso a eles e cada uma ganhe acesso a efeitos diferentes. Para o guerreiro podem ser maneuvers, para um ranger (supondo) poderiam ser habilidades especiais versus certos inimigos ou em certos terrenos, etc.
Além disso, você pode comprar manobras de combate usando feats, que você então ativa gastando expertice dice. Se isso vai estar disponível, não é difícil imaginar que existam opções similares para outras classes que também estarão disponíveis através da compra por feats.
O que me faz perguntar, pra que duas mecânicas que fazem a mesma coisa?
Se eu gasto um feat pra comprar uma maneuver que me dá uma habilidade que eu aciono com expertice dice, e se existem manobras que eu compro para ativar habilidades que eu aciono com expertice dice, pra que ter dois subsistemas diferentes? Porque não ter um único sistema que eu gaste um recurso para ganhar uma nova habilidade/manobra (gastando expertice dice, já que os designers gostaram da idéia)?
Eu poderia até entender se os dois sistemas tratassem de coisas diferentes, mesmo com funcionamento similar. Se manobras só dessem acesso a habilidades de combate e os feats habilidades para fora do combate, a coisa faria algum sentido (e resolveria algo que eu sempre reclamei, aliás). Mas manter essas duas mecânicas funcionando separadamente, não faz sentido.

-Mas feats permitem dar acesso a manobras que servem para todas as classes!
Inclui a descrição da manobra na primeira vez que ela aparecer no livro, coloca ela nas outras classes que forem ter acesso a mesma manobra com a frase 'consultar pág. XX'. Ou faz uma lista de manobras que todos tenham acesso. Faria mais sentido do que ter duas mecânicas separadas onde nenhuma tem uma identidade bem definida.
« Última modificação: Novembro 19, 2012, 08:46:17 am por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Offline Arcane

  • Power Beard
  • [Organização dos PbFs]
  • Fidalgo Burguês Aldeão e Bot
    • Ver perfil
Somos todos bots!

Offline AKImeru

  • Coordenação
  • "Ranmaru! O Meu Rapidash!"
    • Ver perfil
    • Playing Hero
Re:L&L de 19/10 ou "Feats que concedem manobras que funcionam como feats"
« Resposta #2 Online: Novembro 19, 2012, 05:06:00 pm »


Tente 6 anos

Re:L&L de 19/10 ou "Feats que concedem manobras que funcionam como feats"
« Resposta #3 Online: Novembro 19, 2012, 07:22:17 pm »
Não sei, a promessa do Expertise Dice não é ruim, mas continua sofrendo com problemas de scaling (eles não me parecem progredir muito bem de acordo com o nível) e especialmente, o número e os efeitos dados pelos Expertise Dices é em geral, variante de de "Bater +++" ou "Apanhar Menos +++".

Talentos darem acesso a mais manobras ou manobras diferentes é algo interessante, mas depende muito do que sair disso. Ainda mantenho meu considerável ceticismo.