Autor Tópico: L&L 22/04 ou "Where in the world is Kimble" edition  (Lida 5518 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
L&L 22/04 ou "Where in the world is Kimble" edition
« Online: Abril 24, 2013, 02:13:54 pm »
Porque alguém tem que cumprir essa tarefa, né.  :P

http://www.wizards.com/DnD/Article.aspx?x=dnd/4ll/20130422#86141


Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:L&L 22/04 ou "Where in the world is Kimble" edition
« Resposta #1 Online: Abril 24, 2013, 02:25:36 pm »
Tipo, o sistema inteiro é opcional é isso? Porque se não tem feats, skills... sobra o que?
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:L&L 22/04 ou "Where in the world is Kimble" edition
« Resposta #2 Online: Abril 24, 2013, 02:26:35 pm »
0D&D.

Que muito nerdão de 40 anos adora.

Olha a OSR aí.

Offline Torneco

  • Starbounded
    • Ver perfil
Re:L&L 22/04 ou "Where in the world is Kimble" edition
« Resposta #3 Online: Abril 24, 2013, 02:32:34 pm »
Pra que ser novo se você pode ser Next!

Re:L&L 22/04 ou "Where in the world is Kimble" edition
« Resposta #4 Online: Abril 24, 2013, 03:06:55 pm »
Primeiro, valeu pelo título :)

Segundo, eu tinha visto mas fiquei bem decepcionado. Uma análise que vi das diferentes edições do D&D faz algum tempo, dizia que uma característica importante da 3e foi chegar o mais próximo de um sistema de construção por pontos do que qualquer outra edição.

Só que eles disfarçaram os pontos através de talentos. Essa proposta do Next dá um passo além: supondo que eles realmente permitam a compra de habilidades especiais no mesmo nível que as conseguidas com prestiges e paragons, o jogo vira um modelo de construção por pontos em tudo menos no nome.

Classes e raças se tornam kits iniciais de habilidades usados para construir um esboço, mas feats se tornam o que realmente define quem você é. E eu tenho um pé atrás com isso num jogo que insiste em usar classes. Se é para fazer isso, desce logo do muro. Transforma a construção toda de personagens num modelo de compra de habilidades por pontos/talentos/o que for e para de fingir que não é assim que as coisas funcionam.

Sem querer ser pessimista, meu maior medo nessa situação é que voltemos a época da corrida armamentista dos suplementos da 3e, onde muitos jogadores tentavam construir o build com a economia de recursos perfeita. Como (alguns) novos feats em cada novo suplemento eram muito bons, as pessoas tentavam montar construções otimizadas misturando uma dezena de livros. E o sistema premiava isso.

No instante que você tem um sistema cuja matemática tenta ser linear e com pequena variação ao longo dos níveis, uma correta exploração de recursos que quebra a matemática e consegue escapar das limitações impostas traz uma grande premiação. Mesmo sem a adição de feats que concedam bônus nos ataques, danos, etc., a exploração de falhas e aspectos vagos das regras permite quebrar as expectativas do sistema. Como conseguir um número absurdo de ataques, ou alterar a economia de ações, ou criar combos de sequências de ações cujas consequências possam ser somadas para criar um resultado final maior.

Edit: Ah, espera que faltou a crítica ao sistema de perícias.

Citar
If the DM opts to use the skill system, he or she just needs to keep in mind how it affects DCs. A DM can change DCs, or just use the standard ones and accept that characters will succeed more often.

Deixa ver se eu entendi. O designer chefe está me dizendo que vai ter a opção de usar perícias, mas vai ser uma das coisas "modulares" do sistema. Mas eles não vão se preocupar em arrumar ou dar alguma orientação verdadeira sobre como corrigir os DCs dos testes para contabilizar esse sistema. Eles simplesmente estão dizendo "quer usar perícias, então se vira!".

Se "o problema é teu" é como eles estão tratando algo simples como perícias, e esse é um dos aspectos "modulares" que eles querem incluir no sistema, não quero nem ver como vão lidar com coisas realmente complexas como combate tático.
« Última modificação: Abril 24, 2013, 03:14:51 pm por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:L&L 22/04 ou "Where in the world is Kimble" edition
« Resposta #5 Online: Abril 24, 2013, 03:13:55 pm »
Bem por aí.

Adicione a tentativa de fazer um sistema só que atinja várias propostas diferentes, com a característica inata de ter muitas variações em quais partes das regras são usadas ou não... e parece que o nível de equilíbrio nas regras vai ficar num ponto pior que AD&D ou Epic 3e.

Re:L&L 22/04 ou "Where in the world is Kimble" edition
« Resposta #6 Online: Abril 24, 2013, 03:19:42 pm »
Que eu saiba 0D&D não tinha aumento de atributo com nível - isso só entrou no core de uma edição na 3E, junto com os tais feats. E agora está virando a progressão principal do personagem "basic" (já que até o equivalente atual do TAC0 fui "achatado" nos níveis).
Tem certeza que os grognards preferem aumento de atributo ao invés de feats? Eu realmente não entendo isso.


Com aumento de atributo a cada poucos níveis, máximo de 20, tudo rolado, e humanos começando com +1 nos seis... o modelo de um personagem "basic" poderoso será um guerreiro 20 com STR 20 DEX 20 CON 20 INT+WIS+CHA=20, que não sabe fazer outra coisa além de bater com um espada a +20 para causar ~20 de dano. Eis o legítimo sistema d20, pessoal! YAY!

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:L&L 22/04 ou "Where in the world is Kimble" edition
« Resposta #7 Online: Abril 24, 2013, 03:25:29 pm »
Khalim, isso aí que tu descreveu é basicamente o que eu via os fãs de AD&D que eu tinha contato pessoalmente se vangloriarem, na época. Tudo rolava atributos com mais dados que o livro dizia, guerreiro sempre tinha força 18/00, etc.

Com certeza eles preferem aumento em atributos que esses sacrilégios da modernidade como "talentos" e "manobras". É muito mais tr00.  :cool:

Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:L&L 22/04 ou "Where in the world is Kimble" edition
« Resposta #8 Online: Abril 24, 2013, 04:15:00 pm »
Antigamente aumento de atributo existia, mas era disfarçado como manopla da força do ogro, cinturão do gigante, capa do elfo saltitante, magia desejo... e claro, rolar 35 vezes os dados na criação de personagem até que seus atributos principais fossem 18, já que não tinha nenhuma diferença entre 12 e 16, ou uma diferença muito insignificante. A 3.x só bagunçou mais ainda dando aumento de atributos e ainda mantendo os itens que aumentavam os mesmos.
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:L&L 22/04 ou "Where in the world is Kimble" edition
« Resposta #9 Online: Abril 24, 2013, 05:56:01 pm »
Que eu me lembre, esses itens mudavam seu atributo ao invés de dar bônus - você tinha uma manopla da força 19 (literalmente a força de um ogro), não de força +4. Isso começou na 3e também, e eles ainda existem em NEXT.

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:L&L 22/04 ou "Where in the world is Kimble" edition
« Resposta #10 Online: Abril 24, 2013, 06:05:51 pm »
Se tem uma coisa pela qual muitos fãs de "old school" não são conhecidos é conhecimento e fidelidade às regras originais das primeiras edições...

Re:L&L 22/04 ou "Where in the world is Kimble" edition
« Resposta #11 Online: Abril 24, 2013, 06:16:41 pm »
Pois é.


Pelo menos se as perícias forem opcionais, elas não precisem ser tão retrogadas quanto as do último playtest. Certo? CERTO?

Aliás, não só as perícias. Podem ficar com seu novo D&D Basic super old-school, grognards - desde que eu receba um sistema "advanced" ou sei lá o nome, bem-feito, completo e jogavel.
Ainda acho que basic deveria se focar em jogadores iniciantes não nos idosos, mas se isso vai manter as expectativas contraditórias deles longe do sistema que meu grupo vai usar, que assim seja!
« Última modificação: Abril 24, 2013, 06:28:17 pm por Khalim »

Re:L&L 22/04 ou "Where in the world is Kimble" edition
« Resposta #12 Online: Abril 24, 2013, 08:17:26 pm »
O Livro para iniciantes vai ser "D&D Kids". Já que "Essencial", "Primeira Missão", "Lite", são nomes já manjados...

Prevejo o sisteminha de livrinhos furrecas de 80 páginas no modelo "Caixa Básica" aparecendo por ai...

Depois de 6 meses a um ano é que os Core Books vão aparecer e depois os benditos "Módulos de expansão"...

$$$

---

O problema como o Kimble apontou é manter esta modularidade compatível entre si.

Vai gerar coisas como por exemplo. Se o "Módulo de Ação cinematográfica" for permitido, será melhor não permitir nenhum componente do "Módulo Combate Tático". Se o Modulo "Magia True Name" for permitido o Personagem construído com este modelo só pode usar o "Core" e o "True Name" como livro, sem poder utilizar recursos do "Módulo Magia Selvagem".

Ou seja, haja jogo de cintura para tentar barrar incompatibillidades que poem em risco o hipotético equilíbrio do sistema.

Mas acho que os desenvolvedores e a grande parte dos jogadores vai estar cagando para o tal do equilíbrio...

---

Completando o que o Kimble disse sobre a "classes X Niveis X Compra por pontos" eu entendo o lado deles. Meu sisteminha caseiro eu pensei em fazer por compra por pontos, mas num nível D&D os jogadores não querem compra por pontos, eles querem coisas rápidas e fáceis como níveis e classes, mesmo que isso seja uma ilusão.

Por exemplo: Já tentou usar o sistema de níveis do M&M? Surpreendentemente os jogadores acharam mais fácil fazer ficha (Só escolher X Talentos e X pontos de poder, com o restante sendo preenchido automaticamente, BBA, Salvamentos, etc). E eu me surpreendi com o número reduzido de personagens inúteis mecanicamente em jogo.

Na melhor das hipóteses basta um estudo rápido e temos como fazer uma House-Rule no NEXT para converter níveis em compras por pontos e nos sentir "gênios" por causa disso.


Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:L&L 22/04 ou "Where in the world is Kimble" edition
« Resposta #13 Online: Abril 25, 2013, 02:05:01 pm »
Saiu um novo Q&A hoje, uma das respostas é pertinente a esse sistema novo de progressão sem feats.



« Última modificação: Abril 25, 2013, 02:26:52 pm por Macnol »

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:L&L 22/04 ou "Where in the world is Kimble" edition
« Resposta #14 Online: Abril 25, 2013, 02:22:35 pm »
Slow clap pra atributos com cap. Voltamos aos anos 70, oficialmente.

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan