Primeiro, valeu pelo título
Segundo, eu tinha visto mas fiquei bem decepcionado. Uma análise que vi das diferentes edições do D&D faz algum tempo, dizia que uma característica importante da 3e foi chegar o mais próximo de um sistema de construção por pontos do que qualquer outra edição.
Só que eles disfarçaram os pontos através de talentos. Essa proposta do Next dá um passo além: supondo que eles realmente permitam a compra de habilidades especiais no mesmo nível que as conseguidas com prestiges e paragons, o jogo vira um modelo de construção por pontos em tudo menos no nome.
Classes e raças se tornam kits iniciais de habilidades usados para construir um esboço, mas feats se tornam o que realmente define quem você é. E eu tenho um pé atrás com isso num jogo que insiste em usar classes. Se é para fazer isso, desce logo do muro. Transforma a construção toda de personagens num modelo de compra de habilidades por pontos/talentos/o que for e para de fingir que não é assim que as coisas funcionam.
Sem querer ser pessimista, meu maior medo nessa situação é que voltemos a época da corrida armamentista dos suplementos da 3e, onde muitos jogadores tentavam construir o build com a economia de recursos perfeita. Como (alguns) novos feats em cada novo suplemento eram muito bons, as pessoas tentavam montar construções otimizadas misturando uma dezena de livros. E o sistema premiava isso.
No instante que você tem um sistema cuja matemática tenta ser linear e com pequena variação ao longo dos níveis, uma correta exploração de recursos que quebra a matemática e consegue escapar das limitações impostas traz uma grande premiação. Mesmo sem a adição de feats que concedam bônus nos ataques, danos, etc., a exploração de falhas e aspectos vagos das regras permite quebrar as expectativas do sistema. Como conseguir um número absurdo de ataques, ou alterar a economia de ações, ou criar combos de sequências de ações cujas consequências possam ser somadas para criar um resultado final maior.
Edit: Ah, espera que faltou a crítica ao sistema de perícias.
If the DM opts to use the skill system, he or she just needs to keep in mind how it affects DCs. A DM can change DCs, or just use the standard ones and accept that characters will succeed more often.
Deixa ver se eu entendi. O designer chefe está me dizendo que vai ter a opção de usar perícias, mas vai ser uma das coisas "modulares" do sistema. Mas eles não vão se preocupar em arrumar ou dar alguma orientação verdadeira sobre como corrigir os DCs dos testes para contabilizar esse sistema.
Eles simplesmente estão dizendo "quer usar perícias, então se vira!".Se "o problema é teu" é como eles estão tratando algo simples como perícias, e esse é um dos aspectos "modulares" que eles querem incluir no sistema, não quero nem ver como vão lidar com coisas realmente complexas como combate tático.