Autor Tópico: L&L 20/05 ou "Pagando por regras que você sempre usou"  (Lida 1330 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

L&L 20/05 ou "Pagando por regras que você sempre usou"
« Online: Maio 20, 2013, 09:33:21 am »
E saiu outro L&L, dessa vez falando das regras de exploração e interação.

A primeira parte fala sobre as regras de exploração, comentando algumas alterações. Sinceramente, eu achei bobagem as regras que o packet trouxe e não tem nada ali que eu já não fizesse sozinho ou outro jogo faça melhor. Mas vai lá, tem gente que não conhece e precisa disso.

O que me surpreendeu foram as regras de interação. Leiam isso sentados, porque é impressionante. É algo tão incrível, inteligente, inesperado, fora dos padrões e que ninguém além de um designer da Wizards conseguiria parar pra pensar, que ao ler eu precisei tomar água e respirar num saco por alguns minutos pra me recuperar.

NPCs tem objetivos, medos, desejos, etc. Vamos chamar esse conjunto de características de, não sei... personalidade? Imagina só, definir essas coisas pra um NPC. Incrível não?

Quando o PC cita algum aspecto da personalidade do NPC, isso pode dar um bônus ou penalidade no teste. O teste é uma rolagem de Carisma.

O jogador então rola o dado e tenta dizer algo que faça sentido pro NPC, considerando os desejos e expectativas dele. A reação é baseada no resultado do teste e no que o personagem disse.

INCRÍVEL, não? Quer dizer, quem poderia imaginar isso? Não é como se existissem sistemas que contabilizam relacionamento e valores dos envolvidos (Edit do Kimble atual: Smallville RPG). Ou sistemas que contabilizassem aspectos importantes dos envolvidos (Edit do Kimble atual: Fate). Ou as manobras usadas no diálogo para influenciar o resultado (Edit do Kimble atual: sistema de debates do Requiem for Rome).

Não, rolar Charisma e falar algo que faça sentido pro NPC. Ninguém nunca pensou em fazer isso antes!

---------

Kimble atual: Oi, eu mesmo quando tinha 10 anos. O que você está fazendo aqui?

Kimble com 10 anos: Ah, escrevendo como são legais as idéias do D&D Next. Nossa, como foi bom ter lido essa da interação! Eu nunca teria pensado nisso. Tive até que ir na Spellbrasil comentar. Aliás, o que aconteceu com ela?

Kimble atual: Unh... longa história. E não apropriada pra alguém da tua idade... Você é a minha versão de quando eu tinha aprendido RPG a menos de seis meses, né?

Kimble com 10 anos: Sim, pq?

Kimble atual: Ah, nada. Boa viagem de volta.
« Última modificação: Maio 20, 2013, 09:37:20 am por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:L&L 20/05 ou "Pagando por regras que você sempre usou"
« Resposta #1 Online: Maio 20, 2013, 09:58:27 am »
Citar
The interaction rules allow a DM to classify an NPC as hostile, neutral, or friendly.
Neutro, Hostil e Amigável são considerados "novidades".

Em pleno 2013.

(click to show/hide)

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Re:L&L 20/05 ou "Pagando por regras que você sempre usou"
« Resposta #2 Online: Maio 20, 2013, 10:45:26 am »
Juro que fico na expectativa dos L&L só para ver os comentários do Kimble.

O de hoje você se superou.

(click to show/hide)

Re:L&L 20/05 ou "Pagando por regras que você sempre usou"
« Resposta #3 Online: Maio 20, 2013, 10:48:19 am »
Revolucionário!

Juro que fico na expectativa dos L&L só para ver os comentários do Kimble.

O de hoje você se superou.

(click to show/hide)
Ou 3E/4E com suas regras na perícia Diplomacia.

Re:L&L 20/05 ou "Pagando por regras que você sempre usou"
« Resposta #4 Online: Maio 20, 2013, 11:13:14 am »
OFF: Khalim mesmo a regra de Diplomacia (3.x) é ruim pois ela usa um atributo "carisma" que só vai até +5 nas melhores hipóteses +6, ou a pericia chega facinho a +15. Então dizer que a regra do 3.x pode ser melhor que a do NEXT é questionável, devido a mecânica quebrada de  "Atributo X Perícia".

Re:L&L 20/05 ou "Pagando por regras que você sempre usou"
« Resposta #5 Online: Maio 20, 2013, 11:47:44 am »
OFF: Khalim mesmo a regra de Diplomacia (3.x) é ruim pois ela usa um atributo "carisma" que só vai até +5 nas melhores hipóteses +6, ou a pericia chega facinho a +15. Então dizer que a regra do 3.x pode ser melhor que a do NEXT é questionável, devido a mecânica quebrada de  "Atributo X Perícia".
Bem, estou comparando a apresentação, a mecânica por trás, não os valores que se pode alcançar. Pra começo de conversa você tem cinco níveis de atitude (Hostile - Unfriendly - Indifferent - Friendly - Helpful) ao invés de apenas três.