E saiu outro L&L,
dessa vez falando das regras de exploração e interação.A primeira parte fala sobre as regras de exploração, comentando algumas alterações. Sinceramente, eu achei bobagem as regras que o packet trouxe e não tem nada ali que eu já não fizesse sozinho ou outro jogo faça melhor. Mas vai lá, tem gente que não conhece e precisa disso.
O que me surpreendeu foram as regras de interação. Leiam isso sentados, porque é impressionante. É algo tão incrível, inteligente, inesperado, fora dos padrões e que ninguém além de um designer da Wizards conseguiria parar pra pensar, que ao ler eu precisei tomar água e respirar num saco por alguns minutos pra me recuperar.
NPCs tem objetivos, medos, desejos, etc. Vamos chamar esse conjunto de características de, não sei... personalidade? Imagina só, definir essas coisas pra um NPC. Incrível não?
Quando o PC cita algum aspecto da personalidade do NPC, isso pode dar um bônus ou penalidade no teste. O teste é uma rolagem de Carisma.
O jogador então rola o dado e tenta dizer algo que faça sentido pro NPC, considerando os desejos e expectativas dele. A reação é baseada no resultado do teste e no que o personagem disse.
INCRÍVEL, não? Quer dizer, quem poderia imaginar isso? Não é como se existissem sistemas que contabilizam relacionamento e valores dos envolvidos (
Edit do Kimble atual: Smallville RPG). Ou sistemas que contabilizassem aspectos importantes dos envolvidos (
Edit do Kimble atual: Fate). Ou as manobras usadas no diálogo para influenciar o resultado (
Edit do Kimble atual: sistema de debates do Requiem for Rome).
Não, rolar Charisma e falar algo que faça sentido pro NPC. Ninguém nunca pensou em fazer isso antes!
---------
Kimble atual: Oi, eu mesmo quando tinha 10 anos. O que você está fazendo aqui?
Kimble com 10 anos: Ah, escrevendo como são legais as idéias do D&D Next. Nossa, como foi bom ter lido essa da interação! Eu nunca teria pensado nisso. Tive até que ir na Spellbrasil comentar. Aliás, o que aconteceu com ela?
Kimble atual: Unh... longa história. E não apropriada pra alguém da tua idade... Você é a minha versão de quando eu tinha aprendido RPG a menos de seis meses, né?
Kimble com 10 anos: Sim, pq?
Kimble atual: Ah, nada. Boa viagem de volta.