Spell
RPG => Sistemas & Cenários => Tópico iniciado por: kimble em Abril 15, 2013, 10:20:30 am
-
E Legends & Lore de hoje. (http://wizards.com/DnD/Article.aspx?x=dnd/4ll/20130415)
Como não teve semana passada, eles resolveram compensar hoje. Novidades:
a) Feats vão ficar mais poderosos com o passar dos níveis;
b) Feats vão oferecer várias opções com impacto variável, incluindo +1 num atributo a escolha do jogador;
E o "c)" e "d)" eu preciso dar uma explicação antes de falar. Todo mundo sabe que voltaram ao modelo onde certas classes são consideradas "fáceis", porque é esperado que os iniciantes joguem com elas.
Diálogo imaginado pelos designers:
Iniciante: Eu adoro o Gandalf! Eu quero...
Veterano: Pega esse guerreiro aqui.
Iniciante: Mas... eu queria jogar com um mago. Quer dizer, porque eu não...
Veterano: Você acha que quer jogar com um mago? Você não sabe jogar com um mago! (http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&cad=rja&ved=0CDkQtwIwAQ&url=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3DhopNAI8Pefg&ei=p_xrUciQMOm40gGB-ICIBg&usg=AFQjCNGZVIo1qmfUbj5TvJkTm9fXUYct4g&sig2=ETJ4xYeZcrD_hh4O-CU7ww&bvm=bv.45175338,d.dmQ)
Certo, então o guerreiro é uma destas classes "fáceis". O próprio Mearls comenta no artigo como ter muitos feats dificulta o processo para gente aprendendo a jogar. E então:
c) Personagens não ganham mais feats a cada X níveis, em vez disso a progressão é determinada pela classe;
d) Guerreiros vão voltar a ganhar mais feats que outras classes!
Na cabeça do Mearls, isto tem lógica:
Muitos feats ruim -> guerreiro é classe "fácil" -> MAIS FEATS PRA GUERREIROS!
E nem vou nem entrar na questão de como mais feats pra guerreiro foi uma péssima idéia na 3e.
-
Não comentei nada, até agora nesses belos tópicos do L&L de vcs, mas esse mereceu meu humilde "Puta que ô pariô".
Os feats aumentando com o nível eu gostei! Aliás sempre achei que ficava estagnado depois. Mas daí a encher o guerreiro de opções (que no final se reduzem a uns 15 obrigatórios no máximo) fazendo, mas uma vez, o guerreiro ficar obsoleto/repetitivo/chato-de-jogar rapidamente... Sei lá. Não gostei.
Resumo: Não gostei, pouca evolução pra muito bafá-fá.
-
Do Twitter do Mearls:
@redcometcasval There's basically a feat that says +1 to a stat. If using the optional feats system, you can instead take a new feature
Keep in mind that none of the feats we've shown match where they need to be if they equal +1 to an ability.
In addition, the assumption in the core game is that you can only take +1 to an ability. That levels the field in terms of power.
Feats will look more like class features, powers, and special abilities - big, active, things.
@EricMPaq Yes. If you're not using feats, you get +1 to an ability score instead of picking a feat. Classes are built on that assumption.
@jffdougan You can take +1 to the same ability more than once.
-
"De grão em grão, a galinha enche o bico."
Só não falou o que rola com Feats que não dão um bônus determinado.
-
Se houver um feat que dê +1 de dano, ele já é superior a +1 stat.
-
Mais retrocesso...
-
Se houver um feat que dê +1 de dano, ele já é superior a +1 stat.
Acho que é exatamente essa a intenção. Quem não usar feats é porque quer um jogo mais estilo oldscu, com heróis de papelão.
-
Se preocupa não se a ideia for ruim eles vão continuar trabalhando nela até ficar boa :haha:
-
Acho que inventaram essa para justificar as horas extras para corrigir as besteiras que andam fazendo...
-
Mas tá uma enxurrada de insanidades e loucura, não tem mais como justificar isso tudo!