Spell

RPG => Sistemas & Cenários => Tópico iniciado por: Mark Logan em Julho 16, 2012, 07:42:14 am

Título: Legends & Lore: The Five-Minute Workday
Enviado por: Mark Logan em Julho 16, 2012, 07:42:14 am
Segue o link:

http://www.wizards.com/dnd/Article.aspx?x=dnd/4ll/20120716 (http://www.wizards.com/dnd/Article.aspx?x=dnd/4ll/20120716)

O que dizer?

Se eu já estava muito desanimado com o D&D Next nos últimos tempos, esse texto acabou de me desanimar de vez.

O Mike Mearls começa o texto dizendo:

"Nós sabemos que a causa principal do dia de 5 minutos é o sistema de magia vanciano, e que ele é uma droga. Mas como nós usaremos ele de qualquer jeito, como resolveremos o problema?

Não resolveremos, nós apenas daremos algumas dicas para o mestre forçar a história e as aventuras de certa maneira de forma a impedir ou pelo menos desestimular os personagens a descansar."

Geralmente leio os comentários que o pessoal faz no post do texto, e sempre tem alguns que defendem o que foi escrito, mas nesse foi unânime que foi ridícula a proposta.
Título: Re:Legends & Lore: The Five-Minute Workday
Enviado por: kinn em Julho 16, 2012, 08:10:26 am
Se sabe que é uma droga, porque insistir em colocar?  :putz:
Realmente ele foi a pior escolha pra se colocar a frente do D&D.
A 4e morreu por causa dele e dos essentials e agora ele está garantindo que a 5e será a menos popular edição já feita de todos os tempos.

E Kimble vai ficar triste por não ter tido a chance de criar o tópico com títulos engraçados dessa vez XD
Título: Re:Legends & Lore: The Five-Minute Workday
Enviado por: kimble em Julho 16, 2012, 08:19:02 am
Pior que eu já tinha pensado até no subtítulo  :P

Eu achei engraçado o quanto isso parece conversa de político populista.

"Nós sabemos que o problema existe. Mas isso vai deixar de ser um problema quanto VOCÊ tiver em mãos um sistema que VOCÊ vai poder usar para corrigir isso, já que VOCÊ vai ter controle sobre a situação e VOCÊ vai conseguir resolver o problema e VOCÊ vai conseguir criar grandes aventuras!"

Ou seja, repita várias vezes uma afirmação que tente criar conexão e demonstrar admiração pelo espectador, desviando a atenção que nada está realmente sendo feito para corrigir o problema real.
Título: Re:Legends & Lore: The Five-Minute Workday
Enviado por: Mark Logan em Julho 16, 2012, 08:28:36 am
O que me deixou realmente desanimado com esse texto é que até agora eles estavam sempre falando que as mecânicas escolhidas por eles eram as melhores e que todos iam gostar.

Dessa vez não, eles próprios admitem que a mecânica é péssima, mas que vão utiliza-la assim mesmo. É simplesmente ridículo.

"Anúncio do novo carro da Fiat

Esse é o novo carro da Fiat, o Capenga.

Ele usa carburador, como os carros de antigamente que vocês tanto gostavam, inclusivem fazendo aquele barulhão e dando muitos defeitos.

A gente sabe que é ruim, mas vocês pediram e estão sendo atendidos.

Mas aqueles que gostam de carros mais modernos não se preocupem. Como item de série o Capenga virá com um incrível jogo de ferramentas, para que VOCÊ mesmo possa concertar os defeitos do carro, como era antigamente."
Título: Re:Legends & Lore: The Five-Minute Workday
Enviado por: kinn em Julho 16, 2012, 08:33:38 am
Qual era o subtítulo, Kimble?  :bwaha:
Título: Re:Legends & Lore: The Five-Minute Workday
Enviado por: kimble em Julho 16, 2012, 08:47:51 am
Qual era o subtítulo, Kimble?  :bwaha:

Ia brincar com o discurso parecer com de um político. Tava entre

"Resolver o problema dos dias de 5 minutos? YES WE CAN(NOT)"

e:

"WPP: WotC Political Party".
Título: Re:Legends & Lore: The Five-Minute Workday
Enviado por: Sirus em Julho 16, 2012, 11:44:16 am
Começo a achar que a hasbro quer parar com D&D e pretende usar o fracasso que vai ser a 5e como desculpa
Título: Re:Legends & Lore: The Five-Minute Workday
Enviado por: Macnol em Julho 16, 2012, 01:05:20 pm
O Mark falou muito do que eu teria dito.

Coisas diárias são uma das coisas que mais me incomodam no D&D, e ao invés de melhorar isso o "Next" está prometendo apenas piorar - com as desculpas mais esfarrapadas possíveis, como "precisamos respeitar o direito dos mestres que gostam do dia de 5 minutos e precisam ter ferramentas pra isso! Quem somos nós pra julgar o jeito que eles jogam???"

Então, claro, vamos tornar isso o padrão, incentivando ao máximo que os personagens montem uma barraquinha depois de cada luta - recuperando 100% dos PVs e os poderes de uso diário que todas as classes têm.

Isso não é "respeitar a liberdade" dos mestres, é forçar todos eles a terem trabalho extra pra inventar desculpas e impedir os personagens de descansarem o tempo inteiro.

EDIT: Recomendo pesadamente ler os comentários desse artigo. A única consolação é ver que esse monte de bobagem não tá descendo redondo pela garganta de ninguém, e recebeu as críticas (bem embasadas e argumentadas) que merece.
Título: Re:Legends & Lore: The Five-Minute Workday
Enviado por: kimble em Julho 16, 2012, 02:27:55 pm
Tem gente argumentando que dá pra evitar isso gerando situações onde o tempo seja sempre uma preocupação.

O problema (e várias pessoas já apontaram isso) é que não funciona em todo tipo de situação ou campanha.

Campanhas sandbox, por exemplo, funcionam com os jogadores direcionando e escolhendo o que querem experimentar em seguida. Mas se o Mestre está continuamente impondo limites de tempo, a capacidade de escolha some e os jogadores são obrigados a seguir a trilha definida pelo mestre.

Campanhas de intriga sofrem de problemas similares. Colocar limites de tempo empurram os jogadores em direção a lidar com as situações de forma mais direta ou realizarem certas escolhas, em vez de deixarem as opções abertas para os jogadores decidirem como resolver as situações.

São os dois problemas que primeiro me vem a mente, mas são só alguns dos tipos de campanha que não funcionam no modelo 'E você tem que resolver isso agora!'.
Título: Re:Legends & Lore: The Five-Minute Workday
Enviado por: Macnol em Julho 16, 2012, 02:43:20 pm
Independente de haver formas de aliviar o problema: deixar a solução dependente de trabalho extra do mestre não é uma solução. É só... trabalho extra pro mestre.

A velha filosofia do "Não está quebrado se o mestre pode consertar!".

Eles estão pensando em moldar o jogo pra um padrãozinho de dungeon crawl com X lutas por dia, e dane-se quem não gosta de dungeon crawl e quer um sistema que funcione direito mesmo sem limitações artificais na quantia de combates da história.
Título: Re:Legends & Lore: The Five-Minute Workday
Enviado por: kimble em Julho 16, 2012, 04:23:14 pm
Notaram que o blog do D&D Next já está morto faz umas duas semanas?
Título: Re:Legends & Lore: The Five-Minute Workday
Enviado por: Mark Logan em Julho 16, 2012, 07:00:10 pm
Notaram que o blog do D&D Next já está morto faz umas duas semanas?

Eles não tem mais o que falar!

Eles tem de lançar logo a segunda rodada do playtest ou o pessoal vai começar a esfriar. O hype já foi embora.
Título: Re:Legends & Lore: The Five-Minute Workday
Enviado por: Bispo em Julho 16, 2012, 10:21:59 pm
Eu nem tenho vontade mais de comentar as notícias relacionadas ao DnD Next tamanho o desapontamento com o que vem sendo divulgado.

Mas especialmente hoje, eu li algo em relação ao 5-minute workday que me disse muito daquilo que perguntei há um tempo atrás quando as notícias sobre o design e o playtest do Next começaram a sair: que público é esse que eles tanto falam. Dado a grande animosidade que vejo contra as decisões de M.Mearls e cia - talvez mais pelos locais que frequento do que pela procura sistemática, obviamente - esse "público" sempre foi meio vago pra mim, folclórico até.

Mas aí, esse post: o dia de cinco minutos é uma falácia (http://greywulf.net/2012/07/the-5-minute-workday-myth/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=the-5-minute-workday-myth). Não é algo espetacular, estrondoso. Mas é sintomático de uma maneira de se pensar RPG que não é semelhante à minha. E o pior, ele é coerente dentro de sua lógica - por mais torta que ela seja. E, infelizmente, é a lógica que o time de designers da WotC seguem na composição do novo DnD.
Título: Re:Legends & Lore: The Five-Minute Workday
Enviado por: Macnol em Julho 16, 2012, 11:12:37 pm
Ótimo exemplo.

Infelizmente, isso aí é um espécime típico de Homo Oldsculius: incapaz de admitir a existência de grupos com estilos diferentes do modo de vida Dungeoncêntrico que leva.
Título: Re:Legends & Lore: The Five-Minute Workday
Enviado por: Nibelung em Julho 17, 2012, 04:00:52 am
E só pra avisar, o Rule of Three de hoje não chega nem perto de fazer menção a D&D.
Título: Re:Legends & Lore: The Five-Minute Workday
Enviado por: Macnol em Julho 17, 2012, 09:12:29 am
Eu acho que eles tão se batendo porque já passou da hora de largar um novo playtest e, quanto mais falam sem mostrar as regras, mais se afundam.

O problema é que eu não tenho muita esperança que quando eles LANÇAREM o novo playtest a coisa vá melhorar... :P
Título: Re:Legends & Lore: The Five-Minute Workday
Enviado por: kimble em Julho 17, 2012, 10:00:11 am
E só pra avisar, o Rule of Three de hoje não chega nem perto de fazer menção a D&D.

Eles até fazem, mas é uma resposta dizendo que o da semana passada (onde deixavam claro que personagens que pareçam de outras edições foi uma promessa que eles não vão cumprir), na verdade não é bem assim. Talvez eles até coloquem algum elemento importante, se acharem necessário, como Core. Talvez.

Em outras notícias, eu estou vendendo terrenos no Céu. Compras em família tem desconto de 30%!
Título: Re:Legends & Lore: The Five-Minute Workday
Enviado por: Sirus em Julho 17, 2012, 10:39:21 am
Citar
onde deixavam claro que personagens que pareçam de outras edições foi uma promessa que eles não vão cumprir

Isso não me surpreende nem um pouco :p
Título: Re:Legends & Lore: The Five-Minute Workday
Enviado por: Bispo em Julho 17, 2012, 12:19:10 pm
Só acho uma estupidez falar que "Dia de 5 minutos" é culpa do jogador powergamer quando se ignora que o único meio de recuperação de um personagem no 1º nível é rolar um Hit Die. POR DIA. E isso se vc tiver um Healer's Kit.

Ou isso, ou é a festa da uva das poções e itens mágicos.
Título: Re:Legends & Lore: The Five-Minute Workday
Enviado por: Macnol em Julho 17, 2012, 03:51:12 pm
É que geralmente quem diz que não sente esse problema é porque os jogadores "se comportam" e ficam guardando as magias mais fortes pra emergências ao invés de usar no primeiro combate. Ou porque o mestre sempre coloca alguma razão dentro do jogo pra não poderem parar o que estão fazendo (o que se torna meio cansativo e forçado, dependendo da campanha).

O problema é que o sistema não dá incentivos mecânicos pra "se comportar", e dá todo o incentivo mecânico a usar os melhores recursos e sempre tentar descansar antes de lutar novamente.

Já o segundo ponto funciona, mas aí o mestre é forçado a sempre usar esse tipo de artimanha, e fica limitado caso queira fazer uma campanha em estilo que não encaixe bem com o mantra de "X combates por dia" que os designers definirem.
Título: Re:Legends & Lore: The Five-Minute Workday
Enviado por: Bispo em Julho 17, 2012, 06:00:57 pm
O problema é que o sistema não dá incentivos mecânicos pra "se comportar", e dá todo o incentivo mecânico a usar os melhores recursos e sempre tentar descansar antes de lutar novamente.

É o problema "vampiro-é-jogo-de-interpretação-mas-no-final-todo-mundo-brinca-de-Blade".
Título: Re:Legends & Lore: The Five-Minute Workday
Enviado por: DaviSalles em Julho 18, 2012, 10:38:55 am
Nossa, cada vez pior, acho que os caras pediram para uma consultoria bem ruim fazer uma análise dos jogadores de D&D que descobriu que 95% dos jogadores são grognargs.

Os argumentos mais idiotas que eu vejo no site deles é a questão de realismo, REALISMO?!?! D&D nunca foi realista, e dizer que classe a não pode fazer X por que não é realista é simplesmente tosco, o sistema de classe em si já não é realista.

Esse D&D é o primeiro, imho, que aparentemente os designers não possuem ideia do que é o universo do D&D next. Por mais que a 4e possa ter se distanciado dos outros universos, com algo muito mais action e high power, ele era todo fazia sentido com essa nova visão. D&D next parece não ter uma visão muito clara do que as pessoas estão jogando, concordam?

Título: Re:Legends & Lore: The Five-Minute Workday
Enviado por: Agnelo em Julho 18, 2012, 10:45:09 am
A lógica deles é que a 4e "fracassou" fazendo o que as pessoas pediam na 3.x.

Então, para essa edição, eles não vão atender nenhum pedido dos jogadores atuais, logo farão enorme "sucesso".

Faz sentido pra mim.
Título: Re:Legends & Lore: The Five-Minute Workday
Enviado por: Macnol em Julho 18, 2012, 04:19:58 pm
Vi algo genial escondido nos comentários do artigo, e preciso compartilhar:

"I'd like to see more done along these lines--giving the PCs a mechanical incentive to press on in the face of dwindling resources (although perhaps tied more to core character abilities rather than being dependent on a favorable suite of magic items). I think abilities in 4E that key off the PC being bloodied provide a good example of how this could work--a fighter build whose damage potential increases as his healing reserves dwindle provides a delicious tension to a party considering whether or not to rest before tackling the dungeon's ogre overlord. A wizard whose at-will spells gain new potency (whether more damage or additional effects) as he casts his dailies has incentive to spend his resources rather than horde them, and may find new capability in continuing to adventure after his daily spells have been exhausted."
Título: Re:Legends & Lore: The Five-Minute Workday
Enviado por: Iuri em Julho 18, 2012, 05:46:05 pm
Curti.
Título: Re:Legends & Lore: The Five-Minute Workday
Enviado por: kinn em Julho 18, 2012, 10:14:10 pm
Pena que deve ter se perdido no mar de comentários...
Título: Re:Legends & Lore: The Five-Minute Workday
Enviado por: Heitor em Julho 19, 2012, 01:03:38 pm
Basicamente, é transformar Daily Powers em Stances.