Autor Tópico: Legend  (Lida 1639 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline AKImeru

  • Coordenação
  • "Ranmaru! O Meu Rapidash!"
    • Ver perfil
    • Playing Hero
Legend
« Online: Fevereiro 10, 2012, 04:22:59 pm »
Onde?

http://www.ruleofcool.com/get-the-game/

Como?

É gratuito.

Por que?

A ideia por trás do jogo era fazer uma variante de D&D 3e onde o balanceamento entre as classes funcionasse da seguinte maneira: Jogadores tem controle de quais funções seus personagens cumprem em uma mesa. Quer um Bárbaro que cura? Ou um monge especializado em armas a distancia? Não só são possíveis são facilmente feitos por causa do sistema de "tracks".

Basicamente, pense em um track como uma progressão de classe do 3e. Cada classe tem 3. Você pode na criação do personagem, substituir diferentes tracks, incluindo tracks "soltas", que não pertencem a classes.

Esse mesmo conceito de tracks são aplicados a construção de oponentes, ou seja o equilíbrio e o balanceamento no jogo se dá pelas tracks.  Como cada track tem uma função em mente, o balanceamento é adquirido ao dar aos jogadores opções diferentes de cumprir funções em uma cena de ação.

É completamente plausível e fácil você criar um personagem que use magia (Que apesar de ser vanciana e lembrar a de 3e, não causa dano nenhum, retendo basicamente sua utilidade e mesmo esta é moderada, nunca chegando acima de magias de nível 6) tenha bastante vida, consiga causar bastante dano e ainda funcione como um "Defender" do 4e - Em troca especialistas em cada área fazem seu trabalho melhor e provavelmente com mais utilidade.

Com isso fora do caminho, o forte do jogo não é seu equilibrio. Isso é o essencial. O forte se encontra na possibilidade de se criar personagens bem únicos, diferentes e da facilidade disso. Você basicamente seleciona atributos, seleciona uma classe, seleciona tracks, pega um talento, pega um fator legendário (mais a frente) e personagem pronto. O jogo inclusive vem com regras opcionais que removem completamente os itens mágicos da jogada - E as regras de itens mágicos são bem afiadas e precisas, de novo, tendo em vista o equilíbrio.

As regras são tão bem pensadas que é possível mestrar em uma mesa com um jogador sem itens mágicos e outro com itens mágicos e estes serem equiparados - É claro, se você seguir as regras a risca.

Então o que temos no final? Uma variante de D&D 3.X sólida em suas bases, equilibrado, divertido, com um sistema de combate onde o mestre tem total controle de previr as dificuldades ao mesmo tempo que os jogadores podem criar personagens coloridos e bem únicos.

E para fechar: Eles tem um sistema de interação muito mais interessante do que o do 3.X. Enquanto no 3.X você rola um dado e é isso ai, em Legend você vencer em um teste te dá um "ponto" com aquele NPC. Você então troca pontos por favores. Porém um NPC pode adquirir pontos contrários contra seu personagem, que se não forem honrados provavelmente não fará tal NPC cair de amor por seu personagem. Não é nenhum Legend of the Five Rings, mas ao menos é alguma coisa.

Finalmente, tem o sistema Lendário. É bem simples: Na criação do personagem você escolhe um "talento" lendário. E a cada 5 níveis adiciona um desses talentos lendários extra.

Tais talentos são absurdos. Do tipo "Ignore metade de todo dano não mágico que seu personagem recebe" ou até mesmo "Seu personagem ocupa 15 quadrados e é considerado do tamanho colossal".

O mantra do jogo não é ser um dungeon crawl "interpretativo" ou um retro clone, mas uma revisita ao combate cinematográfico do 3.X e que francamente, dá de dez a zero. Experimente com amigos! É de graça.

Suplementos

http://www.ruleofcool.com/donation-thresholds/ aqui tem vários, mas se você quer mestrar eu recomendo muito esses daqui:

http://www.ruleofcool.com/wp-content/uploads/2011/12/Mooks.pdf
http://www.ruleofcool.com/wp-content/uploads/2011/12/New-Feats-1.pdf
http://www.ruleofcool.com/wp-content/uploads/2011/12/New-Feats-2.pdf
http://www.ruleofcool.com/wp-content/uploads/2011/12/New-Legendary-Abilities-1.pdf
http://www.ruleofcool.com/wp-content/uploads/2011/12/Mounts.pdf

O resto é resto.

Re:Legend
« Resposta #1 Online: Fevereiro 10, 2012, 04:29:28 pm »
Em casa dou uma olhada com calma. Quem sabe não sai uma campanha disso aí?

Offline MaNdRaK

  • Num sabia que dava pra trocar o nome!
    • Ver perfil
Re:Legend
« Resposta #2 Online: Fevereiro 16, 2012, 11:04:31 am »
Gostei. Vou dar uma olhada também.
Mas não parece meio apelão não? É óbvio que parece que o sistema mudou um bocado, mas fast healing, ignorar ataques, etc, parece ser meio overpowered pra mim.

Offline AKImeru

  • Coordenação
  • "Ranmaru! O Meu Rapidash!"
    • Ver perfil
    • Playing Hero
Re:Legend
« Resposta #3 Online: Fevereiro 17, 2012, 12:18:56 am »
Gostei. Vou dar uma olhada também.
Mas não parece meio apelão não? É óbvio que parece que o sistema mudou um bocado, mas fast healing, ignorar ataques, etc, parece ser meio overpowered pra mim.

E aqui esta a beleza do sistema.

Oponentes usam regras idênticas aos personagens jogadores.

Existe até mesmo uma tabela de criação rápida de inimigos muito eficaz, que faz eles serem desafiadores. Tem várias regras na parte de Game Mastering sobre como equilibrar as lutas.