Bem, percebi que ironicamente não temos um tópico para falar de um dos poucos cenários que tenta abordar um tema mais oriental nas mesas desse lindo Ocidente. Vou escrever minha humilde opinião e depois se tiver saco irei escrever mais sobre o cenário como um todo.
Antes do Império ser formado os humanos viviam na barbárie até o momento que os Kamis vieram para ensinar sobre a ordem celestial. A partir desse momento o Império começaria a se formar sobre o mandato celestial que os Kamis trouxeram e seria o dever de seus descendentes manter o império.
Infelizmente nem todos os Kamis estavam completamente unificados um deles preferiu se aliar ao Jigoku e trazer a corrupção. O poder da mácula pe nefasto e sedutor e só tem um pensamento se apoderar de tudo que existe no mundo. A partir desse momento o Império se veria sobre a ameaça da mácula, o poder dos descendentes dos kamis teria que ser o suficiente para proteger o império.
RokuganVocê é um nobre samurai que deve lutar pela honrar do seu senhor, do seu clã e do Império. Morrer em serviço de seus deveres é uma honra que muitos desejam, suas atitudes importam por que dizem quem é você. Sua honra é sua vida e mutas vezes morrerá para mante-la. Pelo menos essa é uma das idéias centrais do cenário.

O mundo é muito mais envolvido em politicas que outros cenários, principalmente por que os jogadores tem muito mais formas de se envolverem na politica do império. No momento de criação do seu personagem você escolherá um clã ao qual é filiado e uma família que você nasce e provavelmente estuda no dojo da mesma.
Só que o quer dizer clãs e famílias? O cenário de Rokugan foi desenvolvido de uma forma que ele parecida com a organização dos Impérios que antecederam o Estado. O Império não é algo coeso e completamente unificado, a verdade está bem longe disso. De forma parecida com a popular série "Game of Thrones" certas famílias são tão fortes que influenciam toda uma região e possuem vastos exércitos a seu dispor.
O cenário possui 7 famílias tradicionais e tem duas extras que vieram a conseguir proeminência no Império de tal forma que se tornaram grandes clãs. s primeiras tem em sua origem um dos Kamis que caíram na terra e fundaram o Imério. Esses clãs tem um objetivo de existir que é guiado pelo mandato do primeiro Imperador Hantei, eles prosseguem seguindo seus devidos deveres até os dias atuais.
Clã do Leão: Tem como responsabilidade serem o exército do império. Nele são encontrados os mais nobre seguidores do Bushido e os grandes generais do Império. As suas principais famílias são os Akodos, lideres naturais do clã, as Matsu, conhecidas por sua fúria, e os Ikoma que são a memória e tomam a parte politica do clã.
Clã da Garça: São os artistas e os duelistas do Império. A Lady Doji tem como obrigação manter viva a arte em rokugan e boa etiqueta. Tendo sobre sua influência as normas como os samurais devem se portar o clã da garça acabou galgando a posição de um dos clãs mais forte na área da politica imperial. Suas principais famílias são os Dojis, Kakitas que são os melhores duelistas do Império, e os Daidoji a família que tem a ingrata responsabilidade de fazer tudo que os outros não querem.

Clã do Dragão: é não me recordo o que Hantei falou para eles, talvez que eles não tivessem coerência. São um dos clãs que abraça as práticas da meditação e das tradições monásticas. Além disso são um dos poucos clãs a praticar um estilo de luta que utiliza duas armas ao mesmo tempo. Suas principais famílias são os Mirumoto, os espadachins do clã, Togashi, os monges do clã, e os Kitsukis os sherlock holmes do clã.

Clã do Carangueijo: Tem como obrigação impedir que a mácula invada rokugan. Uma coisa bem simples. Eles comandam facilmente o maior exército de todo o império, entretanto a maior parte dele está voltada para ter certeza que os monstro máculados não venham a invadir o Império. As Famílias importantes são os Hidas, Hiruma e os Kunis.

Clã do Escorpião: São o clã que deve ser o vilão, aquele que cometerá os atos mais desonrosos em nome da manutenção do Império. As principais famílias são os Bayushi, Yogo e Shosuro
Clã da Fenix: são os clã mais ligado a magia do cenário, nele advém os maiores misticos. As principais famílias são os Isawa, Shiba e Asako.
Clã do Unicórnio : Esse clã recebeu a ordem de ir explorar o resto do mundo ficando nas terras dos Gaijins por um longo período de tempo. Em razão da sua vida nômade e de suas explorações ele acabaram conseguindo cavalos realmente bons e que são efetivos no campo de batalha. As Utaku battle maidens são a ordem de cavaleria mais forte do Império

Clã do louva-deus: Foi o clã que ascendeu é reativamente novo entre os grandes clãs e não tem nenhuma tradição tão forte assim. Na verdade ele está ainda se acostumando ao seu novo cargo.
Depois venho e escrevo um pouco mais sobre o cenário, duvidas sugestões são bem vindas
