Autor Tópico: Legend of Five Rings- Rokugan  (Lida 18703 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Legend of Five Rings- Rokugan
« Online: Fevereiro 06, 2013, 11:18:16 pm »
Bem, percebi que ironicamente não temos um tópico para falar de um dos poucos cenários que tenta abordar um tema mais oriental nas mesas desse lindo Ocidente.  Vou escrever minha humilde opinião e depois se tiver saco irei escrever mais sobre o cenário como um todo.

Antes do Império ser formado os humanos viviam na barbárie até o momento que os Kamis vieram para ensinar sobre a ordem celestial. A partir desse momento o Império começaria a se formar sobre o mandato celestial que os Kamis trouxeram e seria o dever de seus descendentes  manter o império.

Infelizmente nem todos os Kamis estavam completamente unificados um deles preferiu se aliar ao Jigoku e trazer a corrupção. O poder da mácula pe nefasto e sedutor e só tem um pensamento se apoderar de tudo que existe no mundo. A partir desse momento o Império se veria sobre a ameaça da mácula, o poder dos descendentes dos kamis teria que ser o suficiente para proteger o império.

Rokugan

Você é um nobre samurai que deve lutar pela honrar do seu senhor, do seu clã e do Império. Morrer em serviço de seus deveres é uma honra que muitos desejam, suas atitudes importam por que dizem quem é você. Sua honra é sua vida e mutas vezes morrerá para mante-la. Pelo menos essa é uma das idéias centrais do cenário.



O mundo é muito mais envolvido em politicas que outros cenários, principalmente por que os jogadores tem muito mais formas de se envolverem na politica do império. No momento de criação do seu personagem você escolherá um clã ao qual é filiado e uma família que você nasce e provavelmente estuda no dojo da mesma.

Só que o quer dizer clãs e famílias? O cenário de Rokugan foi desenvolvido de uma forma que ele parecida com a organização dos Impérios que antecederam o Estado. O Império não é algo coeso e completamente unificado, a verdade está bem longe disso. De forma parecida com a popular série "Game of Thrones" certas famílias são tão fortes que influenciam toda uma região e possuem vastos exércitos a seu dispor.

O cenário possui 7 famílias tradicionais e tem duas extras que vieram a conseguir proeminência no Império de tal forma que se tornaram grandes clãs. s primeiras tem em sua origem um dos Kamis que caíram na terra e fundaram o Imério. Esses clãs tem um objetivo de existir que é guiado pelo mandato do primeiro Imperador Hantei, eles prosseguem seguindo seus devidos deveres até os dias atuais.

 :seta: Clã do Leão: Tem como responsabilidade serem o exército do império. Nele são encontrados os mais nobre seguidores do Bushido e os grandes generais do Império. As suas principais famílias são os Akodos, lideres naturais do clã, as Matsu, conhecidas por sua fúria, e os Ikoma que são a memória e tomam a parte politica do clã.

 :seta: Clã da Garça: São os artistas e os duelistas do Império. A Lady Doji tem como obrigação manter viva a arte em rokugan e boa etiqueta. Tendo sobre sua influência as normas como os samurais devem se portar o clã da garça acabou galgando a posição de um dos clãs mais forte na área da politica imperial.  Suas principais famílias são os Dojis, Kakitas que são os melhores duelistas do Império, e os Daidoji a família que tem a ingrata responsabilidade de fazer tudo que os outros não querem.

 :seta: Clã do Dragão: é não me recordo o que Hantei falou para eles, talvez que eles não tivessem coerência. São um dos clãs que abraça as práticas da meditação e das tradições monásticas. Além disso são um dos poucos clãs a praticar um estilo de luta que utiliza duas armas ao mesmo tempo. Suas principais famílias são os Mirumoto, os espadachins do clã, Togashi, os monges do clã, e os Kitsukis os sherlock holmes do clã.

 :seta: Clã do Carangueijo: Tem como obrigação impedir que a mácula invada rokugan. Uma coisa bem simples. Eles comandam facilmente o maior exército de todo o império, entretanto a maior parte dele está voltada para ter certeza que os monstro máculados não venham a invadir o Império. As Famílias importantes são os Hidas, Hiruma e os Kunis.

 :seta: Clã do Escorpião: São o clã que deve ser o vilão, aquele que cometerá os atos mais desonrosos em nome da manutenção do Império. As principais famílias são os Bayushi, Yogo e Shosuro

 :seta:Clã da Fenix: são os clã mais ligado a magia do cenário, nele advém os maiores misticos. As principais famílias são os Isawa, Shiba e Asako.

 :seta: Clã do Unicórnio : Esse clã recebeu a ordem de ir explorar o resto do mundo ficando nas terras dos Gaijins por um longo período de tempo. Em razão da sua vida nômade e de suas explorações ele acabaram conseguindo cavalos realmente bons e que são efetivos no campo de batalha. As Utaku battle maidens são a ordem de cavaleria mais forte do Império

 :seta: Clã do louva-deus: Foi o clã que ascendeu é reativamente novo entre os grandes clãs e não tem nenhuma tradição tão forte assim. Na verdade ele está ainda se acostumando ao seu novo cargo.

Depois venho e escrevo um pouco mais sobre o cenário, duvidas sugestões são bem vindas

« Última modificação: Janeiro 11, 2015, 03:17:59 pm por Skar »
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #1 Online: Fevereiro 06, 2013, 11:42:55 pm »
Eu gosto muito de L5R, mas a direção que o cenário foi levado e a simplificação que ele foi sofrendo na mão de um time de escritores responsáveis pela história me decepcionou. Explicando melhor:

Meu clã favorito são os Escorpiões. Isso porque a idéia do clã é que eles seriam sempre vistos como os vilões e traidores do cenário, só que ao mesmo tempo são os mais leais ao Império. Isso porque originalmente a existência do clã estava relacionada a serem sempre uma ameaça e estarem sempre procurando fraquezas nos outros clãs, para garantir que nunca um deles se transformasse numa ameaça ao Imperador.

Infelizmente, pelo menos até onde acompanhei as histórias do cenário eles foram sendo simplificados até se transformarem em vilões estereotipados que fazem Muahaha enquanto jogam a cabeça pra trás gargalhando.

Dando um exemplo mais claro. Originalmente os ninjas eram característicos dos Escorpiões. Eles possuíam uma escola dedicada a isso. Uma operação ninja de assassinato envolveria uma cena similar a abaixo:

Um nobre importante está andando nas ruas da cidade à noite, protegido pelos seus guardas e sendo acompanhado por um de seus servos. Um bando de homens vestindo pijamas pretos arremessam estrelas de metal contra o grupo. Como essas estrelas são péssimas armas de arremesso, o máximo que eles conseguem é chamar a atenção dos guardas, que saem correndo atrás dos homens de pijama.

Quando os guardas retornam encontram o nobre morto e o servo desaparecido. O SERVO era o ninja, não os homens em pijama. Vestir um pijama preto e usar armas ninjas era algo deixando para os aprendizes. Se eles conseguissem sobreviver a alguns anos disso, então eles começavam a aprender o que realmente era um ninja: se infiltrar sem ser visto e desaparecer antes que alguém note que há algo errado. Assim era a escola dos ninjas escorpiões nas primeiras edições jogo.

Hoje em dia, os ninjas escorpiões são os homens de pijama. E todo mundo sabe que os escorpiões usam ninjas.  :nao:

Essas e outras coisas foram me irritando, como uma escritora fangirl elevada ao staff dos desenvolvedores da história por puxar o saco de outros profissionais, decidir eliminar uma das mais importantes escolas do clã da Garça (os Harrier, os guerrilheiros do clã) porque ela achava que "não combinava". E dane-se se era uma escola preferida de muitos fãs do clã.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #2 Online: Fevereiro 07, 2013, 12:03:37 am »
@Kimble

Interessante não vi muito essa mudanças do aspecto dos Escorpiões, ao meu ver eles continuam sendo os vilões do seu exemplo. Acho que em alguns casos eles até mesmo fizeram melhores explicações para o uso dos ninjas, onde toda a mitologia que foi criada ao redor deles foi uma trama dos Escorpiões para permitir que suas operações passassem despercebidas.

Quanto ao fato dos outros clãs saberem que ele usam ninjas, seria realmente complexo depois da batalha contra o Nothing que usou em seu exército muitos ninjas convertidos do Escorpião ser negado. entretanto eles juraram que nunca mais iriam usar os ninjas.  :haha:

Citar
Essas e outras coisas foram me irritando, como uma escritora fangirl elevada ao staff dos desenvolvedores da história por puxar o saco de outros profissionais, decidir eliminar uma das mais importantes escolas do clã da Garça (os Harrier, os guerrilheiros do clã) porque ela achava que "não combinava". E dane-se se era uma escola preferida de muitos fãs do clã.

O pior é que só conheci sobre os Harriers ontem, ao ler o livro The way of the ninja. Achei eles muito legais. Uma pena eles em tese terem sido desbandados.
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #3 Online: Fevereiro 07, 2013, 03:54:17 am »
Citar
Infelizmente, pelo menos até onde acompanhei as histórias do cenário eles foram sendo simplificados até se transformarem em vilões estereotipados que fazem Muahaha enquanto jogam a cabeça pra trás gargalhando.

Dando um exemplo mais claro. Originalmente os ninjas eram característicos dos Escorpiões. Eles possuíam uma escola dedicada a isso. Uma operação ninja de assassinato envolveria uma cena similar a abaixo:

Um nobre importante está andando nas ruas da cidade à noite, protegido pelos seus guardas e sendo acompanhado por um de seus servos. Um bando de homens vestindo pijamas pretos arremessam estrelas de metal contra o grupo. Como essas estrelas são péssimas armas de arremesso, o máximo que eles conseguem é chamar a atenção dos guardas, que saem correndo atrás dos homens de pijama.

Quando os guardas retornam encontram o nobre morto e o servo desaparecido. O SERVO era o ninja, não os homens em pijama. Vestir um pijama preto e usar armas ninjas era algo deixando para os aprendizes. Se eles conseguissem sobreviver a alguns anos disso, então eles começavam a aprender o que realmente era um ninja: se infiltrar sem ser visto e desaparecer antes que alguém note que há algo errado. Assim era a escola dos ninjas escorpiões nas primeiras edições jogo.

Hoje em dia, os ninjas escorpiões são os homens de pijama. E todo mundo sabe que os escorpiões usam ninjas.

Well, eu não conheço praticamente nada dos livros de Rokugan pré-Quarta Edição, mas a imagem dos Ninjas e do Clã Escorpião é praticamente a mesma das antigas para mim - ao menos como aparece no The Great Clans. Um trecho que mostra isso, nas páginas 225 e 226:

(click to show/hide)


Acho isso particularmente engraçado. Os Ninjas não Existem - são uma invenção dos Escorpiões para esconder e criar distações para seus infiltradores. Exceto que eles existem exatamente como descrito pelos camponeses, e os Escorpiões tinham algo a ver com esse tipo de Ninjas - que na verdade eram "corrompidos pelo Nothing". Que Samba do Ninja-Doido.

Citar
Essas e outras coisas foram me irritando, como uma escritora fangirl elevada ao staff dos desenvolvedores da história por puxar o saco de outros profissionais, decidir eliminar uma das mais importantes escolas do clã da Garça (os Harrier, os guerrilheiros do clã) porque ela achava que "não combinava". E dane-se se era uma escola preferida de muitos fãs do clã.

Pergunta: Os Harriers já eram descritos como incrivelmente pragmáticos e inclinados a táticas "desonestas" em edições antigas, incluindo o uso de pólvora e armas de fogo? Porque se eram, não é algo muito surpreendente que tenham caído, já que usar esse tipo de material é algo tão "terrível" que nem mesmo os incrivelmente pragmáticos Crab chegam perto de usá-las (embora outros clãs tenham acesso a isso, por debaixo dos panos).

Citar
O pior é que só conheci sobre os Harriers ontem, ao ler o livro The way of the ninja.

Hey. Fui eu que indiretamente indiquei eles.  :b
« Última modificação: Fevereiro 10, 2013, 08:19:24 am por Stormbringer »

Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #4 Online: Fevereiro 07, 2013, 08:24:55 am »
Well, eu não conheço praticamente nada de Rokugan pré-Quarta Edição, mas a imagem dos Ninjas e do Clã Escorpião é praticamente a mesma das antigas para mim - ao menos como aparece no The Great Clans. Um trecho que mostra isso, nas páginas 225 e 226:

Não li o Great Clans ainda, então não sabia desse retcon pra tentar consertar a situação. Agora só falta alguém me apagar da mente aquelas imagens de ninjas do clã usando pijaminhas pretos e o mon dos Escorpiões na roupa.

Citar
Pergunta: Os Harriers já eram descritos como incrivelmente pragmáticos e inclinados a táticas "desonestas" em edições antigas, incluindo o uso de pólvora e armas de fogo? Porque se eram, não é algo muito surpreendente que tenham caído, já que usar esse tipo de material é algo tão "terrível" que nem mesmo os incrivelmente pragmáticos Crab chegam perto de usá-las (embora outros clãs tenham acesso a isso, por debaixo dos panos).

Eu sinceramente não lembro se eles usavam armas de fogo, mas as táticas que me lembro de usarem eram armadilhas, venenos e outras artimanhas que derrotam tropas sem chegar ao campo de batalha.

Esse era um dos grandes objetivos dos harrier: o clã da Garça tinha exércitos muito pequenos em comparação com outros clãs com quem eles viviam entrando em guerra (como os Leões). Então a única forma de vencer era não lutar num campo de batalha. Por isso eles usavam ataques de guerrilha (atacando e desaparecendo antes que pudessem ser vistos), envenenavam a comida e a água das tropas inimigas, montavam armadilhas no caminho, etc.

Isso vai contra a imagem que o clã tenta passar e por isso que os Harriers eram uma escola secreta, que poucas pessoas entre os Garças conheciam. Mas eles tinham uma importância grande para manter o clã vivo e ajudavam a dar complexidade a história, incluindo mais facetas aos Garça.

Mas aí a fangirl virou escritora, apontou pra eles e disse "Eeeeew".
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #5 Online: Fevereiro 07, 2013, 02:03:19 pm »
L5R é um dos meus cenários preferidos de RPG. Tanto que foi um dos primeiros livros físicos que comprei e o tenho até hoje.

Ou pelo menos era um dos meus preferidos. Acompanhei até a 3a. edição (parei com o Four Winds, se não me engano). Era interessante saber que boa parte da história do cenário vinha das disputas do card-game de mesmo nome e como os autores se desdobravam para acompanhar aquilo. "Tá, os Mantis ganharam o torneio. E agora?" Isso dava um sabor de imprevisto pro cenário, sem um fio condutor ou condição de desenvolvimento absoluto.

Não que isso não aconteça até hoje, mas parece que o negócio tomou um outro rumo e ficou meio 'meh' como o kimble mencionou.

O sistema não mudou muito, ainda é parada de dados, com raises, TN e escolas certo?

Uma coisa a se ressaltar, pelos menos da 2a. edição até a atual é que a qualidade gráfica de L5R é impressionante. São poucos os livros, de RPG ou não, que conseguem algo semelhante. Realmente é um livro bonito de se ver. Pena que, pra mim, a 4a edição só sirva pra isto até agora.

 

Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #6 Online: Fevereiro 07, 2013, 03:13:26 pm »
@Elfo

Verdade que foi você que meu falou sobre eles, tanto agradeço que os colocarei na minha campanha  :cool:

Citar
Pergunta: Os Harriers já eram descritos como incrivelmente pragmáticos e inclinados a táticas "desonestas" em edições antigas, incluindo o uso de pólvora e armas de fogo? Porque se eram, não é algo muito surpreendente que tenham caído, já que usar esse tipo de material é algo tão "terrível" que nem mesmo os incrivelmente pragmáticos Crab chegam perto de usá-las (embora outros clãs tenham acesso a isso, por debaixo dos panos).

No primeiro paragrafo tem uma frase linda: "The only consitent characteristic of the Mountain´s Shadow Dojo is that the practices there are virtually the opposite of thoses taught in other Crane dojo.

Para mim o real problema que causou eles serem extintos é parte do treinamento de sabotagem que usava pólvora, sendo uma violação direta da lei do Império. 




Perceba como era retratado o último sensei do dojo

Retirado do The way of the ninja a partir da página 69.

@Bispo
Citar
O sistema não mudou muito, ainda é parada de dados, com raises, TN e escolas certo?

Vou ver se faço um post explicando mais ou menos o sistema. Ele não teve muitas alterações na passagem da 3 edição para a quarta. E a arte dele é simplesmente maravilhosa.

The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #7 Online: Fevereiro 07, 2013, 05:01:12 pm »
Para mim o real problema que causou eles serem extintos é parte do treinamento de sabotagem que usava pólvora, sendo uma violação direta da lei do Império. 

Que eu lembre, isso nem é avaliado no conto onde eles são descartados. É algo assim:
Nova Campeã do clã: Certo, e que escola é esta aqui? Só tem o nome dela!
Líder da Escola apontada: Nós somos os guerrilheiros do clã. Nós usamos métodos desonrados mas mantemos o clã vivo.
Nova Campeã do clã: EEEEEEeeeew. Não são mais não. Fecha a escola e transforma todo mundo em guarda-costas dos outros.

Minha memória pode estar enganada, entre outros motivos porque eu odiava a forma como os Garças estavam sendo tratados na época (honor, Honor, HONOR), mas me lembro de algo assim.

Lembrando que tudo isso foi parte do processo de simplificar o cenário, já que ele tinha se tornado bem complexo com várias organizações e personagens diferentes. O Race of the Throne foi o momento onde eles deram um reset em muita coisa e eliminaram muitos personagens clássicos mas com muito background, para criar novos que pudessem ser acompanhados por novos jogadores.
« Última modificação: Fevereiro 07, 2013, 05:03:18 pm por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #8 Online: Fevereiro 07, 2013, 05:15:13 pm »
Citar
The most dishonourable thing ever practiced by the Harriers was the use of gaijin pepper (against the express interdiction from the Emperor). This was found out by Dragon samurai. The information led Togashi Satsu to wage a war against the Crane. Doji Domotai, young daimyo of the Crane Clan, learned about it too and ended the war by disbanding the Harriers in 1168, once and for all. [1] Domotai was aware that not all the Harrier activities had been finished, and sent Daidoji Fumisato in her steward. He journeyed to Shiro Giji to end the illegal practices there, killing any who resisted. [7]

Segundo a Wiki, descobriram que eles usavam pólvora. Claro que isso pode ter sido num acesso de fangirl por que bem as referências não são de livros básicos e sim romances.
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Offline AKImeru

  • Coordenação
  • "Ranmaru! O Meu Rapidash!"
    • Ver perfil
    • Playing Hero
Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #9 Online: Fevereiro 07, 2013, 05:28:00 pm »
Estou tentando detectar quais clãs se assemelham mais aos clãs da epoca do Sengoku. Eu cheguei na seguinte conclusão:

Escorpião - Oda (Várias obras de ficção fazem o Oda se descrever como um "Vilão necessário")
Macaco - Toyotomi (Com direito a arte do personagem do clã ser igualzinho ao Hideyoshi Toyotomi!)
Garça - Imagawa (Arquétipos batem, o clã que preserva as tradições e a cultura.)
Leão - Takeda (Desde o vestuário de perucas a estrategia e a reverencia aos ancestrais. É bem facil ver os Takeda neles.)
Louva a Deus - Uma junção de diversos clãs menores, mas sua vestuária e modo de ser me lembram uma combinação entre os Mori e os Shimazu (O que é engraçado porque esses eram clãs relativamente inimigos por boa parte do Sengoku se minha memoria não me falha.)
Clã Carangueijo - Eu não faço ideia. A ideia de "guerreiros selvagens berserkers" me remotam ao lider do clã Shimazu, Yoshihiro Shimazu, mas o clã Shimazu como um todo gostava de lutar usando armadilhas e outras artimanhas. Talvez o clã mais original?
Clã Dragão - Estes são descadamente baseados no livro dos cinco aneis do Musashi, dividindo inclusive nomenclaturas com a figura dele.
Clã Fenix - Eles estão conectados demais com vários conceitos anacronicos como o pacifismo. Outro clã bem original.

Agora, porque essas informações?
Eu acredito que olhar figuras históricas e coloca-las elas em choque com o cenário atiçam a criatividade e o permitem construir personagens interessantes.

Um colega quer mestrar Legend of Five Rings para o pessoal e estou pensando no que eu poderia jogar que fosse bem interessante. Eu já joguei com um Samurai barulhento do clã Takeda e um monge mistico do clã Fenix.

Toda vez que jogamos, geralmente é o meu personagem que ajuda o resto do grupo se sentir em Rokugan por ter maior experiencia com o cenário.
Então eu não faço ideia do com o que jogar.
« Última modificação: Fevereiro 07, 2013, 05:30:14 pm por AKImeru »

Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #10 Online: Fevereiro 07, 2013, 06:26:25 pm »
Bom, segundo a L5R Wiki, o que levou ao fim da Daidoji Harrier School foi a descoberta do uso de pólvora, que motivou os Dragon a declarar guerra aos Crane por isso.

Citar
Ou pelo menos era um dos meus preferidos. Acompanhei até a 3a. edição (parei com o Four Winds, se não me engano). Era interessante saber que boa parte da história do cenário vinha das disputas do card-game de mesmo nome e como os autores se desdobravam para acompanhar aquilo. "Tá, os Mantis ganharam o torneio. E agora?" Isso dava um sabor de imprevisto pro cenário, sem um fio condutor ou condição de desenvolvimento absoluto.

Eu acho essa uma das ideias mais idiotas que Legend of the Five Rings têm. Os autores do cenário acabam tendo que quebrar diversos elementos do cenário apenas para acomodar os jogadores de CCG. Curiosamente, o grupo que menos liga para a história de Rokugan é aquele que direciona ela.

Citar
Verdade que foi você que meu falou sobre eles, tanto agradeço que os colocarei na minha campanha 

Eu não posso escapar de gostar dos Daidoji - eles são a única família que faz alguma coisa no meio de três famílias de completos vagabundos ou sacerdotes pacifistas.  :b

Offline AKImeru

  • Coordenação
  • "Ranmaru! O Meu Rapidash!"
    • Ver perfil
    • Playing Hero
Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #11 Online: Fevereiro 07, 2013, 07:46:35 pm »
Graças a deus então que o livro mais recente de Rokugan apenas te dá alguns guias e diz "Construa a sua própria Rokugan".

Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #12 Online: Fevereiro 07, 2013, 09:32:10 pm »
Impressão minha ou esqueceram de citar o clã Unicórnio e o clã Aranha?

Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #13 Online: Fevereiro 07, 2013, 09:36:53 pm »
Citação de: elfo
Eu acho essa uma das ideias mais idiotas que Legend of the Five Rings têm. Os autores do cenário acabam tendo que quebrar diversos elementos do cenário apenas para acomodar os jogadores de CCG. Curiosamente, o grupo que menos liga para a história de Rokugan é aquele que direciona ela.

Óbvio que isso dependia (e depende) de dois fatores exclusivamente: habilidade dos autores e o que estaria disponível nos torneios. A partir do momento em que uma das duas coisas começaram a ser absurdas (decks das Shadowlands e de clã menores como os Spider, por exemplo), a coisa degringolou. E, suspeito, que nem foi por isso. Foi mais por incompetência e novo direcionamento do cenário mesmo. Não sei como ficou depois do retcon, cujo marco histórico é a Race for the Throne.

Ou apenas não é mais do meu gosto. Hoje, se fosse jogar algo oriental com samurais e tals, teria mais olhos pro Blood & Honor do John Wick.

Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #14 Online: Fevereiro 07, 2013, 10:11:42 pm »
Youkais consertado e valeu por me lembrar que não tinha colocado eles.

Esse post vai ser sobre a parte das regras:

O sistema é uma mescla de um sistema com classes e um sistema de pontos. Os pontos de experiências são alocados de tal forma que possibilite a pessoa avançar na sua escola de aprendizado. Nesse ponto o sistema consegue se tornar bem equilibrado, pois uma pessoa que queria conseguir manobras ou vantagens forte no decorrer do jogo acaba por não subir de rank na mesma velocidade que os outros. Pois essas características não ajudam a aumentar seu rank.

Como isso funciona? A sua origem, a família a qual você nasceu te dá um bônus em um dos atributos e a sua escola de aprendizado te dá um bônus em um ouro atributo. Junto com os valores de honra e dinheiro e as pericias que são consideradas básicas pela escola.

Exemplo ilustrativo:

Se você quer ser uma valorosa guerreira e busca estar apta a integrar os ranks no futuro das maiores samurais de rokugan. Você poderia começar sendo uma Matsu que te dá um bônus em força. Como seu sonho é participar do Pride você segue o dojo de sua família que te dá os seguintes bônus?

Matsu Berserker School: recebendo +1 em força e as seguintes pericias: Battle, Jiujutsu, Kenjutsu (Katana), Kyujutsu,Lore: History, any two Bugei Skills.

Pois bem como ocorre em nWoD os testes são originados por parada de dados que é a soma de seu atributo mais a pericia que mais equivale para a situação em questão. A grande diferença é que nem todos os serão mantidos no resultado final. O jogador deve escolher o dados que ele prefere manter, o número de dados que ele mantem é equivalente a seu atributo. Depois de escolhidos os dados você soma os números e vê se conseguiu superar a TN [Target number] do desafio

Outra coisa que é alterada no cenário é forma com que você luta, a cada turno você pode alterar a forma com que você se posiciona no combate intercalando entre as cinco stances básicas disponíveis. Essas stances realmente criam diferenças significativas no combate, em certos momentos decidindo uma luta. A única que é relativamente nova é Stance Center que diz respeito a você se concentrar para gir no seu próximo turno de uma maneira mais eficaz, as outras são variantes de ataque e defesa.

Uma outra coisa interessante é que os personagens podem fazer manobras mais complicadas simples escolhendo aumentar a dificuldade da rolagem pedindo raises. O que faz com que muitas coisas sejam possíveis sem ter que serem pensadas com muita antecedência

Problemas:

O sistema acaba sofrendo da síndrome de muitas classes de prestigio, especialmente quando estamos considerando os Bushi. Além do que eles só possuem um mecanismo para variar entre os membros o uso de Katas que eram bem mais poderosos e significativos na edição anterior. Faz com que muitas vezes eles sejam na parte mecânica a mesma coisa e isso é um saco.

Nas minhas mesas já fiz duas coisas para "consertar" isso, já que simplesmente odeio combatentes sem variações magos alterando a realidade. Uma delas foi permitir o uso do kihos, manobras especiais que os monges usam. Foi bem efetivo e não causou problema in game. O outro foi adotar um sistema de façanhas parecidos com o de Fate e que tornava algumas técnicas de escolas secundárias possíveis de serem desmembradas e compradas pelos jogadores. Essa segunda ainda to testando.
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #15 Online: Fevereiro 07, 2013, 11:09:09 pm »
Outro problema que foi muito diminuído mas existe ainda na quarta edição, é que existem escolas claramente melhores que as outras dentro de seus nichos. Isso porque foi tentando fazer com que cada escola possuísse uma especialização E era uma intenção de design que algumas fossem realmente melhores que as outras.

Enquanto os jogadores usam somente escolas dos Grandes Clãs, isso não se torna (na maior parte) um problema. O problema é quando existe uma mistura entre Grandes Clãs e Clãs Menores, sendo que as escolas dos segundos são na sua maioria piores que as dos primeiros.

Tem sido liberado material em suplementos para corrigir alguns desses problemas. Não me lembro onde, mas saiu uma escola nova avançada para escorpiões que tornam tanto os bushi quanto os ninja deles mais eficientes. O que no caso dos ninja, só faz com que eles deixem de ser uma má opção em níveis altos para algo aceitável.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Offline AKImeru

  • Coordenação
  • "Ranmaru! O Meu Rapidash!"
    • Ver perfil
    • Playing Hero
Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #16 Online: Fevereiro 09, 2013, 07:01:23 pm »
Por experiencia propria, monges, em especial monges focados em Jujutsu destroem qualquer um noseu caminho.

Eu joguei com um monge Agasha uma vez onde o mestre não tinha como o desafia-lo, porque a escola dele + Jujutsu o faziam ser basicamente invencível dentro e fora do combate.

Falando nisso, o mestre quer fazer uma campanha bem sandbox conosco, e pediu para mim o jogador com mais experiencia no cenário e em geral a criar um Daimyo usando as regras opcionais do livro "Emerald Empíre". Alguém conhece? Tem alguma opinião?

Eis os personagens que pensei, mas não consigo me decidir...Qual deles seria o lider mais interessante de um pequeno, pobre e sujo feudo?

- Monge da Companhia de Heróis
Movido pela pobreza e pela criminalidade pela pequenina cidade de ronins, esse monge assumiu o posto de lider do vilarejo após comprar a vila do ronin corrupto que antes a liderava. Ele quer fazer a cidade crescer e se tornar forte para ser um simbolo de sua ordem em Rokugan, onde trabalho duro e fé em Shinsei pode fazer o inferno virar céu.

- O pirata barulhento do Mantis
Um jovem pirata Mantis descobre uma ilha pacata, perfeita para habitação. Ele penhora algumas relíquias de sua mãe e constrói uma pequena habitação ali. Ambicioso, ele deseja fazer o vilarejo crescer e expandir o seu território em terras estrangeiras.

- O Unicórnio prometido
Um shugenja do Clã Unicornio é posto como líder de um pequeno vilarejo e pedido pelo Khan para fazer desse vilarejo um exemplo de desenvolvimento filosófico e cultural, pois este era o desejo de seu avô um respeitado shugenja ao qual salvou a vida do Khan em uma ocasião.

- O Ronin musculoso
Um ronin que se parece um pouco demais com Mike Haggar herdou de seu pai bebado o cargo da prefeitura de uma cidade esquecida. Ele pretende esmagar com seus próprios punhos a criminalidade e transformar o vilarejo na maior e melhor cidade de Rokugan, digna do termo "Metro".


São essas as idéias que enviei para o mestre e adoraria ouvir qual desses personagens vocês achariam mais interessantes como Daimyo.

Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #17 Online: Fevereiro 09, 2013, 10:15:21 pm »
Citar
Falando nisso, o mestre quer fazer uma campanha bem sandbox conosco, e pediu para mim o jogador com mais experiencia no cenário e em geral a criar um Daimyo usando as regras opcionais do livro "Emerald Empíre". Alguém conhece? Tem alguma opinião?

Bem nunca joguei uma campanha com essa parte. As regras são relativamente simples não criam uma mecânica muito diferente do que você está acostumado jogando no sistema.

Citar
- O pirata barulhento do Mantis
Um jovem pirata Mantis descobre uma ilha pacata, perfeita para habitação. Ele penhora algumas relíquias de sua mãe e constrói uma pequena habitação ali. Ambicioso, ele deseja fazer o vilarejo crescer e expandir o seu território em terras estrangeiras.

Só um adendo em tese só o clã da tartaruga possui permição do Imperador para fazer acordos e comércio com os gaijins.

De qualquer modo a idéia do samurai do Unicório é aquela que mais achei interessante. Parece-me que ela é uma que teria diversos ganchos e rumos para ser jogada.
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Offline AKImeru

  • Coordenação
  • "Ranmaru! O Meu Rapidash!"
    • Ver perfil
    • Playing Hero
Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #18 Online: Fevereiro 10, 2013, 12:04:32 am »
O acordo de tal jovem Mantis seria algo equivalente de "Invadam suas casas e peguem tudo o que eles possuem"  :haha:


E eu nunca joguei com um Shugenja, tão pouco um unicórnio. Acho que um personagem mais sábio dê um Daimyo mais interessante.
E eu posso fazer ele parecer o Pai Mei tendo em vista que é um unicórnio. Todos vencem.

Está decidido então!

Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #19 Online: Fevereiro 10, 2013, 12:25:37 am »
Clã do Leão. 

“Sangue, honra, violência e dever esse é o caminho do Leão”

O Clã foi criado pelo Kami Akodo que ao jurar fidelidade a Hantei assumiu o cargo de criar o exército do Império. Para isso Akodo buscou pelo Império os maiores guerreiros que podiam encontrar, mas ele não queria simplesmente brutos. O Leão é sobre violência controlada e sua fúria é guiada, a lamina do Leão é temperado pelo dever ao seu clã e ao Império.
Akodo iria ao mesmo tempo que desenvolver uma escola para ensinar os meios de combate e as estratégias de batalha codificaria o bushido. A honra para os leões é sua vida e o Bushido é o guia para mante-la.

O clã passou por muitas provações até no decorrer da história do Império. Durante muito tempo ele era um dos clãs com maior número de samurais e simplesmente o mais eficaz em batalhas. O clã foi a primeira linha de defesa contra as bestas das shadowlands e muito provavelmente sem ele o Império não existiria. Isso não quer dizer que eles tenham uma posição muito estável.

Alguns episódios vieram a fazer com que a posição que no início de ser o braço militar do Império viesse aos poucos sendo abalada. Uma sucessão de traidores que viriam sujar a história do clã. Uma punição do Imperador que iria destruir a espinha do clã ao banir os Akodo do clã. O retorno de um exército com a chegada dos Unicórnios retirando parte das terras dos leões.  A criação de um exército imperial sob a liderança de um shogun coloca em questão a real importância do clã nos dias atuais do Império.

Famílias:



Akodo foram e continuam a ser a espinha dorsal do clã do Leão. Eles acabam por ocupar os principais cargos de liderança nos exércitos e em poucos anos vieram a retornar a posição de campeão do clã. Foram banidos do império em razão de terem falhado em impedir um golpe de estado dos Escorpiões isso veio a gerar um grave problema para o Leão como um todo que se viu em um dia sem a maior parte de seus lideres.



Matsu parece ser o mais próximo do amor do Akodo, ao ver a guerreira Matsu, o único pensamento dele era que ela deveria estar no clã dele, sei claro. São a vanguarda dos exércitos do Leão, o Lions Pride, é a unidade somente de mulheres e a fúria de seus ataques é respeitadas por todos os clãs. As Matsu não hesitam pois isso é sujar a honra de sua ancestral são a paixão e fúria se jogando nos problemas preparadas para tirar sangue, seja no campo de batalha seja na corte.


eu amo essa imagem

Ikoma um velho que estava cheio de cicatrizes de batalhas e lembrava da forma como cada uma delas foi conquistada. Esse foi o primeiro Ikoma e desde então os Ikoma tomaram para si o papel de serem os guardiões dos conhecimentos dos Leões. Só que Ikoma era também um guerreiro que sabia que conhecimento era a base. Ao mesmo tempo em que acumulam conhecimento também acabam sendo aqueles que sujam suas mãos para manter o clã em sua posição.

Fontes: Great Clans 4e/ The way of the lion, Secret of the lion e The way of the ninja 3e
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #20 Online: Fevereiro 10, 2013, 05:45:17 am »
Well, falta uma família e a primeira imagem não aparece aqui (Tripod. Alguém ainda hospeda nisso?)

Kitsu



Família de Shugenjas do Clã Leão, uma das mais tradicionalistas de toda Rokugan e que tenta manter a pureza espiritual e do sangue de sua linhagem. Assim como a família Ikoma, são os responsáveis pelo conhecimento de histórias, linhagens e memórias de todo clã, e seu conhecimento mágico é responsável por reforçar a moral e força das Legiões em conflitos. Devido a seu talento incomum, são capazes de se comunicar com ancestrais do clã Leão ou mesmo viajar para outros Reinos Espirituais.

Tais poderes comuns são explicados pela lenda da origem da família, após um conflito entre o Clã Leão e uma raça de criaturas humanóides com traços leoninos, os Kitsu. Tal conflito quase levou ao extermínio de toda raça Kitsu, sendo impedido pela mudança de postura de Akodo e seu arrependimento por tais atos. O arrependimento e pedido de perdão de Akodo foi tamanho que ele ofereceu a união entre os Kitsu e seus seguidores, dando origem á família Kitsu. Essa mesma lenda dá fundamento á seletividade entre os membros da família, que tentam preservar a pureza do sangue Kitsu que corre nas veias dos seus membros.

Citar
Só um adendo em tese só o clã da tartaruga possui permição do Imperador para fazer acordos e comércio com os gaijins.

Isso é algo problemático, pois agora Rokugan possui uma colônia onde ficavam os Reinos de Marfim (Ivory Kingdoms). Sem contar que essa restrição vale em tese - na prática os clãs Fênix, Louva-Deus, Dragão e Unicórnio mantém negócios relativamente constantes com estrangeiros. A situação é tão engraçada que até os Leões tiveram acesso a alguns livros de Yodotai e passaram a adotar algumas táticas dali. 
« Última modificação: Fevereiro 10, 2013, 07:39:11 am por Stormbringer »

Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #21 Online: Fevereiro 10, 2013, 12:57:22 pm »
Eu não esqueci eles. Só que ia fazer um post depois só das famílias shugenja  XD
Mas agora acho que ia ser mais didático ter todas as famílias no mesmo post.

Citar
Isso é algo problemático, pois agora Rokugan possui uma colônia onde ficavam os Reinos de Marfim (Ivory Kingdoms). Sem contar que essa restrição vale em tese - na prática os clãs Fênix, Louva-Deus, Dragão e Unicórnio mantém negócios relativamente constantes com estrangeiros. A situação é tão engraçada que até os Leões tiveram acesso a alguns livros de Yodotai e passaram a adotar algumas táticas dali.

A colônia é um material que ainda não li para entender sua justificativa, então fico quieto. Fênix e Dragão fazem acordos comerciais com uma vila de gaijins. Só ambos justificam que como a vila está inserida na Fênix eles não são tão gaijins, só são bárbaros. O louva deus  consegue esquivar disso por que tem muitos piratas no seu meio que já são pessoas que não seguem as leis de maneira efetiva, mas mesmo assim não o fazem de maneira ostensiva. Os unicórnios em alguns casos são Gaijin, caramba.
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #22 Online: Fevereiro 10, 2013, 04:18:41 pm »
Citar
A colônia é um material que ainda não li para entender sua justificativa, então fico quieto

Consequência da conflito com Kali-Ma. Antes de tentar invadir Rokugan e as Shadowlands, os seguidores de Shiva (Rumalistas) fizeram o que Fu Leng sempre tentou fazer em Rokugan - destruíram o Reino e aniquilaram boa parte do panteão de lá. E depois disso, passaram a tentar invadir Rokugan, onde após diversos conflitos, Daigotsu se sacrificou logo depois de fazer um acordo com a Imperatriz para se tornou o novo Senhor do Jigoku (substituindo Fu Leng) e venceu Kali.

Contudo, havia um problema para Iweko, que era a quantidade considerável de maculados no meio do Clã Aranha (que foi elevado para Clã Maior) e a impossibilidade de permitir que eles continuem em Rokugan (por motivos óbvios) - então ela resolveu esse problema enviando o Clã Aranha para conquistar o que restou dos Reinos de Marfim e o Clã Dragão para manter o Clã Aranha na linha.

Citar
Só ambos justificam que como a vila está inserida na Fênix eles não são tão gaijins, só são bárbaros. O louva deus  consegue esquivar disso por que tem muitos piratas no seu meio que já são pessoas que não seguem as leis de maneira efetiva, mas mesmo assim não o fazem de maneira ostensiva. Os unicórnios em alguns casos são Gaijin, caramba.

É o "Jeitinho Rokugani" em ação.  :b
« Última modificação: Dezembro 24, 2013, 05:28:54 am por Heilel »

Offline AKImeru

  • Coordenação
  • "Ranmaru! O Meu Rapidash!"
    • Ver perfil
    • Playing Hero
Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #23 Online: Fevereiro 10, 2013, 07:39:17 pm »
 :wub: Amo esse tópico.

Então conversando com os outros jogadores, basicamente vamos jogar com um feudo pequeno liderados pelo meu personagem (Ainda indefinido), uma Cortier escorpiã que quer ver o circo pegando fogo e uma espadachim do clã Lebre artista kabuki que viaja por Rokugan fazendo apresentações e agora parou no feudo do meu personagem, intrigada pelos seus sonhos de trazer a cultura para o local. (Esta ultima fortemente baseada no Keiji Maeda)

Estou pensando em fazer ele um membro do clã macaco porque seria uma boa deixa para ter um cortier do clã escorpião sendo embaixador do feudo e trollando pessoas a rodo sem meu personagem ser um escorpião.

Mas o mesmo tempo colocar um Macaco do trono de um vilarejo miseravel com uma cortier Escorpião como seu embaixador soa como suicidio  :haha:.

Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #24 Online: Fevereiro 14, 2013, 07:45:33 pm »
Ótimo tópico.

BTW, estou para mestrar uma campanha pro meu grupo, e vou mestrar 3.5 porque é o que o pessoal quer jogar, e não posso fazer nada.

Meu problema caiu no seguinte agora: quais perícias de classe adicionais e classes favorecidas vocês acham que seriam coerentes para os Clãs do Louva-Deus e da Aranha, já que não vêm no Oriental Adventures.

Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #25 Online: Fevereiro 14, 2013, 08:10:13 pm »
Acontece, sinto sua dor. Conselho de amigo não coloque magos, os monstros de OA não levam os poderes arcanos de suass vertente ocidental na forma com que foram construídos.

Louva-Deus

Boas pericias: Balance, Craft, Speak language, Spot e Survival.

Aranha

Boa pericias: Furtividade, intimidação, Blefar, Esconder-se e Disguise.
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #26 Online: Fevereiro 14, 2013, 08:23:17 pm »
Citar
quais perícias de classe adicionais e classes favorecidas vocês acham que seriam coerentes para os Clãs do Louva-Deus e da Aranha, já que não vêm no Oriental Adventures.

Eu colocaria ao menos duas perícias de classe para ser escolhida por cada clã, dado que cada clã tem ao menos uma família que diverge consideravelmente do estereótipo dele e porque ter mais opções é algo bom. Dito isso, a minha lista:

Escorpião: Blefe, Obter Informações, Disfarce.

Caranguejo: Conhecimento (Shadowlands), Ofícios e Sobrevivência.

Garça:  Diplomacia, Atuação, Foco em Iaijutsu e Avaliação.

Leão: Conhecimento (Guerra) e Sentir Motivação/Conhecimento (História).

Dragão: Conhecimento (História), Ofícios(Alquimia) e Concentração (ou melhor ainda, Autohipnose do XPH).

Unicórnio: Cavalgar, Adestrar Animais e Diplomacia.

Fênix: Conhecimento (Arcano), Ouvir e Observar.

Aranha: Blefe, Intimidar e Conhecimento (Shadowlands).

Louva-Deus: Natação,  Intimidar e Ofícios (Embora, as famílias desse clã são tão distintas que merecem ser separadas).

Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #27 Online: Fevereiro 14, 2013, 10:50:49 pm »
Clã da Garça

“Beleza, Paixão a busca pela Perfeição”



Os Garças buscam a perfeição em tudo que fazem e em como devem agir. O clã das artes tem suas raízes no amor e no romance. Lady Doji irmã, do primeiro Hantei, teve sua mão oferecida ao jovem espadachim, mass ela não iria se casar com uma pessoa sem erudição e rústica. Usando sua inteligência e manipulação Doji colocou um desafio que parecia impossível. Só que o espadachim Kakita almejava a perfeição do mesmo modo e conseguiu vencer o desafio de uma forma que conquistou o coração da Kami.

O centro de todos os membros da Garça é a busca incessante de perfeição no seu campo favorecido e terem laços de sangue entre todas as suas famílias, já que todas têm ao menos uma descendência direta aos fundadores Lady Doji e Kakita. Essas características são as mais importantes para a manutenção de sua posição mesmo tendo como inimigos o Clã do Leão e do Caranguejo, dois clãs que contam com uma larga experiência em guerras.

Famílias



Doji

A filha mais velha de Lady Doji escolheu seguir os passos de sua mãe ao manter seu nome e sua paixão pelas artes e pela busca da perfeição aprimorando as criações da Kami. A perfeição que os Doji buscam se encontram nas artes e na forma com que a política deve ser resolvida. A presença do Dojis no Império pode ser sentida na figura da esposa do Imperador que com notáveis exceções tendem a vir dessa nobre linhagem.



Kakita

O segundo filho mais velho dos fundadores tinha o talento natural de seu pai e seguiu o caminho da espada. A arte do duelo não é tudo que define os Kakitas, afinal seu progenitor não só era o maior duelista como foi capaz de criar a primeira Katana do Império. Os Kaitas valorizam a incansável busca pela perfeição seja nas artes ou no manejo da espada. O Orgulho dessa família reside em sempre dedicar ao máximo aprimorar, pois o maior pecado de um Kakkita é não ter se esforçado para o sucesso.



Daidoji

Lady Doji estava tendo diversos pesadelos que falavam que sua filha mais velha estava presa nas Shadowlands, entretanto ninguém era capaz de acreditar nisso. Seu filho mais novo porém acreditou e foi em busca de sua irmã. Depois de anos ele voltou a casa de sua mãe trazendo consigo a katana que antes foi de sua irmã. Sua mãe vendo o que lhe passou decretou que ele fundaria a família dos Daidoji a lança da Garça.
Desde então os Daidoji se ocupam das tarefas que os outros membros não acham que são dignas de serem seu foco. É o pragmatismo dos exércitos Daidojis que permite que os Garça consigam rivalizar contra leões e caranguejos mesmo tendo um exército bem menor.



Asahina

Uma família que é bem estranha para ser de samurais. Primeiro que eles são pacifistas e vem da união de um shugenja pavio curto que fez guerra contra a Garça por que achou que eles tinham insultado sua honra ao tentarem mitigar um conflito. Ele se apaixonou por um jovem Doji que era pacifista total e abdicou de seu papel na Fênix para viver com ela. A família Asahina abraça o ideal do pacifismo de uma forma radical alguns de seus membros não levantam o dedo nem mesmo contra as criaturas das Shadowlands e tendem a viver uma vida acética, a única característica que dividem com seus primos é que ambos desejam que cada instante de suas vidas valha a pena. 

Notas:

Usei na maior parte o Great clan e evitei colocar assuntos mais polêmicos que apareceram já no tópico. Aceito sugestões e criticas a vontade

E mais uma imagem dos Daidojis

The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Offline AKImeru

  • Coordenação
  • "Ranmaru! O Meu Rapidash!"
    • Ver perfil
    • Playing Hero
Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #28 Online: Fevereiro 15, 2013, 06:00:14 pm »
Skar, vai fazer uma dessas para o clã Aranha?

Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #29 Online: Fevereiro 15, 2013, 06:16:03 pm »
Skar, vai fazer uma dessas para todos os Clãs?


Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #30 Online: Fevereiro 15, 2013, 06:34:23 pm »
Pretendo fazer para todos os clãs, inclusive o Aranha.

Só que vou seguir o conselho do elfo e fazer cada clã em tópicos separados e vou fazer uma intro um pouco melhor. Vou linkar tudo para esse tópico aew podemos usar ele para discutir idéias e não acabar deixando algo perdido no mundo de post.
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #31 Online: Fevereiro 15, 2013, 08:02:52 pm »
Skar, poste esse material na página do portal!

Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #32 Online: Fevereiro 16, 2013, 03:05:40 pm »
É só me dizer como eu faço isso e se pode  XD
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Offline AKImeru

  • Coordenação
  • "Ranmaru! O Meu Rapidash!"
    • Ver perfil
    • Playing Hero
Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #33 Online: Fevereiro 16, 2013, 11:34:02 pm »
Estava lendo Imperial Stories e percebendo o quanto os suplementos da quarta edição são de alta qualidade.
Dai eu comecei a ler enemies of the Empire e minha cabeça explodiu quando eu cheguei nos Naga e nos Nezumi!  :parede:

Como algo tão bem escrito, interessante e único é relegado a um mero suplemento!? Essas são opções muito interessantes para jogadores e mestres. Estou impressionado, vou trazer tais raças mais a frente em minha Rokugan, quando for minha vez de mestrar.

Offline kinn

  • Abranubis
  • supreme sorcerer-psion multiclass
    • Ver perfil
    • Contos da Crisálida
Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #34 Online: Fevereiro 16, 2013, 11:42:22 pm »
Fala mais aí que fiquei curioso
(volta a modo lurker de rokugan logo em seguida)
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Offline AKImeru

  • Coordenação
  • "Ranmaru! O Meu Rapidash!"
    • Ver perfil
    • Playing Hero
Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #35 Online: Fevereiro 16, 2013, 11:49:19 pm »
Fala mais aí que fiquei curioso
(volta a modo lurker de rokugan logo em seguida)

É muito dificil resumir mas pense em como eles descrevem clãs no livro, ele fazem isso e MAIS com as raças, tem muito detalhes e conceitos interessantes, em especial traços culturais.

Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #36 Online: Fevereiro 16, 2013, 11:54:41 pm »
Citar
Estava lendo Imperial Stories

Enemies of the Empire. O Imperial Histories é o "Livro de Continuidade" de Rokugan, detalhando os principais períodos que o cenário já passou, colocando dois futuros (um com Gaijins sendo proeminentes, yay!) e um trecho do passado alternativo.

É o mesmo livro que vem com regras extendidas para se jogar com Ronins e tem detalhes para todo tipo de oponentes imaginável de Rokugan, de Espíritos, Maho-Tsukais até as Cinco Antigas Raças e "Tudo Mais o que poder surgir das Shadowlands".

Citar
Como algo tão bem escrito, interessante e único é relegado a um mero suplemento!?

Devido a uma das características de Rokugan - a sociedade altamente xenofóbica. Se eles já tem sérios problemas até mesmo com um dos seus clãs que tem alguns modos de estrangeiros, a discriminação contra Nagas e Nezumis é ainda maior, além de reduzir o foco em temas tipicamente Samurais.

Além, a raça Nezumi foi praticamente exterminada na atual continuidade de L5R.

Offline AKImeru

  • Coordenação
  • "Ranmaru! O Meu Rapidash!"
    • Ver perfil
    • Playing Hero
Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #37 Online: Fevereiro 16, 2013, 11:58:05 pm »
Citar
Enemies of the Empire.
Esse também, no post eu afirmei que estava lendo os dois.  :linguinha:

Citar
Devido a uma das características de Rokugan - a sociedade altamente xenofóbica. Se eles já tem sérios problemas até mesmo com um dos seus clãs que tem alguns modos de estrangeiros, a discriminação contra Nagas e Nezumis é ainda maior, além de reduzir o foco em temas tipicamente Samurais.

Além, a raça Nezumi foi praticamente exterminada na atual continuidade de L5R.

Mas eles querem vender o conceito de "Rokugan your way" no livro básico, por isso ele contém várias opções "mortas" atualmente.
Por que deixar raças de fora? Eles incluiram basicamente maho tsukais como opções para possiveis jogadores no livro básico  :haha:.

Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #38 Online: Fevereiro 16, 2013, 11:09:56 pm »
Citar
Esse também, no post eu afirmei que estava lendo os dois. 

Shame on me. Fui apontar um erro que na verdade eu cometi. ;)

Citar
Mas eles querem vender o conceito de "Rokugan your way" no livro básico, por isso ele contém várias opções "mortas" atualmente.
Por que deixar raças de fora? Eles incluiram basicamente maho tsukais como opções para possiveis jogadores no livro básico  .

Eu não estou dizendo que não se deve colocar as raças, mas sim que é compreensível que elas não estejam no CORE. O livro básico já é um livro bem grande onde eles incluíram 3 escolas de cada clã, uma quantidade considerável de Clãs Menores, Caminhos Alternativos e Escolas Avançadas, uma boa soma de Magias, Kihos e Katas (tá, quase nenhum Kata que preste, mas hey, ao menos estão lá).

Sem contar que Rokugan é mais reconhecido como o "Cenário de Samurais" - as Raças Alternativas são para ele algo próximo do Psiquismo em D&D - um opcional muito comum e presente, mas nunca no CORE.
« Última modificação: Março 03, 2013, 01:34:28 am por Stormbringer »

Offline AKImeru

  • Coordenação
  • "Ranmaru! O Meu Rapidash!"
    • Ver perfil
    • Playing Hero
Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #39 Online: Fevereiro 16, 2013, 11:12:25 pm »
De qualquer forma, eu acho uma pena.
Mas ao mesmo tempo elas foram muito bem exploradas nos Enemies of the Empire.

Só preciso de regras para Tranes e eu posso ficar feliz.

Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #40 Online: Fevereiro 17, 2013, 12:02:49 am »
Calma Oda já leu sobre as 5 primeiras raças eles são muito mais legais, mesmo livro por sinal.

O grande problema é como o Elfo colocou o mundo de rokugan só consegue aceitar relativamente bem os Kenkus de resto todos eles são muito mal vistos. Além disso a maioria das raças acabou se tornando alguma coisa corrompida e feral o que não ajuda muito a torna-los opções jogáveis.

Para mim Great Clans e Esmerald Empire são os melhores livros descrevendo a sociedade de Rokugan e passando o feeling do cenário. Enemies os Empire é legal justamente por trazer as coisas que existem fora do Império.

Numa conversa que eu estava tendo surgiu um assunto interessante que eu não encontrei em nenhum livro. Como vocês colocam que o shugenja surge? Isso para mim é relativamente importante por que sou mestre porra louca e raramente digo não para jogadores. Um jogador queria saber o que sem ser o fato mecânico impediria uma pessoa de ser shugenja e samurai.

No caso que ele me apresentou foi um samurai aprendendo os caminhos dos Kamis. a parte interessante é que parte alguma diz que é algo exclusivo de pessoas, em algumas parte parece falar que é algo como afinidade, fazendo uma analogia, uma pessoa que é melhor em química que em história.  Então seria possível para o samurai aprender alguma coisas de shugenja.

O que vocês acham ?
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Offline AKImeru

  • Coordenação
  • "Ranmaru! O Meu Rapidash!"
    • Ver perfil
    • Playing Hero
Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #41 Online: Fevereiro 17, 2013, 12:14:56 am »
Mas é RAW possivel sim, só não é o tradicional.

Lembre-se que o personagem precisa comprar Multiple Schools, mas fora isso tudo é válido.
Em especial se ele for um Dragão ou um Phoenix, onde ele tem até mesmo advanced schools sobre isso.

Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #42 Online: Fevereiro 17, 2013, 12:26:56 am »
Mas é RAW possivel sim, só não é o tradicional.

Lembre-se que o personagem precisa comprar Multiple Schools, mas fora isso tudo é válido.
Em especial se ele for um Dragão ou um Phoenix, onde ele tem até mesmo advanced schools sobre isso.

Mas isso não iria contra a tradição da mitologia japonesa que pelo os argumentos de um amigo meio é a base dos sistema de magia de rokugan, nessa parte sou completamente leigo meu interesse pelo oriente real acaba na Índia. 
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #43 Online: Fevereiro 17, 2013, 12:31:52 am »
Citar
Como vocês colocam que o shugenja surge?

Os Kamis escolhem ou permitem que alguém tenha o "Dom", que só se manifesta de fato mediante o treinamento apropriado - por isso é Shugenjas Ronins (de origem Ronin) são muito raros - eles tem o Dom, mas raramente são treinados de forma a desenvolvê-lo.

Citar
O que vocês acham ?

Usando apenas as Rules as Written, é impossível um Samurai se tornar um Shugenja ou vice-versa.

Vide a página 226, onde está escrito Bushi cannot combine ranks with Shugenja
Schools
e vice-versa. A explicação in-game é da incompatibilidade do dever de cada grupo social, onde os Bushis devem responder ao seu Daimyo, enquanto os Shugenjas respondem aos Kamis.

Agora, supondo que um jogador queira mesmo aprender algo que se espera que um Shugenja saiba, ele pode emular com vantagens, especialmente Inner Gift que emule as magias universais de um Shugenja (Sense, Summon e Commune). E é bom ter uma ótima desculpa para não colocarem o Samurai num templo da Irmandade de Shinsei, que é o destino de muitos "Shugenjas Wannabe".

Ou seja um Tamori Shugenja com o Alternate Path Tamori Warrior-Priest (meu personagem atual seria um, se não surgissem alguns ... imprevistos :b), só que com a descrição ingame que ele é um Bushi que virou Shugenja e cheio de vantagens que quando usadas podem ser chamadas de "Mágicas".
« Última modificação: Fevereiro 17, 2013, 12:39:14 am por Stormbringer »

Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #44 Online: Fevereiro 17, 2013, 12:41:46 am »
Elfo sim a tag Bushi e Shugenja não podem estar ligadas oa mesmo personagem. Entretanto o courtier pode pegar níveis em qualquer uma delas desde que respeite o imperativo que ambas não podem. É farofa demais. Motivo mecânico eu sei que existe para que ambas as coisas não se misture.

A postura de mandar para a Irmandade é mais presente entre a Fênix que acha que os shugenjas tem que vir da casta dos samurais e já são pre-dispostos desde do seu nascimento. Segundo o livro Way of shugenja  Só que os Kunis vêem que é mais fácil refinar essas pessoas para que elas possam ser uteis.

Só que seu personagem começou como shugenja queria saber se existe alguma base na mitologia rokugan/japonesa que falasse que isso é impossível.
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #45 Online: Fevereiro 17, 2013, 12:51:33 am »
Citar
. Entretanto o courtier pode pegar níveis em qualquer uma delas desde que respeite o imperativo que ambas não podem. É farofa demais. Motivo mecânico eu sei que existe para que ambas as coisas não se misture.

Não acho que seja "farofa" nesse caso - manipulação e trato social é algo que não viola as expectativas sociais nem de Bushis nem de Shugenjas, especialmente quando se tem considerável experiência, quando a vida na Corte é mais importante que nos campos de batalha (outra opção é virar um Monge).

Citar
A postura de mandar para a Irmandade é mais presente entre a Fênix que acha que os shugenjas tem que vir da casta dos samurais e já são pre-dispostos desde do seu nascimento.

Praticamente todas escolas de Shugenjas de Rokugan se originaram dos Isawa do Clã Fênix, por isso eles são a base quase todos costumes e tradições desse grupo social.

Citar
Só que os Kunis vêem que é mais fácil refinar essas pessoas para que elas possam ser uteis.

Porque os Kunis são a encarnação do pragmatismo quando se trata de Shugenjas. Afinal, você está falando da família que tem "representação" entre cidades de Goblins nas Shadowlands e realiza autópsias (embora com alguns cuidados).

Citar
Só que seu personagem começou como shugenja queria saber se existe alguma base na mitologia rokugan/japonesa que falasse que isso é impossível.

Vide Shugenja and the Sword. Não é explicitamente mitológico, mas eu não conheço nenhuma exceção à 'regra" de que Bushis não viram Shugenjas.
« Última modificação: Fevereiro 17, 2013, 12:56:04 am por Stormbringer »

Offline AKImeru

  • Coordenação
  • "Ranmaru! O Meu Rapidash!"
    • Ver perfil
    • Playing Hero
Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #46 Online: Fevereiro 17, 2013, 01:20:40 am »
Rokugan your way, all the way

O jogador quer que o Bushi dele vire um shugenja?
Ouça o porque. Se acha que será interessante e não será um grande pecado na historia, por que não?

Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #47 Online: Fevereiro 19, 2013, 06:13:57 pm »
Surgiu uma dúvida aqui no meu grupo. No Oriental Adventures (que é o único livro que meus jogadores estão usando como referência), fica bem dúbio se shugenjas podem ser daimyo.

Na wiki de L5R, fica subentendido que não podem, por conta da natureza solitária, levando uma vida reclusa de meditação, e de seus deveres como sacerdotes.

Mas eai? Tem algum costume ou tradição que realmente os impede de ser daimyo, ou é apenas uma coisa que não é comum?

EDIT:
E os daimyo são de qual classe? Buke ou Kuge? Ou depende?
« Última modificação: Fevereiro 19, 2013, 06:23:55 pm por Freakey »

Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #48 Online: Fevereiro 19, 2013, 06:37:44 pm »
Citar
Surgiu uma dúvida aqui no meu grupo. No Oriental Adventures (que é o único livro que meus jogadores estão usando como referência), fica bem dúbio se shugenjas podem ser daimyo.

É claro que Shugenjas podem ser daimyo - um Daimyo é basicamente alguém da casta samurai (seja lá qual for seu papel) que tem outros samurais jurando lealdade a ele, seja por viver nas terras que ele habita, por ser o líder de uma família reconhecida ou mesmo sendo o representante/líder do Clã (vulgo, Campeão de um Clã).

Provavelmente é incomum um shugenja ser o daimyo de alguma extensão de terras ) - a menos que essas terras pertençam a uma família de shugenjas (como Kuni, Agasha, Isawa, Iogo).

EDIT: Se conhece tradições hierárquicas medievais, uma boa forma de pensar nisso é que um Daimyo é o equivalente do Suserano em um laço de suserania-vassalagem entre Samurais (ou seja, Nobres). E como Suseranos, existem desde um Barão que tem alguns Cavaleiros sob sua ordem (um Daimyo simples, sem posse de terras), um Barão terratenente que administras algumas terras nos (um Daimyo com terras para administrar) até um Duque de Milão da família Sforza, que representa uma grande extensão de terra no Sacro Império e representa toda uma família (o equivalente de um Campeão do Clã).

Citar
E os daimyo são de qual classe? Buke ou Kuge? Ou depende?

Buge - com exceção dos Campeões de Clãs (Menores e Maiores) e os Daimyos de Famílias.
« Última modificação: Fevereiro 20, 2013, 06:57:42 am por Stormbringer »

Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #49 Online: Março 07, 2013, 01:17:53 pm »
Caras, achei que era melhor postar minha dúvida aqui do que criar um tópico novo.

Bom, vou começar a campanha que tinha falado esse domingo. Ficou mais ou menos assim:

O jogo se passará em uma ilha inexplorada, que um dos PJs, um shugenja do Louva-deus (Kitsune), se estabeleceu na tentativa de criar um feudo. O irmão mais velho dele, um samurai, herdará a propriedade da família, então ele seguiu esse caminho de "fazer ele mesmo". Ele se casou com uma nobre do Unicórnio, e com o dote, ele conseguiu o dinheiro para construir habitações e iniciar a colonização da ilha.

Junto com ele, tem o cunhado dele (NPC), e dois samurais Garça. Um deles (um Daidoji) tem uma história trágica de perda da família, e o post vai ficar muito grande se eu explicar o motivo dele estar na ilha e ter jurado lealdado ao Daimyo. O outro Garça é um Kakita, primo do primeiro Garça, que está na ilha para protegê-lo, pois a família desconfia que quem quer que assassinou a família dele, tentará matá-lo também.

Meu problema é com um quarto personagem jogador, um ninja Escorpião. É a primeira vez dos jogadores no cenário, e nós não estamos conseguindo encontrar uma boa razão para ele estar na ilha e participar da vida dela, já que os jogadores querem que a campanha seja focada na exploração da ilha e no desenvolvimento do feudo em todos os sentidos.

Como e porque esse personagem estaria ajudando nisso?

Ele seria um courtier, mas qual a intenção do clã ao enviá-lo pra lá?

Offline Agnelo

  • Pai
  • O que se escreve num campo desses?
    • Ver perfil
Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #50 Online: Março 07, 2013, 01:44:02 pm »
Eu não entendo muito do cenário, mas o império não poderia ter mandado ele como um espião pra verificar se esse novo feudo está andando na linha?
Eu amo você. Tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.

Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #51 Online: Março 07, 2013, 04:56:36 pm »
Algumas sugestões que me vieram aa cabeça no momento, se pensar em outras depois posto.

 :seta: a ilha é um lugar inexplorado e desconhecido pelo o que você falou. Bem os Escorpiões odeiam não saberem o que está acontecendo ainda mais se existe alguma vantagem que possa vir a ser explorada na ilha. Ele pode estar lá com o objetivo de descobrir o máximo de informações sobre a ilha e ir repassando para o clã caso veja algo interessante.

 :seta: O Clã pode estar interessados nas pessoas que mataram a família do Daidoji. Pela simples razão de não conhecerem a ameaça. Além do que o Daidoji parecer ser importante já que ele possui um Kakita de guarda costa. Algo bem diferente.

 :seta: O Escorpião esta criando planos de usar esse feudo no futuro para alguma de traições operações ele precisam conseguir o máximo de conhecimento sobre as pessoas e sobre o feudo em si para o sucesso da missão.
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #52 Online: Março 07, 2013, 05:16:49 pm »
Minhas sugestões vão bem na linha do que o Skar já mencionou, só acrescentaria um possível interesse dos Escorpiões pela união entre Louva-Deus e Unicórnio (o que isso representaria, acordos, débitos, coisas do gênero).

Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #53 Online: Março 07, 2013, 06:45:15 pm »
Um motivo muito mais simples é que nem mesmo o próprio Escorpião pode saber dos motivos que o levam para ali - por ser um território recentemente incorporado ao Império, é bem razoável que cada clã envie ao menos um representante ali, no mínimo para indicar a presença do Clã ali e o reconhecimento ao Daimyo de tais terras.

Sem contar que regiões fronteiriças e sem muita ordem são ótimos locais para enviar membros medíocres, ambiciosos ou que causam vergonha ao Clã.

Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #54 Online: Março 07, 2013, 09:08:00 pm »
Porra, valeu demais! As idéias do Skar e do Bispo foram ótimas!

Offline AKImeru

  • Coordenação
  • "Ranmaru! O Meu Rapidash!"
    • Ver perfil
    • Playing Hero
Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #55 Online: Março 08, 2013, 04:18:45 pm »
Bem gente um bando de coisa aconteceu, e a campanha que eu ia jogar acabou se transformando na que eu estou narrando. Sente só a chapa!

- Cenário é Heroes of Rokugan, se passa no ano 1500 e é sobre a modernização de Rokugan, com gaijins, armas de fogo, e com a honra e os conceitos de Samurai moribundos. Eu pego alguns momento antes do grande conflito contra o imperador Hantei vigente. A ideia é ir contra o livro. O choque de ver Rokugan em frangalhos mataria o velhinho, e 3 grandes facções (O jovem e cruel Daimyo Carangueijo, o Daimyo Leão, e o Louva-a-Deus)
O conflito se encontra da seguinte maneira:
Gaijins, Louva-a-Deus e clãs Menores do leste
Carangueijo, Escorpião, Dragão e Phoenix, Tigre (Momentos antes do carangueijo trair todo mundo com uma marcha de Lost)
Leão, Garça, Unicornio, Pardal (Antes da cisão do clã Leão que declarou-se como o sucessor legitimo do império

- Aceleramos um pouco o plot. Clã Lebre foi destruído mas cedo que devia na timeline, por Escorpião preparando o golpe mais insano de sua existencia ( :haha:).
- A ideia é o grupo de jogadores se unirem e reconstruirem o clã Lebre, enquanto presenciam 3 grandes reviravoltas no cenário. Miya Shinkan, o imortal que irá trucidar todo mundo que estiver contra o império usando todos os recursos deixados pelo imperador, o clã Leão e seu Daimyo insano que quer rokugan para si, e a Marcha dos Maculados Carangueijo que irá destruir e conquistar diversos feudos e terras. Os jogadores precisam resolver esses 3 problemas em ordem para restaurar Rokugan.
- Não basta reconstruir o Lebre, mas fortalece-lo para peitar grandes clãs. OU, os jogadores precisam jogar suas cartas na ordem certa, senão serão massacrados.

Atualmente, o grupo passa pela aventura mais básica possivel (Sete Samurais, o jogo)

Aqui vai o grupo:
Togashi Kyoko- Uma monja que busca o caminho do auto-conhecimento, ela abandonou sua sexualidade em perigrinação por Rokugan. Em seu caminho, ela esbarrou em violencia, miséria, dor e...Minako, a prostituta. Minako era um mero pedaço de carne, ou assim era tratada por um implacável grupo de ronins que tomou um vilarejo. O mesmo grupo de ronins cometeu o erro de tentar conseguir outra dama para seu harém. Eles já não podem mais machucar ninguém no plano terreno. Minako ficou apaixonada por Kyoko, e não consegue registrar que seu salvador é um monge do sexo feminino. Ela busca pelo príncipe encantado ao ponto que sua mente alucina.  Kyoko continua sua jornada sem olhar para trás, mas seu bom coração as vezes ainda finge ser quem não é, apenas para ajudar Minako.

Usagi Michiru - Uma genia da espada e um talento, a pequena diva se apresentava por toda Rokugan com outro grupo de jovens. Desde a mordenização de Rokugan, a arte passou a ser apreciada por uma casta de mercadores ascendente além da nobreza. Ela perdeu seus pais e amigos em um incêndio terrível. Foi adotada por um Gaijin momentos depois, que não sabia quem era a menina ou seus estranhos costumes.

O Gaijin - ??????????????????????????
Shoshu Tsuji - Médico e/ou assassino do clã Escorpião, recebeu uma missão de seu mestre desonrado e moribundo: "Mate o filho do imperador Hantei. Reconstrua o clã Lebre. Vire um herói." sem compreender, ele segue sem pensar duas vezes o plano lunático de seu mestre.

Kuni Joseph - O caranguejo barbudo, musculoso e que conhece um estilo de artes marciais envolvendo respiração. ele viaja por Rokugan caçando todo e qualquer tipo de bruxa e mácula. Tem um nome Gaijin.

Shiba Haruka - Uma membro do clã Fenix, seu ancestral fez um ritual terrivel que invocou o Demonio das Lamentações nesse mundo. Com um fragmento dentro dele ainda, possui guelras e expele um terrivel gás toda lua cheia, perdendo sua mente e transformando carne em fumaça vermelha. Desesperadamente busca uma maneira de curar sua maldição e limpar o nome de sua família.

Shoshu ???? - Uma bon vivant do clã escorpião. Esta a um passo de trair o clã. Deseja ver o império queimar até o chão apenas para reergue-lo. Odeia gente, adora manipular e voltar pessoas uns contra os outros.



Estou aberto a ideias de aventuras, em especial aventuras de "Reino", a partir da próxima a Usagi irá ganhar documentos que dão aos jogadores e a ela controle do que restou do clã Lebre para reconstrução. O Carangueijo provalvelmente irá revidar rapidamente e cruelmente.

Mas há espaço para aventuras até lá e sou todo a ouvidos.
 
« Última modificação: Março 08, 2013, 04:32:09 pm por AKImeru »

Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #56 Online: Março 18, 2013, 07:51:02 pm »
Bem consegui terminar de escrever o post da Fênix desculpem a demora, mas não saia nada que achasse bom. O que saiu foi a última tentativa  XD

@Oda

Uma pergunta essa timeline que você citou é da onde?
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Offline Arcane

  • Power Beard
  • [Organização dos PbFs]
  • Fidalgo Burguês Aldeão e Bot
    • Ver perfil
Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #57 Online: Março 18, 2013, 07:53:36 pm »
Continue escrevendo, sim!? Vc tb possui 1d6-2 leitores.   :cool:
Somos todos bots!

Offline AKImeru

  • Coordenação
  • "Ranmaru! O Meu Rapidash!"
    • Ver perfil
    • Playing Hero
Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #58 Online: Março 19, 2013, 12:13:50 am »
Citar
Uma pergunta essa timeline que você citou é da onde?


Minha bunda + Imperial Histories

Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #59 Online: Março 19, 2013, 12:26:35 am »
A tá por que eu lembro que a primeira vez eu li foi muito WTF?

Bem acho que seria interessante você criar um parâmetro mais pesado do tipo quão influentes serão os Gaijins no seu cenário que tipo de tecnologia estará disponível aos jogadores.

 Outra coisa importante que falo de experiência é complicado colocar nas mãos de um jogador ass decisões um sendo o lorde e os outros seus vassalos. Tanto que no meu grupo sequer penso em fazer isso, pq ou vai dar em xingamentos entre os players ou vai ter personagem cometendo seppuku a cada sessão.
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Offline AKImeru

  • Coordenação
  • "Ranmaru! O Meu Rapidash!"
    • Ver perfil
    • Playing Hero
Re:Legend of Five Rings- Rokugan
« Resposta #60 Online: Março 19, 2013, 11:29:36 pm »
Citar
Bem acho que seria interessante você criar um parâmetro mais pesado do tipo quão influentes serão os Gaijins no seu cenário

Estou usando os parametros do Heroes of Rokugan.

Citar
Outra coisa importante que falo de experiência é complicado colocar nas mãos de um jogador ass decisões um sendo o lorde e os outros seus vassalos.

Por que acha que eu fiz? Eu não sou um mestre que gosta de dar coisas simples.
Adicione ao fato que é um jogo sobre intriga, os jogos tecerem suas redes de mentiras um com os outros in-game é meio que o ponto.