Essas e outras coisas foram me irritando, como uma escritora fangirl elevada ao staff dos desenvolvedores da história por puxar o saco de outros profissionais, decidir eliminar uma das mais importantes escolas do clã da Garça (os Harrier, os guerrilheiros do clã) porque ela achava que "não combinava". E dane-se se era uma escola preferida de muitos fãs do clã.
Infelizmente, pelo menos até onde acompanhei as histórias do cenário eles foram sendo simplificados até se transformarem em vilões estereotipados que fazem Muahaha enquanto jogam a cabeça pra trás gargalhando.
Dando um exemplo mais claro. Originalmente os ninjas eram característicos dos Escorpiões. Eles possuíam uma escola dedicada a isso. Uma operação ninja de assassinato envolveria uma cena similar a abaixo:
Um nobre importante está andando nas ruas da cidade à noite, protegido pelos seus guardas e sendo acompanhado por um de seus servos. Um bando de homens vestindo pijamas pretos arremessam estrelas de metal contra o grupo. Como essas estrelas são péssimas armas de arremesso, o máximo que eles conseguem é chamar a atenção dos guardas, que saem correndo atrás dos homens de pijama.
Quando os guardas retornam encontram o nobre morto e o servo desaparecido. O SERVO era o ninja, não os homens em pijama. Vestir um pijama preto e usar armas ninjas era algo deixando para os aprendizes. Se eles conseguissem sobreviver a alguns anos disso, então eles começavam a aprender o que realmente era um ninja: se infiltrar sem ser visto e desaparecer antes que alguém note que há algo errado. Assim era a escola dos ninjas escorpiões nas primeiras edições jogo.
Hoje em dia, os ninjas escorpiões são os homens de pijama. E todo mundo sabe que os escorpiões usam ninjas.
Essas e outras coisas foram me irritando, como uma escritora fangirl elevada ao staff dos desenvolvedores da história por puxar o saco de outros profissionais, decidir eliminar uma das mais importantes escolas do clã da Garça (os Harrier, os guerrilheiros do clã) porque ela achava que "não combinava". E dane-se se era uma escola preferida de muitos fãs do clã.
O pior é que só conheci sobre os Harriers ontem, ao ler o livro The way of the ninja.
Well, eu não conheço praticamente nada de Rokugan pré-Quarta Edição, mas a imagem dos Ninjas e do Clã Escorpião é praticamente a mesma das antigas para mim - ao menos como aparece no The Great Clans. Um trecho que mostra isso, nas páginas 225 e 226:
Pergunta: Os Harriers já eram descritos como incrivelmente pragmáticos e inclinados a táticas "desonestas" em edições antigas, incluindo o uso de pólvora e armas de fogo? Porque se eram, não é algo muito surpreendente que tenham caído, já que usar esse tipo de material é algo tão "terrível" que nem mesmo os incrivelmente pragmáticos Crab chegam perto de usá-las (embora outros clãs tenham acesso a isso, por debaixo dos panos).
Pergunta: Os Harriers já eram descritos como incrivelmente pragmáticos e inclinados a táticas "desonestas" em edições antigas, incluindo o uso de pólvora e armas de fogo? Porque se eram, não é algo muito surpreendente que tenham caído, já que usar esse tipo de material é algo tão "terrível" que nem mesmo os incrivelmente pragmáticos Crab chegam perto de usá-las (embora outros clãs tenham acesso a isso, por debaixo dos panos).
O sistema não mudou muito, ainda é parada de dados, com raises, TN e escolas certo?
Para mim o real problema que causou eles serem extintos é parte do treinamento de sabotagem que usava pólvora, sendo uma violação direta da lei do Império.
The most dishonourable thing ever practiced by the Harriers was the use of gaijin pepper (against the express interdiction from the Emperor). This was found out by Dragon samurai. The information led Togashi Satsu to wage a war against the Crane. Doji Domotai, young daimyo of the Crane Clan, learned about it too and ended the war by disbanding the Harriers in 1168, once and for all. [1] Domotai was aware that not all the Harrier activities had been finished, and sent Daidoji Fumisato in her steward. He journeyed to Shiro Giji to end the illegal practices there, killing any who resisted. [7]
Ou pelo menos era um dos meus preferidos. Acompanhei até a 3a. edição (parei com o Four Winds, se não me engano). Era interessante saber que boa parte da história do cenário vinha das disputas do card-game de mesmo nome e como os autores se desdobravam para acompanhar aquilo. "Tá, os Mantis ganharam o torneio. E agora?" Isso dava um sabor de imprevisto pro cenário, sem um fio condutor ou condição de desenvolvimento absoluto.
Verdade que foi você que meu falou sobre eles, tanto agradeço que os colocarei na minha campanha
Eu acho essa uma das ideias mais idiotas que Legend of the Five Rings têm. Os autores do cenário acabam tendo que quebrar diversos elementos do cenário apenas para acomodar os jogadores de CCG. Curiosamente, o grupo que menos liga para a história de Rokugan é aquele que direciona ela.
Falando nisso, o mestre quer fazer uma campanha bem sandbox conosco, e pediu para mim o jogador com mais experiencia no cenário e em geral a criar um Daimyo usando as regras opcionais do livro "Emerald Empíre". Alguém conhece? Tem alguma opinião?
- O pirata barulhento do Mantis
Um jovem pirata Mantis descobre uma ilha pacata, perfeita para habitação. Ele penhora algumas relíquias de sua mãe e constrói uma pequena habitação ali. Ambicioso, ele deseja fazer o vilarejo crescer e expandir o seu território em terras estrangeiras.
Só um adendo em tese só o clã da tartaruga possui permição do Imperador para fazer acordos e comércio com os gaijins.
Isso é algo problemático, pois agora Rokugan possui uma colônia onde ficavam os Reinos de Marfim (Ivory Kingdoms). Sem contar que essa restrição vale em tese - na prática os clãs Fênix, Louva-Deus, Dragão e Unicórnio mantém negócios relativamente constantes com estrangeiros. A situação é tão engraçada que até os Leões tiveram acesso a alguns livros de Yodotai e passaram a adotar algumas táticas dali.
A colônia é um material que ainda não li para entender sua justificativa, então fico quieto
Só ambos justificam que como a vila está inserida na Fênix eles não são tão gaijins, só são bárbaros. O louva deus consegue esquivar disso por que tem muitos piratas no seu meio que já são pessoas que não seguem as leis de maneira efetiva, mas mesmo assim não o fazem de maneira ostensiva. Os unicórnios em alguns casos são Gaijin, caramba.
quais perícias de classe adicionais e classes favorecidas vocês acham que seriam coerentes para os Clãs do Louva-Deus e da Aranha, já que não vêm no Oriental Adventures.
Skar, vai fazer uma dessas para todos os Clãs?
Fala mais aí que fiquei curioso
(volta a modo lurker de rokugan logo em seguida)
Estava lendo Imperial Stories
Como algo tão bem escrito, interessante e único é relegado a um mero suplemento!?
Enemies of the Empire.Esse também, no post eu afirmei que estava lendo os dois. :linguinha:
Devido a uma das características de Rokugan - a sociedade altamente xenofóbica. Se eles já tem sérios problemas até mesmo com um dos seus clãs que tem alguns modos de estrangeiros, a discriminação contra Nagas e Nezumis é ainda maior, além de reduzir o foco em temas tipicamente Samurais.
Além, a raça Nezumi foi praticamente exterminada na atual continuidade de L5R.
Esse também, no post eu afirmei que estava lendo os dois.
Mas eles querem vender o conceito de "Rokugan your way" no livro básico, por isso ele contém várias opções "mortas" atualmente.
Por que deixar raças de fora? Eles incluiram basicamente maho tsukais como opções para possiveis jogadores no livro básico .
Mas é RAW possivel sim, só não é o tradicional.
Lembre-se que o personagem precisa comprar Multiple Schools, mas fora isso tudo é válido.
Em especial se ele for um Dragão ou um Phoenix, onde ele tem até mesmo advanced schools sobre isso.
Como vocês colocam que o shugenja surge?
O que vocês acham ?
. Entretanto o courtier pode pegar níveis em qualquer uma delas desde que respeite o imperativo que ambas não podem. É farofa demais. Motivo mecânico eu sei que existe para que ambas as coisas não se misture.
A postura de mandar para a Irmandade é mais presente entre a Fênix que acha que os shugenjas tem que vir da casta dos samurais e já são pre-dispostos desde do seu nascimento.
Só que os Kunis vêem que é mais fácil refinar essas pessoas para que elas possam ser uteis.
Só que seu personagem começou como shugenja queria saber se existe alguma base na mitologia rokugan/japonesa que falasse que isso é impossível.
Surgiu uma dúvida aqui no meu grupo. No Oriental Adventures (que é o único livro que meus jogadores estão usando como referência), fica bem dúbio se shugenjas podem ser daimyo.
E os daimyo são de qual classe? Buke ou Kuge? Ou depende?
Uma pergunta essa timeline que você citou é da onde?
Bem acho que seria interessante você criar um parâmetro mais pesado do tipo quão influentes serão os Gaijins no seu cenário
Outra coisa importante que falo de experiência é complicado colocar nas mãos de um jogador ass decisões um sendo o lorde e os outros seus vassalos.