Vindo dar meus pitacos.
A melhor pergunta do FAQ e a única duvida que tinha foi a do sistema de esferas estar bem explicado. Não que eu vá usa-lo, mas quero que os níveis de poder das esfera sejam delimitados de maneira agradável para explicar para os outros.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Eu não lembro onde está mais sei que essa regra existe: cada não sucesso acumula e dependendo da coisa pode ser algo bem espetacular. Smaug você leva em consideração nos jogos que os adormecidos geram paradoxo por estarem vislumbrando magia? Pq por exemplo na perseguição de carros poderia gerar muito paradoxo.
Outra coisa supernovas só a partir de esfera 6, isso é do domínio dos arquimagos. Claro que o nível 5 te limita a fazer algo no nível Pompéia. Não acho que tenha muita diferença...
O dano do paradox não poder ser curado é só no nWoD, eles criaram uma tag de nome distinta pra isso.
Sobre o uso da esfera da vida tudo depende de como o cara interpreta a forma com que ele usou a magia. Afinal não vai ser vulgar se tu fez uma massagem e passou um pomada para melhorar dano contundente, podia ser só uma luxação. Ou vc encher o cara de bandagem para curar ferimentos letais. O problema em geral é o ambiente e qual a desculpa para o efeito.
E bem cara os Herméticos entraram numa guerra, again, contra os Tremere. Sem Doisstep, sem arquimagos e com a magia deles falhando e ainda com traidores aliados aos vampiros o nível de destruição que um bando de magos com esferas variando entre 2~4 conseguiu fazer o anciao Tremere, aquele que fez diablerie no Saulot, pensar seriamente em acordar para tentar evitar a destruição do clã.
As esferas de magos são abusadas pq é a única forma de lutar, afinal os magos lutam pela realidade