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RPG => Sistemas & Cenários => Tópico iniciado por: Mark Logan em Abril 04, 2012, 08:05:28 am

Título: Influências da 4e no D&DN
Enviado por: Mark Logan em Abril 04, 2012, 08:05:28 am
Saiu mais um Rule of Three, desta vez falando sobre o que terá da 4e no D&DN:

http://www.wizards.com/dnd/Article.aspx?x=dnd/4ro3/20120403 (http://www.wizards.com/dnd/Article.aspx?x=dnd/4ro3/20120403)

Eis os pontos que mais me chamaram a atenção:

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It’s been said before, but one of the things we’re hoping to do is draw upon all editions, and that does include 4th Edition. Here in Rule-of-Three alone, I’ve made mention of themes, martial maneuvers/powers, class parity, monster design, and making it easy for the DM to run the game and to improvise. Additionally, things like at-will magic, rituals, and the presence of non-magical healing are all things that we think are good concepts from 4E that have a place in the next iteration of the game.

Gostei bastante desta parte. Só a questão dos rituais que me deixou confuso... como eles irão interagir com a magia vanciana?!

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Beyond that, there’s still a lot up in the air. In general, I personally feel like 4E characters are the hardest to threaten within the bounds of what you would consider the standard adventure design. I think that in the 4E environment, that makes sense, given the game’s focus on the encounter as a base unit of measurement for game play. In the next iteration of the game, though, we’re looking at shifting the focus more to the adventure, as opposed to individual encounters, and that will likely mean that we want to increase the sense of danger, which I think improves the experience during the exploration portions of the game

Perceberam, felizmente na minha opinião, que o fato dos personagens da 4e poderem se curar totalmente entre os combates, e que para que eles sejam ameaçados é necessário vários encontros em sequência, e que todo jogador com o minímo conhecimento do sistema já vai logo descansar antes de chegar a um ponto crítico.

Mudar o foco para a aventura, no entanto, não sei se será a melhor opção.

Preferia que cada combate fosse mortal, e que entre um e outro os personagens se recuperassem, ou seja, um meio termo do que é hoje.
Título: Re:Influências da 4e no D&DN
Enviado por: Elven Paladin em Abril 04, 2012, 11:23:14 am
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Perceberam, felizmente na minha opinião, que o fato dos personagens da 4e poderem se curar totalmente entre os combates, e que para que eles sejam ameaçados é necessário vários encontros em sequência, e que todo jogador com o minímo conhecimento do sistema já vai logo descansar antes de chegar a um ponto crítico.

O que eles esqueceram é que se você quer tornar D&D 4e letal, não é colocar encontros em sequência com um Short Rest entre eles, mas sim colocar encontros em sequência sem Short Rest entre eles, o que é  algo relativamente trivial de se colocar em jogo. O jogo fica bem sério quando você não tem quase poderes de encontro, PVs não integrais e o Líder mal tem formas de conceder HSs e o próximo encontro pressupõe que o grupo esteja com PVs cheios e armados até os dentes.

Jogar Dark Sun com um DM que ama isso faz você repensar bastante a "imortalidade" da 4e.  :b
Título: Re:Influências da 4e no D&DN
Enviado por: Malena Mordekai em Abril 04, 2012, 11:27:34 am
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There are a lot of elements at play in what you describe, so I’ll try to cover a lot of ground here. First, I don’t think that clerics being the sole healers is something I’d consider a common trait of D&D throughout the ages; the bard and the druid classes were both capable healers in previous editions.

Bite me.

Isso dito... eu não vejo tanto problema assim, a maioria dos TPKs ou quase TPKs que presenciei foi na 4e.
Não que isso seja uma coisa boa, indispensável pra um sistema ser "empolgante". No 4e são os poderes que causam empolgação e não o risco exagerado que corria, digamos, um mago de AD&D.

Porém, saindo dos extremos, e quanto ao 4e:
Não há problema em curar-se em cinco minutos, quando vc é um aventureiro que dispõe de recursos pra isso.
Reclamar disso é como reclamar que não há mutilações em D&D, dá na mesma quanto à falta de realismo.

Quando eu narro, a maioria dos desafios de perícia enfrentados pelos jogadores tem como penalidade a perda de pulsos de cura, às vezes mesmo por falhas normais em certas perícias e não no desafio inteiro. Eu confio nisso pra amaciar os personagens.

Sinceramente eu prefiro os pulsos a "varinha de cura, uso várias vezes até curar todos". Pra mim, cabou pulso de cura, seu corpo não consegue se curar, só 1 ponto, SALVO se aparecerem medidas extraordinárias do tipo que curam sem gasto de pulsos.

Na prática, um grupo bem equipado das edições anteriores se curava totalmente com seus efeitos mágicos e o onipresente clérigo.
Título: Re:Influências da 4e no D&DN
Enviado por: Mark Logan em Abril 04, 2012, 02:09:20 pm
O sistema de recuperação da 4e funciona razoavelmente bem, o meu problema com ele é que os personagens se recuperam durante o combate, entre os combates e com o descanso prolongado.

Um combate sozinho não ameaça os personagens. Se coloca-los em sequência, eles acabam fazendo um descanso prolongado antes de exaurirem seus recursos, e mais uma vez o risco morre.

Já deram a ideia aqui de impedir ou dificultar o grupo de realizar descansos prolongados, mas nenhum jogador gosta que o mestre limite ou impeça que eles utilizem uma opção apresentada pelo sistema e para eles vantajosa.

Seria muito mais simples se o sistema apresentasse a possibilidade de UM encontro já ser mortal, dai cada grupo definiria a velocidade e frequência das recuperações fora dele.

O ideal pra mim seria que após um combate arriscado, os personagens se recuperariam quase totalmente, com apenas um descanso curto, sem a necessidade de um descanso prolongado, que quebra o ritmo da história.
Título: Re:Influências da 4e no D&DN
Enviado por: Malena Mordekai em Abril 04, 2012, 02:19:27 pm
Lembre que descansos prolongados não podem ser feitos toda hora. Terminou um descanso, outro, só daqui a 12 horas ou mais.

Além disso, por falar em história, às vezes existem prazos a serem cumpridos, ameaças que se não forem abordadas de imediato se tornarão mais fortes, etc.

Como falei de desafios de perícia, ás vezes vc pode por um desafio como frame externo a toda uma aventura, sendo que alguns sucessos podem ser conseguidos com atos e atitudes específicas dos PCs em vez de apenas testes de perícia.
E nesse caso, parar pra descansar quando algo grande está acontecendo adicionaria uma falha.
Título: Re:Influências da 4e no D&DN
Enviado por: Mark Logan em Abril 04, 2012, 02:35:46 pm
Publicano, os exemplos que você deu são extremamente válidos, o problema é toda aventura ter obrigatoriamente um senso de urgência para que os jogadores não possam abusar dos descansos prolongados.

Na primeira vez OK, na segunda o povo já acha repetitivo, na terceira já reclama, na quarta pedem pra mudar o mestre.

O descanso prolongado está previsto no sistema, as limitações de urgência pra ele não.

Se a mecânica precisa ser "concertada" pelo mestre, a meu ver é falha.

E essa história de ter de esperar 12 horas pra fazer outro não funciona. Entre morrer e esperar 48 horas pra descansar, se for o caso, os jogadores em 90% das vezes escolherão a segunda opção.
Título: Re:Influências da 4e no D&DN
Enviado por: GoldGreatWyrm em Abril 04, 2012, 02:38:05 pm
Isso é um falso problema. Pelo menos a 4e deu a opção de descanso breve.

A opção de descanso prolongado funciona na mesma suposição das edições passadas: Mestre, role encontro aleatório a cada hora parado :P (ou seja, senso de urgência sempre está presente e o perigo sempre está por perto)

Não é por ter limpado quatro salas do Templo do Mal Elemental que os ogros do A-2 vão ficar lá sentados, esperando os aventureiros recarregar.
Título: Re:Influências da 4e no D&DN
Enviado por: Agnelo em Abril 04, 2012, 02:45:58 pm
Pois é, eu fico pensando que tipo de overlord maligno estúpido esses PC's saqueiam que deixam pra deixálos seis horas dormindo e não explodir o alojamento em que eles se enfiaram.

Por essas e por outras na minha cabeça achar um lugar seguro pra descansar no meio de uma dungeon deveria ser recompensa por sucesso num desafio de perícia, no mínimo.
Título: Re:Influências da 4e no D&DN
Enviado por: Gun_Hazard em Abril 05, 2012, 09:01:19 pm
é
Título: Re:Influências da 4e no D&DN
Enviado por: Aluriel de Laurants em Abril 05, 2012, 11:42:30 pm
Alguém, chegou a testar alguma vez a idéia das ondas? Elas permitiam até que os caras ficassem sem encounter por ser praticamente um segundo round de um combate recém terminado.
Título: Re:Influências da 4e no D&DN
Enviado por: Smaug em Abril 05, 2012, 11:59:14 pm
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Alguém, chegou a testar alguma vez a idéia das ondas? Elas permitiam até que os caras ficassem sem encounter por ser praticamente um segundo round de um combate recém terminado.
Eu usei em um final de aventura. Os personagens tinham que defender uma ponte contra inimigos que avançavam em direção a catedral da cidade (era o final do primeiro livro da trilogia do fogo das bruxas). Foram sete ondas de inimigos, os personagens se aguentaram bem, não houveram mortes, mas ao final eles não conseguiriam passar por mais nada, estavam sem poderes diários e de encontros e sem HS, além de estarem todos sangrando. Foi divertido e muito tenso!
Título: Re:Influências da 4e no D&DN
Enviado por: VA em Abril 06, 2012, 09:01:36 am
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Alguém, chegou a testar alguma vez a idéia das ondas? Elas permitiam até que os caras ficassem sem encounter por ser praticamente um segundo round de um combate recém terminado.

O Youkai, na sessão em que o Valek entrou em coma. Foi bem chato.
Título: Re:Influências da 4e no D&DN
Enviado por: kinn em Abril 06, 2012, 10:56:25 pm
Eu á enfrentei um encontro em onda e foi bem difícil. E olhe que foi só uma segunda onda. No esquema da 4e, o encontro médio é feito para esgotar alguns de seus recursos, o fácil poucos ou nenhum e o difícil a maioria deles.

De todos os recursos o pior é a capacidade de se curar, mas os poderes de encontro também fazem falta com seu dano elevado e efeitos. Acho que será a parte mais difícil de reavaliarem.
Título: Re:Influências da 4e no D&DN
Enviado por: Nibelung em Abril 06, 2012, 11:49:03 pm
Todas as minhas aventuras, no combate climático, tem alguma mecânica de respawn de minions. Se o grupo não der um jeito neles rápido, em pouco tempo eles começam a ficar sem espaço pra andar e atacar.

Por exemplo, um combate contra um mago maluco abrindo um portal pra Xoriat. Enquanto o portal estava aberto, 2-3 minions elementais saiam do portal toda rodada. Eles resolveram isto deixando uma área de dano em cima do portal, que atrapalhou bastante a tática do mago do grupo (a zona era amigável, e ele queria jogar em cima do chefe), além de comer as ações mínimas dele pro resto do encontro.

Em outro combate, contra uma warforged dragoa dentro de uma forja de criação, ela se sentiu ameaçada e ligou a forja em modo emergencial, soltando dois forjados defeituosos a cada rodada. Foi usada a mesma solução, mas como desta vez ela ligou o minion-maker no meio do encontro, o guardião do grupo teve que ativar uma forma com aura de dano e ficar estacionado bloqueando a boca da forja. Isso tirou o defensor do combate, e fez tudo ficar mais difícil.

Ondas mesmo, acaba um combate e começa outro sem descanso, eu nunca fiz. Mas é porque eu nunca senti que precisei disto pra dar um clime de tensão na mesa. Já pensei em usar uma vez, mas todo mundo já tava quebrado o suficiente, e um combate só com at-wills não tem tanta graça.
Título: Re:Influências da 4e no D&DN
Enviado por: Malena Mordekai em Abril 06, 2012, 11:59:45 pm
Já fiz exatamente isso do portal pra Xoriat, só que eram uns trocinhos aberrantes incorpóreos do MM2, esqueci o nome deles. Eu tinha achado uma versão minion deles num Ecology da Dragon Magazine, sendo que como minions em onda são bastante perigosos pq 1x por encontro ignoravam um ataque bem sucedido (equivalente de insubstancial pra minion).