Muito legal listas de dons como Tecnologia se tornar um único Dom com uma faceta pra cada Renome.
Isso é o que ocorrerá com todos outros "Shadow Gifts". Todo Dom que não é de Auspício (Moon Gift) usará esse formato, onde haverá uma lista de poderes ligados a um tema comum (Tecnologia, Morte) e cada um deles será ligado a um Renome, tendo poder equivalente a um Dom de Nível 3 de um Moon Gift..
Não curti mesmo a mudança nas matilhas... achei que quebrou um pouco o lance de "monstros escondidos na sombra" para algo mais próximo do que o apocalipse trazia, mas que fazia sentido dentro do apocalipse... mas no nWoD, em que o sobrenatural é bem mais oculto, achei que fica dificil forçar a barra para algo "faz de conta que ninguém percebeu aquela galera toda ali".
Sendo honesto, no meu resumo de um parágrafo sobre a Matilha, eu fui um pouco exagerado. A ideia é que os Lobisomens são os únicos a saber da realidade espiritual/mística da Caçada, um Círculo Interno, uma Camarilha, enquanto aqueles com algum elo de sangue ou simpatia com a caçada não sabem praticamente nada sobre o que os Lobisomens fazem (eles são a "Periferia").
O que eu gostei é quanto ao papel que os Wolf-Blooded passaram a tomar, que é:
he pack includes Wolf-Blooded and a few humans who know the truth about werewolves. They act as lieutenants for the werewolves. The Wolf-Blooded can provide useful assistance, especially those who can open themselves to spirits, or act as loci. These packmates look after the pack’s territory, deal with spirits, and perform the pack’s duties while the werewolves engage in the siskur-dah. Those normal humans at this level carry enough of the totem’s blessing that they are no longer part of the herd, and thus the Oath of the Moon’s requirement that The Herd Must Not Know does not apply to them. The totem is properly part of the pack, binding to the werewolves is synthesis rather than servitude. As a result, the totem operates under different rules to other spirits in the eyes of the Uratha, and joins the siskur-dah in the Shadow.
A small number of packs elevate Wolf-Blooded to their inner circle, allowing her to join the siskur-dah, either because the pack doesn’t have enough werewolves to go around, or because they have to split their members. Though this brings the Wolf-Blooded closer to the werewolves, neither Father Luna nor Mother Wolf ever intended the Wolf-Blooded to hunt. It’s not their role in the universe, and those who do hunt open themselves to grave danger that they’re ill-equipped to handle.
Meu jogo mais extenso no nWoD foi Lobisomem, onde a "matilha" era formada por dois Iron Masters, um Wolf-Blooded e um Humano normal (e sim, eu insisti que todos os jogadores fossem Lobisomens, mas não foi o que os jogadores quiseram), então talvez seja isso que explique minha simpatia por aproximar mais alguns não-Lobisomens para certas tarefas que antes cabiam a eles.
e já não tinha gostado desse papel dos Wolf-bloodeds de tenentes podendo ajudar mais ativamente na coisa ou o lance dos humanos serviçais que acabavam desenvolvendo uma ligação com o totem a ponto da matilha poder burlar o juramento de Luna. Lendo de novo a coisa toda ainda fico com a sensação de que os Uratha estão perdendo o foco e tendo que dividir o protagonismo do jogo
Entendo sua preferência. Seu ponto é que a batalha que os Lobisomens travam é tão distinta e dependente das capacidades deles que não faz muito sentido a presença de mortais nisso - além da manutenção do "isolamento" dos próprios "Peludinhos". É algo bastante válido. Acho que vai se incomodar com a introdução da mecânica de Touchstones no Idigam Chronicles, e como isso parece que vai ser central para a manutenção da Harmonia.
Citando um post do fórum da WW que explica bem porque eu gosto dessa mudança:
So, what do I think of new packs? Well, to be fair, the basic premise of this was presented last week, so it's not a new concept. But that said...
FUCK YEAH, WEREWOLVES ARE NOW OCCULTIC FIGURES! Werewolves, more so than any other supernatural template(save Promethean), have missed out on the sense of being the center of mystical attention, as keystones of a cult, normally because of that entire "Herd Must Not Know" thing. This has steadily started becoming a real downer since with the release of Mummy, human involvement in monstrous affairs has been a growing matter, even if 'Cult' isn't a Blood and Smoke merit directly, But now it's changed-the Uratha can play as anything from the wolf-headed demigods they were in Bau to fellows in a mass of sharp toothed individuals. I said it last week, and I say it again-I love cult/gangs, and I particularly love the earlier mentioned affair of werewolves holding 'mass' in a church, paying chiminage to the totem.(It doesn't hurt that I caught up on Gunnerkrigg Court and found Coyote's true form very Forsaken)
I'm having a thought towards Kyoko Sakura from Madoka Magica, but that's neither here nor there.
We didn't talk about the mechanics of packs, but I'm assuming that totem's will be cleaned up from a proto-krewe mechanic to a post-krewe refinement(yes, talking about GtSE here), which will be much appreciated-I never actually liked the base totem rules. My only question is if humans in a pack receive benefits-I imagine they will, but confirmation is a nice thing.
WEREWOLVES HAVE TOUCHSTONES! WEREWOLVES HAVE TOUCHSTONES! FUCK YES!
I really like the Touchstone mechanic, both as a mechanic and as a necessary character narrative element. I really despise the idea that a character is alone and associates with no one and in particular has no ties to their own lives. Touchstones were a smart way of counteracting that train of thought and make WoD games more a game of relationships through mechanical benefits. I was hoping they'd be a thing from Vampire on, and it looks like they are. The fact that werewolves can have them both ways is also really neat.
(do mesmo jeito que eu achei sem sentido parentes com gnose no apocalipse).
Eu adorei eles. Algo que eu sempre quis montar era um Parente em uma matilha de Lobisomens. :)
Quanto a preferência meu coração ( :wub:) sempre vai ser de apocalipse, embora eu considere forsaken um jogo muito superior, eu vejo eles como temas completamente diferentes.
Em geral, eu gosto mais do Forsaken, mas salvo o meu gosto por fazer piadas jocosas com eles, ainda tenho grande simpatia por Apocalipse. Só não me peça para usar as regras dele novamente. :b
O Smaug já respondeu boa parte do que responderia, somente reforçando:
Alem disso, você vive sua vida inteira de um jeito, vira uma bola de pelo assassina e no dia seguinte largar a sua vida antiga e constrói uma nova em cinco minutos? Wut.
Normalmente, o personagem não tem escolha se não assumir ou criar uma nova identidade. Primeiramente, Lobisomens costumam a ser incrivelmente mal-ajustados a sociedade humana e são marginais a ela.
E o mais importante: A Primeira Transformação é bastante violenta e deixa indícios claros que incriminam a pessoa - e quando não deixam, é porque outros murderhobos descobriram o personagem antes e capturam ela durante ou pouco após a Primeira Transformação, quando o novo Lobisomem está incrivelmente confuso e perdido. E não só isso, os murderhobos são provavelmente as primeiras pessoas que aceitam o novo Lobisomem como ele é, que entendem o motivo de ele ser tão distinto e estranho a outras pessoas.
Ou seja, não é uma surpresa que muitos Lobisomens aceitam isso - no momento mais confuso da vida de alguém, Lobisomens oferecem compreensão, um propósito na vida e explicações quando ao que o Lobisomem é. Exatamente como um culto na vida real. Citando algo o do FAQ da ICSA (http://www.icsahome.com/elibrary/faqs):
Research and clinical work with thousands of former members suggests that those who join cults were experiencing significant stress (frequently related to normal crises, such as romantic breakup, school failure, vocational confusion, or transitions, such as college graduation) prior to their cult conversion. Individuals are especially vulnerable to cult recruitment during late adolescence, when they might be separating emotionally and physically from their families and, therefore, more open to new groups. Because their normal ways of coping are not working well for them, these stressed individuals are more open than usual to people selling a “road to happiness.”
E nunca esqueçamos dos Puros, que estão Sapateando em cima da regra de não matar humanos, e para eles qualquer coisa é valida.
Por isso os Puros são antagonistas. E mesmo assim, os Puros não operam segundo o princípio de "Tudo Vale" - eles também tem um conjunto de regras próprias que justificam o seu modo de ação, que engloba a aceitação parcial que seu modo de vida leva a uma baixa Harmonia devido a sujeição aos Espíritos e a rejeição constante de tudo que venha da Eternamente Mutante Luna.
E mesmo assim, eles abominam os Bale Hounds/Cães Nefandos tanto quanto os Destituídos.
Os sistema só não previve o uso de Aluamento desse jeito, como incentiva dentro da própria premissa de proteger o Véu, custe o que custar, e foda-se o dano colateral no processo. Desde que tenha um fim, o livro praticamente diz "A-Ok" para isso.
O sistema desincentiva isso - o fato do personagem ter que proteger o Véu (e sua Harmonia) inclui não violá-lo em primeiro lugar.
Isso sem falar que o não falta em NWoD são outras conspirações sumindo com "doidos" por ai, ou pegando eles para ter alguma informação nova, e sumindo com o fulano no processo ou o jogando num quarto acochado e com camiseta de manga longa, alem de Prozac saindo pelas orelhas.
Com um "Completamente Pirado" escrito na ficha hospitalar e com sugestão para tratamento de choque nas próximas semanas.
Pois é, mas surtos e epidemias de "Pirados" não costumam a ser eventos comuns e podem facilmente chamar a atenção de autoridades mortais e outras criaturas sobrenaturais. Sem contar que o próprio Aluamento em Massa pode ser perigoso, já que, citando o próprio Forsaken:
If a werewolf induces Lunacy in a crowd, the effect runs the risk of backfiring. A crowd stricken with fear might become an angry mob or a panicked stampede. The Storyteller should make a Resolve + Composure roll for the human with the highest Willpower in the crowd. Success indicates that the person may direct the crowd to some degree. If he simply wants to save himself, the entire crowd follows his lead, but if he is driven violent with fear,
the mob might turn against the werewolf. Members of the crowd probably still have problems understanding or remembering exactly what’s happening, but they could be incited to riot or swarm a subject.
Boa sorte tentando explicar e controlar isso. :P
O que? Xavier sempre pega adolescentes que quase são mortos por serem diferentes, para viverem na mansão dele com outros jovens diferentes. Todos com medo dos humanos normais, porque eles nunca podem ser aceitos.
Nos ultimos tempos, a coisa tomou um tom de culto e força paramilitar de paranoicos traumatizados, que chegaram a queimar todas as antigas ligações que tinham com os normais. Por um motivo ou por outro.
Soa familiar?
Da maneira como expôs, é uma comparação válida. Se leu o Marvel 1602: Omnia Mutantur, nos et Mutamur in illis. (Todas as coisas mudam, e não mudamos com elas - obrigado ao publicano por me lembrar o quão pedante é citar algo em latim e não colocar a tradução).
*Aponta para os Reis Predadores*
Reis Predadores: Tem gosto de galinha. O que? Ele estava falando sobre nosso segredo e vocês (Fogo Sagrado), já tinha gratinado ele... Parecia um desperdício de um bom humano assado!
Hehe, já que mencionou os Puros, um dos melhores trechos sobre eles no The Pure:
The Pure suffer from ceaseless incongruity.
To remain pure, they degrade themselves. They believe they represent the natural order, and yet many of their practices are a cold contravention of nature. They believe themselves righteous, but they knowingly perform actions that tear their Harmony to tatters. Their history is the same. The Pure see themselves as martyrs, as the tormented minority, when in reality they have become quite the opposite. Forever they have hunted with cruelty and dishonor, and yet claim themselves proud predators. They walk a cold line between necessity and regret, between violence and penance.
How are they able to convince themselves that they exist as a powerless minority? The same way every oppressive majority does, by accepting conspiracy theories and revisionist history that suggests the minority is a secret cabal of criminals and controllers.
Some Pure are able to recognize the ironies intrinsic to their people, just as humans can recognize their own hypocrisies. Just as humans, though, most Pure fail to act, and many simply cannot see past the hate that drives them ineluctably forward.