Outro Q&A sobre o desenvolvimento do D&D Next.Os últimos artigos (tá, 2 deles) me fizeram ter alguma esperança que apesar do Next não parecer um jogo pra mim, eles pelo menos haviam tentando parar de tratar os jogadores como idiotas.
Hoje as coisas parecem ter voltado ao normal. Ou seja, 'jogadores acreditam no que for que a gente disser' voltou a ser o lema dos designers.
No caso, as duas últimas perguntas me parecem boas e realistas. Eles admitem que não estão tão preocupados com equilíbrio assim, mas ei, pelo menos a admissão é feita.
Meu problema é com a primeira. Continuar vendendo a idéia que os itens serão raros, é bobagem quando você examina a probabilidade de encontrar algum em cada luta (mínimo de 50%).
Depois, tentar convencer que criar uma espada +1 é um grande momento na vida do personagem (NARSIL!). Exceto que, qualquer um que já tenha jogado D&D por mais que duas ou três sessões, sabe que ninguém continua a usar uma arma mágica depois que ela é ultrapassada por outro item que o personagem tenha acesso.
Não faz sentido a idéia de que seja um 'grande momento na história' quando você cria uma arma mágica, se daqui a três ou quatro sessões você pode encontrar outra melhor, escondida debaixo dos restos de um otyugh.
Se a idéia é tornar cada arma mágica algo especial, uma das duas coisas tem que se tornar verdadeira:
a) matem a progressão +1/+2/+3 e etc. das armas, mantenham só a habilidade mágica;
b) façam a progressão dos bônus das armas subirem com o nível dos personagens.
Manter essa progressão E tentar convencer que criar qualquer arma mágica é um grande evento na história, é insultar a inteligência dos jogadores.