Autor Tópico: Fã de RQ esculacha D&D  (Lida 49460 vezes)

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Offline VA

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Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Resposta #135 Online: Maio 11, 2013, 11:25:45 am »
Quanto ao Atmo, acho que ele não cansa de ser ridicularizado, ou faz de propósito.

Se a minha impressão de algo é diferente da sua, seja o que for, eu estou errado e você está certo, é isso? Vou deixar pra falar mais de "D&D" 4e quando jogar, pois já tenho mais do que o necessário (provas de jogadores e a minha visão do sistema) pra qualifica-lo como algo que EU não gosto.

Se sua impressão de algo que VOCÊ NÃO CONHECE é diferente da de alguém que conhece, eu assumo que você está errado e ele certo, Atmo. Isso é como 2+2.

Tu pelo menos LEU o sistema? Não precisa nem jogar, é só LER.

http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1281.msg54016#msg54016

Nossa, linkou um post que prova exatamente meu ponto: que você não conhece o sistema. Não conseguiu nem diferenciar a diferença ABSURDA entre os poderes de cada classe. Não leu o Guia do Mestre. Não leu os livros posteriores.

Atmo, admite logo que você só entende de hentai e só entra em outras discussões pra sacanear.

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Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Resposta #136 Online: Maio 11, 2013, 11:33:52 am »
Nossa, linkou um post que prova exatamente meu ponto: que você não conhece o sistema. Não conseguiu nem diferenciar a diferença ABSURDA entre os poderes de cada classe. Não leu o Guia do Mestre. Não leu os livros posteriores.

Atmo, admite logo que você só entende de hentai e só entra em outras discussões pra sacanear.

Eu tento dar meu ponto de vista, mas já que nem isso serve vou guardar o que EU acho de um sistema fajuto e feito pra jogador de MMO pra outro momento.

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Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Resposta #137 Online: Maio 11, 2013, 11:39:33 am »
Seu ponto de vista não vale nada porque não é cimentado por experiência, sequer por leitura.

Se você tivesse mais informações poderia ser visto como algo mais que um preconceito ridículo.

E pq vc não vai catar coquinho quanto a essa conversa de MMO? É normal que RPG absorva conceitos de outras mídias, ele nasceu assim, parido pela literatura e pelos wargames, por sua vez alimentando videogames.

E EU, não é assim que vc gosta de por, em caixa alta, JOGO D&D desde a época da Abril e NÃO JOGO MMO, NÃO GOSTO, E PREFIRO D&D 4e a qualquer uma das outras versões, joguei várias outras: AD&D, D&D de caixa, Dragon Quest, First Quest, D&D 3.0, 3.5, Pathfinder.
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Offline VA

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Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Resposta #138 Online: Maio 11, 2013, 11:49:00 am »
Nossa, linkou um post que prova exatamente meu ponto: que você não conhece o sistema. Não conseguiu nem diferenciar a diferença ABSURDA entre os poderes de cada classe. Não leu o Guia do Mestre. Não leu os livros posteriores.

Atmo, admite logo que você só entende de hentai e só entra em outras discussões pra sacanear.

Eu tento dar meu ponto de vista, mas já que nem isso serve vou guardar o que EU acho de um sistema fajuto e feito pra jogador de MMO pra outro momento.

Qual o PROBLEMA de uma mídia de entretenimento se inspirar em outra? Existe alguma mídia de entretenimento "pura"? Vídeo-games se inspiram no cinema, que se inspira na literatura, que se inspira na música, que hoje em dia, pasme! Se inspira em vídeo-game. O que torna o RPG melhor do que qualquer outra dessas mídias? Tua perda de tempo é melhor do que a perda de tempo de qualquer outra pessoa?

E mesmo que não precisasse haver inspiração, D&D 4E não tem NADA A VER com MMO. Nadinha. Quem diz isso é quem ou não joga MMO, ou não joga D&D, ou, geralmente, não joga nenhum dos dois. Eu não suporto MMO (já tentei jogar vários, a fórmula não me convence), mas acho o sistema de combate da 4E (que é o que todo mundo diz que é a coisa mais "vídeo-game" de todas), e acho excelente.

Se você quiser descer do seu pedestal desinformado de jogador de RPG purista e que não lê o que critica, estaremos abertos a críticas de qualquer sistema.

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Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Resposta #139 Online: Maio 11, 2013, 12:11:44 pm »
VA, leia meu post na última página (que pelo jeito todo mundo ignorou pra pular em cima do Atmo) e veja a semelhança principal entre 4e e MMOs na minha opinião.

Offline Atmo

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Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Resposta #140 Online: Maio 11, 2013, 12:13:18 pm »
Nossa, linkou um post que prova exatamente meu ponto: que você não conhece o sistema. Não conseguiu nem diferenciar a diferença ABSURDA entre os poderes de cada classe. Não leu o Guia do Mestre. Não leu os livros posteriores.

Atmo, admite logo que você só entende de hentai e só entra em outras discussões pra sacanear.

Eu tento dar meu ponto de vista, mas já que nem isso serve vou guardar o que EU acho de um sistema fajuto e feito pra jogador de MMO pra outro momento.

Qual o PROBLEMA de uma mídia de entretenimento se inspirar em outra? Existe alguma mídia de entretenimento "pura"? Vídeo-games se inspiram no cinema, que se inspira na literatura, que se inspira na música, que hoje em dia, pasme! Se inspira em vídeo-game. O que torna o RPG melhor do que qualquer outra dessas mídias? Tua perda de tempo é melhor do que a perda de tempo de qualquer outra pessoa?

E mesmo que não precisasse haver inspiração, D&D 4E não tem NADA A VER com MMO. Nadinha. Quem diz isso é quem ou não joga MMO, ou não joga D&D, ou, geralmente, não joga nenhum dos dois. Eu não suporto MMO (já tentei jogar vários, a fórmula não me convence), mas acho o sistema de combate da 4E (que é o que todo mundo diz que é a coisa mais "vídeo-game" de todas), e acho excelente.

Se você quiser descer do seu pedestal desinformado de jogador de RPG purista e que não lê o que critica, estaremos abertos a críticas de qualquer sistema.

Ser inspirado por e ser feito para são duas coisas diferentes. Faça o favor de entender o que estou falando antes de me chamar de desinformado.

Isso é comum pra quem migrou de uma edição antiga pra 4e. Já tinha um paradigma de como jogar, e só encaixou as novas regras ao jeito que estava acostumado.

Creio que o estilo de alguém que tenha começado pela 4e seja muito diferente, mas nunca procurei dados pra confirmar. O caso é que o jogo se apresenta de uma forma diferente, e isso molda a visão dos jogadores que não tiveram experiência anterior.



Quanto à inspiração em MMOs, acho que isso é mais aparente não nos poderes usados em combate, mas sim em toda a tentativa de emular a mecânica de tank/aggro incorporando ela às regras, e definindo os "party roles" de forma bem escancarada. Isso é a inspiração mais clara, tentando trazer pra mesa a trindade "tank/healer/dps" que reinou por anos nos MMOs.

Ironicamente, o melhor MMO da atualidade na minha opinião (Guild Wars 2) jogou a "santa trindade" pela janela e ficou bem melhor por isso. :)
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Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Resposta #141 Online: Maio 11, 2013, 12:23:29 pm »
Só que os party roles foram inspirados nos combates de RPG de mesa, apenas mais sistematizados. Tudo isso é só retroalimentação.

Claro que parte da intenção era chamar jogadores novos (e isso é ruim?) mas muitos veteranos que nunca jogaram MMO apreciam mais 4e do que as outras; não é como se fosse um produto feito de fato pra quem joga  MMO.

E mesmo que fosse eu voltaria a dizer, "e daí?"

Se não me engano um dos sistemas apreciado pelo Atmo foi inspirado em videogames...
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Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Resposta #142 Online: Maio 11, 2013, 12:26:00 pm »
Citar
Ser inspirado por e ser feito para são duas coisas diferentes. Faça o favor de entender o que estou falando antes de me chamar de desinformado.

Nossa, que resposta incrível. Eu nem sabia que eu era fã de MMO, já que D&D 4E foi feito para eles!

Citar
Quanto à inspiração em MMOs, acho que isso é mais aparente não nos poderes usados em combate, mas sim em toda a tentativa de emular a mecânica de tank/aggro incorporando ela às regras, e definindo os "party roles" de forma bem escancarada. Isso é a inspiração mais clara, tentando trazer pra mesa a trindade "tank/healer/dps" que reinou por anos nos MMOs.

Ironicamente, o melhor MMO da atualidade na minha opinião (Guild Wars 2) jogou a "santa trindade" pela janela e ficou bem melhor por isso.

Só que esses party roles sempre existiram, e sempre foram defendidos em todo o lugar, até a 4E sair e todo mundo decidir que isso era plágio de MMO e começar a criticar.

Vamos lá, todo mundo sabe que o grupo clássico de D&D é "guerreiro, mago, clérigo e ladino".
« Última modificação: Maio 11, 2013, 12:29:29 pm por VA »

Offline Atmo

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Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Resposta #143 Online: Maio 11, 2013, 12:26:30 pm »
Se não me engano um dos sistemas apreciado pelo Atmo foi inspirado em videogames...

Deve ser algum que começou assim, e não pegou uma franquia famosa e a transformou nisso que é hoje.

Citar
http://www.rpgcodex.net/content.php?id=8309

On the subject of exact rules, did Wizards take inspiration from computer or board games for the rules in the previous editions? If so, could you name some that were especially important? Do you see these more exact rules as something that could help the game make the transition to video-games and board games and other environments where there is no GM to make a ruling? If so, does the new edition's focus on modularity make it harder to make a boardgame or videogame based on it?

As far as I know, 4th edition was the first set of rules to look to videogames for inspiration. I wasn’t involved in the initial design meetings for the game, but I believe that MMOs played a role in how the game was shaped. I think there was a feeling that D&D needed to move into the MMO space as quickly as possible and that creating a set of MMO-conversion friendly rules would help hasten that.
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Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Resposta #144 Online: Maio 11, 2013, 12:31:30 pm »
Mike Mearls DE NOVO... volta o tópico um pouco, vai
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Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Resposta #145 Online: Maio 11, 2013, 12:33:21 pm »
Se não me engano um dos sistemas apreciado pelo Atmo foi inspirado em videogames...

Deve ser algum que começou assim, e não pegou uma franquia famosa e a transformou nisso que é hoje.

Citar
http://www.rpgcodex.net/content.php?id=8309

On the subject of exact rules, did Wizards take inspiration from computer or board games for the rules in the previous editions? If so, could you name some that were especially important? Do you see these more exact rules as something that could help the game make the transition to video-games and board games and other environments where there is no GM to make a ruling? If so, does the new edition's focus on modularity make it harder to make a boardgame or videogame based on it?

As far as I know, 4th edition was the first set of rules to look to videogames for inspiration. I wasn’t involved in the initial design meetings for the game, but I believe that MMOs played a role in how the game was shaped. I think there was a feeling that D&D needed to move into the MMO space as quickly as possible and that creating a set of MMO-conversion friendly rules would help hasten that.

Pô, Atmo, tu tá citando DE NOVO o Mearls, onde ele diz CLARAMENTE:
Citar
I wasn’t involved in the initial design meetings for the game

Isso é achismo dele. E mesmo que não fosse achismo, você ainda não explicou QUAL o problema de pegarem elementos de vídeo-games para aprimorar a jogabilidade de D&D.

Eu acho uma iniciativa ótima, existe MUITA literatura acerca de game design para vídeo-games (Paul Schuytema, Jesse Schell, Katie Sellen, entre outros), mas pouco ou nenhum sobre RPG de mesa (só consigo lembrar do The Forge, e nem sei se conta). Qual é o que tem mais literatura sobre o que é divertido ou não, o que o jogador espera ou não, o que é profundidade ou o que é complexidade?

Vídeo-games, lógico.

Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Resposta #146 Online: Maio 11, 2013, 12:34:10 pm »
Se não me engano um dos sistemas apreciado pelo Atmo foi inspirado em videogames...

Deve ser algum que começou assim, e não pegou uma franquia famosa e a transformou nisso que é hoje.

Deixa ver se entendi: um sistema que já nasceu inspirado em videogames tudo bem, mas um que se inspirou depois tentando criar mecânicas melhores não pode ?

dois pesos duas medidas ?
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Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Resposta #147 Online: Maio 11, 2013, 12:34:40 pm »
Olha, eu manteria qualquer coisa dita pelos designers após o anúncio do Next sob a perspectiva que eles precisam vender a idéia do sistema novo. E isso por diversas vezes envolveu criticar versões antigas do jogo ou ceder as opiniões de parte da fanbase.

E nota também que o próprio Mearls admite não ter participado das primeiras reuniões que definiram os objetivos de design da 4e e está supondo porque algumas decisões foram tomadas.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Offline Malena Mordekai

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Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Resposta #148 Online: Maio 11, 2013, 12:34:50 pm »
Baseado nessa lógica pífia eu também poderia dizer que Eberron é uma merda pq subverte o clássico do D&D... KKKKKKKK
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Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Resposta #149 Online: Maio 11, 2013, 12:37:56 pm »
Baseado nessa lógica pífia eu também poderia dizer que Eberron é uma merda pq subverte o clássico do D&D... KKKKKKKK

Ou Dark Sun. Ou Ravenloft. Ou muitos dos melhores cenários de D&D, que foram inspirados por outras mídias.

Mas toda e qualquer mídia pode, só não pode vídeo-game, porque obviamente é uma perda de tempo pior do que RPG, que chega ao patamar do Teatro e Literatura. Só que não.