Autor Tópico: Fã de RQ esculacha D&D  (Lida 43646 vezes)

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Offline Smaug

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Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Resposta #195 Online: Maio 12, 2013, 12:49:30 am »
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De fato, Gygax sequer se importava em interpretar o personagem quando jogava, não existia esse conceito pra ele. Quando ele jogava, ele era o Fighter. Ponto.
E o fighter ia na frente porque tinha mais pontos de vida,e podia receber mais dano. Ou seja, ele era escalado para receber dano no lugar dos outros do grupo. Isso parecebe um proto-tanker pra mim.
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Offline Fëanor

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Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Resposta #196 Online: Maio 12, 2013, 01:10:08 am »
Ah, o velho Ranger. DPS monstruoso no AD&D, uma confusão na 3.0, uma classe mais ou menos na 3.5 e DPS monstruoso na 4e. É o... tipo... o Ciclo da Vida, cara.

Quanto ao Ladino: o baque era mais causado por que ele era o rei das perícias em um sistema onde desafios de perícia não funcionam :P Pelo menos tentaram salvar um pouco com as skill tricks.

Mas mé. Voltamos a velha discussão que o DnD Next deveria pegar o que a 4e fez direito, manter, e melhorar o que era ruim, mas não está fazendo isso.
Mesmo que pegasse a 3e como base, poderia, no mínimo, utilizar as coisas que deram certo na 4e. É como se eles tivessem ignorado completamente a existencia dela e banido pra sempre qualquer mecanica relacionada.
Sério, nem os NADs utilizaram. Decepcionante.
E a volta do sistema vanciando de magia, porque ele obviamente não apresentava problemas.

Nem pra se inspirar no próprio Warlock da 3e que tinha uma mecânica muito mais equilibrada (e divertida!).
"I am Vorn the Unspeakable! The skulls of those who defy me bleach in the suns of a hundred worlds!!!! And you are...?"

Offline AKImeru

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Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Resposta #197 Online: Maio 12, 2013, 01:39:49 am »
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Os homens pato são muito mais escrotos

Você já leu sobre os Durulz ou está perpetuando o clichê de "Essa raça não é super séria então é automaticamente escrota" que ronda rpgistas que só jogam de raças feijão com arroz?

Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Resposta #198 Online: Maio 12, 2013, 04:04:11 am »
Esquece as magias. Compara a descrição de uma mesma classe na 4e com ela na 3e. A primeira que me vem à mente é Ladino, porque quando eu li levei um baque.

As duas trazem o mesmo tipo de informação, a diferença é que a 3e se alonga mais. E infelizmente muitas vezes com explicações indecisas ou vagas...

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Tendências: Os ladinos seguem oportunidades, não ideais. É mais provável que sejam Caóticos em vez de Leais.   Contudo,   eles   são   muito diversos   e podem ter qualquer tendência.

...e...

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Características: Os ladinos são muito habilidosos e podem se concentrar no desenvolvimento de qualquer variedade de perícias.

...e...

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No entanto, como os ladinos são muito diferentes, podem venerar outras divindades ou nenhuma.

... e na tentativa de criar ganchos. E isso seria bom se os ganchos fossem mais evocativos...

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Descobrir como escapar de uma armadilha ou não disparar um alarme é muito divertido para a maioria dos ladinos.

... ou não ficassem insistido em afirmar o óbvio...

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Os ladinos meio-orcs costumam ser muito violentos.


Tem mais informação na versão da 3e? Tem. Mas ela é necessária? Os autores precisavam gastar 7 linhas só pra me dizer que talvez eu tenha vindo de uma guilda ou talvez eu tenha aprendido com um ladino mais velho? Ou 4 pra dizer "Ladinos podem seguir qualquer deus"?

Acredito que tem gente que prefere isso. Mas eu prefiro informações de forma mais direta e precisa. A classe serve pra isso e isso. Ela permite isso e isso. E as habilidades são essas. Mais do que isso, só se os ganchos forem bons e não algo que eu posso pensar sozinho.

E isso tem que ser algo melhor do que "às vezes ladinos se reúnem pra dar um golpe". Amigo, eu adoro filmes de assalto. Você não precisa me dizer isso. Você não precisa dizer isso pra ninguém que tenha uma televisão ou vá no cinema de vez em quando.

Sendo que o Ladino ainda é um exemplo que não sofre de um problema comum nas descrições de classes de várias edições de D&D: informações que não condizem com o funcionamento da classe.

Ps.: Aliás, olha a descrição de striker disfarçada no meio da descrição do ladino em dois pontos da classe:
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Mesmo   não sendo equivalente aos membros de   outras classes   em combate, um ladino é   capaz de desferir golpes
precisos e infligir enormes quantidades de dano quando realiza um ataque   furtivo

E mais tarde:
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Eles   não   são capazes de combates corporais prolongados,   portanto se concentram nas oportunidades de ataques furtivos e   nos ataques â distância.
« Última modificação: Maio 12, 2013, 04:06:38 am por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
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Offline Malena Mordekai

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Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Resposta #199 Online: Maio 12, 2013, 08:55:52 am »
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Só que os party roles foram inspirados nos combates de RPG de mesa, apenas mais sistematizados. Tudo isso é só retroalimentação.

Curiosidade:

O "role" no termo "roleplaying game" na verdade se referia à especialidade tática de uma equipe, no sentido de Batedor, Médico, Sniper, etc. e não no sentido de um papel de personagem fictício a ser interpretado, com personalidade e características próprias.

De fato, Gygax sequer se importava em interpretar o personagem quando jogava, não existia esse conceito pra ele. Quando ele jogava, ele era o Fighter. Ponto.

Sendo que Gygax era exatamente como um monte de cricri escolavéia e gostava de esculachar quem fizesse RPG que saísse dos limites que ele idealizou, dizia que os RPGs da White Wolf não eram RPG, etc.

Aí rola o ciclo da vida, né, rs, e mais tarde ouço/leio gente dizer que RPG narrativista não é RPG.
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Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Resposta #200 Online: Maio 12, 2013, 11:17:08 am »
alguns tópicos aqui parecem discussão das tias que assistem as novelas da Globo

muito achismo e comentários negativos a cerca do assunto.

e sempre cai no fim "Aquela fulana tem cara de vagabunda e vai roubar o marido da bertrana. Mas no final, ela vai ficar junto do arlindo." ou "Por que eu não gosto de X logo X é ruim." ou "Usuários de Magia vs Não usuários de Magia no 3.5"

"e por que você tá postando isso aqui também?"
Pra saber se é deliberado ou acidental

Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Resposta #201 Online: Maio 12, 2013, 11:58:47 am »
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Os homens pato são muito mais escrotos

Você já leu sobre os Durulz ou está perpetuando o clichê de "Essa raça não é super séria então é automaticamente escrota" que ronda rpgistas que só jogam de raças feijão com arroz?

Na verdade eu disse isso apenas pela aparência deles.

E só por que eu acho escroto não significa que eu não goste. tem muita coisa escrota que eu adoro 
« Última modificação: Maio 12, 2013, 12:04:36 pm por Shining wizard »
War never changes

Offline AKImeru

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Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Resposta #202 Online: Maio 12, 2013, 12:31:17 pm »
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Sendo que Gygax era exatamente como um monte de cricri escolavéia e gostava de esculachar quem fizesse RPG que saísse dos limites que ele idealizou, dizia que os RPGs da White Wolf não eram RPG, etc.

Na realidade nem mesmo Gygax jogava seus próprios jogos como RAW. Ele afirma que Elfos eram classes, pro exemplo, para simplificar as coisas. Afinal elem estrava para 20 pessoas ao mesmo tempo (E não mais do que isso!) ele dizia que se um jogador falasse "Posso ser um Elfo Guerreiro?" ele permitia além de outras coisas.
As regras de multiclasse são basicamente uma house rule escarrada na hora.

Quanto a Durulz:
O motivo da aparência deles ser hilária é proposital. Eles são sacaneados dentro do universo de jogo por serem patos.

Do tipo, a reação que eles geram em você como jogador é a mesma gerada por personagens dentro do jogo.

Em minha opinião isso é genial.
« Última modificação: Maio 12, 2013, 12:32:51 pm por AKImeru »

Offline Lumine Miyavi

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Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Resposta #203 Online: Maio 12, 2013, 12:32:35 pm »
Eu lembro de ouvir em algum lugar que humano com dupla classe era uma house rules proposta por um jogador, do tipo "e se meu personagem quisesse aprender a fazer magia, depois de chegar no nível máximo"?

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Offline Malena Mordekai

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Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Resposta #204 Online: Maio 12, 2013, 12:53:43 pm »
Bom o Oda falar isso do Gygax, porque meio que me expressei mal, eu me referi mais a limites conceituais que do que limites de regras.
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Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Resposta #205 Online: Maio 12, 2013, 01:12:44 pm »
Sim, esse lance das regras é verdade, Publica. No RPGnet tem uma galera que conhecia o Gygax e jogava nas mesas dele (Old Geezer por exemplo). É muito interessante ouvir várias coisas que pra gente hoje é tido como "verdade absoluta" no hobby, mas que na verdade não é bem assim.

Essas duas coisas: o lance da falta de "interpretação" de um personagem propriamente, e o fato de o "role" no rótulo do jogo se referir na verdade ao papel do jogador dentro de um time tático, ao invés do papel de um individuo numa realidade fictícia, me pegaram de surpresa quando li pela primeira vez.

Isso dá uma ideia legal do quanto o jogo era ligado ao caráter de boardgame e wargame quando começou, e como ele foi evoluindo no decorrer do tempo para o que a gente entende como rpg hoje. 

E ironicamente, a 4e acaba tendo um caráter tão similar quanto à primeira edição, nesse aspecto de "gamificar" radicalmente o papel dos jogadores. A diferença (talvez) é que as influencias no início eram de wargames e boardgames, enquanto hoje é de videogames e MMOs.
« Última modificação: Maio 12, 2013, 01:15:49 pm por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Offline Malena Mordekai

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Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Resposta #206 Online: Maio 12, 2013, 01:17:43 pm »
O que é normal, já que mais gente joga MMO e videogames que wargames e boardgames.
Sem contar que um videogame parece ser mais suave quanto a representar uma narrativa do que um wargame, né...

Ironicamente eu me sinto incentivado a interpretar mais e melhor no 4e do que em qualquer das edições anteriores. E eu não jogo MMO nem tenho videogame. Mas isso é questão pessoal.
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Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Resposta #207 Online: Maio 14, 2013, 11:59:46 am »
Ironicamente, historia e interpretação existem e são essenciais para campanhas de wargame. Diria que mais até do que boa parte de jogos eletrônicos similares.

Re:Fã de RQ esculacha D&D
« Resposta #208 Online: Maio 30, 2013, 10:04:33 pm »
Citação de: Oda
Quanto aos Durulz..

Arqueólogos de Lhankor Mhy descobriram que os Durulz têm dentes.

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