Autor Tópico: [D&D Next Legends &Lore] Estávamos só testando vocês!!1!  (Lida 5119 vezes)

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Re:[D&D Next Legends &Lore] Estávamos só testando vocês!!1!
« Resposta #15 Online: Dezembro 05, 2012, 10:53:18 am »
O dano dele AGORA não é mediano. Mas se forem melhorar o ladino e o mago pros ataques normais deles ficarem próximo do guerreiro (o que significa que os ataques "especiais", como as magias e o furtivo, devem estar acima), o dano do guerreiro vai se tornar menor.

É verdade, o guerreiro vai ficar menos ameaçador se todo mundo causar dano igual a ele. Acho que uma solução viável para esse impasse seria dar ao guerreiro não apenas a manobra Parry, como também Protect como habilidade de classe, pois assim os inimigos teriam um estímulo para atacá-lo por ele evitar que seus aliados sejam feridos.

Mas aí eles praticamente obrigam o guerreiro a ser defender, o que inviabiliza builds como o guerreiro arqueiro e afins, algo não desejável para os designers. Por isso não sei se é bom eles darem de graça a manobra Parry pra todos os guerreiros, como o Mike disse no artigo, a não ser que eles dêem à classe a opção de escolher entre essa manobra ou outra mais adequada ao seu build.

Para um arqueiro, por exemplo, seria muito mais interessante e condizente com a build ganhar uma feature para ignorar cobertura e/ou camuflagem do que reduzir o dano causado pelos ataques dos oponentes.

Offline Macnol

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Re:[D&D Next Legends &Lore] Estávamos só testando vocês!!1!
« Resposta #16 Online: Dezembro 05, 2012, 11:03:08 am »
Lunguinho, obrigado pelas informações, é realmente bom saber as impressões de primeira mão de quem está jogando.

Eu acho que o grande problema, mesmo, é essa insistência em fazer algumas classes mais fortes em certas áreas do jogo e inúteis em outras.

Eu não sei dizer até que ponto isso é "ruim" por não se encaixar no meu gosto - eu prefiro que qualquer classe possa ser customizada pra qualquer função - ou ruim em termos de design. Só sei que não acho que isso beneficie o jogo em nada. Faz anos que eu bato nessa tecla dos problemas causados por tentar equilibrar as classes de forma diferente em cada área do jogo.

Re:[D&D Next Legends &Lore] Estávamos só testando vocês!!1!
« Resposta #17 Online: Dezembro 05, 2012, 11:21:19 am »
Lunguinho,

Será que isso não poderia ser feito simplesmente mantendo o refresh dos dados no final das ações do personagem? Não vou abrir o documento pra ler agora, mas se os dados se recuperarem no final da ação do personagem (em vez do começo), isso faz com que o guerreiro sempre tenha dados para fazer parry ou protect. Ele então sempre pode escolher defender seus colegas, mesmo que tenha gasto todos os dados anteriormente em sua ação.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:[D&D Next Legends &Lore] Estávamos só testando vocês!!1!
« Resposta #18 Online: Dezembro 05, 2012, 11:31:13 am »
Uma coisa que eu queria saber de quem está testando: aquela história dos 3 pilares está sendo seguida? Isto é, existem ferramentas que tornem a parte de exploração tão presente, divertida e necessária quanto a parte de combate?

Re:[D&D Next Legends &Lore] Estávamos só testando vocês!!1!
« Resposta #19 Online: Dezembro 05, 2012, 11:49:37 am »
Será que isso não poderia ser feito simplesmente mantendo o refresh dos dados no final das ações do personagem? Não vou abrir o documento pra ler agora, mas se os dados se recuperarem no final da ação do personagem (em vez do começo), isso faz com que o guerreiro sempre tenha dados para fazer parry ou protect. Ele então sempre pode escolher defender seus colegas, mesmo que tenha gasto todos os dados anteriormente em sua ação.

Nas regras atuais já acontece dessa forma.  ^_^

Os dados se renovam ao final das ações do guerreiro, então ele pode sempre bloquear dano dos monstros e caso ninguém sofra ataque na rodada (algo que não é incomum no Next, visto o acerto baixo dos monstros), o guerreiro usa os dados que sobraram para causar dano nos inimigos, seja através de Deadly Strike, Glancing Blow ou Cleave. É muito difícil o guerreiro chegar no refresh sem ter usado os seus dados em alguma manobra, especialmente do 4º nível em diante quando ele já conta com 4 manobras.

A questão que estávamos discutindo é que o Mearls pretende, além das manobras que utilizam expertise dice, dar ao guerreiro uma mecânica de Parry que não usa o pool de dados, mas funciona de forma parecida. Isso daria ao guerreiro a opção de usar Deadly Strike e Parry na mesma rodada, medida essa que serviria pra manter a classe equilibrada após eles fazerem as melhorias pretendidas nos conjuradores (mais magias por dia e at wills melhores).

O problema disso, antecipado pelo Nibelung, é que o guerreiro poderia virar um alvo ignorável com o maior dano dos outros personagens. Portanto seria bom que eles dessem além desse Parry extra, algo como um Protect extra para ser usado em seu lugar caso os inimigos resolvam focar os ataques em seus aliados.

Uma coisa que eu queria saber de quem está testando: aquela história dos 3 pilares está sendo seguida? Isto é, existem ferramentas que tornem a parte de exploração tão presente, divertida e necessária quanto a parte de combate?

No documento das DM guidelines, eles dão umas dicas de como premiar os personagens com XP após encontros não combativos. A ideia é que se a situação fora de combate tiver um risco significativo de falha, você deve dar xp aos personagens de acordo com a dificuldade da situação. Se a situação for fácil, você deve dar xp de um encontro combativo fácil para aquele nível (tem uma tabela para te orientar a fazer isso); se for mediana, xp de combate mediano; se for dificil, xp de combate difícil.

Também se recomenda dar xp de combate mediano para cada objetivo maior cumprido na aventura e xp de combate fácil para cada objetivo menor cumprido.

Por enquanto esse foi o único incentivo que eu vi para jogos com uma temática menos combativa, mas acredito que quando sairem regras mais completas para o mestre criar armadilhas e hazards, a parte explorativa do jogo deve ficar mais interessante.
« Última modificação: Dezembro 05, 2012, 11:52:15 am por Lunguinho »

Offline AKImeru

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Re:[D&D Next Legends &Lore] Estávamos só testando vocês!!1!
« Resposta #20 Online: Dezembro 05, 2012, 01:10:48 pm »
Citar
No documento das DM guidelines, eles dão umas dicas de como premiar os personagens com XP após encontros não combativos.
Eu não conto isso como "Valorizar os três pilares" em especial como XP pode facilmente ser controlado pelo mestre.

Citar
mas acredito que quando sairem regras mais completas para o mestre criar armadilhas e hazards, a parte explorativa do jogo deve ficar mais interessante.

Vamos esperar que eles sigam o modelo 4e ao em vez do 3e dessa vez, porque o hateboner pela 4e pode ser gigantesco para algumas pessoas mas o sistema de criação de ambientes e armadilhas da 4e é superior a da terceira edição porque ele existe.

Offline Macnol

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Re:[D&D Next Legends &Lore] Estávamos só testando vocês!!1!
« Resposta #21 Online: Dezembro 05, 2012, 01:53:16 pm »
Se o "suporte" aos outros dois pilares se resumir a guiazinhos de como dar XP por situações que não sejam combate, vai continuar tão ruim quanto era nas edições anteriores, especialmente a 4e.


Re:[D&D Next Legends &Lore] Estávamos só testando vocês!!1!
« Resposta #22 Online: Dezembro 05, 2012, 02:08:24 pm »
Se o "suporte" aos outros dois pilares se resumir a guiazinhos de como dar XP por situações que não sejam combate, vai continuar tão ruim quanto era nas edições anteriores, especialmente a 4e.

Concordo com você nesse ponto, quando disse que o incentivo que eles deram foi esse, não quis dizer de forma alguma que isso é suficiente. Óbvio que é necessário mais e o mínimo que eles precisam fazer é dar mais suporte ao lado explorativo do jogo com um sistema de criação de ambientes e armadilhas decente.

Algo para incentivar a interação também seria bom, mas aí já acho mais improvável deles fazerem porque o D&D sempre deixou esse aspecto a cargo do DM e dos jogadores, então mexer nisso é um terreno mais arriscado pra eles.