O que me deixa meio puto é sempre essa referência ao sistema vanciano. Já deu, né? Parte pra outra. Se for pra tomar a 3.X como base, pega os power points do XPH.O sistema AEDU da 4e é visto como um erro porque diluí as magias do mago - logo, voltamos ao vanceano, que é a "tradição da fantasia", (criada e mantida por D&D).
Mote do DnD Next: "I don't want to waste your time".
Que poderia ser um sistema modular também, bastando apenas dar uma quantidade de pontos por nível e colocar um custo pra cada magia.Sistema de pontos psi da 3.5 mandou um abraço. Pra fazer poderes de nível baixo serem efetivos, você paga mais por isso. Tipo, BEM mais.
O que eu não gosto desse sistema de mana em especifico é que se ele não for muito, mas muito bem feito mesmo, corre o risco de ter magias ótimas de 1º, 2º e 3º circulo, que o mago em nível alto consegue utilizar um número enorme de vezes, já que elas custam pouco e ele tem muitos pontos de mana.
Por isso prefiro uma mecânica como a do feiticeiro, que não prepara, mas tem uma quantidade máxima de magias a cada nível.
Com efetivos você quis dizer o que Lumine?Gastos pra tudo, Mark. Existem 2 limites pros poderes psíquicos, interligados:
Você tem duas opções: ou você nerfa essas magias ou corta elas fora de uma vezA sugestão de manter apenas um efeito mágico, não-permanente ativo é uma boa. Ou você voa, ou tem proteção contra flechas, ou fica sob efeito de piscar ou de nublar. Não tudo ao mesmo tempo.
O que me deixa meio puto é sempre essa referência ao sistema vanciano. Já deu, né? Parte pra outra. Se for pra tomar a 3.X como base, pega os power points do XPH.O sistema AEDU da 4e é visto como um erro porque diluí as magias do mago - logo, voltamos ao vanceano, que é a "tradição da fantasia", (criada e mantida por D&D).
Mote do DnD Next: "I don't want to waste your time".
Mas aqui, pra vocês, manter os slots mas deixar de preparar, como era o feiticeiro na 3e, já seria uma solução?
Se sim, acho que poderia ser facilmente implantado como modulo, sem necessidade de profundas mudanças no sistema.
A 4e parecia que ia terminar com o sistema Vanciano, e ao invés disso simplesmente fez todas as classes usarem ele, não só o mago.
Que poderia ser um sistema modular também, bastando apenas dar uma quantidade de pontos por nível e colocar um custo pra cada magia.Sistema de pontos psi da 3.5 mandou um abraço. Pra fazer poderes de nível baixo serem efetivos, você paga mais por isso. Tipo, BEM mais.
O que eu não gosto desse sistema de mana em especifico é que se ele não for muito, mas muito bem feito mesmo, corre o risco de ter magias ótimas de 1º, 2º e 3º circulo, que o mago em nível alto consegue utilizar um número enorme de vezes, já que elas custam pouco e ele tem muitos pontos de mana.
Por isso prefiro uma mecânica como a do feiticeiro, que não prepara, mas tem uma quantidade máxima de magias a cada nível.
Sem contar que ele é matematicamente compatível com todo o sistema. Ou seja se o Psi dividir os seus pontos igualzinho aos Slots de Mago ficamos com um número bem perto (não sei se é exato, mas num calculo que fiz por cima uma vez chegou muito perto), de Magias x Poderes.
(...) fazer cálculos antes do jogo, na hora de definir qual efeito o personagem aprende a usar, e depois ter isso pronto na hora da ação, é algo que não me incomoda.
Aí eu vou citar, de maneira incompleta, o sistema de Iron Heroes, que pegava as escolas e você tinha níveis de proficiência nelas. A partir disso, você combinava efeitos comuns, obtinha uma CD e jogava contra ela, podendo até sofrer um desastre como resultado. Parece interessante, mas nunca usei.
Em seguida, é provável que o Elven apareça só para me corrigir.
Eu gostava dos Psi da 3.0, eles pareciam se dar melhor com o restante do grupo do que os da 3.5... minha ultima mesa de 3.5 tinha um psion e aquilo era um samba de power points que iam e dados que voltavam, que sinceramente achei a classe muito desequlibrada...
Eu gostava dos Psi da 3.0, eles pareciam se dar melhor com o restante do grupo do que os da 3.5... minha ultima mesa de 3.5 tinha um psion e aquilo era um samba de power points que iam e dados que voltavam, que sinceramente achei a classe muito desequlibrada...
3.0? Com aquele sistema inútil de Psionic Battle Mode? lolBom, considerando que isso era um peso morto, ele não atrapalhava ou ajudava em nada... então sim, eu gostava dele...
ícone = imagem = ídolo, logo é sagrado e intocável.
mas o mago ainda vai ser incrivelmente versátil e ótimo em invadir nichos - que é o "Problema Número 1".
Tava pensando aqui...
Será que errado não somos nós?
A 1e, 2e, 3e... todas essas edições, que são mais de 20 anos de D&D, sempre tiveram o mago como mais poderoso.
Daí de uns tempos pra cá chegou um povo novo, e alguns dos velhos que mudaram de pensamento, e acharam que o mago tinha de ser equilibrado e coisa e tal...
Esse cara se sentiu prejudicado.
Felizmente o D&D Next há de ter um modulo de "Alta Magia", pra satisfazer esse jogador orfão!
A 3ed que zancou tudo. Aquela estória que o equilíbrio está nos níveis inferiores serem mais penosos pro mago e superiores mais recompensadores, enquanto que o fighter (ou whatever) era "equilibrado" sempre, nunca existiu na 3ed.
Na 3ed, no 3º nível o mago já não sofre, no 6º se iguala ao resto e daí por diante é só felicidade. O preço a se pagar é muito pequeno.
Mas esse não é exatamente o nicho dele ? "Invadir nichos" ?
Citação de: Elvenmas o mago ainda vai ser incrivelmente versátil e ótimo em invadir nichos - que é o "Problema Número 1".
Mas esse não é exatamente o nicho dele ? "Invadir nichos" ?
E outra, é tão difícil assim implementar um mago que seja jack-of-all-trades (porém expert em nada) ?
Cara, mas se vc jogar a 1ª e 2ª edição como mandava o figurino, o mago tinha que penar e MUITO pra ser poderoso. Ele subia com uma tabela de XP mais lenta e era extremamente frágil. E se morresse no 5º nível, teria que voltar de 1º de novo.
Mas esse não é exatamente o nicho dele ? "Invadir nichos" ?
E outra, é tão difícil assim implementar um mago que seja jack-of-all-trades (porém expert em nada) ?
Não, e ele se chama "bardo".
Às vezes me incomodo com o uso repetido do adjetivo "icônico" por aí.
Parece até uma coisa religiosa -- tem que continuar assim pq é icônico, ícone = imagem = ídolo, logo é sagrado e intocável.
CitarParece até uma coisa religiosa -- tem que continuar assim pq é icônico, ícone = imagem = ídolo, logo é sagrado e intocável.
Isso se chama "apego semânico" ou simplesmente "frescura". :b
Citação de: Elvenmas o mago ainda vai ser incrivelmente versátil e ótimo em invadir nichos - que é o "Problema Número 1".Mas esse não é exatamente o nicho dele ? "Invadir nichos" ?
Por que ninguém até agora falou do clérigo***? Havia muita discussão na 3.N sobre o poder dos magos, óbvio, mas a maioria parecia concordar que o clérigo conseguia ser ainda mais forte (eu lembro de participar de uma discussão séria sobre isso na antiga Spell, onde foram apresentados até alguns cálculos). E esse sim era _O_ invasor de nichos, humilhava guerreiros, bárbaros, paladinos e rangers só com o Livro do Jogador, ladinos e bardos com os livros certos (se não me engano, notavelmente em FR), e o próprio mago em confronto direto (claro que a gente sabia que "confronto direto" não era a única maneira de avaliar o poder de uma classe).
Não, não é frescura --você nega que existam VACAS SAGRADAS nesse RPG?
É disso que estou falando, chega a espantar vc entrando no mesmo time do Gun Hazard que não sabe fazer distinções entre metáforas.
não se tem certeza de que haverá mesmo druidas na nova edição
CitarParece até uma coisa religiosa -- tem que continuar assim pq é icônico, ícone = imagem = ídolo, logo é sagrado e intocável.
Isso se chama "apego semânico" ou simplesmente "frescura". :b
Não, não é frescura --você nega que existam VACAS SAGRADAS nesse RPG?
É disso que estou falando, chega a espantar vc entrando no mesmo time do Gun Hazard que não sabe fazer distinções entre metáforas.
Acho que foi porque eles só começaram a apelar na 3e. No D&D 0, 1 e 2 pelo que ouvi eles não eram tão poderosos, só o mago. Os conjuradores divinos pelo que ouvi falar tinham uma lista de magias bem restrita (por divindade) e só chegavam no 6° círculo. Então como apenas o mago chegava no 9° círculo era o único com as magias apelonas. Na 3e com 9° círculo pra todos os conjuradores dignos de nota, e considerando que eles tinham habilidades extras além disso, não é surpresa que eles roubariam fácil o 1° do mago de classe mais apelona.Ninguém era apelão na primeiras edições pelo fato de meio que informalmente você precisava começar de nível baixo até chegar num nível onde teria poderes dignos de "Ooooh!" com mago. Se você morresse, no seu grupo de 13º nível, você não faz outro personagem de 13º. Fazia de primeiro. A própria ideia de fazer personagens acima do primeiro nível, foi criada pra coisas como convenções, e olhe lá.
Não na verdade VOCÊ que realmente não sabe o que é ÍCONE.
Você colocou que na sua cabeça ícone está relacionado a sagrado e deprecia qualquer menção a tal, sem um mínimo de reflexão.
Citarnão se tem certeza de que haverá mesmo druidas na nova edição
por mim podem tirar o druida que não vai fazer falta alguma
Mas o druida não é um ~ÍCONE~?
Ah... então ícone só tem esse significado?
Bem que minha avó avisou que computador é coisa do capeta.
Ícones, computador, agora tudo faz sentido.