Autor Tópico: Em que ponto está a 5e?  (Lida 13305 vezes)

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Offline Madrüga

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Em que ponto está a 5e?
« Online: Novembro 10, 2014, 12:28:48 am »
Galero, desculpem pelo tópico antidesportivo, mas é possível alguém me resumir:

(1) A nova edição está devidamente lançada?
(2) Como tudo funciona? O sistema é aberto, fechado, com licença, sem licença, suporta third-parties...?
(3) Alguém já testou e tem um feedback?
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Offline kinn

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Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #1 Online: Novembro 10, 2014, 01:35:43 am »
Falta o livro do mestre e já mencionaram que pensam em fazer novamente uma OGL, mas não sabem como nem quando.
Não há classes de prestígio mas parece que elas ganharam uma enquete de sim/não e devem aparecer em futuros suplementos.
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #2 Online: Novembro 10, 2014, 03:48:34 am »
Como imagino que queira algo "No Bullshit":

1. Para todos os fins, sim. O Livro do Jogador e dos Monstros saíram e logo do Mestre chegará, há aventuras prontas da Wizards disponíveis para ela via Adventurer's League/RPGA.

2. Incerto no momento. A Wizards of the Coast ainda não tem uma posição oficial (sim, 3 meses depois do lançamento e não se sabe disso), mas assegura que haverá uma OGL. No momento, as aventuras oficiais/megacampanhas são lançadas por meio de third-parties contratas pela Wizards.

3. Com um leve contragosto, mestrando no momento uma campanha no sexto nível. O resumo mais simples é - versão incrivelmente leve de D&D, sistema básico bastante funcional e razoável para meu gosto, classes geralmente desequilibradas (embora é a edição menos desequilibrada de D&D fora a 4e, o que não quer dizer muita coisa). O Lunguinho e o Bispo são outros que creio que estão jogando/mestrando Next, então podem contrabalancear/corrigir o que escrevi abaixo. Das classes que vi em jogo, nível 1-6:

Bárbaro - Faz aquilo que se espera que ele faça, embora tem alguns detalhes curiosos - Fúria é majoritariamente uma habilidade defensiva, sendo que o potencial ofensivo da classe pode ser usado a todo momento, Reckless Attack, como habilidade do tipo Risco-e-Recompensa - você ganha Vantagem ao realizar um ataque, mas quem te atacar ganha o mesmo.

Paladino (nível 1-4) - Provavelmente é o mais próximo de combatente para quem tem QI acima da temperatura ambiente. Boa lista de magias (que incluem magias bastante similares a poderes da 4e), maior potencial ofensivo em níveis baixos, ótima seleção de habilidade. Morreu durante o jogo. Substituído por...

Ladino (nível 5-6) - Por usar regras caseiras e um build pouco comum (Focado em Força, não Destreza) nesse caso, minhas impressões são pouco representativas, mas a classe tem duas habilidades incríveis - Cunning Action (basicamente, pode tomar uma ação de movimento extra todo turno, mas para ações como se esconder ou se mover sem gerar AdO) e Uncanny Dodge (uma vez por turno, sofre metade de dano de um ataque).'

Bardo - O maior candidato a ser o "Melhor Conjurador de Next". Esqueça a ideia de ser um personagem de suporte, o Bardo se destaque ferrando oponentes com o melhor cantrip do jogo (Vicious Mockery) e tendo acesso a magias de qualquer classe. No meu jogo, ele sequer se vê como um Bardo, mas como um Encantador.

Clérigo - No meu jogo, um Light Cleric (Laz3r Cl3ric, aos fãs da 4e). É basicamente um Evocador com magias de Luz e Fogo em nome do Senhor Lathander, mas felizmente sem a habilidade de invadir nichos de outras classes, ao menos no momento. Como o jogador não é um grande entusiasta de conjuradores, me parece estar sub-utilizando a classe.

Monge - Um misto do Monge 3e com alguns elementos da 4e (embora lembre mais o Qingong Monk de Pathfinder). Não me pareceu um combatente muito competente, não é particularmente resistente e não vejo grande potencial na classe - mas me parece ao menos utilizável por todo o jogo. O jogador da classe está adorando ela, provavelmente o jogador mais satisfeito com a nova edição.
« Última modificação: Novembro 11, 2014, 07:03:07 pm por Khalid al-Walid »

Offline Smaug

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Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #3 Online: Novembro 10, 2014, 08:39:29 am »
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Monge - Um misto do Monge 3e com alguns elementos da 4e (embora lembre mais o Qingong Monk de Pathfinder). Não me pareceu um combatente muito competente, não é particularmente resistente e não vejo grande potencial na classe - mas me parece ao menos utilizável por todo o jogo. O jogador da classe está adorando ela, provavelmente o jogador mais satisfeito com a nova edição.
Sério? Eu tava lendo ela e me pareceu...tão 3.x, com aquelas habilidades inúteis e tudo mais... consertaram a dependência de múltiplos atributos?
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #4 Online: Novembro 10, 2014, 01:20:33 pm »
Sério? Eu tava lendo ela e me pareceu...tão 3.x, com aquelas habilidades inúteis e tudo mais... consertaram a dependência de múltiplos atributos?

Resposta rápida pois o tempo aqui está curto. Depois faço uma resposta mais elaborada ao tópico do elfo e o do Madruga.

O monge não tem mais SMDA. Aliás, nem ele, nem o paladino e nem o clérigo; como acontecia na 3.x. Monge agora só precisa investir pesado em Destreza e Sabedoria, embora uma constituição boa seja recomendável a todas as classes. Força atualmente é atributo desnecessário pro monge -só serve pra alguma coisa se o personagem tiver proficiência em athletics e olhe lá!

Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #5 Online: Novembro 11, 2014, 01:51:51 am »
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O monge não tem mais SMDA. Aliás, nem ele, nem o paladino e nem o clérigo; como acontecia na 3.x. Monge agora só precisa investir pesado em Destreza e Sabedoria, embora uma constituição boa seja recomendável a todas as classes. Força atualmente é atributo desnecessário pro monge -só serve pra alguma coisa se o personagem tiver proficiência em athletics e olhe lá!

Curiosamente, eu tenho que argumentar que todos os combatentes mais variados como o Monge, o Arcane Trickster, o Eldricht Knight, o Paladino e o Ranger tem sim uma forma de SMDA (aos que estão de fora, isso quer dizer Síndrome da Dependência Múltipla de Atributos). Clérigos, Bardos e Druidas Combativos podem ter o mesmo, dependendo do Build.

Para ser mais claro, não é nem remotamente parecido com o que acontecia em D&D 3.5, mas sim algo similar com uma A-Class de D&D 4e - ele tem dois atributos muito importantes se você quer utilizar todos os poderes da classe. Tem havido um consenso que colocar um atributo no 20 no nível 8 e depois comprar talentos nos níveis restantes (12, 16 e 19) é provavelmente o melhor caminho de evolução no Next, uma tática que não é plenamente executável com as classes acima, que tem um Atributo de Ataque diferente do Atributo de CD de Poderes.

Curiosamente, essa é a primeira vez que eu tenho que elogiar algo no Battlesucker - ele usa para a CD de suas manobras o mesmo Atributo de Ataque, o único combatente que faz isso. Estou chocado em ver que em algum momento, Next não ferrou ainda mais esse build.  :shock:
« Última modificação: Novembro 11, 2014, 01:55:24 am por Khalid al-Walid »

Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #6 Online: Novembro 11, 2014, 10:00:19 am »
E no geral, vcs estão achando o Next melhor que a 4th ed. ou não?

Offline Arcane

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Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #7 Online: Novembro 11, 2014, 10:24:34 am »
Não joguei ainda, mas todos os jogadores com que tenho contato tem considerado o next bem melhor. E olha que, para muitos deles, foi eu quem apresentei e os entusiasmei com a 4e na época.
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Offline Wilken

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Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #8 Online: Novembro 11, 2014, 05:23:33 pm »
Minha opinião é suspeita porque eu:
a) Joguei pouco o Next;
b) Nunca joguei Pathfinder nem 13th Age;
c) Não conheço muitos sistemas no geral (devo conhecer uns 20).

Pelo que eu vi, a 5e não existe como uma melhoria direta da 4e, e sim como um resgate da 3.5. Se você gosta daquele combate tático que parece um board game, de classes mais equilibradas e de combatentes que fazem alguma coisa, provavelmente o next não vai substituir a 4e.

De modo geral eu acho que se você tiver os dois, 5e vai ver mais mesa; meus jogadores novos preferem 5e, eu prefiro narrar 5e do que 4e pra eles, e meus jogadores antigos deram uma enjoada da quarta edição.

Mas ao mesmo tempo, eu não conheço nada que substitua 4e, e conheço um punhado de sistemas que eu usaria no lugar do Next.

Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #9 Online: Novembro 11, 2014, 06:34:02 pm »
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E no geral, vcs estão achando o Next melhor que a 4th ed. ou não?

Tem suas vantagens em apresentação e legibilidade, base mecânica mais elegante e em geral, mais fácil de se aprender já que ele assassina menos vacas sagradas de D&D. Mas para meu interesse, não, não é superior a D&D 4e.



Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #10 Online: Novembro 13, 2014, 11:40:22 am »
Curiosamente, eu tenho que argumentar que todos os combatentes mais variados como o Monge, o Arcane Trickster, o Eldricht Knight, o Paladino e o Ranger tem sim uma forma de SMDA (aos que estão de fora, isso quer dizer Síndrome da Dependência Múltipla de Atributos). Clérigos, Bardos e Druidas Combativos podem ter o mesmo, dependendo do Build.

Para ser mais claro, não é nem remotamente parecido com o que acontecia em D&D 3.5, mas sim algo similar com uma A-Class de D&D 4e - ele tem dois atributos muito importantes se você quer utilizar todos os poderes da classe.

Claro, estou ciente dessa SMDA leve que afeta algumas classes no Next, e obviamente quando mencionei que não havia mais SMDA, estava me referindo à SMDA padrão 3.5 -em que as classes afetadas necessitavam de 04 atributos.

Na 5ªed, a SMDA que existe é você precisar de um atributo para ataques físicos e/ou CA e de outro atributo para CD de poderes/magias, o que somada a necessidade de constituição para os PVS caracteriza uma dependência de 3 atributos. O porém é que Constituição, embora um atributo muito útil, não requer maximização para esses builds ficarem atrativos - especialmente caso o mestre não seja mesquinho para itens mágicos e um Amulet of Health não esteja fora do alcance do personagem.

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Tem havido um consenso que colocar um atributo no 20 no nível 8 e depois comprar talentos nos níveis restantes (12, 16 e 19) é provavelmente o melhor caminho de evolução no Next, uma tática que não é plenamente executável com as classes acima, que tem um Atributo de Ataque diferente do Atributo de CD de Poderes.

Realmente, essa tática não é muito boa para aqueles builds. Mas ainda dá pra escolher uns dois talentos para eles, especialmente ao se utilizar a variante do humano que recebe um talento a mais. O lado ruim disso é que aumenta ainda mais a superioridade do humano frente a outras raças- sério, quase não há incentivo para um jogador powergamer escolher outra raça, caso vá jogar com um personagem conjurador.

Citar
Curiosamente, essa é a primeira vez que eu tenho que elogiar algo no Battlesucker - ele usa para a CD de suas manobras o mesmo Atributo de Ataque, o único combatente que faz isso. Estou chocado em ver que em algum momento, Next não ferrou ainda mais esse build.  :shock:

Realmente, os combatentes puros do Next, com exceção do barbaro, são os builds que requerem menos atributos altos para serem efetivos. E de quebra o guerreiro e o ladino são as classes que ganham mais talentos! Pelo menos nisso eles conseguem se destacar dos demais.

Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #11 Online: Novembro 13, 2014, 08:48:33 pm »
1) Falta o Livro do Mestre;
2) A idéia é fazer algo similar ao OGL, mas ainda não existem informações oficiais;
3) Resolvi dar uma chance e mestrar. Estamos no terceiro nível. Já noto que algumas pessoas (normalmente o pessoal com menos experiência de jogo) gostaram. Notei também que (talvez pela similaridade com a 3e) alguns desses jogadores que estavam em outras mesas de 5e, estavam usando regras da 3e sem perceber que elas não existem mais na 5e (flanquear, atributos passando do 20, etc.). Está sendo mais ou menos um choque por sessão, quando os jogadores citam uma regra da 3e e eu aviso pra eles que não existe mais isso na 5e. A última foi essa dos atributos não ultrapassarem 20 com a progressão de classe, o que rendeu um grito de um jogador.
E um jogador já começou a reclamar bastante que não sente seu personagem evoluindo com o passar dos níveis, devido aos bônus baixos.
Minha intenção é tentar alcançar pelo menos o 10 nível, o que deve ser pelo menos até o começo do ano que vem. Depois se o pessoal continuar empolgado continuamos, se as falhas começarem a se acumular (e eu sinto que esse problema do bônus baixo pode ser algo que vai incomodar os jogadores no futuro) a gente troca pra outra coisa.
« Última modificação: Novembro 13, 2014, 08:51:54 pm por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Offline kinn

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Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #12 Online: Novembro 13, 2014, 09:50:36 pm »
Oxi - ganha uma class feature por nível e não sente evolução? :doido:
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #13 Online: Novembro 13, 2014, 10:08:19 pm »
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Oxi - ganha uma class feature por nível e não sente evolução?

Já vi reclamações parecidas, mesmo em D&D 4e e até Star Wars: Saga. Isso se deve mais ao fato que em D&D 3e (a edição mais popular de D&D) as mudanças em ficha (perícias, testes, BBA, número de magias, CD de magias, atributos) ao passar de nível eram muito mais comuns do que agora no Next (e que na 4e).

Sim, é algo completamente subjetivo, mas existem motivos porque quem joga Exalted gosta de arremessar 30 d10s ao mesmo tempo, ou quem joga D&D, em dar 8 ataques com modificador +40/35/30/25.

Offline kinn

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Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #14 Online: Novembro 13, 2014, 11:46:33 pm »
Pois eu achava ridículo o cara passar de nível e só aumentar as perícias, porque por algum acaso do destino não aumentava o BAB, nem os saves e não ganhava nenhuma class feature no nível... e aconteceu na minha mesa, mas era 3.5 e eu vivia tentando consertar os não casters e ainda tinha dessas
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #15 Online: Novembro 14, 2014, 12:11:20 am »
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Pois eu achava ridículo o cara passar de nível e só aumentar as perícias, porque por algum acaso do destino não aumentava o BAB, nem os saves e não ganhava nenhuma class feature no nível... e aconteceu na minha mesa, mas era 3.5 e eu vivia tentando consertar os não casters e ainda tinha dessas

Yep, mas é algo esperado em Next. Como a evolução de Testes de Resistência, Perícias, Rolagem de Dano, Atributos, CD de Magias/Poderes é bem mais suave, a diferença entre um um Paladino de nível 3 e um Paladino de nível 12 não são tão aparentes assim - ou até mesmo de um Mago 6 para um Mago 12 - similar ao que ocorria em AD&D, aliás, onde um personagem bem equipado de níveis baixos poderia vencer um de nível mais alto no mano-a-mano, mas mesmo os ítens mágicos de Next parecem ser mais fracos e contidos.

O que não quer dizer que essa diferença de poder não existe, só está em outras fontes - PVs, Hit Dices e Dano evoluem de forma bem mais constante do que outras rolagens, assim como Níveis de Magia e Habilidades de Classe, afinal, não existem Empty Levels em Next (e na 4e, diga-se de passagem).
« Última modificação: Novembro 14, 2014, 12:14:22 am por Khalid al-Walid »

Offline kinn

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Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #16 Online: Novembro 14, 2014, 12:25:56 am »
Class feature pode fazer muita diferença no personagem e chama a atenção, ainda mais se for algo usável que antes não existia, ao invés de uma habilidade passiva.

E magias novas sempre mostram sua presença, ainda mais quando mudam o panorama do jogo, por exemplo do momento do mago antes de voar e após podendo voar...
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #17 Online: Novembro 14, 2014, 12:23:47 pm »
Concordo com o Kinn, class features me passam bem mais a sensação de evolução do que a inflação numérica dos modificadores. Até porque tem mestre que praticamente não coloca desafios abaixo do nível do grupo contra os PCs, então o seu acerto/defesa maiores acabam sendo compensados pelos acertos/defesas maiores dos monstros.

1) Falta o Livro do Mestre;

Que pode fazer toda a diferença, dependendo de suas regras opcionais.

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2) A idéia é fazer algo similar ao OGL, mas ainda não existem informações oficiais;

Eles nitidamente estão adiando isso para não afetar as vendas dos livros básicos e das aventuras oficiais.

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3) Resolvi dar uma chance e mestrar. Estamos no terceiro nível. Já noto que algumas pessoas (normalmente o pessoal com menos experiência de jogo) gostaram. Notei também que (talvez pela similaridade com a 3e) alguns desses jogadores que estavam em outras mesas de 5e, estavam usando regras da 3e sem perceber que elas não existem mais na 5e (flanquear, atributos passando do 20, etc.).

Segundo informações do Cláudio Pozas, que participa do playtest fechado dos futuros lançamentos para o Next, a regra de flanqueio ou algo similar deve voltar no Livro do Mestre, obviamente como regra opcional.

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Está sendo mais ou menos um choque por sessão, quando os jogadores citam uma regra da 3e e eu aviso pra eles que não existe mais isso na 5e. A última foi essa dos atributos não ultrapassarem 20 com a progressão de classe, o que rendeu um grito de um jogador.
E um jogador já começou a reclamar bastante que não sente seu personagem evoluindo com o passar dos níveis, devido aos bônus baixos.

O pessoal da sua mesa ainda não se tocou que personagens com números maiores=monstros com números maiores na maior parte dos casos?

Sério, um dos maiores pontos positivos para mim foi justamente o aumento mais discreto nos modificadores. Isso é inclusive uma das coisas de que gostei no Dungeon World também - lá ainda tem o agravante de que nem os PVs dos personagens aumentam consideravelmente com o passar dos níveis, o que eu achei bem legal.

Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #18 Online: Dezembro 02, 2014, 10:57:41 am »
Sei que tô sonhando alto, mas não custa nada perguntar:

Em que ponto está a 5e em português?

Alguém teve noticia se vai sair uma tradução oficial da Wizards como especulado ou a Devir (shit) vai prometer uma tradução para 2018 (e além...)?

Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #19 Online: Dezembro 02, 2014, 01:04:12 pm »
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Em que ponto está a 5e em português?

Alguém teve noticia se vai sair uma tradução oficial da Wizards como especulado ou a Devir (shit) vai prometer uma tradução para 2018 (e além...)?

Nenhuma notícia ainda - mas é esperado que nesse mês a Wizards of the Coast revele quais seus planos de tradução e sobre a OGL.

Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #20 Online: Dezembro 02, 2014, 03:50:01 pm »
Sei que tô sonhando alto, mas não custa nada perguntar:

Em que ponto está a 5e em português?

Alguém teve noticia se vai sair uma tradução oficial da Wizards como especulado ou a Devir (shit) vai prometer uma tradução para 2018 (e além...)?

Não acredito na mínima possibilidade de tradução do D&D 5° por parte da Devir...apenas rumores sobre uma infeliz tradução de
GURPS Módulo Básico – Personagens – 2ª Ed. (revisado), GURPS – Poderes, GURPS – Magia, Vampiro: A Máscara – Edição especial de 20 anos e O Um Anel – Guia da Cidade do Lago e Escudo do Mestre e O Um Anel – Contos do Ermo.
 
Até aonde se sabe também a Wizards não vendeu os direitos de publicação e tradução para ninguém.

Na minha opinião nem esses títulos ai em cima a Devir vai conseguir traduzir/lançar em 2015, e mesmo que fizesse s´me interessaria o Vampire W20, mas já imagino a que preço a Devir cobraria, sem falar na qualidade.

Re: Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #21 Online: Dezembro 02, 2014, 04:20:23 pm »
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Em que ponto está a 5e em português?

Alguém teve noticia se vai sair uma tradução oficial da Wizards como especulado ou a Devir (shit) vai prometer uma tradução para 2018 (e além...)?

Nenhuma notícia ainda - mas é esperado que nesse mês a Wizards of the Coast revele quais seus planos de tradução e sobre a OGL.

Além de demitir alguém. Vocês sabem, pra manter a tradição de Natal.

Rant aleatório, vulgo flood.

Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #22 Online: Dezembro 02, 2014, 04:48:01 pm »
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Não acredito na mínima possibilidade de tradução do D&D 5° por parte da Devir...apenas rumores sobre uma infeliz tradução de
GURPS Módulo Básico – Personagens – 2ª Ed. (revisado), GURPS – Poderes, GURPS – Magia, Vampiro: A Máscara – Edição especial de 20 anos e O Um Anel – Guia da Cidade do Lago e Escudo do Mestre e O Um Anel – Contos do Ermo.

E Pathfinder. Que segundo certas fontes, estava próximo de sair em Março desse ano.  :b
« Última modificação: Dezembro 02, 2014, 04:52:22 pm por Khalid al-Walid »

Offline Arcane

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Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #23 Online: Dezembro 02, 2014, 07:32:02 pm »
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E Pathfinder. Que segundo certas fontes, estava próximo de sair em Março desse ano.  :b

5e -> Até onde se discute, a WotC não tem interesse em liberar a licença para tradução para nenhuma empresa. O que se sugere é que a 5e permanecerá vinculada a seu idioma nativo, inglês.

Pathfinder -> A tradução do core está pronta, mas estão na fase de revisão há bastante tempo. A Devir havia comunicado uma previsão de lançamento para início de 2015 (esqueçam aquelas datas disponibilizadas pela Paizo).
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Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #24 Online: Dezembro 02, 2014, 07:56:33 pm »
Não é surpresa pra ninguém que eu não vou sentir falta nenhuma de uma 5e traduzida  :P
War never changes

Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #25 Online: Dezembro 03, 2014, 07:46:50 pm »
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Não é surpresa pra ninguém que eu não vou sentir falta nenhuma de uma 5e traduzida

D&D Next ainda é a segunda melhor e a segunda mais equilibrada edição de D&D - se você sobreviveu a 3e Era, D&D Next acaba sendo estranhamente similar em sensação a jogar E6 ou E8, modificações populares nesse período.

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Não acredito na mínima possibilidade de tradução do D&D 5° por parte da Devir

O que leva a uma pergunta que fico curioso - na hipótese que a Wizards of the Coast não faça traduções in-house e volte ao antigo esquema de tradução usando terceiros, que editora além da Devir teria capacidade de lançar Next por essas bandas?
« Última modificação: Dezembro 03, 2014, 07:50:47 pm por Khalid al-Walid »

Offline Wilken

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Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #26 Online: Dezembro 03, 2014, 09:19:59 pm »
Jambo? Galápagos?  :linguinha:

De qualquer forma, pra mim o problema do DDN é que ele vai enfrentar muito mais competição de outros sistemas que fazem fantasia medieval muito melhor do que ele do que o 3.5 enfrentou quando era popular =x

Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #27 Online: Dezembro 03, 2014, 09:43:59 pm »
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D&D Next ainda é a segunda melhor e a segunda mais equilibrada edição de D&D - se você sobreviveu a 3e Era, D&D Next acaba sendo estranhamente similar em sensação a jogar E6 ou E8, modificações populares nesse período.

Se for pra jogar 3e maquiada eu posso fazer isso com os livros que eu ja tenho aqui  :b
War never changes

Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #28 Online: Dezembro 04, 2014, 12:20:00 am »
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Jambo? Galápagos?

Eu cogitei a Galápagos - se eles conseguiram publicar Star Wars, não vejo motivos (aparentes) para não conseguirem lidar com D&DPrevious, além dos fatores óbvios que coloquei no meu outro post.

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Se for pra jogar 3e maquiada eu posso fazer isso com os livros que eu ja tenho aqui 

Bom, o Sistema d20 veio para ficar. E dadas as limitações de "Façam algo que pareça D&D 3.5", Next  não está se saindo algo tão ruim - embora Tormenta RPG ainda seja superior a ele.

Offline Wilken

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Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #29 Online: Dezembro 04, 2014, 12:47:48 am »
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Bom, o Sistema d20 veio para ficar. E dadas as limitações de "Façam algo que pareça D&D 3.5", Next  não está se saindo algo tão ruim - embora Tormenta RPG ainda seja superior a ele.

 :queixo:

[eu sei que isso é flood, mas holy shit]

Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #30 Online: Dezembro 04, 2014, 03:13:00 am »
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:queixo:

[eu sei que isso é flood, mas holy shit]

Eu ocasionalmente vejo essa reação, mas preciso explicar para que não tenham a impressão errada. Obviamente, eu não acho que Tormenta dRPG seja uma obra-prima, mas ele se inspira bastante em Star Wars: Saga e em um suplemento já providenciou mais opções para um combatente decente (com direito a manobras de debuff respeitável, com efeitos como atordoar, enjoo e mesmo um caso de Save or Sucks) do que Pathfinder e que faz o "Combatente Tático" do Next (Battlemaster) soar um bundão que mal pode dar 2 golpes por encontro.

Ou seja, das opções 'É como o 3.5, só que não é" disponíveis no mercado, se você quer algo levemente diferente e com mais opções para quase todas as classes, vá de Tormenta RPG.

Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #31 Online: Dezembro 04, 2014, 08:59:27 am »
Cassaro, devolva a conta do Elfo para ele!

 :jester:

Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #32 Online: Dezembro 04, 2014, 10:52:36 am »
Da 5 ª Edição levando em conta que a diferença entre o basic e o Core são poucas.

Com a versão traduzida do Basic (que me fez lembrar a qualidade das traduções e revisão da Devir), uma versão impressa do basic traduzido e o original em inglês dá até para os preguiçosos do meu grupo que não gostam de livros em inglês se virarem.

Mas não duvido nada surgir em pouco tempo a versão home-brew de tradução por aqui...

Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #33 Online: Dezembro 11, 2014, 03:47:34 am »
Olá pessoal

Para aqueles que não viram a tradução das Regras Básicas de D&D 5ª Edição, segue o link dela feita por alguns fãs no facebook. Não está uma tradução 100% (só 95%), mas serve.

https://mega.co.nz/#!U4ZGyR4K!9fEPLw-VT0Mzn7fHWydcmR__RUrK0cYreEgPOC2ylmY

Até mais

Offline Arcane

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Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #34 Online: Dezembro 19, 2014, 02:21:27 pm »
http://www.poltronapop.com.br/2014/07/noticias-rpg-d-nao-sera-licensiado-para.html

Mais detalhes sobre a questão tradução. (e uma patada do Rona na Moonshadows lá nos comentários)

Seria legal pensar em D&D simultâneo em português... mas acho uma realidade meio distante.
Somos todos bots!

Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #35 Online: Dezembro 19, 2014, 03:48:11 pm »
Arcane, essa notícia é de Julho de 2014 e sequer apresenta fontes para a afirmação.  :b

Offline Arcane

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Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #36 Online: Dezembro 20, 2014, 01:50:07 pm »
De fato não prestei atenção na data da publicação, acabei confiando na divulgação que fizeram. Entretanto o ponto que eu pensei em discutir não era nem o artigo em si, mas o último parágrafo do post, sobre lançamentos simultâneos em vários idiomas.
Somos todos bots!

Offline Pepilegal

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Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #37 Online: Janeiro 16, 2015, 05:42:24 pm »
Recentemente reuni meu velho grupo de RPG, caras que jogaram comigo em várias "eras" rpgísticas, desde o início dos anos 90 até hoje.
Decidimos marcar nosso regresso ao jogo, depois de dois anos afastados, com o D&D 5E e o resultado foi melhor do que esperávamos.
A simplicidade das regras, o estilo leve do jogo, a sensação de ser um aventureiro e não um super-herói medieval imbatível e o retorno de velhos conceitos, nos trouxeram de volta a mesma emoção de jogar RPG que sentíamos quando jogávamos 16 anos atrás.
Quando li o Players Handbook e os dois livros gratuitos (que foram traduzidos para português por fãs), minha reação foi de achar tudo muito legal. Mas quando chegou a hora da prática, foi muito mais do que eu esperava.
Reviveu nossa chama, nossa vontade de jogar RPG, coisa que a edição as anterior (4E) havia destruído

Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #38 Online: Janeiro 16, 2015, 08:23:00 pm »
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sensação de ser um aventureiro e não um super-herói medieval imbatível

E só jogar de mago  :b
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Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #39 Online: Janeiro 16, 2015, 08:43:02 pm »
Que 4e que tu jogou? Tá certo que os PJs são mais fortes, mas os monstros também não são nenhum melzinho na chupeta também...

Offline Macnol

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Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #40 Online: Janeiro 16, 2015, 09:17:28 pm »
Não precisava ensinar isso pra gente de um jeito tão doloroso, GG.  :suicida:

Sirus, você já chegou a jogar a 5e?

Offline kinn

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Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #41 Online: Janeiro 16, 2015, 10:50:42 pm »
Sempre joguei menos que mestrei, mas quando joguei, a única vez que quase teve TPK comigo foi numa mesa de 4e...
:sparta: :suicida:

Fiquei até assustado quando 3 de 5 caíram num instante e de uma vez só na mesa, mas felizmente, o líder conseguiu levantar o povo e fazer o time dar um jeito no problema antes do pior acontecer... mas fiquei impressionado pq achava que não havia chance disso acontecer na 4e, com um grupo de lv6, exceto se o grupo como um todo estivesse tomando decisões ruins seguidamente - e não era o caso...
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Offline Pepilegal

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Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #42 Online: Janeiro 17, 2015, 11:18:10 pm »
Citar
sensação de ser um aventureiro e não um super-herói medieval imbatível

E só jogar de mago  :b

Magos se tornam quase imbatíveis em níveis altos.  :aham:

Citar
Que 4e que tu jogou? Tá certo que os PJs são mais fortes, mas os monstros também não são nenhum melzinho na chupeta também...

Cara, eu não reclamei da dificuldade de monstros. Isso varia muito do mestre. O que eu reclamei é de muito poder em níveis iniciais e também, o que fez meu grupo largar a 4E, foram os combates imensos que não acabavam nunca.

Não nos importamos com equilíbrio de classes e complexidade de regras. Gostamos é de nos divertir. Acho até que não deve haver equilíbrio, principalmente em combates. O 5E pode não ser equilibrado como o 4E, mas é muito mais divertido. Pelo menos pra nós.  :haha:

Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #43 Online: Janeiro 18, 2015, 07:01:52 am »
Citar
sensação de ser um aventureiro e não um super-herói medieval imbatível

E só jogar de mago  :b

Magos se tornam quase imbatíveis em níveis altos.  :aham:

Exato. Conjuradores sempre foram super heróis medievais em D&D. a 4e só deixou que os combatentes entrassem na brincadeira também  :P
« Última modificação: Janeiro 18, 2015, 07:04:03 am por Sirus »
War never changes

Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #44 Online: Janeiro 18, 2015, 03:16:52 pm »
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Exato. Conjuradores sempre foram super heróis medievais em D&D. a 4e só deixou que os combatentes entrassem na brincadeira também 

O contrário, na minha experiência - Conjuradores foram Super-Herois Medievais, mas D&D 4e os transformou no que deveriam ser, usuários de magia relativamente limitada e forçados a serem especialistas. Os Não-Conjuradores da 4e não viraram Super-Herois Medievais (aí D&D se tornaria Exalted), eles são apenas "Badass Normal".

O motivo é simples - D&D 4e é focado em dar a experiência do "Nice Spot" de D&D 3.5, mais ou menos entre o nível 5-11, onde os personagens não são mais frágeis a ponto de temerem um ataque decisivo, mas seu nível de poder não chega a ser superheroico (que é o que D&D vira em níveis altos).

Por isso D&D 4e é mal-compreendido - ele dá a impressão inicialmente de lidar com personagens mais fortes, mas muita gente não nota que os níveis altos de D&D 4e são muito mais contidos do que os níveis altos de outras edições (e sem poderes Save-or-Die, muito menos Save-or-Sucks e com uma considerável redução de Spike Damage).

Citar
o que fez meu grupo largar a 4E, foram os combates imensos que não acabavam nunca.

O que é algo verdadeiro, especialmente no Monster Manual I, onde os monstros tinham PVs inflados, defesas altas e ataques com dano relativamente baixo. Foi graças a isso que essa edição ganhou o nome do "Padded Sumo Gameplay" (embora anedoticamente, mesmo quem jogava ela cedo não notava muita diferença no tempo efetivo de combate, porque havia menos rolagens de dados e conjuradores não tinham que consultar seus poderes toda hora).

Contudo, a minha experiência com a 4e começou de fato com Dark Sun, que usava monstros com menos PVs e defesas, mas com ataque, dano e mais efeitos, que tornavam os combates mais rápidos (e melhores, em geral).
« Última modificação: Janeiro 18, 2015, 04:57:15 pm por Khalid al-Walid »

Offline Pepilegal

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Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #45 Online: Janeiro 19, 2015, 08:44:50 am »
Mesmo um combate com goblins e/ou kobolds, se não era recheado de minions, levava uma eternidade. Como regra opcional eu reduzi os pvs dos monstros mas já era tarde, o grupo já havia desenvolvido uma grande má vontade com a 4E.
Já com a 5E, estamos nos divertindo e curtindo muito. O grupo realmente gostou, gostou tanto que me enchem o saco pra jogar todos os dias, mesmo sabendo que é impossível para todos devido a trabalho, família e etc.
Quem for gaúcho e estiver pelo litoral (mais precisamente Tramandaí/Imbé), será bem-vindo a se juntar a nós e fazer uma participação especial nas aventuras. Estou pensando em começar a mestrar a aventura oficial "Assassinato em Portal de Baldur".
 :frenzied: HOORAY!!!!!!!

Offline Kazack

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Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #46 Online: Janeiro 19, 2015, 11:02:24 am »
Mesmo um combate com goblins e/ou kobolds, se não era recheado de minions, levava uma eternidade. Como regra opcional eu reduzi os pvs dos monstros mas já era tarde, o grupo já havia desenvolvido uma grande má vontade com a 4E.

Eu gostava bastante da mecânica de Minions da 4ed, dava pra coloca 10 bichos em um combate e só 2 serem realmente importantes, outros 8 morrerem extremamente fácil.

Os players adoravam matar monstros com um golpe só e ter dificuldade com aquele Orc/HobGoblin/Kobold com armadura foda.


Offline Pepilegal

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Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #47 Online: Janeiro 19, 2015, 11:29:32 am »
Como eu disse acima, se o combate não era recheado desses minios, acabava se tornando lento demais. Pra quem tem tempo de jogo de 3 horas por semana, um combate que acaba levando mais de 50% desse tempo e não ser o "boss" da aventura, acaba desanimando os jogadores. No final das contas, pra agilizar, a maioria dos monstros acabavam por ser minions.
No novo D&D, jogamos essas mesmas 3 horas e o tempo rende, ele flui. Exploramos dungeons, realizamos as interações de personagem, combatemos várias vezes e ainda sobra algum tempo para alguma coisa individual de cada personagem.
Claro que cada um tem suas preferências rpgisticas. Pra nós ( o grupo de rpg a que pertenço) o D&D 5E tá ótimo, faz tempo que não curtíamos tanto uma versão de D&D como esta. E não, não paramos pra calcular quanto de bônus podemos ter em x níveis, ou se em tal nível o ladino dá mais dano que o guerreiro, ou pra achar as magias de mago que derrotariam Tiamat em um ataque, ou se é vantagem tal habilidade porque em tal nível ela dá x bônus. O grupo não é assim, criamos os personagens pensando nos conceitos deles, no querem e pretender ser. Temos por exemplo (um dos personagens mais interessantes na minha visão de Mestre), um meio-orc Ranger devoto a Mielikki. Ele é imenso e assustador, mas tem um coração mole. Tenta sempre ajudar e manter sua raiva inata sob controle. Mas atualmente começou a ter sonhos sanguinolentos, onde é tentado por Gruumsh a liberar sua fúria, seu lado orc selvagem. Esses sonhos estão afetando o personagem muito bem interpretado pelo meu grande amigo Juliano. Espero que esse conceito renda muitas interpretações e situações legais no futuro da campanha. Estou curtindo pacas.

Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #48 Online: Janeiro 19, 2015, 01:50:46 pm »
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Como eu disse acima, se o combate não era recheado desses minios, acabava se tornando lento demais. Pra quem tem tempo de jogo de 3 horas por semana, um combate que acaba levando mais de 50% desse tempo e não ser o "boss" da aventura, acaba desanimando os jogadores. No final das contas, pra agilizar, a maioria dos monstros acabavam por ser minions.

Minha experiência montando encontros na 4e foi que o melhor combate pra um grupo de 5 jogadores é composto de um monstro elite, dois monstros regulares especificamente pra dar suporte pro elite, e 4-8 minions. Se começar com menos minions, ter um dos monstros de suporte com uma ação de "criar minions" com ação menor (1 minion) ou padrão (1d4 minions).

Exemplo 1: Grupo invade um covil de um ogro. O chefe ogro (elite), um arqueiro hobgoblin que era embaixador de uma outra tribo que foi pega no fogo cruzado (suporte ranged pra um elite melee) e seu xamã ogro de confiança (suporte ranged/area pra elite melee), além de uma penca de ogros mais selvagens (brute minions)

Exemplo 2: Dragão Negro (estatisticamente dragões são solo, eu nerfo pra elite) acompanhado de um kobold guerreiro draconico (suporte melee/tank pra colar nos ranged do grupo), e um xamã kobold (controller pra inutilizar o tank do grupo e deixar o outro kobold livre pra andar), junto com pencas de wyrmlings (minion) que o xamã pode convocar gritando o nome deles (ação menor, vem mais um wyrmling)

Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Offline Kazack

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Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #49 Online: Janeiro 19, 2015, 02:04:49 pm »
Seguia essa linha que o Nibe falou, sempre funcionou muito bem e os combates não ficavam longos :)

Meus combates na 5ed não tem sido muito mais rápidos que os meus na 4ed, em geral meus grupos tinham bons strikers então o dano sempre era alto.


Offline Macnol

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Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #50 Online: Janeiro 19, 2015, 02:49:09 pm »
Pela tua descrição, acho que nossa filosofia de jogo é beeeem parecida, Pepi. Isso me deixa feliz, quer dizer que quando testar a 5e vai ter grandes chances de eu ter o mesmo grau de satisfação.  :)

Offline Pepilegal

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Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #51 Online: Janeiro 19, 2015, 03:09:52 pm »
Eltor, se estiver um dia aqui pelo litoral (Imbé-Tramandaí), avisa que jogamos um D&D.
E pra quem quiser jogar uns one-shots aqui no litoral norte do RS, a Gameria (única loja de RPG, cards, miniaturas e etc. de Tramandaí), está localizada na frente do Banco do Brasil e tem mesas pra galera chegar e jogar. Eles estão com espaço novo e eu fui conferir hoje, até vou marcar mais umas "mestragens" de D&D lá.

Offline Smaug

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Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #52 Online: Janeiro 19, 2015, 11:47:55 pm »
Eu ainda tô tentando entender a dobra temporal do meu grupo e a capacidade de fechar uma dungeon com 8 encontros em uma seção de 4 a 5 horas na 4e... tem certeza que vocês não estão pensando demais as ações dos monstros e evitando disparar todos os gatilhos de poderes dos personagens?
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Offline Pepilegal

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Re:Em que ponto está a 5e?
« Resposta #53 Online: Janeiro 21, 2015, 11:40:47 am »
Vai ver teu estilo de mestrar é mais compatível com o sistema da 4E que o meu. Só sei que na 5E não tenho o que reclamar quanto a mestrar.
Acho que cada Mestre tem seu estilo, já me disseram que, quando mestro GURPS faço ele parecer simples, ao contrário da fama de complicado do sistema (Pra mim GURPS é simples, mas isso não é o assunto do tópico. Hehehehe).
Vamos jogar a terceira aventura hoje com o grupo atual, com a entrada de um ladino caótico e bom recruta harpista. Vai ser algo baseado na aventura clássica da caixa do D&D da grow: Fuga de Zanzer Dungeon.  :twisted: