Autor Tópico: E o próximo convidado é... o Monge (?!)  (Lida 6064 vezes)

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E o próximo convidado é... o Monge (?!)
« Online: Novembro 13, 2012, 06:34:58 pm »
Sinceramente, não sei qual é a popularidade do monge entre os jogadores de DnD. Confesso que desde que comecei a jogar, em idos da 3.0, nunca tive muita consideração pela classe.

Mas eis que ele aparece no playtest do DDNext. Resumo: Expertise Dice, Ki, Shenanigans & MAD. Bem-vindo de volta, senhor-que-apanhou-de-um-bárbaro-nu?

Offline AKImeru

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Re:E o próximo convidado é... o Monge (?!)
« Resposta #1 Online: Novembro 13, 2012, 07:09:41 pm »
Ele continua apanhando de um Guerreiro nu, só que agora ele apanha ligeiramente menos e o ladino apanha junto com ele  :haha:

Ao menos foi isso que pareceu para mim.

Eles removeram o Mad. E ele até tem algumas manuevers legais (Iron Body) mas...É bem isso.

Se eu li direito, ele pode uma vez por turno gastar 3d10 para absorver dano. Isso é certo? Li certo? Porque isso é bem ok e melhor do que o que ele tinha na terceira edição.

Em retrospecto, eu acho que o monge está um pouco inferior ou no mesmo nível do guerreiro.
Eu acho hilário o fato do monge não ter Fighting Styles...Ele é um maldito monge kung fu  :haha:

Eu acho ele bem mais útil do que o ladino.
Quero dizer, depende.
O que são as manuevers extras ligadas ao ladino? São aos do rogue scheme dele? Ou são extras?
Porque se não forem extras, ele é um guerreiro piorado com o que, 3 skills extras?

De qualquer forma, o Monge esta perto do guerreiro. E isso é bom.
O Clérigo ainda é mais versatil e causa mais dano do que ambos contudo.
« Última modificação: Novembro 13, 2012, 07:34:54 pm por AKImeru »

Offline Atmo

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Re:E o próximo convidado é... o Monge (?!)
« Resposta #2 Online: Novembro 13, 2012, 09:35:32 pm »
Se o monge tiver coisas pra desarmar armadilhas e fazer aquelas mungangas de ladino, pode ser uma boa. Do contrário, deixa o infeliz lá na casa dele.
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

Jogando:
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Offline Madrüga

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Re:E o próximo convidado é... o Monge (?!)
« Resposta #3 Online: Novembro 13, 2012, 11:38:43 pm »
ATORON MONJE~

Vou roubar todas as habilidades boas, o my brothers, mas duvido que eles tenham muitas ideias boas. A essa altura do campeonato, é demais esperar que façam um bom serviço com uma das classes mais chutadas da 3a edição (CONTUDO: 4a edição).
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Re:E o próximo convidado é... o Monge (?!)
« Resposta #4 Online: Novembro 14, 2012, 01:11:13 am »
Monge é a única classe que torço para que retorne ao seu patamar de jogabilidade e efetividade mecânica da 3e.  :b

Offline AKImeru

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Re:E o próximo convidado é... o Monge (?!)
« Resposta #5 Online: Novembro 14, 2012, 09:00:50 am »
Elfo nós também te amamos

Offline Lumine Miyavi

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Re:E o próximo convidado é... o Monge (?!)
« Resposta #6 Online: Novembro 14, 2012, 09:04:53 am »
Monge é a única classe que torço para que retorne ao seu patamar de jogabilidade e efetividade mecânica da 3e.  :b
Podiam é transformar-se no Mystic de novo...  XD

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Re:E o próximo convidado é... o Monge (?!)
« Resposta #7 Online: Novembro 14, 2012, 09:26:23 am »
Eles removeram o Mad.

Eles removeram STR do MAD vc quer dizer, né? Porque ele ainda precisa de DEX para atacar (e AC), WIS para shenanigans (e AC) e, sendo um combatente, de CON para Hit Points. E a remoção nem foi total, já que algumas maneuvers (i.e. Mighty Exertion) tão lá pra ajudar o monge na hora que ele precisar de STR.

Se eu li direito, ele pode uma vez por turno gastar 3d10 para absorver dano. Isso é certo? Li certo? Porque isso é bem ok e melhor do que o que ele tinha na terceira edição.

Onde vc leu isso? Wholeness of Body? Se for isso, é numa quantidade x/dia (já que o ki tem número limitado de usos por dia) para recuperar level+WIS modifier. Isso no nível 5, onde uma poção de cura decente ou um Clérigo qualquer já recuperam mais Hit Points que isso.


Quanto às manobras. Bem, elas são até que interessantes, apesar do apelo Bruce Lee (por que sempre tem que ter algo relacionado a pegar objetos no ar?). Achei legal até como a questão de ataques múltiplos foi solucionada, vinculando ao Expertise Dice tanto o número de ataques quanto o dano (Flurry os Blows, Whirlwind Attack, etc.). Espero que seja um modelo para todas as classes. Mas ainda é aquela situação: junta os combatentes ali no cantinho e deixa os magic users cuidarem do resto.

Offline Lumine Miyavi

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Re:E o próximo convidado é... o Monge (?!)
« Resposta #8 Online: Novembro 14, 2012, 09:33:32 am »
Se alguém me passar documento via pm, eu aceito. <3

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Offline AKImeru

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Re:E o próximo convidado é... o Monge (?!)
« Resposta #9 Online: Novembro 14, 2012, 09:36:10 am »
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Onde vc leu isso?

Aquela manuever de absorver dano + nivel 10 = 3d10 para absorver dano, sem poder se mover.
E é melhor do que o parry do guerreiro porque funciona contra qualquer tipo de dano.

(Eu aposto que nego lá nos foruns da wizard vai xiar quanto a única manuever que parece ligeiramente forte  :haha:)

E ei, vitórias pequenas. Só de remover o STR do monge faz ele não ser uma piada de mau gosto.

Eu estou curioso porque não encontrei em nenhum local algo que afirme que o dano do combate desarmado do Monge aumenta.

E você escolhe justo a manobra baseada em filmes de kung fu wuxia medievais para reclamar? Pegar flechas do ar é algo que até acontece no Romance dos Três Reinos.

O que eu nunca eu irei entender é porque ele não pode aparar magias. Aliás eu até sei porque mas não quero começar brigas.
« Última modificação: Novembro 14, 2012, 09:40:14 am por AKImeru »

Re:E o próximo convidado é... o Monge (?!)
« Resposta #10 Online: Novembro 14, 2012, 09:45:40 am »
Aquela manuever de absorver dano + nivel 10 = 3d10 para absorver dano, sem poder se mover.
E é melhor do que o parry do guerreiro porque funciona contra qualquer tipo de dano.

(Eu aposto que nego lá nos foruns da wizard vai xiar quanto a única manuever que parece ligeiramente forte  :haha:)

Ah, Iron Root Defense. Então, rola os 3d10 (no nível 10) e pega o maior resultado entre esses dados. Ou seja, no nível 10, vc tem uma "RD"de no máximo 10. E ela tem a condição de que vc não se movimente de qualquer maneira, mesmo involuntariamente. Ou seja...

E ei, vitórias pequenas. Só de remover o STR do monge faz ele não ser uma piada de mau gosto.

A questão é que não removeram. Só mascararam.

Eu estou curioso porque não encontrei em nenhum local algo que afirme que o dano do combate desarmado do Monge aumenta.

Não aumenta. É 1d6 por todos os dez níveis até aqui apresentados.


E você escolhe justo a manobra baseada em filmes de kung fu wuxia medievais para reclamar? Pegar flechas do ar é algo que até acontece no Romance dos Três Reinos.

Na verdade, o que me incomoda mesmo é essa sensação de que já vi isso em algum lugar na 3.X. Hey, não é sensação, tinha mesmo. E o texto é quase o mesmo do talento Apanhar Objetos do Punhos & Espadas.
« Última modificação: Novembro 14, 2012, 09:54:46 am por Bispo »

Offline AKImeru

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Re:E o próximo convidado é... o Monge (?!)
« Resposta #11 Online: Novembro 14, 2012, 09:48:53 am »
Citar
A questão é que não removeram. Só mascararam.

Eles removeram parte do MAD, só porque tem uma trap choice lá no livro (Oh boy OH BOY) não quer dizer que você precisa de Strength.

De onde eu venho 3 é menor do que 4.
Isso não faz do monge bom, o guerreiro ainda faz tudo o que ele faz só que melhor. Mas o Ladino está tão patetico que ele e o monge estão equiparados.

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Ah, Iron Root Defense. Então, rola os 3d10 (no nível 10) e pega o maior resultado. Ou seja, no nível 10, vc tem uma "RD"de no máximo 10. E ela tem a condição de que vc não se movimente de qualquer maneira, mesmo involuntariamente. Ou seja...

Oh você não soma? Bem esqueça. É uma manobra "Ok".  :haha: Eu bem que tinha que desconfiar de um mudano resistindo dano mágico assim não seria algo fácil.

Re:E o próximo convidado é... o Monge (?!)
« Resposta #12 Online: Novembro 14, 2012, 09:59:24 am »
Isso não faz do monge bom, o guerreiro ainda faz tudo o que ele faz só que melhor. Mas o Ladino está tão patetico que ele e o monge estão equiparados.

[...] só porque tem uma trap choice lá no livro [...]


Oh boy OH BOY  :P

Offline AKImeru

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Re:E o próximo convidado é... o Monge (?!)
« Resposta #13 Online: Novembro 14, 2012, 10:03:51 am »
As torres de marfim voltaram?

Re:E o próximo convidado é... o Monge (?!)
« Resposta #14 Online: Novembro 14, 2012, 10:30:35 am »
Oda, pensa comigo.

Nesse playtest, o monge pode optar (via Monastic Training) por Skills que estão ou diretamente vinculadas a STR (Climb) ou indiretamente (Escape Artist). Numa lista de 7 Skills, sendo possível somente a escolha de duas.

Em 10 níveis, o monge tem cinco manobras. Sendo duas delas obrigatórias no primeiro nível (Flurry of Blows e Step of the Wind). Então, só estão livres as manobras dos níveis 4, 7 e 10. Uma das manobras possíveis é Mighty Exertion, citada acima.

Percebe que os designers tem um conceito de uso de força (caracterizado por STR no jogo) pela classe? Que esse é um campo possível para ela? Entendo sim que essa dependência diminuiu, principalmente pela questão da jogada de ataque e dano, mas a STR ainda está lá. Então, não sei se a diminuição da MAD é realmente um fato, ou algo mascarado. Enfim, só jogando e tendo estatísticas pra ver.