Autor Tópico: Definindo Interpretação, e como os sistemas a incentivam (ou não)  (Lida 20400 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Re:Definindo Interpretação, e como os sistemas a incentivam (ou não)
« Resposta #30 Online: Outubro 14, 2011, 09:51:21 am »
Irei tentar não delongar muito nisso,

PrimeTime Adventures.
A ficha de personagem foge totalmente do escopo de qualquer RPG "AAA" tenha feito, além disso a mecânica avanço de história é interessante, e não somente isso, tamos outros pontos importantes.

Nesse sistema não existe evolução de personagem, somente a história do personagem. Entretanto quando um jogador faz algo interessante, OS OUTROS JOGADORES premiam esse jogador com um "Ponto de Personagem" (dentro do jogo é chamado de Carta de Fã), e ele pode usar esses "pontos de personagem" para melhorarem seus conflitos.

A+ Fantasy,
Também não tem regras para evolução de personagem de forma comum, e a ficha de personagem é bem diferente do casual, apesar de ter ainda elementos clássicos de RPGs tradicionais, ele ainda "tenta" (reparem nas aspas) fugir desse escopo.

A evolução dos personagens é feita DURANTE o jogo, quanto mais os personagem realizam testes e se arriscam, mais as chances de evolução.

Mouse Guard,
Apesar de ser muito parecido com Storyteller/ing, o jogo é muito mais que isso, já na criação de personagem vemos como ele é distinto do resto.

Ao contrário de: "Você tem 25 pontos para gastar",
Você responde um questionário simples: "O que seu pai fazia para viver? Qual a profissão de sua mãe? Quem foi seu tuto durante sua vida? Qual era seu inimigo (e sua especialização)? Quem era seu melhor amigo (e sua especialização)?"

Essas respostam compoem o personagem de forma mais "fluida" do que simplesmente "aqui estão seus pontos faça o que quiser".

Se isso é um "chamariz" para a tão procurada interpretação, eu não sei responder, estou apenas colocando mais lenha na fogueira, e tentando encontrar a mesma resposta que vocês.

Re:Definindo Interpretação, e como os sistemas a incentivam (ou não)
« Resposta #31 Online: Outubro 14, 2011, 09:55:44 am »
particularmente, eu prefiro "Você tem 25 pontos faça o que quiser" do que responder a um questionário para poder fazer um personagem
War never changes

Offline Agnelo

  • Pai
  • O que se escreve num campo desses?
    • Ver perfil
Re:Definindo Interpretação, e como os sistemas a incentivam (ou não)
« Resposta #32 Online: Outubro 14, 2011, 10:02:32 am »
Porque, Sidney?
Eu amo você. Tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.

Re:Definindo Interpretação, e como os sistemas a incentivam (ou não)
« Resposta #33 Online: Outubro 14, 2011, 10:12:37 am »
por que EU prefiro criar um personagem distribuindo pontos do que respondendo perguntas
War never changes

Re:Definindo Interpretação, e como os sistemas a incentivam (ou não)
« Resposta #34 Online: Outubro 14, 2011, 10:27:59 am »
particularmente, eu prefiro "Você tem 25 pontos faça o que quiser" do que responder a um questionário para poder fazer um personagem

Então,
Nem todas as pessoas tem a capacidade de criar um personagem "organico" dessa forma, vejo em minhas vezes que joguei Gurps/Storyteller-ing o espadachin/pistoleiro sem nenhum encalço... Apenas um conjunto de numeros.

Entretanto,
Eu também prefiro os 25 pontos e faça o que quiser, justamente porque eu não vejo apenas estatísticas de combate, vejo tudo que circula, tento imaginar como meu personagem cresceu e como isso afetou sua vida, gosto de colocar um inimigo (ou vários), marcas, cicatrizes, dificuldades entre outras coisas.

Mas para aqueles que estão ingressando no RPG, talvez o questionário faça um personagem mais "organico" que deixar ele a ver navios olhando para uma lista gigante de capacidades e tendo que escolher cada uma delas.

Como eu estamos falando no tópico, talvez seja mias "interpretativo" do sistema dar uma lista de perguntas a responder e isso gerar um personagem organico do que simplesmente faça como quiser.

:)

Offline Metal Sonic

  • 天元突破グレンラガン
  • "WHO THE HELL YOU THINK I AM?"
    • Ver perfil
Re:Definindo Interpretação, e como os sistemas a incentivam (ou não)
« Resposta #35 Online: Outubro 14, 2011, 10:28:23 am »
Na moral, responder perguntinha pra criar a FICHA do personagem é muito fail pra mim.
"My drill is the drill that will pierce the heavens!"

Re:Definindo Interpretação, e como os sistemas a incentivam (ou não)
« Resposta #36 Online: Outubro 14, 2011, 11:00:47 am »
Porque Metal?

Offline Metal Sonic

  • 天元突破グレンラガン
  • "WHO THE HELL YOU THINK I AM?"
    • Ver perfil
Re:Definindo Interpretação, e como os sistemas a incentivam (ou não)
« Resposta #37 Online: Outubro 14, 2011, 11:48:59 am »
Porque Metal?

Porque volta e meia eu penso apenas em um conceito simples do personagem: Um estilo legal de luta, um arquétipo de personagem, e depois eu vou desenvolvendo o background, e todos esses questionários que já vi para fazer o personagem mais me confundiam do que ajudavam.
"My drill is the drill that will pierce the heavens!"

Re:Definindo Interpretação, e como os sistemas a incentivam (ou não)
« Resposta #38 Online: Outubro 14, 2011, 08:26:28 pm »
Citar
Porque volta e meia eu penso apenas em um conceito simples do personagem: Um estilo legal de luta, um arquétipo de personagem, e depois eu vou desenvolvendo o background, e todos esses questionários que já vi para fazer o personagem mais me confundiam do que ajudavam.

Eu não me incomodo com questionários, mas acho que o maior problema deles é que eles definem demais o personagem no começo do jogo e não abrem muito espaço para eventos posteriores. Eu fico com algo sugerido no Houses of the Blooded e no Trail of Cthulhu, que é definir o personagem em 4 ou 5 eventos e coisas que ele quer que aconteçam no jogo ou terão impacto.

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:Definindo Interpretação, e como os sistemas a incentivam (ou não)
« Resposta #39 Online: Outubro 14, 2011, 09:49:24 pm »
Eu sou fã de jogos que, em vez de você ganhar aumentos em atributos e novas habilidades, é premiado com 'tokens' 'dice pools' para os momentos de necessidade, e ganhar novos usos para as que já possuem.

Combina bem com a proposta de histórias onde protagonistas não ganham novas capacidades, mas sim aprimora o controle sobre as mesmas.

Offline VA

  • Moderador
  • Be vigilant
    • Ver perfil
    • Adepto do Heroísmo
Re:Definindo Interpretação, e como os sistemas a incentivam (ou não)
« Resposta #40 Online: Outubro 15, 2011, 12:53:34 am »
Eu gosto de montar o conceito que eu tenho pro personagem em números. É algo que eu acho, sinceramente, impressionante.

Re:Definindo Interpretação, e como os sistemas a incentivam (ou não)
« Resposta #41 Online: Outubro 15, 2011, 07:42:20 am »
quando eu vou criar um personagem eu apenas penso num conceito simples "vou fazer um orc barbaro" e deixo para desenvolver sua personalidade, historia, durante o jogo
War never changes

Offline Madrüga

  • Coordenação
    • Ver perfil
Re:Definindo Interpretação, e como os sistemas a incentivam (ou não)
« Resposta #42 Online: Outubro 15, 2011, 11:11:39 am »
particularmente, eu prefiro "Você tem 25 pontos faça o que quiser" do que responder a um questionário para poder fazer um personagem

Então,
Nem todas as pessoas tem a capacidade de criar um personagem "organico" dessa forma, vejo em minhas vezes que joguei Gurps/Storyteller-ing o espadachin/pistoleiro sem nenhum encalço... Apenas um conjunto de numeros.

"Capacidade" é pegar um pouco pesado, não é?
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Re:Definindo Interpretação, e como os sistemas a incentivam (ou não)
« Resposta #43 Online: Outubro 15, 2011, 12:22:45 pm »
"Capacidade" é pegar um pouco pesado, não é?

Vontade, necessidade, intenção... Está reclamando da minha ideia ou não conseguiu encontrar um ponto realmente interessante para o debate?

Voltando ao assunto,
3:16 tem uma ideia interessante de como resolver esse tipo de assunto, apenas criando um "soldado" e depois aprimorando com os Flashbacks... É uma solução interessante para a criação de persoagem.

Mouse Guard, deixa o personagem pronto com vários pontos bem amarrados para o jogo, concordo que deixa pouco espaço para a entrada de novos fatores para a história, mas vale lembrar que isso pode ser modificado.

PrimeTime Adventures por outro lado deixa aberto o "Inimigo" do personagem, como um ponto opcional para caso seja interessante ou não.

Sinceramente, eu não tenho uma opnião muito firme formada a respeito, eu vejo o lado positivo em ambas as situações, mas não consigo condensar em uma ideia pronta, só consigo ver o que cada um tira de vantagem em cada situação específica.

Outro ponto interessante a ser levatado.
Qual a real diferença entre receber "dice pools", ou "tokens" para melhorar suas capacidades. Jogadores munch irão conseguir muitos pontos para sempre terem aquele boost extra para suas situações de risco. Não seria o mesmo que investir pontos na pericia para quando vier aquela penalidade (ou dificuldade alta) você ter chances de sucesso?

Imagine a situação que o personagem tem 60% de sucesso em testes normais... Ele guarda tokens, dice pool, ou seja lá o que for sempre, e usa somente o mínimo (ou não usa), e quando chega em um certo ponto, ele tem tantos guardados que todas as suas próximas ações irão resutlar em sucesso, e cada sucesso irá resultar em novos tokens, dice pools...

Um ciclo vicioso.

O mesmo acontece quando o personagem tem os mesmo 60%, mas a medida que o personagem evolui ele aumenta a sua capacidade de poder gradativamente até atingir o 100% de sucesso.

Compreendem meu ponto?

Offline VA

  • Moderador
  • Be vigilant
    • Ver perfil
    • Adepto do Heroísmo
Re:Definindo Interpretação, e como os sistemas a incentivam (ou não)
« Resposta #44 Online: Outubro 16, 2011, 01:49:42 pm »
quando eu vou criar um personagem eu apenas penso num conceito simples "vou fazer um orc barbaro" e deixo para desenvolver sua personalidade, historia, durante o jogo

Como eu jogo muito supers, e geralmente já com uma certa experiência, eu faço, pelo menos, uma história do que o motiva.