Autor Tópico: D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!  (Lida 10758 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Online: Julho 17, 2012, 11:24:43 pm »
Tirado deste tópico aqui.

Resumo: Mike Mearls resolveu responder algumas perguntas no twitter sobre o D&D Next.

1) Sim, alguns fãs da 4e estão irritados com o novo jogo. Não, não é por causa das regras do jogo. É que eles ainda não viram o material que fizemos pra eles!
2) Claro que continua valendo a promessa de que jogadores da 4e e da 1e poderiam jogar na mesma mesa, usando personagens que lembram suas edições favoritas! Quem disse que isso não ia acontecer?
3) Estamos avaliando um modelo de milestones pra lidar com o problema do dia de 5 minutos.
4) Wizards vão ser vancianos, sempre. Podem existir outras classes que usam magia não-vanciana.

Eu achei incrível a primeira e a segunda respostas. A primeira porque eles resolveram insistir nessa promessa de "vocês não viram ainda o que fizemos pros fãs da 4e!". Aparentemente, ele acha que o pessoal esqueceu das promessa quanto ao "módulo tático".

A segunda é risível. Eles mesmos voltaram atrás algum tempo, explicando que a idéia havia sido mal interpretada e que a proposta é que você poderia jogar com personagens no estilo 1e numa mesa e 4e em outra, não na mesma mesa ao mesmo tempo. Agora resolveram voltar atrás de novo, dizendo que vai sim ser possível.

Ou eles estão se esforçando muito pra conseguir produzir qualquer coisa que tenha aceitação suficiente dos fãs, dane-se planejamento real, ou o nível de auto-ilusão tem que estar muito alto lá dentro para estarem agindo dessa forma.
« Última modificação: Julho 17, 2012, 11:26:27 pm por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #1 Online: Julho 18, 2012, 12:10:40 am »
Eu fiquei mais decepcionado é com a resposta que não foi mencionada nessa lista - onde ele fala sobre ter "várias alternativas de soluções" pra evitar os "dias de 5 minutos", e fazer com que descanso fora da Cidade® recupere menos magias seria uma delas.

Raios, eu não quero um produto que venha com um monte de remendos pra eu escolher qual usar. Eu quero um produto que venha sem furos!

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #2 Online: Julho 18, 2012, 12:55:03 am »
Estou começando a achar que em breve o time criativo do Mais Jogado do Brasil vai começar a fazer piadas comparativas entre Mike Merdas e o Mestre do Site Vermelho.

Tudo para desviar o foco do fato de que a prova do fracasso do sujo, bobo e maligno D&D4 está indo 'pra ponta de Sigil'.
« Última modificação: Julho 18, 2012, 12:56:59 am por Troiano »

Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #3 Online: Julho 18, 2012, 07:48:16 am »
Raios, eu não quero um produto que venha com um monte de remendos pra eu escolher qual usar. Eu quero um produto que venha sem furos!

O pessoal mais pró-WotC tem defendido que os remendos são um feature do produto. E não só os remendos que a empresa vai oferecer, mas a necessidade do Mestre construir seus próprios remendos. Ruling, not rules.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #4 Online: Julho 18, 2012, 08:31:00 am »
Minha premissa continua valendo:

"Qualquer jogo que precisa de mais de duas páginas de House-Rules para funcionar direito (no seu grupo) precisa ser revisto como prioridade. Provavelmente tem outro sistema melhor disponível para esta finalidade."

Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #5 Online: Julho 18, 2012, 11:35:13 am »
Eu acredito que falta uma liderança firme no projeto do D&D Next, alguém que realmente tenha uma visão do projeto, que tenha objetivos bem claros.

Parece que toda a equipe está completamente perdida, eles não se entendem, falam coisas contraditórias. Na real, está parecendo mais um problema de gestão e administrativo do que péssimos designers, afinal eles fizeram a 4e e a  3e que foram fantásticas em termo de avanços nas regras.

Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #6 Online: Julho 18, 2012, 11:45:36 am »
Talvez fosse muito mais simples continuar  a dar suporte a 4ª e a 3ª edição

Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #7 Online: Julho 18, 2012, 11:48:16 am »
Alguém tem noticias do D&D-Que-O-Monte-Cook-Vai-Fazer ou será que ele vai esperar o D&D Next sair e ficar feio na foto.

Se eu fosse ele lançava antes, pois aproveitava a insatisfação antes do lançamento, o depois do lançamento geralmente é, ou aceitação, ou negação mesmo.

Offline kinn

  • Abranubis
  • supreme sorcerer-psion multiclass
    • Ver perfil
    • Contos da Crisálida
Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #8 Online: Julho 18, 2012, 11:58:32 am »
Eu acredito que falta uma liderança firme no projeto do D&D Next, alguém que realmente tenha uma visão do projeto, que tenha objetivos bem claros.

Parece que toda a equipe está completamente perdida, eles não se entendem, falam coisas contraditórias. Na real, está parecendo mais um problema de gestão e administrativo do que péssimos designers, afinal eles fizeram a 4e e a  3e que foram fantásticas em termo de avanços nas regras.

Eu acho que eles tem uma liderança firme e forte do Mearls... mas que ele só está fazendo trapalhada é o detalhe.
Cadê o time que fez a 4e? Garanto que estariam fazendo coisa melhor se estivessem no comando do design do Next.
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #9 Online: Julho 18, 2012, 12:02:08 pm »
Citar
Se eu fosse ele lançava antes, pois aproveitava a insatisfação antes do lançamento, o depois do lançamento geralmente é, ou aceitação, ou negação mesmo.
Pois é. A cada notícia nova do D&DN eu imagino a felicidade dos caras do 13th Age. Não é a toa que abriram logo a pré-venda.

Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #10 Online: Julho 18, 2012, 03:09:18 pm »
Pois é. A cada notícia nova do D&DN eu imagino a felicidade dos caras do 13th Age. Não é a toa que abriram logo a pré-venda.

Vem ní mim versão em português.

Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #11 Online: Julho 18, 2012, 05:09:33 pm »
Olá pessoal, já visito esse fórum há uns dois meses e agora resolvi fazer o meu primeiro post dando pitaco sobre esse D&D Next.

Eu acho que eles tem uma liderança firme e forte do Mearls... mas que ele só está fazendo trapalhada é o detalhe.
Cadê o time que fez a 4e? Garanto que estariam fazendo coisa melhor se estivessem no comando do design do Next.

Dos 3 que fizeram a 4e, 2 foram demitidos pela Wizards. No caso sairam Rob Heinsoo, Andy Collins e ficou o James Wyatt, mas até onde eu sei ele não está no time de designers do D&D Next.

Porém Mike Mearls criou muito material para a 4E, apesar de não ter sido um dos principais idealizadores deste sistema. Ele ajudou no Player's Handbook 2, nos Martial Power 1 e 2, dentre vários outros suplementos. O mesmo pode se dizer do Bruce Cordell e do Jeremy Crawford, que também possuem créditos em vários livros da 4E.

A questão é que a 4e fez muito menos sucesso do que a 3e fez em sua época, o que levou a muitos jogadores não aderirem à mesma e ficarem na 3.x ou até mesmo voltar para edições ainda mais antigas (muita gente pensou assim: ''já que não vou mais ficar na edição atual do jogo vou voltar logo pra AD&D que é mais interpretativo, pois não precisa desses combates com miniaturas''). E o mote da maioria desse povo que não aderiu foi: ''Isso não é D&D!!''

Por causa disso o time de designers fica meio que preso sem poder inovar muito, caso contrário neguinho vai xingar muito no twitter dizendo que aquilo não é D&D. Quem está participando do playtest, viu lá no formulário que tinha uma pergunta ''o sistema se parece com D&D para você?'', então é óbvio que isso é uma forte preocupação da equipe de design. Por isso mecânicas como o sistema de tendências e o sistema de magia vanciano não vão sair do sistema, mesmo tendo falhas notórias, pois afinal é inegável que elas são a cara do D&D (é impossível não associar ao jogo quando se olha essas mecânicas).

Então o problema não é falta de talento dos designers, a questão é que a meta do D&D Next é muito ambiciosa, pois definitivamente não é fácil agradar agradar a galera de todas as edições com o mesmo sistema. O próprio Mearls já disse que se ele não tivesse que agradar a galera do AD&D, o trabalho deles seria bem mais fácil. Enquanto aqui na Spell o pessoal reclama que falta opções para o combate, tem grognard por aí reclamando da existência de magias at will no jogo, ''pois isso é muito mentiroso''!

Sinceramente não acho que mudar os designers iria fazer diferença quando a equipe tem que trabalhar com diretrizes como essas. Quando leio os textos do Mearls e dos outros designers, a impressão que eu tenho é que as intenções dos caras são boas, mas devido à disparidade do público sempre tem alguma coisa que desagrada a alguém.

Por isso faço questão de participar do playtest e responder às enquetes, pois assim posso assegurar que o meu lado da história vai ser ouvido. Também não crio expectativas do sistema ser perfeito e resolver todos os problemas do mundo, pois o que pra mim é defeito pra alguns é qualidade. Pra mim basta que o novo sistema seja mais agradável e mais divertido do que os antecessores, que diga-se de passagem também possuíam suas qualidades e defeitos.

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #12 Online: Julho 18, 2012, 06:05:42 pm »
Bom, não quis fazer um tópico somente por isso, por achar não muito relevante. Também não sei se aqui é o lugar correto para isso.

Recebi um e-mail com um link de questionário, sobre quais magias deveriam ser essenciais ao clérigo e mago, por nível. O problema? É só uma lista de nomes, sendo impossível julgar, sem ter acesso às mecânicas, se as magias ao mesmo estão balanceadas para os níveis ditados.

A quem interessar:
http://www.surveygizmo.com/s3/952865/D-D-Next-Open-Playtest-Survey-2

Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #13 Online: Julho 18, 2012, 08:17:24 pm »
O problema? É só uma lista de nomes, sendo impossível julgar, sem ter acesso às mecânicas, se as magias ao mesmo estão balanceadas para os níveis ditados.

São as magias do core 3.5, e os at-wills do PH1 da 4e.
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #14 Online: Julho 18, 2012, 08:22:18 pm »
Ia mesmo comentar sobre isso. O que raios "quais magias você acha que o mago precisa ter para ter o feeling de mago?" tem a ver com playtest do material disponibilizado?

???

Pra mim isso é um indicativo claro de que os caras não tem um planejamento do tipo "coisas que poderemos tirar do playtest".

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #15 Online: Julho 18, 2012, 09:17:26 pm »
Lunguinho, concordo muito contigo. Não acho que os designers atuais sejam necessariamente ruins, mas acho, sim, que essa meta de fazer "One Edition to Rule them All" está prendendo eles e não é uma meta alcançável.

Infelizmente, até agora o sistema me parece muito mais focado em resgatar o mítico jogador quarentão de Basic D&D do que em resgatar os jogadores mais jovens das edições recentes do jogo. Não acho que isso vá ter um final feliz, e temo que isso acabe enfraquecendo mais o hobby, mas adoraria me surpreender.

Offline kinn

  • Abranubis
  • supreme sorcerer-psion multiclass
    • Ver perfil
    • Contos da Crisálida
Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #16 Online: Julho 18, 2012, 10:25:43 pm »
Embora tenha ficado surpreso em ver como Mearls tinha conhecimento do 4e, vejo ele como arauto dos essentials que é a forma maior que o Next se tornou. Também acho tolice focar em nerds quarentões e esquecer os da época 3.X e piorou a 4e.

Vou esperar pra ver, é claro, mas sem expectativas.
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #17 Online: Julho 18, 2012, 10:56:02 pm »
Eu sempre acredito que D&D, por ser o maior nome deste mercado, sempre deveria focar em adolescentes de 10 a 16 anos. Talvez 13-18, mas parar por aí. Quem ainda joga depois dos 18 é porque já curte o estilo e não precisa ser reconquistado. Focar nos mais jovens, que são os que tem mais tempo livre pra propagandear o que gostam, é o caminho pra criar público-alvo.

Focar num público mais velho só vai atrair os mais velhos que jogaram D&D na época, e ainda estão dispostos a jogar hoje em dia. E mesmo assim, muita da "magia" do D&D vem do primeiro impacto: A primeira campanha com final, o primeiro item mágico, o primeiro pago que usou bola de fogo, etc. Não importa o quanto você tenha saudade de quando descobriu que podia usar flecha ácida de melf pra derreter fechaduras. Você não vai ter o mesmo impacto derretendo a segunda fechadura.

Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #18 Online: Julho 19, 2012, 08:27:56 am »
Eu acho que a decisão de tentar trazer todo mundo de volta, é parte da proposta que a WotC fez para Hasbro como nova estratégia de negócios, no final do ano passado.

Recapitulação:
-Uma certa persona non grata da comunidade rpgística, Ryan Dancey, comentou no ano passado que durante muito tempo a expectativa era em cima do lucro das subsidiárias (WotC é uma delas) em vez das linhas que elas possuem. Isso fez com que durante muito tempo a Wizards não tivesse problemas, pois o Magic mais que compensava as flutuações do D&D. E que alguns anos antes (mais ou menos quando a 3e foi descontinuada) a Hasbro passou a impor suas expectativas de lucros sobre as linhas de jogos.  Quando houve a mudança para o acompanhamento por linha, foi traçada uma expectativa de lucro pra o D&D que era irreal.
Tudo que o Dancey fala tem que ser lido com uma certa desconfiança, porque ele costuma distorcer fatos para vender as idéias dele (o que me faz ter pena do pessoal que investiu no kickstarter do MMO de Pathfinder). Mas essa informação parece ser real, porque ela faz sentido dentro do contexto de lançamentos que a 4e teve (busca por criar um serviço que gerasse lucro mensal, a criação do Essentials para recuperar jogadores antigos, etc.).

-No final do ano passado a Hasbro divulgou para seus acionistas uma análise da situação financeira da empresa em 2012. Uma das coisas que eles apontaram, é que houve uma queda forte nos lucros de jogos para meninos nos EUA. E como forma de lidar com isso, eles estavam gerando novas estratégias para tentar corrigir o problema (leia-se, novas linhas, reivenção de jogos antigos, mudanças em projetos atuais).

Eu acredito então que a proposta "todo mundo junto de mãos dadas" é parte da proposta da WotC para a Hasbro. Trazer os jogadores antigos de volta permitiria ao jogo conseguir as vendas que eles precisam e assim conseguir alcançar a tal meta mágica que tornaria o D&D um produto em que vale a pena continuar investindo.

Se eles realmente acreditam que vão alcançar essa meta ou se estão só enrolando o máximo possível para segurar os empregos o quanto puderem, isso é outra questão.

E antes que alguém pergunte, o padrão da Hasbro para lidar com produtos que não alcançam as metas é descontinuar a linha por alguns anos, esperar existir um interesse grande numa renovação e então lançar novamente.
« Última modificação: Julho 19, 2012, 08:35:22 am por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #19 Online: Julho 19, 2012, 08:34:52 am »
O problema é que a fila anda.

Deixar D&D de lado é abrir concorrência para que jogos melhores entrem.

Lançar qualquer porcaria de D&D já iria impedir este tipo de coisa.

Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #20 Online: Julho 19, 2012, 08:41:10 am »
Se o que eles querem é preservar o emprego o máximo possível, talvez valha a pena pra eles atrasar o lançamento.

Já está bem claro que essa edição deve criar outra leva de pessoas que não vão continuar. O máximo de aprovação que eles conseguiram foi 2/3 das pessoas que se importaram em responder os questionários.

E o design de novas edições normalmente leva anos. Eles poderiam enrolar por mais um ou dois anos, lançando livrinhos sem material específico para qualquer edição e torcendo para a Hasbro não perder a paciência.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Offline Agnelo

  • Pai
  • O que se escreve num campo desses?
    • Ver perfil
Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #21 Online: Julho 19, 2012, 08:44:52 am »
Não sei, cara.

A marca de D&D é muito forte, se realmente ele for descontinuado o primeiro momento seria de uma baita retração no mercado de RPG (mais uma).

Não que todo mundo que joga D&D vá parar por isso, mas pense na quantidade de gente que só entra no RPG por causa de D&D, que outro jogo é tão conhecido pra trazer gente de fora hoje em dia?
Eu amo você. Tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.

Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #22 Online: Julho 19, 2012, 09:15:59 am »
A galera esquece também que a 3e veio depois de muuuuuuuuuitos anos com o AD&D, que já era um RPG bem antigo e com mecânicas medievais (rsrsrs).

A 4e edição chegou com alguns últimos livros de 3e saindo, a 3e ficou muito menos tempo no mercado que o AD&D. É óbvio que haveria menos interesse na 4e que na 3e, por mais que a 4e tenha inovado, a 3e inovou muito mais.

Agora eles querem lançar a 5e com um interregno ainda menor e com menos inovações ainda.

Não me surpreenderia se eles queiram manter seus empregos o máximo possível, é o que todo mundo faz quando sua empresa (ou área) está falindo. O que seria legal é ter estes números de vendas, lucro por linhas e etc. Assim poderíamos fazer uma análise interessante da situação.

Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #23 Online: Julho 19, 2012, 09:17:27 am »
Agnelo,

Alguns anos atrás, eu até concordaria.

Hoje em dia eu suspeito que o Pathfinder tomaria esse lugar, apesar de nunca alcançar aquela época de ouro do D&D (que já acabou faz duas pra três décadas).

E continuaríamos com um mercado bem fragmentado como temos hoje, com vários grupos jogando coisas diferentes e vivendo muito bem assim.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Offline Agnelo

  • Pai
  • O que se escreve num campo desses?
    • Ver perfil
Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #24 Online: Julho 19, 2012, 09:23:53 am »
RPG é um mercado de nicho com produtos e clientes que formam nichos dentro de nichos dentro de nichos.

Do ponto de vista do produto eu acho isso ótimo, porque dá pra oferecer pra cada grupo específico a experiência que ele deseja.

Mas pro mercado eu já não sei se é tão salutar assim, empresas pequenas fragmentando um mercado já fragmentado, será que isso não torna mais difícil a "conversão" de novos jogadores?
Eu amo você. Tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.

Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #25 Online: Julho 19, 2012, 09:30:44 am »
Mas pro mercado eu já não sei se é tão salutar assim, empresas pequenas fragmentando um mercado já fragmentado, será que isso não torna mais difícil a "conversão" de novos jogadores?

Acho que vai ser como o mercado de boardgames. Gerações novas vão se formando porque existe interesse ainda por esse tipo de jogo. E vai sempre existir algumas empresas maiores, enquanto a maioria são pequenas e atendem aos grupos que esses maiores não satisfazem completamente.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #26 Online: Julho 19, 2012, 11:13:45 am »
Eu achava que o D&D Next sairia dos nicho do nich e seria um RPG modular, com alguns elementos core (talvez atributos e o uso do d20 para roladas) e o resto cada um montaria seu nicho com os módulos que tivesse interesse.

Achava que o Core do D&D Next não pareceria D&D, mas com os módulos você poderia montar mesas mais estilo AD&D, mesas mais estilo D&D 4e e ainda mesas completamente diferentes da proposta do D&D tradicional. Achava que o objetivo do D&D Next era pegar gente que está jogando The One Ring, Game of Thrones, Pathfinder. Porque com os modulos você poderia montar "novos" rpgs que funcionam exatamente como você gostaria.

Eu estava muito empolgado com essa ideia, mas ao meu ver não há nada de modular, o core é muito rígido.

Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #27 Online: Julho 19, 2012, 11:19:46 am »
Eu estava muito empolgado com essa ideia, mas ao meu ver não há nada de modular, o core é muito rígido.

Eu acredito que o máximo de modular que nós vamos ver, seria como funcionavam aqueles sistemas opcionais que saiam às vezes nos suplementos da 3e. Como substituição de nível, paragons, etc. Ocasionalmente algo mais radical, como o warlock ou o BoNS. Traz novos sistemas que modificam um pouco o jogo, mas você ainda sente a estrutura dele por trás.

Mas com o medo que eles parecem demonstrar em produzir qualquer material que lembre as últimas edições (especialmente a 4e), não sei se chegarão a isso.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #28 Online: Julho 19, 2012, 11:42:03 am »
A 4e edição chegou com alguns últimos livros de 3e saindo, a 3e ficou muito menos tempo no mercado que o AD&D. É óbvio que haveria menos interesse na 4e que na 3e, por mais que a 4e tenha inovado, a 3e inovou muito mais.

Me diga no que (Tirando as imagens) que ela inovou mais?

Quase tudo que saiu na 3ªedição foi um apanhado de "melhores regras opcionais já lançadas para AD&D".

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #29 Online: Julho 19, 2012, 11:48:03 am »
Fim do Thac0 foi uma mudança e tanto.

3e padronizou e melhorou muito o sistema de regras, mas continuou com a "cara" do D&D, por isso ninguém tem esse sentimento que ela seja uma mudança radical.

4e também melhorou muito o sistema de regras (de combate, pelo menos) mas partiu pra muito longe do que era tradição no sistema, então gerou esse backlash e gente que diz que aquilo "não é D&D".

Concordo com o blog do Tobold quando diz que a 4e teria tido muito mais sucesso se fosse lançada em paralelo como "D&D Tactics", e o jogo prosseguisse numa mesma linha de evolução depois da 3.5. Manteria ambos os públicos satisfeitos, ou pelo menos mais satisfeitos do que estão hoje.

Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #30 Online: Julho 19, 2012, 01:08:51 pm »
O quão "longe" ele foi tem muito haver com percepção. Parando pra olhar as decisões tomadas no design dele, a maioria são:
a) implementação como oficial de regras que já existiam como opcionais no 3e (retraining, manobras para não-usuário de magia, etc.);
b) implementação de regras inspiradas em outros jogos ou versões anteriores do jogo (NPCs são construídos de maneira diferente dos PCs, multiclasse não é mais livre-leve-solta, etca.);
c) a tentativa em ter um design mais coeso e mais equilibrado das regras, para evitar algumas coisas como o CODzilla e facilitar um tipo de jogo específico.

Acho que o jogo sofreu com três fatores:
a) gente que não conhecia os suplementos da 3e e achou absurda algumas "inovações" que já existiam na edição anterior ("conjurador com magia at-will?!?");
b) gente que não se importava muito em conhecer jogos diferentes do D&D e achava absurda algumas das idéias que na época, já eram consideradas normais em outros jogos ("XP por cumprir objetivos é coisa de MMO!");
c) gente que preferia o modelo de algum estilo diferente de design e não gostou do estilo extremamente gamista do jogo, muitas vezes porque essa proposta não atendia mais o tipo de campanha que gostava de jogar.

Muita coisa que o D&D implantou na 4e eu já conhecia (xp por objetivo, mecânicas mais complexas para situações importantes que não envolvam combate, usuários de magia com at-wills, etc.), então essa parte não me incomodou. E ter um sistema para combate/cenas de ação bem feito, me permitia ter o tipo de jogo que eu queria no D&D (algo que lembrasse bons filmes de ação).

Imagino que pra quem desconhecia os dois primeiros fatores ou não recebeu o suporte adequado no terceiro (o jogo passou a não ser mais adequado para o tipo de campanha que gosta), devem ser as pessoas que mais sentiram a tal "inovação".
« Última modificação: Julho 19, 2012, 01:12:28 pm por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #31 Online: Julho 19, 2012, 02:01:53 pm »
Ponto A, é difícil dizer que manobras diárias pra combatentes era algo muito difundido na 3e, saiu em suplementos no fim da edição e que não venderam tanto.

No ponto B, XP por cumprir objetivos já era padrão na 3e, só não era apresentado num formato tão parecido com MMOs. :P

Seu ponto C é algo que podia ser dito do AD&D e 3e também, toda edição tenta melhorar e equilibrar mais as regras do jogo, a diferença na 4e é que fizeram isso mexendo em algumas bases que nunca tinham sido mexidas antes.

30 níveis no core.
Cura espontânea não-mágica (até em combate).
Skill Challenges.
Poderes por encontro.
Marks.
Rituais acessíveis pra não conjuradores, e muito enfraquecidos.
Classes tradicionais fora do core.
Raças totalmente não-tradicionais no core.
Homogeneização das classes.
Minions, Solos e outras classificações que aproximam os combates de um jogo de minis.

A lista é bem mais longa, esses são só os primeiros exemplos que eu tirei do ar, mas acho que servem pra ilustrar que não dá pra simplificar assim o quanto a 4e partiu numa direção diferente das anteriores.

E só pra ressaltar, essa lista que eu fiz é de coisas diferentes, não necessariamente ruins.

Offline VA

  • Moderador
  • Be vigilant
    • Ver perfil
    • Adepto do Heroísmo
Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #32 Online: Julho 19, 2012, 02:30:04 pm »
Acho que o core sempre trouxe "raças não-tradicionais" (vide meio-orc na 3.X). Não sei se é isso.

Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #33 Online: Julho 19, 2012, 02:43:25 pm »
Ponto A, é difícil dizer que manobras diárias pra combatentes era algo muito difundido na 3e, saiu em suplementos no fim da edição e que não venderam tanto.

Meu ponto é que muitas das coisas que apareceram na 4e, existiam na 3e como regras opcionais. E não sei se o negócio foi tão ruim assim em vendas, considerando que resolveram usar novamente na 4e.

Citar
No ponto B, XP por cumprir objetivos já era padrão na 3e, só não era apresentado num formato tão parecido com MMOs. :P

Poderia explicar melhor essa parte? Porque o que o pessoal chama de "objetivos são MMOs!" são a mesma coisa que jogos como o WoD já fazia desde a década de 90, premiando XP por cumprir com sucesso um arco maior de histórias em torno de um mesmo ponto.

Citar
Seu ponto C é algo que podia ser dito do AD&D e 3e também, toda edição tenta melhorar e equilibrar mais as regras do jogo, a diferença na 4e é que fizeram isso mexendo em algumas bases que nunca tinham sido mexidas antes.

Vou discordar. Analisando do Ad&d 2e pra frente, que é o que a maioria conhece:
Ad&d 2e: o sistema ficava entre algo simulacionista e gamista, com foco no combate mas tentando dar opções 'realistas' para resolução de coisas fora de combate. Equilíbrio não é uma preocupação importante.
3e: sistema se torna mais simulacionista e mais focado em combate, ainda mantendo o aspecto gamista. O aspecto gamista, aliás, passou a influenciar coisas que normalmente não eram tão importantes, como a criação de personagem (que se tornou um minigame próprio). Equilíbrio importante, mas fluff é mais.
3.5e: começa a direcionar um pouco mais pro equilíbrio, mas ainda se mantém mais simulacionista que gamista.
4e: gamista, simulacionismo perde importância, equilíbrio volta a ser uma preocupação importante.

Citar
30 níveis no core.

Tira um pouco a lupa. O sistema de níveis muda a cada nova edição. Na 4e ele passou a contar 30 níveis, mas tinha um teto. Na 3e ele era ilimitado. Na 2e ele era limitado para seres meio-humanos. Seria a decisão de design "B" que eu havia citado.

Citar
Cura espontânea não-mágica (até em combate).

Regra opcional da 3e. "A" também.

Citar
Skill Challenges.

Regra opcional do Saga e comum em diversos outros jogos de RPG da época. "B"

Citar
Poderes por encontro.

BoNS, alguns feats, algumas habilidades de classes na 3e. "A" e "B"
 
Citar
Marks.

Havia pelo menos um feat na 3e que permitia isso e tenho impressão que tinha alguma classe com efeito parecido também. "A"

Citar
Rituais acessíveis pra não conjuradores, e muito enfraquecidos.

Já existiam feats que davam acesso a magias menores na 3e, normalmente do tipo funcional em vez de combativo. "A"
Além disso, o que ocorreu é que as magias eram mais fracas na 2e, aumentaram seu poder na 3e (seja por aumento direto nas características ou pela facilidade que se tornou usar magia na edição) e voltaram a diminuir na 4e. "B"

Citar
Classes tradicionais fora do core.

Esse tradicional normalmente significa "diferente do que eu acho essencial no D&D". As classes que aparecem no Core são algo que flutua de uma edição pra outra. Na 1e não tínhamos Druidas como classe. Na 2e não tínhamos Monges e Feiticeiros. Na 3e eles tentaram colocar toda as classes que puderam no Core e isso faz as pessoas acharem que esse era o padrão do jogo."B"

Citar
Raças totalmente não-tradicionais no core.

Essa é uma das poucas coisas que realmente mudaram na 4e. Mesmo assim, foi uma mudança pequena. Eles tiraram o gnomo (que aparecia desde o 1e) e o meio-orc (que havia sumido na 2e e voltou na 3e) e colocaram o dragonborn e o tiefling.

Citar
Homogeneização das classes.

Na verdade modelo de criação unificado para os personagens. Como a maioria dos jogos da época já fazia. O que difere é que D&D insiste em fingir que é um jogo de classes, enquanto desde a 3e ele vem tentando reforçar cada vez mais a importância das escolhas individuais ao longo da construção. Seria mais honesto ir logo para a construção de pontos e parar de tentar ter o melhor dos dois mundos. "B"
Edit: Aliás, me lembrei que na 2e eles fizeram uma linha de suplementos (que me escapa o nome) que permitia fazer coisas como magos com armadura e misturar habilidades de classes. "B"

Citar
Minions, Solos e outras classificações que aproximam os combates de um jogo de minis.

Todas coisas que já existiam em outros jogos da época. Com regras para capangas e etc. Alguns deles jogos d20."B" (E de certa forma, "A" também).
Edit: Aliás, que eu lembre na 2e o padrão era que NPCs não seguissem o modelo de construção de personagens dos PCs, sendo modelados de acordo com a necessidade.

Citar
A lista é bem mais longa, esses são só os primeiros exemplos que eu tirei do ar, mas acho que servem pra ilustrar que não dá pra simplificar assim o quanto a 4e partiu numa direção diferente das anteriores.

Nota que isso é muito questão de ponto de vista e expectativas. Você acha que as mudanças na 4e afastaram ela do D&D. Eu já sinto uma proximidade muito maior do D&D quando jogo 4e, do que quando jogo algum derivado da 3e hoje em dia (como Pathfinder).
« Última modificação: Julho 19, 2012, 03:01:57 pm por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #34 Online: Julho 19, 2012, 03:13:47 pm »
Sobre os livros tipo Bo9S, não tenho dados pra provar que tenha sido pouco difundido, é apenas a sensação que eu tenho (e senso comum, considerando que livros lançados no fim da vida de uma edição são sempre menos populares que os que saem mais cedo).

Sobre o XP, acho que a diferença mais significativa é a 4e usar deliberadamente o termo "Quest", que remete totalmente aos MMOs.

Sobre a lista que eu mencionei, percebe que vários itens você citou como "já existia em jogos X, Y e Z". Pegar algo de jogos diferentes e tornar o padrão na 4e eu acho que é, naturalmente, uma das formas diretas pra deixar ela com menos cara de D&D e mais cara de outros jogos que não D&D. Justamente por isso o design da 5e parece focado em puxar inspiração apenas nas edições antigas, faz parte de fazer o D&D "parecer o bom e velho" D&D... e traz uma série de problemas próprios, claro.

Você pode argumentar que 4e melhorou o jogo em muitos aspectos (e melhorou!), e que aprendeu muito com outros jogos mais modernos (aprendeu!), mas não dá pra negar que ela é a edição que levou a 4e numa direção mais diferente até hoje. Pra quem valoriza mais um jogo que lembre sua adolescência jogando OD&D do que um jogo bom de acordo com as noções atuais de design, seguir a linha de mudanças da 4e não resultaria em algo reconhecível como D&D.

(E por curiosidade, qual era a regra opcional de cura não-espontânea em combate?)

Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #35 Online: Julho 19, 2012, 03:30:16 pm »
Sobre os livros tipo Bo9S, não tenho dados pra provar que tenha sido pouco difundido, é apenas a sensação que eu tenho (e senso comum, considerando que livros lançados no fim da vida de uma edição são sempre menos populares que os que saem mais cedo).

Na verdade coisa assim é criada para ser um sistema-teste, da mesma forma que o Dragon Fist foi criado para testar algumas idéias que viriam a existir na 3e.

Citar
Sobre o XP, acho que a diferença mais significativa é a 4e usar deliberadamente o termo "Quest", que remete totalmente aos MMOs.

Nomeclatura. Nisso eu concordo que eles tentaram usar termos mais conhecidos do público mais jovem, como videogames.
Mas nota que o conceito de Quest, como missão para os aventureiros enfrentarem num arco de histórias, é algo que existe desde os romances de cavalaria antigos.

Citar
Sobre a lista que eu mencionei, percebe que vários itens você citou como "já existia em jogos X, Y e Z". Pegar algo de jogos diferentes e tornar o padrão na 4e eu acho que é, naturalmente, uma das formas diretas pra deixar ela com menos cara de D&D e mais cara de outros jogos que não D&D.

Nota que das coisas que citei, só uma(os skill challenges) não tinha algo similar em D&D em alguma edição, em menor ou maior grau. O engraçado é que eles aparecem no Saga, que foi um dos jogos que eles usaram de base pra criar a 4e.

Citar
Você pode argumentar que 4e melhorou o jogo em muitos aspectos (e melhorou!), e que aprendeu muito com outros jogos mais modernos (aprendeu!), mas não dá pra negar que ela é a edição que levou a 4e numa direção mais diferente até hoje.

Cara, aqui eu vou voltar a discordar e dizer que é questão de opinião. A percepção de cada um do que é D&D, é diferente. Pra mim, minhas expectativas do que D&D é (ou deveria ser) são melhor atendidas pela 4e.

Olhando somente pela questão do funcionamento do sistema, eu concordo que a 4e é bem diferente do OD&D, mas eu também acredito que nada da 2e pra frente pode ser considerada D&D se o que eles querem é uma experiência OD&D. Que aliás, é o que o pessoal dos retroclones lá fora parece identificar como 'D&D' pra eles.

Citar
(E por curiosidade, qual era a regra opcional de cura não-espontânea em combate?)

Unearthed Arcana, que eu lembre. Você tinha um pool de pvs extras que ficavam 'fora' do personagem, que você podia gastar para recuperar teus pvs verdadeiros entre combates. Nota que você havia respondido ao questionamento inicial de cura não-espontânea, não ao complemento de "(até em combate)".
« Última modificação: Julho 19, 2012, 03:37:27 pm por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #36 Online: Julho 19, 2012, 03:43:00 pm »
Citar
Na verdade modelo de criação unificado para os personagens. Como a maioria dos jogos da época já fazia. O que difere é que D&D insiste em fingir que é um jogo de classes, enquanto desde a 3e ele vem tentando reforçar cada vez mais a importância das escolhas individuais ao longo da construção. Seria mais honesto ir logo para a construção de pontos e parar de tentar ter o melhor dos dois mundos.

Fiquei curioso. o que seria jogo de classes pra você, Kimble ?
War never changes

Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #37 Online: Julho 19, 2012, 03:51:18 pm »
Citar
Na verdade modelo de criação unificado para os personagens. Como a maioria dos jogos da época já fazia. O que difere é que D&D insiste em fingir que é um jogo de classes, enquanto desde a 3e ele vem tentando reforçar cada vez mais a importância das escolhas individuais ao longo da construção. Seria mais honesto ir logo para a construção de pontos e parar de tentar ter o melhor dos dois mundos.

Fiquei curioso. o que seria jogo de classes pra você, Kimble ?

O tipo em que todas as decisões realmente importantes são feitas no começo e existe um mínimo de decisões mecânicas na construção de personagem depois disso. E o espaço de cada classe era bem definido.

As primeiras versões do D&D eram assim. Os únicos que realmente tomavam decisões importantes depois do primeiro nível eram os conjuradores, na maioria dos casos. E existiam poucas formas de entrar no espaço de outras classes.

Com o tempo isso foi mudando, abrindo mais possibilidades e tirando os limites de entrada para cada classe.

Simplificando, sistema de classes puro seria um bloco grande de características que você escolhe de uma única vez, numa única escolha. Como escrever mago ou guerreiro na ficha. O sistema foi evoluindo para você quebrar essas escolhas em vários momentos diferentes, aumentando a customização e fazendo o sistema parecer cada vez mais com um sistema de pontos.

A 2e já sofria um pouco disso, a 3e aumentou, a 4e segurou um pouco tentando dar um padrão maior e fechar mais as classes, mas ainda permitia isso.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #38 Online: Julho 19, 2012, 04:02:14 pm »
Acho que o jogo sofreu com três fatores:
a) gente que não conhecia os suplementos da 3e e achou absurda algumas "inovações" que já existiam na edição anterior ("conjurador com magia at-will?!?");
b) gente que não se importava muito em conhecer jogos diferentes do D&D e achava absurda algumas das idéias que na época, já eram consideradas normais em outros jogos ("XP por cumprir objetivos é coisa de MMO!");
c) gente que preferia o modelo de algum estilo diferente de design e não gostou do estilo extremamente gamista do jogo, muitas vezes porque essa proposta não atendia mais o tipo de campanha que gostava de jogar.

Concordo com o que você falou Kimble, mas acrescentaria também o pessoal que jogava o 3.x sem grid e não gostou da 4E pelo fato do grid ser mais difícil de dispensar. O famigerado Marcelo Cassaro se mostrou com essa posição quando afirmou que ''a 4e não é RPG porque não dá pra jogar só com lápis, papel, dados e imaginação''; e pode ter certeza que não é só ele que pensa assim, vários grupos de jogadores pensam da mesma forma. Só acho estranho porque a 3e também incentiva muito o uso do grid, portanto acredito que esse povo que a joga sem usá-lo deve fazer uso de house rules ou ignorar várias regras.

Sobre a questão do público-alvo que o D&D deveria se focar, o ideal seria o jogo atrair a garotada de 13-18 anos como o Nibelung falou, porém dos anos 2000 pra cá essa faixa etária está cada vez menos interessada em se iniciar no RPG, preferindo jogos eletrônicos e outras formas de entretenimento. O próprio D&D 4e, com sua nova roupagem, foi desenvolvido tendo em mente esse público-alvo. Porém, a quantidade de novos jogadores que conseguiu atrair não foi suficiente para compensar os jogadores antigos que abandonaram o barco, o que motivou a empresa a adotar essa nova postura de reconquistar o pessoal das edições passadas. E não se pode recriminá-los por terem mudado o enfoque, visto que o RPG não está mais conseguindo renovar o seu público como antigamente. Basta observar o povo dos eventos e os membros dos grupos de discussão para observar como os jogadores abaixo de 20 anos são a esmagadora minoria. A Wizards apenas se direcionou mais ao certo do que ao duvidoso, visto que RPG hoje em dia é coisa de pai de família barbudo hehehehe.

Agora por outro lado, eu acredito que a Wizards não deveria se focar tanto em agradar esse pessoal da segunda edição pra baixo. O ideal seria eles se preocuparem mais em atrair os fãs da 3.x e da 4e, pois além dessa faixa de jogadores constituir a maioria, os grognards são muito exigentes e difíceis de agradar.

Pra vocês terem uma ideia, em um grupo do facebook o qual eu frequento, chegou um adepto do Oldschool dizendo que o D&D Next é um misto de D&D 3.5 e D&D 4E, e que por isso um fã de AD&D 1e (relançado recentemente) não tem motivos para migrar de sistema. Eu respondi dizendo que se você tirar os themes e os backgrounds, o jogo vira praticamente um AD&D com hit dices e magias at will, o que não muda muito a experiencia de jogo. Ele rebateu dizendo que agora os personagens estão muito overpower, que a mortalidade não é nem perto do que era em AD&D e exemplificou isso dizendo que o guerreiro é uma máquina de matar que dá dano até quando erra, além de que o mago ''espirra'' magic missile.

Depois dessa nem me dei ao trabalho de continuar a discussão. E pelo que tenho visto isso não é um caso isolado, os outros amantes das edições mais antigas que tive contato são todos resistentes a mudanças e apegados aos seus jogos, e portanto não tem interesse em aderir à nova edição mesmo ela sendo bem mais parecida com a sua favorita do que as duas últimas versões de D&D.

Espero que o pessoal da Wizards tome consciência disso e dê mais atenção aos que tem mais boa vontade e estão mais predispostos a aderir a seu novo sistema do que ficar tentando agradar uns grognards que vão continuar jogando D&D 1ª edição de qualquer jeito.

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #39 Online: Julho 19, 2012, 04:21:59 pm »
Que bizarro, parece que eu embolei os termos no último post (no penúltimo estava certo). Disse "cura não-espontânea", quando na verdade seria "cura espontânea, não-mágica". Foi isso que gerou o grande estranhamento dos healing surges e as pessoas que até hoje acham que personagens da 4e são imortais em combate.

Lunguinho, eu concordo que a estética e apresentação da 4e foram mais focadas em atrair os jogadores jovens habituados aos jogos eletrônicos, mas não acho que isso tenha falhado por ser uma premissa ruim, e sim porque foi feita nas coxas. A Virtual Tabletop, por exemplo, que foi prometida e propagandeada durante o desenvolvimento da 4e, foi natimorta.

A WotC deveria ter investido muito mais na integração do jogo com ferramentas eletrônicas. Acertaram na criação de personagens, o Char Builder tem que ser aplaudido, mas isso é apenas o básico. Ferramentas pra acelerar o jogo, como automatizadores de combate, geradores de mapas e campanhas, criadores de monstros e combates, enfim, tudo que está sendo feito por terceiros devia ter sido feito pela Wizards antes.

Mas mais que isso, D&D teria sido muito beneficiado se tivesse saído algum jogo BOM usando as regras da 4e, da mesma forma que Neverwinter Nights fez com a 3e. Deveria ter sido mais fácil adaptar as regras da 4e, afinal é "videogame de papel", né? E um game feito com essa marca famosa teria ajudado bastante como porta de entrada pra atrair novos jogadores.
« Última modificação: Julho 19, 2012, 04:30:49 pm por Macnol »

Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #40 Online: Julho 19, 2012, 04:24:57 pm »
''a 4e não é RPG porque não dá pra jogar só com lápis, papel, dados e imaginação'';

Sempre que eu via esse tipo de afirmação, eu me perguntava se essas pessoas jogavam alguma coisa além de D&D. Mesma coisa quando eu via alguém dizendo "tem mecânica pra jogar SEM MESTRE! HERESIA!".

Citar
E pelo que tenho visto isso não é um caso isolado, os outros amantes das edições mais antigas que tive contato são todos resistentes a mudanças e apegados aos seus jogos, e portanto não tem interesse em aderir à nova edição mesmo ela sendo bem mais parecida com a sua favorita do que as duas últimas versões de D&D.

Tem várias comunidades espalhadas por aí que se mantiveram em edições antigas do jogo ou adotaram retroclones. Em muitas delas, uma parte importante da identidade do grupo é defender o quanto a WotC é o "inimigo" e como as versões posteriores do jogo não são "D&D de verdade".

O pessoal da WotC está achando que vai conseguir vencer isso mostrando um sistema que parece com o que eles jogavam. Eles esquecem que essa é uma reação que tem muita relação com opinião, percepção e cultura propagada entre essas pessoas. Vai ser bem difícil fazer elas mudarem de idéia usando lógica.

Mas mais que isso, D&D teria sido muito beneficiado se tivesse saído algum jogo BOM usando as regras da 4e, da mesma forma que Neverwinter Nights fez com a 3e. Deveria ter sido mais fácil adaptar as regras da 4e, afinal é "videogame de papel", né? E um jogo game feito com essa marca famosa teria ajudado bastante como porta de entrada pra atrair novos jogadores.

Segundo o Dancey (que não dá pra confiar completamente), a intenção era essa. E então começaram os problemas, desencontros, aquele tragédia envolvendo um dos responsáveis pelas ferramentas virtuais, etc. e tal.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #41 Online: Julho 20, 2012, 12:30:14 am »
Já que a discussão descambou pra esse lado, um artigo do Monte Cook sobre o que ele pensa de DnD e as regras pra isso (inclusive a interação entre PCs e NPCs).

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #42 Online: Julho 20, 2012, 12:39:08 am »
Não é todo dia que eu uso essa frase, mas... concordei com tudo que o Cook disse.

Mas se promessas abstratas e boas intenções bastassem, o D&D Next não estaria gerando tanta controvérsia. :P

Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #43 Online: Julho 20, 2012, 09:27:18 am »
PS: Skill Challenges também tinha no Unearthed Arcana.

De forma mais confusa (talvez por isso a sua não identificação automática), mas tinha.

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #44 Online: Julho 20, 2012, 09:54:41 am »
Ou pelo fato de eu não usar UA.

Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #45 Online: Julho 20, 2012, 10:54:03 am »
Acho que o "a sua" se referia aos Skill Challenges.

"De forma mais confusa (talvez por isso a não identificação automática dos Skills Challenges)"

Eu gostei do UA quando saiu (quase comprei), mas notei que era o tipo de livro que provavelmente nunca usaria todas as opções. Se bem que quando vou usar algo d20 de vez em quando, passo os olhos para ver se não tem nada que eu goste.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #46 Online: Julho 20, 2012, 10:59:49 am »
Acho que o "a sua" se referia aos Skill Challenges.

"De forma mais confusa (talvez por isso a não identificação automática dos Skills Challenges)"

é

Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #47 Online: Julho 20, 2012, 11:24:48 am »
Algo em off: O Unhearthed Arcana é um livro que eu jamais compraria porque eu sabia que muito que está ali é afetado pela Open Game License, então uma hora ou outra seria solto (e foi, no Hypertext d20 SRD), assim como quase tudo que é lançado de regras em Pathfinder vai entrar na Pathfinder SRD. Eu posso não ser um entusiasta de ambos, mas a OGL é uma benção  :)

Offline Deicide

  • Senhor do Refúgio Subterrâneo
    • Ver perfil
    • Underground Haven
Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #48 Online: Julho 20, 2012, 11:45:28 am »
Minha opinião é que a 4e não fez tanto sucesso porque a WotC teve a imbecil de desição de não continuar a OGL. Ao invés de dar liberdade para outras empresas explorarem o sistema e proporcionarem melhorias e alternativas a ele, a WotC criou a terrível e monolítica GSL, que basicamente extinguiu quase todo o suporte não-oficial que D&D possuía antes.

Tivessem feito a 4e OGL, creio que a 4e ainda estaria forte hoje em dia.

Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #49 Online: Julho 20, 2012, 12:02:12 pm »
Pois é, teve bastante "lobby" anti 4e por parte das empresas menores. Vide cassaro.

Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #50 Online: Julho 20, 2012, 12:22:38 pm »
E o cassaro ainda tinha a vantagem de ter fãs mocorongos que acreditavam em tudo que ele dizia sem nem se dar ao trabalho de conhecer o sistema
War never changes

Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #51 Online: Julho 20, 2012, 12:46:30 pm »
Independente de serem mocorongos ou não, uma revista do porte da Dragão Brasil era uma baita formadora de opinião. Por mais sabixudo que fosse o cara, se a DB era o único material de RPG que ele consumia (o que era o caso de muita gente), ele ia dar bastante importância para a opinião do cassaro.

Re:D&D Next: Se decepcione através do Twitter também!
« Resposta #52 Online: Julho 20, 2012, 01:54:31 pm »
Realmente, e este lobby não foi só no Brasil.

No rolando20 recebemos diversas mensagens de pessoas que acabaram testando a 4e depois de tanto falarmos nela e ninguém se arrependia.