Autor Tópico: Dark Sun  (Lida 5558 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Dark Sun
« Online: Outubro 11, 2011, 11:40:42 am »
Como já criei um tópico para o cenário que mais sou simpático em D&D, hora de ver se há algum interesse por essas bandas em Dark Sun, um dos cenários mais exóticos e que acabou sendo ressuscitado pela Wizards of the Coast na Quarta Edição.

Eu pretendo colocar algum pequeno texto de introdução depois, mas agora deixarei alguns links breves a quem se interessa pelo selvagem mundo de Athas, onde o Sol brilha com intensidade e castiga as dunas e savanas com força e crueldade.

Dark Sun no TVTropes: Esse lugar é uma ótima maneira de saber o que esperar de Athas, desde que você tenha uma familiaridade com os próprios tropes.

Burnt World of Athas: Site dos fãs oficial de Athas, onde é possível baixar legalmente a adaptação de Dark Sun para D&D 3.5.

Dark Sun Brasil: Tradução de muito do material do Burnt World. Eu acho ela desnecessariamente rebuscada e rompe em alguns termos com a tradução da Devir, mas é inegável o valor do site.

Ashes of Athas: Uma série de aventuras organizadas em Dark Sun, que podem ser requisitadas no site. Especialmente útil aos que se interessam por "Living Campaigns".

Resenha do Kimble: A mais detalhada resenha em português do novo livro do cenário.
« Última modificação: Outubro 11, 2011, 11:44:36 am por Fée Verte »

Re:Dark Sun
« Resposta #1 Online: Novembro 19, 2011, 02:13:32 am »
Pois é, darksun, um cenário maravilhoso.
Eu não gosto da 4ed. acho melhor que a 3a, acho muito pior que o ad&d (e agora o Old Dragon), mas cheguei a mestrar um jogo de darksun.
Gostei do cenário, apesar de algumas descrições pouco detalhadas (basicamente se fala bem sobre tyr e pouquíssimo sobre o resto) o cenário ficou legal. Eu gostei do que eles fizeram com a história, voltando exatamente pra após a morte do kalak, esquecendo aquela enlouquecida que nego tinha dado no final que virou o mundo de cabeça pra baixo. Agora está numa ótima época pra se jogar, com bastante coisa interessante acontecendo, mas nada tão espalhafatoso.
Um cenário legal, que não foi tão ferido pelas loucuras da wizards, ficou bem fiel ao original. Principalmente pra quem gosta da 4ed, mais do que recomendado.

Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:Dark Sun
« Resposta #2 Online: Novembro 19, 2011, 10:33:34 am »
Minha bronca com DK é mais com os fãs, que insistem em começar qualquer frase com: "cara, DK é um cenário onde seu personagem vai morrer!" e partem para um discurso sobre como o cenário é letal, como tudo nele vive pra te matar e como vc não tem chance nenhuma e que se vc sobreviveu por mais de 5 sessões não está jogando certo... sei lá, eu desanimo de jogar em algo que diz claramente que eu não tenho chances... parece masoquismo...
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Offline Madrüga

  • Coordenação
    • Ver perfil
Re:Dark Sun
« Resposta #3 Online: Novembro 19, 2011, 10:41:21 am »
"There was also an attempted Githyanki invasion, but after discovering what Athas was like, they sealed the portal to it."

Onde isso acontece? Dei risada, mas parece muito ilustrativo do cenário...
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Re:Dark Sun
« Resposta #4 Online: Novembro 19, 2011, 10:51:21 pm »
então smaug, isso é mais culpa dos fãs, darksun é sim muito mortal, e isso é uma parte interessante do jogo, é verdade que vc vai ter problemas para achar o que comer e beber (se resolver passear no deserto) e que toda coisa viva é hostil, mas, o equilíbrio do jogo continua estando no mestre.
Mas, sim, provavelmente jogando darksun vc deve desencanar com perder personagem, acontece.

Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:Dark Sun
« Resposta #5 Online: Novembro 19, 2011, 11:47:35 pm »
Não tenho problemas em perder personagem desde que aconteça de forma justa e dentro de um desafio equilibrado e não "vc morreu pq o bicho ali é tipo 11 niveis mais alto que vc e isso aqui é dark sun"! E sinceramente, mestrei a aventura do Game Day de DK e não achei nada diferente dos outros jogos de D&D... nem mais, nem menos letal...
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Re:Dark Sun
« Resposta #6 Online: Novembro 20, 2011, 12:24:38 am »
Eu acho que Dark Sun é mais letal pq o mestre sabe que player morrer é parte do jogo. Não rouba pro players para eles conseguirem sobreviver, eu pelo menos quando mestro em lá deixo todas as jogadas de dado a mostra.
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:Dark Sun
« Resposta #7 Online: Novembro 20, 2011, 10:22:41 am »
Citar
Eu acho que Dark Sun é mais letal pq o mestre sabe que player morrer é parte do jogo. Não rouba pro players para eles conseguirem sobreviver, eu pelo menos quando mestro em lá deixo todas as jogadas de dado a mostra.
Isso parece duas coisas diferentes... personagens morrerem é parte do jogo em qualquer cenário de D&D, afinal a regra faz parte do sistema e nenhum deles diz: desconsidere a morte nesse cenário a não ser que... - Alias, morrer é tão presente em D&D que magias de ressureição (e agora rituais) sempre existiram e sempre estiveram acessiveis aos jogadores. No entanto, o que eu vejo por ai é uma poção de mestres que não consegue admitir que os jogadores sejam capazes de lidar com os desafios que eles colocam e vencer... querem que os jogadore se sintam amedrontados e que percebam que nada do que eles tem na ficha serve pra alguma coisa... Eu entendo que DK é um cenário feito pra passar aquele clima de vida dura e dificil cheia de provações, mas ainda sim é um cenário de D&D e pende pro heroismo. Acho que o discurso tinha que ser muito mais: "a vida aqui é dura, dificil, as vezes impossivel, mas vcs são os heróis que conseguem passar e suportar  tudo isso", ao invés do "cara, isso aqui é DK, seu personagem vai morrer!".
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:Dark Sun
« Resposta #8 Online: Novembro 20, 2011, 12:29:23 pm »
Smaug

Okay, eu compreendo, mas me parece que você está reclamando do espantalho de fãs de Athas. Esse tipo de fã é tão idiota quanto ao "Tarado por Diablerie" de Vampiro: a Máscara ou o Munchkin de D&D, ou seja, eles pode até existir, mas é universalmente rejeitado pelo resto da fanbase.

Madruga

Sim, essa história é verdadeira (mas não é parte do background tradicional dos Giths de Athas), mas foi detalhada na série de aventuras Blackspine:

Basicamente, no passado de Athas, os Githyanki (crituras do Plano Astral) construíram a cidadela subterrânea de Yathazor, que permitia que eles explorassem Athas e mantivessem uma comunidade no local, mantida por um ecossistema artificial criado pelo uso intenso de poderes psíquicos. Contudo, os Githyanki tem uma rivalidade antiga e incrivelmente odiosa com outras criaturas, os Githzerai (que aliás, descendem do mesmo povo que os Githyanki). Tal confronto, em Athas atingiu tamanha dimensão que (esse trecho vem da terceira aventura da série Blackspine):

...githzerai were using a dangerous, experimental “psionic devastator against the githyanki. The devastator was a psionic bomb which sent out tremendous psi-waves that blasted the minds of psionically attuned creatures, and in most of Athas it reduced the githyanki to near idiocy. The descendants of these psi-blasted githyanki are, of course, the modern-day gith.

Os poucos sobreviventes não completamente retardados foram aqueles que fecharam o portal em Yathozor e deixaram o aviso de "Não entrem nesse buraco" - e isso vem de uma das raças mais insanas por combates e encrencas de D&D.

E algo similar aconteceu (e talvez agora acontecerá) no ano 6 após a Queda de Kalak (a 4e está no primeiro ou segundo ano após a Queda de Kalak), onde os Githyanki liderados pela Rainha Trinth foram "chamados" para Athas por um Clérigo da Terra insano (Slate) que viu as ruínas de Yathozor e se apaixonou pelos resquícios do ecossistema construído ali, abrindo um novo portal para o Plano Astral (o "Nigthmare Gate, um dos raríssimos portais planares de Athas). E obedecendo a tradição de D&D, é claro que esses novos chegados em Athas foram recepcionados pelos "Heróis" (vulgo, jogadores da série Blackspine) que deram a eles violência, banhos de sangue e no fim, eliminaram a Rainha Trinth em sua cidadela no Plano Astral.
« Última modificação: Novembro 20, 2011, 12:35:57 pm por El Shaddai »

Re:Dark Sun
« Resposta #9 Online: Novembro 20, 2011, 01:51:51 pm »
Bacana essa história dos githyanki no cenário, eu não conhecia.

E Dark Sun está entre meus cenários favoritos também, mas apenas sua encarnação inicial da box de 1ª edição. Depois disso, penso que o cenário perdeu parte de sua identidade original pra se tornar quase um "high-fantasy com desertos". Eu adorava o fato de a primeira edição não revelar/mapear as regiões para além de Tyr e proximidades, deixando vários buracos pro mestre/grupo preencher (ou não) por si próprios e dando também uma sensação de imensidão e mistério pro cenário.

E confesso que me surpreendi pelo pouco que li da 4ªedição. Apesar de ainda continuar preferindo a box original, achei que o cenário ficou bem retratado.  :aham:

« Última modificação: Novembro 20, 2011, 01:54:39 pm por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:Dark Sun
« Resposta #10 Online: Novembro 20, 2011, 02:28:03 pm »
Citar
Smaug

Okay, eu compreendo, mas me parece que você está reclamando do espantalho de fãs de Athas. Esse tipo de fã é tão idiota quanto ao "Tarado por Diablerie" de Vampiro: a Máscara ou o Munchkin de D&D, ou seja, eles pode até existir, mas é universalmente rejeitado pelo resto da fanbase.
Bom saber disso,  pq parece que é soh com esse tipo de fã que eu encontro...
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:Dark Sun
« Resposta #11 Online: Novembro 20, 2011, 10:12:40 pm »
assim, mas ainda assim, dk continua sendo mais mortal
sabe como é né os bixos não ficam mais fracos só pq vc é level 1
então, sobreviver, principalmente no começo, é foda, não tem koboldzinho pra ficar batendo por ai e ganhando xp aos pouquinhos, e quanto tem, a quantidades deles por encontros é gigantescas

Re:Dark Sun
« Resposta #12 Online: Novembro 20, 2011, 11:15:50 pm »
Citar
Bom saber disso,  pq parece que é soh com esse tipo de fã que eu encontro...

Entendo a situação - se eu dependesse das 3 experiências (horrendas) que tive com Vampiro: a Máscara, acharia que é um dos RPGs mais idiotas da face da Terra. Bom, eu realmente acho isso, mas é por outros fatores  ^_^

Citar
então, sobreviver, principalmente no começo, é foda, não tem koboldzinho pra ficar batendo por ai e ganhando xp aos pouquinhos, e quanto tem, a quantidades deles por encontros é gigantescas

Depende - assumindo que em AD&D os personagens de Dark Sun usavam atributos mais altos, tinha sempre um poder psiônico para uso e começavam no terceiro nível, é óbvio que eles já deviam deixar de lidar com Kobolds. Mas Athas tem sim o equivalente dos Kobolds - os Silt Runners e os Baazrag.

A mortalidade do cenário vinha mais das regras de sede, fome e especialmente, o fato de que toda Athas conspira contra o heroísmo  :b

Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:Dark Sun
« Resposta #13 Online: Novembro 20, 2011, 11:32:09 pm »
Citar
assim, mas ainda assim, dk continua sendo mais mortal
Não acho que seja mais mortal, talvez mais perigoso ou desafiador...

off: sou só eu que convivo com jogadores fãs que descrevem qualquer cenário que não seja FR como "mais mortal"? (tipo, Ravenloft é mais mortal, Planescape é mais mortal, Dark Sun é mais mortal) Como se o fato de ser mais mortal fosse uma qualidade alcançada por poucos cenários e que o tornam imediatamente melhor que qualquer outro?
« Última modificação: Novembro 20, 2011, 11:34:15 pm por Smaug »
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:Dark Sun
« Resposta #14 Online: Novembro 21, 2011, 12:42:05 am »
Citar
Não acho que seja mais mortal, talvez mais perigoso ou desafiador...

Que são praticamente sinônimos de mortal.  :b

Citar
off: sou só eu que convivo com jogadores fãs que descrevem qualquer cenário que não seja FR como "mais mortal"? (tipo, Ravenloft é mais mortal, Planescape é mais mortal, Dark Sun é mais mortal) Como se o fato de ser mais mortal fosse uma qualidade alcançada por poucos cenários e que o tornam imediatamente melhor que qualquer outro?

Bom, isso é verdadeiro tanto para Ravenloft quanto para Dark Sun. Agora, Planescape é insano demais para se encaixar na categoria "mortal". Ele tem um potencial imenso para isso (um DM tem todo o Multiverso de problemas à sua disposição), mas definitivamente não é o objetivo dele.

Citar
Depois disso, penso que o cenário perdeu parte de sua identidade original pra se tornar quase um "high-fantasy com desertos".

Explique esse trecho melhor - eu concordo em parte quanto a "identidade original" devido a "Chacina de Sorcerer-Kings" e o uso e abuso do Rajaat, dois erros imensos da Prism Pentad. Contudo, High Fantasy? Nem bêbado. :P
« Última modificação: Novembro 21, 2011, 01:00:59 am por El Shaddai »