Smaug
Okay, eu compreendo, mas me parece que você está reclamando do espantalho de fãs de Athas. Esse tipo de fã é tão idiota quanto ao "Tarado por Diablerie" de Vampiro: a Máscara ou o Munchkin de D&D, ou seja, eles pode até existir, mas é universalmente rejeitado pelo resto da fanbase.
Madruga
Sim, essa história é verdadeira (mas não é parte do background tradicional dos Giths de Athas), mas foi detalhada na série de aventuras Blackspine:
Basicamente, no passado de Athas, os Githyanki (crituras do Plano Astral) construíram a cidadela subterrânea de Yathazor, que permitia que eles explorassem Athas e mantivessem uma comunidade no local, mantida por um ecossistema artificial criado pelo uso intenso de poderes psíquicos. Contudo, os Githyanki tem uma rivalidade antiga e incrivelmente odiosa com outras criaturas, os Githzerai (que aliás, descendem do mesmo povo que os Githyanki). Tal confronto, em Athas atingiu tamanha dimensão que (esse trecho vem da terceira aventura da série Blackspine):
...githzerai were using a dangerous, experimental psionic devastator against the githyanki. The devastator was a psionic bomb which sent out tremendous psi-waves that blasted the minds of psionically attuned creatures, and in most of Athas it reduced the githyanki to near idiocy. The descendants of these psi-blasted githyanki are, of course, the modern-day gith.
Os poucos sobreviventes não completamente retardados foram aqueles que fecharam o portal em Yathozor e deixaram o aviso de "Não entrem nesse buraco" - e isso vem de uma das raças mais insanas por combates e encrencas de D&D.
E algo similar aconteceu (e talvez agora acontecerá) no ano 6 após a Queda de Kalak (a 4e está no primeiro ou segundo ano após a Queda de Kalak), onde os Githyanki liderados pela Rainha Trinth foram "chamados" para Athas por um Clérigo da Terra insano (Slate) que viu as ruínas de Yathozor e se apaixonou pelos resquícios do ecossistema construído ali, abrindo um novo portal para o Plano Astral (o "Nigthmare Gate, um dos raríssimos portais planares de Athas). E obedecendo a tradição de D&D, é claro que esses novos chegados em Athas foram recepcionados pelos "Heróis" (vulgo, jogadores da série Blackspine) que deram a eles violência, banhos de sangue e no fim, eliminaram a Rainha Trinth em sua cidadela no Plano Astral.