Spell
		RPG => Sistemas & Cenários => Tópico iniciado por: lekobrazil em Maio 22, 2014, 02:53:49 pm
		
			
			- 
				Boa Tarde senhores!!!
 Queria informações e dicas de como criar um cenário para D&D, não precisa ser um cenário muiiiito extenso, seria mais pra jogar com os amigos... mas naum tenho idéia de onde começar..podem me ajudar??
- 
				Faça uma cidade e imediações e vá expandindo conforme o tempo.
 
 Outra opção é pegar uma área geograficamente pequena - como uma ilha (imagine a Austrália).
- 
				O mais simples e menos trabalhoso é a abordagem "bottom-up" - comece com uma pequena região, como um vilarejo ou uma cidade e partir disso, vá detalhando mais o mundo de acordo com o progresso do jogo e o desejo de explorar dos jogadores.
 
 E honestamente, não tenha a menor vergonha de inspirocopiar - mas por tudo que há de mais sacro, não copie nomes.  :P
 
 Outra opção é pegar uma área geograficamente pequena - como uma ilha (imagine a Austrália). 
 Mais prático é pensar em um Arquipélago, como na Indonésia ou Polinésia. Ou mesmo ilhas individuais, como Madagascar ou a Irlanda.
- 
				Depois conforme ir criando o cenário, vai postando aqui, se possível. Espero que saia algo interessante. Se quiser, outra possibilidade, é os jogadores criarem primeiro os personagens e eles mesmos definirem aspectos do cenário, como ordens de cavalaria/ordens religiosas/cabalas de magos, guildas de ladinos/companhias mercenárias, cidades principais ou vilas de uma região, etc e etc.
			
- 
				Excelente dica Youkai, eu mestro 13th Age, utilizando o cenário do sistema (que é bem vago, propositalmente) e os jogadores colaboram bastante com o enriquecimento do mesmo, já na criação dos personagens, mas não limitado a isso, especialmente pela forma que o sistema trata dos backgrounds.
 
 Mas como o cenário é de D&D, acho que fica mais limitado à criação de personagens mesmo, essa ajuda dos jogadores.
- 
				Se quiser, outra possibilidade, é os jogadores criarem primeiro os personagens e eles mesmos definirem aspectos do cenário, como ordens de cavalaria/ordens religiosas/cabalas de magos, guildas de ladinos/companhias mercenárias, cidades principais ou vilas de uma região, etc e etc. 
 Eu reforço isso. O input dos jogadores é essencial para não só te livrar de parte do trabalho, como também para saber que tipo de jogo eles querem jogar.
- 
				Leia as seções do DM/GM/MJ de Dungeon World.