Autor Tópico: Criando desafios para grupos desequilibrados.  (Lida 32184 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #120 Online: Fevereiro 05, 2015, 01:51:02 pm »
Ou seja, magias eram feitas a partir da fonte de poder própria, e não compartilhada com as outras habilidades. Isso define que ela é uma coisa. Uma habilidade Marcial drena poder de outra fonte, ou seja, ela é outra coisa. Ambas poderiam até mesmo sobrepor-se, fazer coisas iguais, mas para o bem do sistema, garantiu-se que isso nunca aconteceria. Certo?

E.

Você esta fazendo confusão. sim as fontes de poder eram diferentes, mas as habilidades eram definidas pelo papel não pela fonte de poder. novamente uso o exemplo do clérigo e warlord

Ao contrario da 3e por exemplo onde ser conjurador significava que você podia fazer de tudo
War never changes

Offline Luminus

  • Heheheh, Spell...
  • Ah, a Spell...
    • Ver perfil
    • Blog? Tenho!
Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #121 Online: Fevereiro 05, 2015, 01:57:41 pm »
Citar
Você esta fazendo confusão. sim as fontes de poder eram diferentes, mas as habilidades eram definidas pelo papel não pela fonte de poder. novamente uso o exemplo do clérigo e warlord

Ao contrario da 3e por exemplo onde ser conjurador significava que você podia fazer de tudo

Não, não estou fazendo confusão. Eu entendo perfeitamente que um leader possa utilizar fonte marcial, enquanto outro leader possa utilizar arcana... não quer dizer que eles façam exatamente as mesmas coisas, não quer dizer que eles sejam iguais e não quer dizer que tudo seja igual. Fontes diferentes, coisas diferentes. Interfere inclusive no tipo de dano causado, coisa muito relevante na 4e.

E não é só na 3e que os conjuradores "podem tudo", mas sim em todas as outras edições, que não 4e (e, talvez, na 5e também não).

E.
Não, não.. por enquanto, não.

Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #122 Online: Fevereiro 05, 2015, 02:01:50 pm »
Se um guerreiro pudesse quebrar a fechadura na porrada usando sua Dex e Str eu aceitaria knock numa boa.

Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #123 Online: Fevereiro 05, 2015, 02:03:46 pm »
Citar
Eu entendo perfeitamente que um leader possa utilizar fonte marcial, enquanto outro leader possa utilizar arcana... não quer dizer que eles façam exatamente as mesmas coisas, não quer dizer que eles sejam iguais e não quer dizer que tudo seja igual.

Nesse caso você esta certo. classes diferentes com o mesmo role cumprem esse role de formas diferentes
War never changes

Offline Luminus

  • Heheheh, Spell...
  • Ah, a Spell...
    • Ver perfil
    • Blog? Tenho!
Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #124 Online: Fevereiro 05, 2015, 02:06:27 pm »
Citar
Se um guerreiro pudesse quebrar a fechadura na porrada usando sua Dex e Str eu aceitaria knock numa boa.

... e quem te disse que ele não pode?! Tem até tabela pra esse tipo de coisa!!!

Citar
Nesse caso você esta certo. classes diferentes com o mesmo role cumprem esse role de formas diferentes

Ok.

E.
Não, não.. por enquanto, não.

Offline Arcane

  • Power Beard
  • [Organização dos PbFs]
  • Fidalgo Burguês Aldeão e Bot
    • Ver perfil
Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #125 Online: Fevereiro 05, 2015, 02:10:01 pm »
:bigbrother:


:pipoca2:
Somos todos bots!

Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #126 Online: Fevereiro 05, 2015, 02:18:25 pm »
Citar
Se um guerreiro pudesse quebrar a fechadura na porrada usando sua Dex e Str eu aceitaria knock numa boa.

... e quem te disse que ele não pode?! Tem até tabela pra esse tipo de coisa!!!

Citar
Nesse caso você esta certo. classes diferentes com o mesmo role cumprem esse role de formas diferentes

Ok.

E.
Com CDs bem amigáveis em comparação aos das spells.:P

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #127 Online: Fevereiro 05, 2015, 02:23:55 pm »
Por outro lado, é de graça.

A menos que você desloque o ombro e precise curar depois.  :b

Offline Luminus

  • Heheheh, Spell...
  • Ah, a Spell...
    • Ver perfil
    • Blog? Tenho!
Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #128 Online: Fevereiro 05, 2015, 02:25:23 pm »
Citar
Com CDs bem amigáveis em comparação aos das spells.:P

CD pras spells? Não existe CD quando se usa spe... ah, ok. Sim, verdade. A gente poderia inclusive dizer que conjuradores são para quem quer jogar no easy, e não conjuradores para quem quer jogar no hard. Mas isso não torna o jogo menos divertido, como comprova a longa história de sucessos de público e de venda e de crítica e de tudo o mais que você quiser, demonstrados pelos números do D&D desde 1974.

Citar
Por outro lado, é de graça.

A menos que você desloque o ombro e precise curar depois.  :b

Hmmm... acho que encontro uma tabela com esse lance do ombro aí também...

E.
Não, não.. por enquanto, não.

Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #129 Online: Fevereiro 05, 2015, 02:28:24 pm »
Citar
Ou seja, são coisas diferentes. Se os efeitos finais são os mesmos, é inconsequente (similar ao open lock e o knock de linhas atrás).

Mas no caso do knock não se trata de classes diferentes com o mesmo nicho e sim de uma classe invadindo o nicho da outra

o que novamente não importa na 5e pois foi isso que os jogadores pediram
« Última modificação: Fevereiro 05, 2015, 02:31:17 pm por Sirus »
War never changes

Offline Pepilegal

  • Kabong!!!
    • Ver perfil
Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #130 Online: Fevereiro 05, 2015, 02:35:01 pm »
Na sessão de D&D 5E de ontem, o clérigo e o bruxo tentaram entrar na sala onde ocorria o combate final com os adoradores de Bhaal por uma porta alternativa. Eles sabiam que poderia haver um cultista próximo a porta e queriam surpreendê-lo.
"Eu me posiciono do outro lado do corredor, venho e chuto a porta pra empurrar o cultista de surpresa, se ele estiver ali" Disse o clérigo
Então faça um teste de Força
* Rola do d20 - Resultado 1 + 2 de bônus de Força = 3 *
"Você toma impulso, chuta a porta, o barulho de algo batendo na madeira ecoa na parte interna da sala, mas ela nem sequer se mexe com o impacto"
Resultado: o grupo inteiro riu, até o clérigo, com a situação.

Por isso eu adoro esse método de abrir portas. Hahahahaha!!!

Edit: Disse que não voltaria mais a postar, corrijo então o que disse antes, não postarei mais textos relacionados ao debate sobre as edições.
« Última modificação: Fevereiro 05, 2015, 02:39:40 pm por Pepilegal »

Offline Luminus

  • Heheheh, Spell...
  • Ah, a Spell...
    • Ver perfil
    • Blog? Tenho!
Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #131 Online: Fevereiro 05, 2015, 02:37:11 pm »
Citar
Mas no caso do knock não se trata de classes diferentes com o mesmo nicho e sim de uma classe invadindo o nicho da outra

Pois é, mas aí entra em campo a seguinte nuance: é realmente uma classe de personagens (mago) invadindo os usos de outra (ladino) ou é A LISTA DE MAGIAS (com suas inúmeras opções) se expandindo ad infinitum e invadindo TODOS OS NICHOS do jogo, quando não ensejando novos e novos nichos para o jogo? Você já pensou a respeito disso? O poder de um conjurador só vai até a lista de magias, ou tem outras coisas?

O meu desgosto com essa conversa toda de desequilíbrio é este: ele só pode ser superado com a remoção da magia do sistema de regras. E, quando eu digo "magia", é a estrutura vanciana e a imeeeeeeeensa e insuperável lista de magias de todas as classes. E aí, sobra o quê do D&D depois disso? Nada muito atrativo.

E.
Não, não.. por enquanto, não.

Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #132 Online: Fevereiro 05, 2015, 02:42:42 pm »
Citar
Pois é, mas aí entra em campo a seguinte nuance: é realmente uma classe de personagens (mago) invadindo os usos de outra (ladino) ou é A LISTA DE MAGIAS (com suas inúmeras opções) se expandindo ad infinitum e invadindo TODOS OS NICHOS do jogo, quando não ensejando novos e novos nichos para o jogo? Você já pensou a respeito disso? O poder de um conjurador só vai até a lista de magias, ou tem outras coisas?

Sim. o problema (pra quem se importa com isso como eu) e que conjuradores tem magias pra resolver praticamente tudo  :b

Citar
O meu desgosto com essa conversa toda de desequilíbrio é este: ele só pode ser superado com a remoção da magia do sistema de regras. E, quando eu digo "magia", é a estrutura vanciana e a imeeeeeeeensa e insuperável lista de magias de todas as classes. E aí, sobra o quê do D&D depois disso? Nada muito atrativo.

Nope. se obtém muito mais variedade quando você divide as funções entre as classes ao invés de colocar todo o poder na mão de meia dúzia
War never changes

Offline Luminus

  • Heheheh, Spell...
  • Ah, a Spell...
    • Ver perfil
    • Blog? Tenho!
Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #133 Online: Fevereiro 05, 2015, 02:51:17 pm »
Citar
Sim. o problema (pra quem se importa com isso como eu) e que conjuradores tem magias pra resolver praticamente tudo  :b

Achei a sua frase incompleta... creio que seria mais como "os conjuradores tem magias para resolver praticamente tudo, enquanto as outras classes não tem nada nem parecido nem de longe nem mesmo em casos muito específicos e muito menos em níveis altos".


Citar
Nope. se obtém muito mais variedade quando você divide as funções entre as classes ao invés de colocar todo o poder na mão de meia dúzia

Variedade, em que termos? Quer dizer, você retira termos do sistema, coisas que são sim criativas e que, se bem utilizadas, podem contribuir para repor uma falta no grupo (sobrepujar armadilhas para libertar o ladino, por exemplo), e aumenta a variedade? Como assim?

E.
Não, não.. por enquanto, não.

Offline Pepilegal

  • Kabong!!!
    • Ver perfil
Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #134 Online: Fevereiro 05, 2015, 02:52:07 pm »
A uma pequena invasão de nichos de maneira geral no D&D 5E e eu não me importei com isso.

- Qualquer classe, dependendo da evolução do personagem, pode aprender qualquer um dos kits. Isto é, o guerreiro pode aprender a manusear Ferramentas de Ladrão. Ou então, o Ladrão pode aprender a fazer poções de cura. Ou o bárbaro pode trocar um instrumento música.
- Porém apenas os ladinos podem usar Mãos Rápidas e desarmar uma armadilha, abrir uma fechadura, usar prestidigitação e etc. com rapidez e precisão (ação bônus).

Na experiência de mesa que tive, o ladino até deixa os conjuradores abrirem portas quando a sutileza não é necessária. Poupa o trabalho dele. E todo mundo se diverte igual.
 :cool: