Autor Tópico: Criando desafios para grupos desequilibrados.  (Lida 32520 vezes)

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Offline Macnol

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Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #105 Online: Fevereiro 05, 2015, 11:52:57 am »
Quais itens mágicos?

Offline Lumine Miyavi

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Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #106 Online: Fevereiro 05, 2015, 12:19:27 pm »
Varinhas e pergaminho. Mas isso é relevante?

Porque tipo, eu tou sentindo uma vibe meio "moving the goalpost".

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Offline Macnol

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Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #107 Online: Fevereiro 05, 2015, 12:27:20 pm »
Eu quero entender se estamos falando da 5e, porque o exemplo era baseado nela e não seria comum o conjurador ter uma carroça de pergaminhos, muito menos varinhas. Vide a conversa sobre itens mágicos no começo do tópico.
« Última modificação: Fevereiro 05, 2015, 12:28:57 pm por Macnol [top] »

Offline Lumine Miyavi

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Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #108 Online: Fevereiro 05, 2015, 12:29:08 pm »
Não, a sua pergunta foi se "em jogo" eu já vi isso. Editar depois pra dizer que foi na 5e é mudar a pergunta e consequentemente a resposta.

Não, na quinta edição não aconteceu isso - mas a pergunta original não foi essa e nem sobre isso.

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Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #109 Online: Fevereiro 05, 2015, 12:35:50 pm »
Não editei pra mudar isso, não precisa insinuar desonestidade intelectual. Desde o primeiro momento em que Knock foi mencionada estamos usando exemplos baseados na 5e. Se você não pegou o começo da conversa no é culpa minha, e não tenho como adivinhar - por isso perguntei pra conferir.

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Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #110 Online: Fevereiro 05, 2015, 12:40:25 pm »
Lumine e Eltor,

Não sei, mas acho que não precisamos nos ater a uma única edição. Esse desequilíbrio existe desde sempre, a magia knock também... agora, realmente, é o tipo de coisa que acontece na mesa de jogo e que não foi sanada com uma boa conversa? Como se explica isso?

Outra coisa, até onde eu sei, em qualquer um dos sistemas, quem controla o acesso de magias do mago (pelo menos do mago) é o mestre. Se knock é roubado, bye bye pra ela. Se tem algo de clérigo ou de druida na mesma linha, é só vetar... supondo que realmente se torne um problema e os jogadores não possam realmente se entender.

E.
Não, não.. por enquanto, não.

Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #111 Online: Fevereiro 05, 2015, 12:53:10 pm »
Lumine e Eltor,

Não sei, mas acho que não precisamos nos ater a uma única edição. Esse desequilíbrio existe desde sempre, a magia knock também... agora, realmente, é o tipo de coisa que acontece na mesa de jogo e que não foi sanada com uma boa conversa? Como se explica isso?

Outra coisa, até onde eu sei, em qualquer um dos sistemas, quem controla o acesso de magias do mago (pelo menos do mago) é o mestre. Se knock é roubado, bye bye pra ela. Se tem algo de clérigo ou de druida na mesma linha, é só vetar... supondo que realmente se torne um problema e os jogadores não possam realmente se entender.

E.
Mas esse é o ponto, kkkk: ter que banir uma magia porque ela é "roubada". Por que ela foi criada então? Pra inflar o ego dos conjuradores?

Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #112 Online: Fevereiro 05, 2015, 12:57:47 pm »
Lumine e Eltor,

Não sei, mas acho que não precisamos nos ater a uma única edição. Esse desequilíbrio existe desde sempre, a magia knock também... agora, realmente, é o tipo de coisa que acontece na mesa de jogo e que não foi sanada com uma boa conversa? Como se explica isso?

Outra coisa, até onde eu sei, em qualquer um dos sistemas, quem controla o acesso de magias do mago (pelo menos do mago) é o mestre. Se knock é roubado, bye bye pra ela. Se tem algo de clérigo ou de druida na mesma linha, é só vetar... supondo que realmente se torne um problema e os jogadores não possam realmente se entender.

E.
Mas esse é o ponto, kkkk: ter que banir uma magia porque ela é "roubada". Por que ela foi criada então? Pra inflar o ego dos conjuradores?

ISSO !  se você sabe que um sistema e fortemente desequilibrado é isso te incomoda não vale a pena jogar pra ficar fazendo conserto. mais fácil procurar uma jogo melhor para aquilo que você quer
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Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #113 Online: Fevereiro 05, 2015, 01:00:42 pm »
Citar
Não editei pra mudar isso, não precisa insinuar desonestidade intelectual. Desde o primeiro momento em que Knock foi mencionada estamos usando exemplos baseados na 5e. Se você não pegou o começo da conversa no é culpa minha, e não tenho como adivinhar - por isso perguntei pra conferir.
É que eu achei estranho a mudança mesmo, mas okay, normalmente tu não é disso.  :bjinho:

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Não sei, mas acho que não precisamos nos ater a uma única edição. Esse desequilíbrio existe desde sempre, a magia knock também... agora, realmente, é o tipo de coisa que acontece na mesa de jogo e que não foi sanada com uma boa conversa? Como se explica isso?
Se algum sistema precisa de um "acordo de cavalheiros" pra funcionar, quem está errado não é quem se aproveita das falhas inerentes nele ao "quebrar o acordo".

Citar
ISSO !  se você sabe que um sistema e fortemente desequilibrado é isso te incomoda não vale a pena jogar pra ficar fazendo conserto. mais fácil procurar uma jogo melhor para aquilo que você quer
Mais ou menos isso. O problema é que as vezes existe grande resistência em grupos em mudar de sistema, por familiaridade. Ou pior, usar coisas de edições anteriores porque "já sabem como funciona", mesmo sendo uma edição diferente.

Já perdi a conta de quantas vezes tive que explicar que "bonus action" não é "ação livre", porque isso sequer existe, mas a pessoa nem leu o sistema que joga.

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Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #114 Online: Fevereiro 05, 2015, 01:14:22 pm »
Sirus e Abençoado,

Não... a magia foi criada para dar ao mago uma maneira de fazer uma coisa simples, muito presente em vários temas de literatura, teatro, filmes, livros, etc. Fazer o quê, se Magia e Desequilíbrio andam de mãos dadas, quando comparadas com o Mundano?

EDIT

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Se algum sistema precisa de um "acordo de cavalheiros" pra funcionar, quem está errado não é quem se aproveita das falhas inerentes nele ao "quebrar o acordo".

Só que não é o sistema X ou Y que precisa desse acordo, é o próprio jogo de RPG em si. Qualquer sistema de regras depende de um grupo que QUEIRA jogar junto, no intuito de prosperar e desenvolver uma história/crônica/campanha/etc. Não tem como ser diferente.

Porém, se em um grupo há uma pessoa (ou duas, três...) interessadas em subverter esse princípio básico e fundamental, então ele vai sim recorrer às brechas, e aí babau jogo. Para mim, a culpa é do jogador, pois ele poderia muito bem se divertir sem recorrer a esses expedientes. Até porque é o que se faz e o que move o jogo para adiante.

E.
« Última modificação: Fevereiro 05, 2015, 01:26:26 pm por Luminus »
Não, não.. por enquanto, não.

Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #115 Online: Fevereiro 05, 2015, 01:18:11 pm »
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ISSO !  se você sabe que um sistema e fortemente desequilibrado é isso te incomoda não vale a pena jogar pra ficar fazendo conserto. mais fácil procurar uma jogo melhor para aquilo que você quer
Mais ou menos isso. O problema é que as vezes existe grande resistência em grupos em mudar de sistema, por familiaridade. Ou pior, usar coisas de edições anteriores porque "já sabem como funciona", mesmo sendo uma edição diferente.

Já perdi a conta de quantas vezes tive que explicar que "bonus action" não é "ação livre", porque isso sequer existe, mas a pessoa nem leu o sistema que joga.

Embora eu ache que consertos não serão um problema na 5e. já que tudo que esta nela foi previamente requisitado pelos jogadores através das enquetes e playtest

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Fazer o quê, se Magia e Desequilíbrio andam de mãos dadas, quando comparadas com o Mundano?

Sendo bem chato agora mas na 4e magia era apenas uma forma diferente de fazer as coisas e não a única. diabos ate na 5e certas magias deixaram de ser tão competentes
« Última modificação: Fevereiro 05, 2015, 01:25:04 pm por Sirus »
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Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #116 Online: Fevereiro 05, 2015, 01:27:29 pm »
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Não... a magia foi criada para dar ao mago uma maneira de fazer uma coisa simples, muito presente em vários temas de literatura, teatro, filmes, livros, etc. Fazer o quê, se Magia e Desequilíbrio andam de mãos dadas, quando comparadas com o Mundano?
Não, não são. Magia de D&D é copiada descaradamente da literatura de Jack Vance.

Antes da popularização dessa informação na cultura pop geral, graças D&D, a concepção popular de magia vinha a partir de algum preço em troca de algo - magia era algo como no Conan, algo terrível e proibido. A ideia de magos como protagonistas capazes de fazer muito além do mundano é copiada da série Dying Earth sem tirar nem por - e o próprio Gygax admitia isso.

Magos de mitologia e histórias, como Merlin, são conselheiros. Personagens que usam magia como Cú Chulainn e sua mentora Scáthach o fazem para complementar sua proeza física acima dos mortais - não é a hamburger e sim a sundae de brinde que acompanha o trio.

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Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #117 Online: Fevereiro 05, 2015, 01:38:22 pm »
Sirus,

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Sendo bem chato agora mas na 4e magia era apenas uma forma diferente de fazer as coisas e não a única. diabos ate na 5e certas magias deixaram de ser tão competentes

Não, não era uma "forma diferente" de fazer as coisas. Era UMA forma de se fazer UMA coisa. As habilidades dos não-conjuradores não eram emuladas por magias, elas tem terreno próprio. Nas outras edições a magia é uma forma diferente de se fazer as coisas: uma maneira de se destrancar a fechadura é com a perícia de ladino (padrão do sistema), e uma outra forma era a magia Knock.

Citar
Não, não são. Magia de D&D é copiada descaradamente da literatura de Jack Vance.

Antes da popularização dessa informação na cultura pop geral, graças D&D, a concepção popular de magia vinha a partir de algum preço em troca de algo - magia era algo como no Conan, algo terrível e proibido. A ideia de magos como protagonistas capazes de fazer muito além do mundano é copiada da série Dying Earth sem tirar nem por - e o próprio Gygax admitia isso.

Magos de mitologia e histórias, como Merlin, são conselheiros. Personagens que usam magia como Cú Chulainn e sua mentora Scáthach o fazem para complementar sua proeza física acima dos mortais - não é a hamburger e sim a sundae de brinde que acompanha o trio.

Não, senhor. O SISTEMA DE MAGIAS é de Jack Vance, mas os efeitos em si não são restritos à literatura vanciana. Eles beberam de muitas fontes, inclusive as outras duas citadas por você, além de muito mais da literatura e da religião e mitos cristãos. E é lá que estão os efeitos realmente devastadores, aqueles que retiram o equilíbrio do jogo. Tem muitas fontes, tem coisa até da Ilíada, na literatura árabe, nos contos de Mil e Uma Noites que influenciou os efeitos mágicos de D&D... Isso para não falar de Tolkien.

E, sobre isso, temos os trabalhos de pessoas que desenvolveram inúmeras magias, uma mais poderosa que a outra, nos últimos 40 anos. Pena que não tivemos o mesmo esmero para as outras classes.

Além disso, temos filmes, temos teatro, música e etc que deram sim a sua contribuição. A maneira como um mago memoriza suas magias está lá na literatura vanciana, mas o buraco é muito mais largo e muito mais embaixo.

E.
« Última modificação: Fevereiro 05, 2015, 02:04:17 pm por Luminus »
Não, não.. por enquanto, não.

Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #118 Online: Fevereiro 05, 2015, 01:42:32 pm »
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Não, não era uma "forma diferente" de fazer as coisas. Era UMA forma de se fazer UMA coisa. As habilidades dos não-conjuradores não eram emuladas por magias, elas tem terreno próprio.

Sim eram. magia era uma fonte de poder (ex: arcano, divino) cujas classes tinham papeis que também eram presentes em classes de outras fontes de poder (ex: marcial)

EX: clérigo e warlords ambos são lideres, só que o clérigo usa magia e o warlock esporro  :b
« Última modificação: Fevereiro 05, 2015, 01:47:31 pm por Sirus »
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Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Resposta #119 Online: Fevereiro 05, 2015, 01:46:15 pm »
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Sim eram. magia era uma fonte de poder (ex: arcano, divino) cujas classes tinham papeis que também eram presentes em classes de outras fontes de poder (ex: marcial)

Ou seja, magias eram feitas a partir da fonte de poder própria, e não compartilhada com as outras habilidades. Isso define que ela é uma coisa. Uma habilidade Marcial drena poder de outra fonte, ou seja, ela é outra coisa. Ambas poderiam até mesmo sobrepor-se, fazer coisas iguais, mas para o bem do sistema, garantiu-se que isso nunca aconteceria. Certo?

EDIT

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EX: clérigo e warlords ambos são lideres, só que o clérigo usa magia e o warlock esporro  :b

Adorei o exemplo: o clérigo usou uma habilidade mágica, e o warlord usou uma habilidade marcial, cada uma de fonte diferente. Ou seja, são coisas diferentes. Se os efeitos finais são os mesmos, é inconsequente (similar ao open lock e o knock de linhas atrás).

E.
« Última modificação: Fevereiro 05, 2015, 01:53:24 pm por Luminus »
Não, não.. por enquanto, não.