O tema do tópico é : Classes, para quê ?
Como a classe é um elemento de designer de sistema e eu já estou na pesquisa de construir um
Sistema Sob Medida, já me envolvo num Brain Storm ("Tempestade de Idéias") com relação a esse elemento.
Fora os sistemas fechados os quais possuem muitas idéias a contribuir, o alicerce principal da construção do sistema passa-se através de
Sistemas Genéricos-Caixa de Ferramentas.
Citarei alguns desses sistemas:
- FUDGE*
- FATE 3.0*
- GURPS
- ReOps (versão nova do Opera RPG)
- Savage Worlds**
- +2d6 System (criado pelo Tio Nitro)
O M&M, mesmo a versão nova 3E, não me agrada muito, ele ainda é muito "d20tizado". O M&M 3E procurou se "descontaminar" do d20 System, mas não foi desta vez ainda que deu conta do recado, sistemas como o 7º Sea
*(7º Mar) e L5R dão norte melhor que ele (para o Sistema Sob Medida), mesmo sendo sistemas fechados (pelo menos é a impressão que tive, mas depois farei uma reavaliação mais "carinhosa" e atenciosa do M&M 3E).
Como o foco do sistema que criarei não será centralizado em narrativa/narrativa compartilhada, os Aspectos de FATE não interessam muito como são apresentados. Gosto por demais como são categorizados as habilidades de "classe" em FATE/FUDGE (usando adjetivos e numeração baixa), estilo pirâmide, logo o jogador não poderá maximizar as melhores habilidades fácil, consequentemente cria-se equilíbrio.
Não quero que ataque/dano sejam feitos com numeração matemática alta e que não se use dados fortemente aleatórios (d20, por exemplo).
O dados poderão ser 2d6/3d6 ou possivelmente Dados FUDGE (no momento são os meus preferidos).
Esses são dados que possibilitam rolagens médias, e com isso a sessão fica agilizada e dinâmica; o d20 é muito aleatório (5% para cada número) e torna a sessão lenta por causa disso (o d20 poderia ser usado como sub-sistema em casos particulares, mas não como o centro do sistema).
Com relação a "níveis" de evolução da "classe", o sistema FATE/FUDGE gera uma progressão suave no personagem criado pelo jogador, seja lá qual seja o(s) arquétipo(s) no(s) qual(is) ele possa ter ser inspirado.
*Existem versões traduzidas em português desses sistemas.
** Existe uma tradução "meia-boca" do Fast Play em português.