A parte engraçada é que eu gosto de classes mas não gosto de níveis.
Eu gosto de progressão dos personagens, mas não gosto que ela seja muito linear e muito exponencial. O fato de sistemas com pontos permitirem (e geralmente até incentivarem) crescimento mais lateral me agrada. E o fato de ser mais gradual também, sem os longos períodos de estagnação seguidos por aumento repentino no poder que decorrem do "ganho de nível".
Minha preferência bate 100% com a sua.
Batendo na mesma Tecla o L5R é muito feliz nisso
---
Sobre o GURPS os Patos acontecem, mas dá ainda para ser BOM em dua áreas , três só com muita matemática e conhecimento de brechas do sistema
M&M dá para estragar a aventura fácil. Mas só se os demais jogadores não conhecerem o processo de criação.
Como ficou meio óbvio pela minha tentativa fracassada de explicar porque COMO MESTRE e NO MEU GRUPO, sistemas livres não funcionam, sempre que narro GURPS eu faço fichas pontas ou FAÇO a ficha com o jogador. Com M&M eu já deixo os pacotes de poderes prontos e calculados para os jogadores escolherem os que forem de acordo com a intenção deles.
Sentir a necessidade de níveis é relativo, pois no M&M eles não existem, mas o NP dá certinho uma noção de "até onde vai a capacidade dos personagens", a medida de "pontos gastos" como é o caso do Gurps deveria ser mais ou menos igual, mas como temos focos e focos e não há um "Teto" de habilidade ela efetivamente não representa quase nada.