Autor Tópico: Cenários de Mago  (Lida 2723 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Cenários de Mago
« Online: Agosto 19, 2013, 12:51:22 am »
Pois bem estávamos conversando no chat sobre formas de alocar as diversas correntes de ago e outras coisas sobrenaturais de Mago em grande metropolis.

Então o objetivo desse tópico seria ajudar a desenvolver idéias de cidades para mago de preferência e partilhar organizações e idéias. Algumas cidades que pularam no interesse foram Rio, São Paulo e Salvador. Mas valem qualquer uma uma.

Depois posto aqui como estou desenvolvendo o meu Rio de mago   ^_^
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Re:Cenários de Mago
« Resposta #1 Online: Agosto 19, 2013, 01:28:17 am »
 Olá meus amores... Vou colocar aqui as linhas guias de algumas idéias e vamos ver o que rola... Eu pensei especificamente em São Paulo, mas de fato funciona para outras ambientações.

 Verbena: Sendo um culto à tradicionalismos, pensamos em transformar o misticismo urbano construído em torno de um amalgama de crendices de imigrantes no mood da Verbena paulistana, com um gosto bem Bom Retiro e um cheiro de garoa.

 Euthanathos: Essa foi uma tentativa de encaixar a periferia, o rap e demais elementos do Hip Hop nas tradições... Julguei Euthanathos bom para São Paulo devido ao caráter fatalista da vida na periferia, pensem em "Realidade Cruel". Daí o Euthanathos poderia ser um grupo de assassinos com esse feeling "Mano", que mataria elementos responsáveis pela corrupção econômica da cidade. Algo como "Santos justiceiros" talvez, mas fortemente atrelado à violência urbana devido à diferenças sociais. 

 Filhos do Éter: Algo girando em torno do contrabando de tecnologia na região central, na Santa Efigênia, com aparelhos malucos sendo construídos nos escritórios dos cortiços/armazéns sobre as loja. Pensem em eletricistas despertos e gambiarras mágikas.

 ----------------------

 Pensei também em usar o Carandiru de Cidadela da necrópole (Para quem conhece Wraith), o que daria uma ligação com o Euthanathos da periferia... O metrô da estação carandiru de madrugada, na Umbra, poderia dar acesso ao trem que leva para Estígia. Os pavilhões estariam de pé em sua glória sinistra na Umbra.

  - depois continuo...
 

Re:Cenários de Mago
« Resposta #2 Online: Agosto 19, 2013, 01:33:53 am »
Uma vez mestrei uma campanha de mago em Vila Rica (atual Ouro Preto). A história se passava no século XVIII, algumas semanas antes da Inconfidência. Sei que não é uma metrópole usual, mas se a gente for levar em consideração a população e a importância dessa cidade pro país no período histórico em questão, acho que dá até pra considerar. Tem que levar em consideração que era uma das cidades mais populosas do Brasil e uma das mais ricas do mundo, só que extremamente desigual e baseada na violência da escravatura. Chegou a ter mais de 60% da população, por exemplo, composta de escravos.

Foi bem interessante porque tentei dar um aspecto mágico pra própria cidade. Tinha vampiros (dois da camarilla e um Asimani), aparições, espíritos da natureza ao redor, já que haviam resquícios de tribos indígenas por ali. Em determinado momento da história apareceu o Curupira, por exemplo. Não chegou a aparecer nenhum lobisomem contudo.

A história é que o mestre de um dos personagens havia sido transformado em um Asimani (um vampiro africano que foi anteriormente um mago) e, tentando expulsá-lo dali, dois magos herméticos (um deles na outra vida tinha sido Dédalo, o construtor do labirinto do minotauro), fizeram uma magia pra proteger a cidade e expulsá-lo dali. Só que a magia deu errado, e a cidade ficou distorcida temporal e espacialmente, de uma maneira mágica. Algumas ruas mudavam de lugar, e o tempo passava de maneira diferente. Os dois magos foram jogados num reino do paradoxo. Outro problema que rolou também foi de o avatar do antigo mestre de um dos jogadores (o que virou o vampiro Asimani) ter ficado preso dentro da cidade. Na verdade os espíritos mágicos não conseguiam sair ou entrar na cidade.

Foi bem interessante. Uma das aventuras mais legais que já narrei. Acho que essa ideia que usei nessa aventura pode muito bem ser aplicada em outras metrópoles, em cidades ainda maiores, da nossa época, já que a própria cidade se torna uma personagem e um elemento importante dentro da aventura, quer dizer, um problema a ser resolvido.

Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Re:Cenários de Mago
« Resposta #3 Online: Agosto 19, 2013, 02:21:05 pm »
Bem vamos lá.

Eu sempre dou uma ênfase grande aos feiticeiros e aos cidadãos excepcionais, por que não quero ter numa cidade muito cheia de magos. Só que ao mesmo tempo quero que haja inimigos o suficiente para todos os gostos. Atualmente to preparando uma mesa de mago que se passará no Rio.

Verbenas
Estou pensando em coloca-los como um grupo de católicos que segue a doutrina dos santos de uma forma um pouco mais séria. Valorizar o aspectos da guerra que São Jorge carrega para lutar contra os males e seus rituais de sacrifícios se casam bem com as partes do velho testamento.

Eutanathos
Sempre acabam ficam na posição de uma ramo estar dentro de uma instituição da policia e o outro ramo na periferia com assassinos de aluguel. Penso em coloca-los como mais caçadores na parte da policia e justiceiros na periferia.

Coro Celestial
Roubei na cara de pau a idéia que o korko deu no chat.  :b Coloca-los como aqueles doidos do Teatro municipal que acham que só a vida da música e ballet trás a verdade sobre o mundo.

Culto do êxtase e Virtual Adept

Pretendo colocar ambos situados na Lapa e disputando espaço na arena de festas que rola pelo ambiente.
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Re:Cenários de Mago
« Resposta #4 Online: Agosto 19, 2013, 02:41:11 pm »
Eu tenho alguma série dificuldade em divorciar os Euthanatos de elementos fortemente religiosos e ligá-los a algo terreno como "justiça social" (embora algumas interpretrações extremas de certas ideologias políticas permitam isso) - é difícil justificar um assassinato sem uma força superior capaz de compreender o seu uso. Eu usaria uma justificativa mais religiosa, usando alguma figura judaico-cristã (como os Anjos da Morte como Samael e Miguel, o estranho Anjo da Destruição, mesmo um Santo dos Assassinos ou mesmo São Dimas ou São Guntramnus, que lidam com assassinos que buscam redenção) ou yorubá (Nanã ou Santa Brígida/Maman Brigitte). Claro, é possível misturar tal tipo de crença com praticamente qualquer grupo social (eu adorei a ideia de Euthanatos Rappers).

Contudo, meu jogo recente em Mago é com uma célula de Tecnocratas que formam algo mais próximo da "Word Police" do que algo ligado a algum país (e não tem muitas chances de incluir o Brasil). No momento, o grupo está em uma sede temporária em Al-Fashir, a possível capital do nascente "país" de Darfur - mas como eu não estou usando nenhum grupo de Magos locais (e eu nem pretendo usá-los em um bom tempo), não há muito que possa ajudar aqui.
« Última modificação: Agosto 19, 2013, 05:41:09 pm por Stormbringer »

Re:Cenários de Mago
« Resposta #5 Online: Agosto 19, 2013, 06:09:41 pm »
Skar

Esses Coristas aí que você descreveu se encaixam mais em Culto do Êxtase do que Coro Celestial. Não acho boa ideia misturar Verbena com essa vertente da religião cristã, por exemplo, a católica, já que os verbenas são uma afirmação da vida e da terra neste mundo e o catolicismo é praticamente uma negação disso e afirmação da força interior e da ordem construída por um arquiteto superior (algo que combina muito mais com um Corista).

Eutanathos também não acho muito interessante colocá-los submetidos a uma instituição como a polícia. Que mago concordaria em trabalhar pra isso, ainda mais um mago que trabalha com a entropia e o acaso do universo e que são os mais sinistros e mais decrépitos de todos eles? Na aventura que mestrei o eutanathos era um escravo que conquistou a própria liberdade e trabalhava num cemitério de negros. Não acha mais interessante por exemplo vinculá-los a um necrotério (o IML), ou a algum esquema urbano que lida com cadáveres e acidentes (porque aí já envolve a entropia com a morte), apenas vinculados à polícia, mas tão sujos que até a polícia tem "medo" de chegar nos caras e trabalha só com intermediários? A alguma organização criminosa de médicos e contrabandistas (aí você é livre pra inventar até um esquema que não existe)? Já assistiu o filme Abutres?
« Última modificação: Agosto 19, 2013, 06:16:40 pm por Lanzi »

Re:Cenários de Mago
« Resposta #6 Online: Agosto 19, 2013, 06:28:01 pm »
Citar
Esses Coristas aí que você descreveu se encaixam mais em Culto do Êxtase do que Coro Celestial. Não acho boa ideia misturar Verbena com essa vertente da religião cristã, por exemplo, a católica, já que os verbenas são uma afirmação da vida e da terra neste mundo e o catolicismo é praticamente uma negação disso e afirmação da força interior e da ordem construída por um arquiteto superior (algo que combina muito mais com um Corista).

Na verdade, os Coristas costumam a estar muito mais próximo de grupos heréticos do que com a ortodoxia de qualquer crença - salvo uma das fações, os Septários. E a antiga Cabala do Pensamento Puro, mas eles foram expulsos justamente por não serem um primor de tolerância.

E que há de tão estranho em um Verbena Católico? É só mais um herege sob os braços da Mater et Magistra - não é como se não houvessem diversas tradições pagãs no meio do cristianismo rural por um longo período de tempo.  :P

Citar
Eutanathos também não acho muito interessante colocá-los vinculados a uma instituição como a polícia. Que mago concordaria em estar relacionado a isso, ainda mais um mago que trabalha com a entropia e o acaso do universo e que são os mais sinistros e mais decrépitos de todos eles?

Aquele que sabe camuflar bem seu modo de ação e que sabe muito bem o risco que Jhor representa a um Euthanatos. Nem todo adepto de Entropia vai se aproximar da manipulação da morte, dos mortos e da destruição - ele pode se restringir ao aspecto profético e preservador da Entropia (Em Ascensão, Entropia é uma esfera que pode ser representada por duas diferentes em Despertar, que são Morte e Sorte/Destino).
« Última modificação: Agosto 19, 2013, 06:29:51 pm por Stormbringer »

Re:Cenários de Mago
« Resposta #7 Online: Agosto 19, 2013, 06:45:03 pm »
 Sobre a cidade ser uma personagem ativa do jogo: Isso é uma das coisas que diferencia um cenário genérico (Metrópole X) de uma ambientação mais vívida... Em São Paulo eu brinco com os corrompidos "espíritos da garoa" por exemplo, que vão se modificando enquanto a cidade devora a serra e a poluição física e espiritual se espalha.

 Sobre os Euthanathos rappers: O homem da perifa é muito religioso mesmo, realmente abre espaço para interpretações cristãs e afro-brasileiras... Algo como um Mago rapper recitando uma passagem de vingança divina ou algo assim enquanto se prepara para a guerra urbana.

 O Coro Celestial: Eu pensei em uma orquestra experimental para subverter um pouco a visão "religiosa institucional" e instaurar um caráter divino e de unidade na música, na sinfonia, uma espécie de ponte hamoniosa com o Uno. Mas eu gosto da ideia de filosofos deístas tb, meio Descartes e suas meditações metafísicas.

 Virtual Adept: Eu deixo a atuação deles majoritariamente virtual, mas sendo "mestres da informação", gosto da ideia de atrela-los a jornalistas ou Historiadores por exemplo, lutando no limiar da guerrilha pela realidade, os campos da linguagem e do simbólico com seus zines e arte independente.

 Sobre a polícia: A polícia como um todo eu coloco de cães da Tecnocracia... A massa de manobra usada sem nem saber por quem esta sendo controlada... Meus cenários tem a Grande Mídia e pontos chaves da burocracia de Estado sob controle Tecnocrata.
« Última modificação: Agosto 19, 2013, 06:48:29 pm por Korko »

Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:Cenários de Mago
« Resposta #8 Online: Agosto 19, 2013, 07:01:35 pm »
Me corrijam se eu estiver errado, mas na edição revisada, a descrição do Coro Celestial não diz que a tradição passou a abraçar também as crenças pagãs, desde que os praticantes admitam que o Uno é o objetivo final da ascensão?
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:Cenários de Mago
« Resposta #9 Online: Agosto 19, 2013, 08:31:21 pm »
Citar
Me corrijam se eu estiver errado, mas na edição revisada, a descrição do Coro Celestial não diz que a tradição passou a abraçar também as crenças pagãs, desde que os praticantes admitam que o Uno é o objetivo final da ascensão?

Sim, isso se deve graça ao movimento Song of the Ancients, além dos Mitraístas no interior do Coro - sem contar que não foi algo tão incomum haver algum tipo de "Uno" ou "Princípio" entre filósofos pré-cristãos.

Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Re:Cenários de Mago
« Resposta #10 Online: Agosto 20, 2013, 12:22:30 am »
@Elfo

Eu tava pensando em como encaixar os aspectos religiosos nos Eutanathos. Estava pensando mais numa linha de usar a figura de São Jorge que ia a guerra para matar aqueles que ameaçavam a população. Pessoas que preferem se sujar para que os outro possam dormir bem a noite sabendo que o serviço de Deus foi cumprido e os Dragões ceifados.

@Lanzi

Sobre o coro e culto. Depois do korko ter dado uma idéia dessa linha no chat lembrei de duas amigas minhas que dançam no ballet e uma delas se apresentava com regularidade no municipal. Lembrar da devoção delas pela perfeição pelo solo perfeito e que elas mesmos falavam que quando você dançava no palco você era parte do todo [ ou algo do gênero nunca prestava muita atenção nessa parte]. Me parece algo bem semelhante ao que os coristas poderiam colocar. A busca pela performance perfeita para se unir a verdade superior.

Sobre os Verbena. Quero ao máximo sair do padrão com eles, a idéia de usar as vertentes católicas é que dar uma enfase maior em figuras do panteão da Igreja não é algo que me pareça tão forçado.Temos a mãe que protege o filho e que manda ele fazer as coisas, temos diversos anjos e Santos guerreiros para sair ceifando geral. E tem diversos rituais bem sangrentos no antigo testamento para saciar a ânsia de qualquer jogador que quer a vibe suja dos verbena.

Sobre Eutanathos. Ironicamente sempre esqueço de liga-los a magias da morte. Essa idéia de colocar alguns deles corrompidos pelo Jhor na policia seria algo muito interessante.
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Re:Cenários de Mago
« Resposta #11 Online: Agosto 20, 2013, 12:27:13 am »
<Ah sim, a população de Magos da cidade não é exorbitante, mas é grande... Imagino que uma metrópole do tamanho de sampa tenha espaço para uma porrada de NPCs cenário, que servem para fazer volume numérico em cenas decisivas... A população de gente em torno do mundo desperto é relativamente grande>

 Herméticos: Esses eu realmente não sei muito o que fazer... nhé... pensei em manter algo bem clássico, importado da Europa e boa. Tinha pensado em misturar com alguma coisa maçônica ou um ramo decadente do Império, resistindo a brisa positivista republicana q é coisa de tecnocrata mas nah....

 Culto ao extase: Artistas marginais em geral e ravers organizadores de festas underground... Pensei em uma versão meio Nefandi tb, sei lah... envolvida com destruição espiritual na cracolândia e domínio dos sem teto. Eu gosto de um lance de Nefandi infiltrados. De referência visual para Nefandi sempre indico o HR Giger (Vale a pena dar uma googleada).

 E eu acho muito importante uma trilha sonora também... Indico música incidental em geral, Goa Trance (Tipo Juno Reactor, Infrared Nine) e Post-Rock.

 Um beijo.

Re:Cenários de Mago
« Resposta #12 Online: Agosto 20, 2013, 01:04:53 am »
Acho que Mago é meu cenário favorito. Não somente pelas possibilidades de personagens e ralidades fantásticas, mas pelo paradoxo. Ele dá o charme, transformando o cenário em realismo fantástico.
Sobre as tradições, eu gosto de explorar seus arquétipos porque eles são cerne da um cultura que se transforma. Se há coristas que aceitam paganismo, eu criaria um conflito interno. Acho que mudanças no tradicionalismo de um grupo de chama Tradição, tem que ser pensada com resistência de seus membro mais velhos. Ou seja, dos mais fortes e influentes.
O Mago tem que ser sempre alguem descolado da realidade, despertando paixões onde passa. Intriga os humanos e outras criaturas sobrenaturais.
Mas, ainda é um ser de carne sangue, que pode morrer com um tiro,