Autor Tópico: C7's Adventures in the Middle-earth -- Quando a Terra-Média encontra o D&D  (Lida 5586 vezes)

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A Cubicle 7 anunciou hoje para valer o Adventures in Middle-earth Player's Guide. Basicamente, é a adaptação de Senhor dos Aneis para o DnD 5e via OGL.

Como eu não joguei o The One Ring, sistema da C7 também ambientado no cenário, gostaria de saber de quem tem experiênia no assunto o que espera disso. Principalmente na comparação entre o sistema atual do TOR e o que foi anunciado para o AitME. (ex. Fellowship Phase, classes)

Offline Smaug

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Re:C7's Adventures in the Middle-earth -- Quando a Terra-Média encontra o D&D
« Resposta #1 Online: Julho 28, 2016, 12:04:04 pm »
Terra-média nunca foi lá um bom cenário de rpg e também nunca teve muita coisa a ver com D&D, embora a maioria dos jogadores ache o contrário. É aquele pessoal que não leu os livros/viu os filmes, mas jogava D&D e quando viu se decepcionou porque Gandalf não "faz magia". O resto simplesmente não combina, mesmo uma edição como o Next é feita para os heróis vencerem os desafios, as vezes quase morrendo. As histórias da Terra-Média tem apenas dois tipos de desafios: passagem rápidas de combate que os personagens tiram de letra ou perigos terríveis que quase matam todo mundo, mas eles são salvos por um Deus ex machina no final.
É claro, você sempre pode deturpar a Terra-Média para que ela funcione (o MMO de Senhor dos Anéis está ai firme e forte).
Quanto a comparação entre ambos, dos sistemas tentando emular aventuras na Terra-Média, o TOR foi o que fez isso melhor. Especialmente por se livrar de alguns vaca-sagradismos dos rpgs como mecânica de turnos individual (joga iniciativa, compara as iniciativas, segue a ordem de ações). o TOR por exemplo, mantém o desequilibrio das raças da Terra-Média, um Noldor ou um Dunedain são raças poderosas em diversas ações, mas suscetíveis a Sombra e a Esperança. Um sistema que queira realmente abraçar essas histórias precisa disso.
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:C7's Adventures in the Middle-earth -- Quando a Terra-Média encontra o D&D
« Resposta #2 Online: Julho 28, 2016, 10:53:18 pm »
Normalmente eu concordo com o Smaug, mas aqui tenho que divergir em alguns pontos: Eu concordo que Senhor dos Anéis e como Tolkien foi configurando seu Legemdarium não tem tanta relação com D&D - mas felizmente The One Ring é mais próximo de O Hobbit do que Senhor dos Aneis. E em O Hobbit, Gandalf faz uso de magia de maneira mais similar ao Mago de D&D (Mesmo ele sendo tecnicamente um "Anjo") e temos uma aventura de um grupo de pobretões com pouco background que querem ouro e explorar masmorras. Hobbit é muito mais dinâmico e divertido do que Senhor dos Aneis (pudera - ele é uma história infantil, não a justificativa pelo gosto por linguística e jardinagem do autor).

Dito isso, TOR tem suas similaridades com D&D Next - ambos tentam integrar mais o fator "Viagem e Exploração" aos sistemas de jogo e tem ações de longo prazo nenhum deles com muito sucesso, ambos assumem que Tesouros são uma medida de poder mais ou menos opcional, ambos são relativamente gridless.

Citar
o TOR por exemplo, mantém o desequilibrio das raças da Terra-Média, um Noldor ou um Dunedain são raças poderosas em diversas ações, mas suscetíveis a Sombra e a Esperança.

Curioso, eu não vi os lançamentos posteriores - mas no The One Ring, Noldor e Dunedain não aparecem, e as Culturas são relativamente parelhas. Embora eu aprecie uma certa fidelidades ao original, Hobbit funciona muito bem sem os Semideuses na Terra.
« Última modificação: Julho 28, 2016, 10:59:43 pm por Lúcio Quíncio Cincinato »

Re:C7's Adventures in the Middle-earth -- Quando a Terra-Média encontra o D&D
« Resposta #3 Online: Julho 29, 2016, 05:24:09 pm »
Bom, a C7 abriu o pre-order do livro. £26.99 o PDF+Livro impresso (não inclui remessa).

E também postou um FAQ

(click to show/hide)

Creio que ele responde, pelo menos provisioramente, as minhas próprias perguntas. Curti o que foi proposto -- resta ver se irão cumprir.

Offline Barão Nemo

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Re:C7's Adventures in the Middle-earth -- Quando a Terra-Média encontra o D&D
« Resposta #4 Online: Agosto 01, 2016, 03:06:35 pm »
Eu estou realmente curioso para ver como farão as classes. Provavelmente serão o equivalente das classes que conhecemos com algumas modificações Terra-Medianas, mas ainda estou curioso.

Há algum comentário sobre como farão os montros nesta adaptação?

Re:C7's Adventures in the Middle-earth -- Quando a Terra-Média encontra o D&D
« Resposta #5 Online: Agosto 03, 2016, 01:45:22 pm »
Citar
Há algum comentário sobre como farão os montros nesta adaptação?

Ainda não falaram nada sobre. Há previsão, porém, de um Loremaster's Guide. Talvez quando ele estiver mais desenvolvido, teremos mais notícias a respeito.

Re:C7's Adventures in the Middle-earth -- Quando a Terra-Média encontra o D&D
« Resposta #6 Online: Agosto 06, 2016, 12:42:12 am »
Retirado da EnWorld:



A lista de novas classes parece promissora e útil para "inspirocopiar' para Homebrew (Leader quase parecer algo Warlord-ish, mas apenas 5 páginas para a classe com dois Arquétipos? Não muito animador) assim como as Cultural Virtues (provavelmente serão baseadas em "Other Rewards" como Boons e Blessings do DMG).
« Última modificação: Agosto 09, 2016, 01:23:35 am por Lúcio Quíncio Cincinato »

Re:C7's Adventures in the Middle-earth -- Quando a Terra-Média encontra o D&D
« Resposta #7 Online: Agosto 06, 2016, 06:12:52 pm »
Interessante.

Também vi na Enworld que as classes do AME são balanceadas entre si, mas não com o material do PHB. Aliás, terão que importar os conjuradores do PHB se se quiser "flashy magic".

E Barão, respondendo em parte sua questão anterior sobre monstros: o "bundle" do AME (PG e LG) oferece a seguinte descrição:

Citar
Adventures in Middle-earth:The Loremaster's Guide contains:
• Copious setting information for the Loremaster
• Advice on running Middle-earth games
• Rules for treasure
• Expanded Journey rules advice and options
• A Middle-earth bestiary

144 pages, hardcover, full colour

Link aqui.

Offline Smaug

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Re:C7's Adventures in the Middle-earth -- Quando a Terra-Média encontra o D&D
« Resposta #8 Online: Agosto 07, 2016, 11:51:42 am »
 Estão lembrando bastante as classes do LotRO.  Essa lista de classes e mais algumas coisas do índice como as virtudes retirou um pouco meu pessimismo quanto ao projeto. Isso e a ausência de conjuradores D&D-like, salvo o grupo ache que precise de um mago nível Vala na mesa (eu concordo com o que o Lúcio falou a respeito das diferenças do Gandalf do Hobbit e do Senhor dos Anéis, mas mesmo assim, o conjurador mais forte da Terra-Média não deveria passar do 3º círculo de magia e olhe lá).

Detalhe interessante, os Noldor ficaram de fora da lista de raças jogáveis.
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Re:C7's Adventures in the Middle-earth -- Quando a Terra-Média encontra o D&D
« Resposta #9 Online: Agosto 10, 2016, 04:17:06 am »
A segunda parte do índice:


Re:C7's Adventures in the Middle-earth -- Quando a Terra-Média encontra o D&D
« Resposta #10 Online: Agosto 12, 2016, 05:51:35 pm »
Maneiro!

Mas só fiquei com a impressão do livro ser meio... curto. Tá certo que é o OGL e não precisa (e nem deve) ficar repetindo o que já está disponível nos livros básicos do D&D. Mas contando que provavelmente haverão ilustrações, o espaço de desenvolvimento do jogo parece meio diminuto.

(Conta também o fato de ser "livro-rascunho", o que pode implicar em só texto, sem nenhuma imagem. Mas como o índice está razoavelmente editado...)

Re:C7's Adventures in the Middle-earth -- Quando a Terra-Média encontra o D&D
« Resposta #11 Online: Agosto 13, 2016, 09:29:31 pm »
O Um Anel. Fez tanto alarde sobre o Fellowship Phase, mas o resultado final eu achei tão fraco. Até Dungeon Worlds  tem idéias melhores para isso.

Espero que nesta nova versão eles trabalhem melhor isso.


Offline Smaug

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Re:C7's Adventures in the Middle-earth -- Quando a Terra-Média encontra o D&D
« Resposta #12 Online: Agosto 14, 2016, 01:17:25 pm »
Eu consigo entender a dificuldade em criar um sistema para lidar com passagens longas de tempo no rpg. A grande maioria dos sistemas, e todos os sistemas populares, lidam apenas com respostas rápidas a eventos imediatos (combate, dungeons, descansar 8 horas, estar ativo no outro dia). Quando você quer exigir de mestres e jogadores (e consecutivamente designers) quem pensem um sistema a longo prazo, parece haver pouca experiência prática na área, e as únicas referencias são boardgames, o que deixa a coisa toda com uma cara mecânica demais para um rpg.
Além disso, os problemas de viagem saem da esfera da ação rápida (eu ataco o orc, eu corto o braço dele, eu lanço uma magia e resolvo a coisa toda) e caem nos problemas monótonos que afastam a maioria das pessoas do senhor dos anéis (devo ou não levar corda, o que vamos comer, paramos pra descansar, andamos e descansamos ou puxamos mais um pouco, ok, hoje e ontem nada aconteceu, mas ficamos meio cansandos, vamos desviar do rio e arriscar o vale?).
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Re:C7's Adventures in the Middle-earth -- Quando a Terra-Média encontra o D&D
« Resposta #13 Online: Setembro 07, 2016, 08:56:15 pm »
Saiu hoje o PDF do Adventures in Middle-earth Player's Guide no DriveThruRPG.

O preview do livro (em anexo) é curto -- são 8 páginas, mas uma é a capa, uma é a licença OGL e outra foi dedicada a uma ilustração de página inteira. Nele também se encontra o índice do livro que me parece pouco ou nada alterado em relação ao que foi divulgado anteriormente (vide os posts do Elfo neste mesmo tópico mais acima). A diferença que percebi foi que renomearam o "Leader": agora a classe passa a se chamar "Warrior", além do arquétipo "Weaponmaster" contar talvez com 4-5 páginas.


Re:C7's Adventures in the Middle-earth -- Quando a Terra-Média encontra o D&D
« Resposta #14 Online: Setembro 07, 2016, 10:03:15 pm »
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A diferença que percebi foi que renomearam o "Leader": agora a classe passa a se chamar "Warrior", além do arquétipo "Weaponmaster" contar talvez com 4-5 páginas.

Aposto que não - as transições de capítulos no One Ring (cujo layout básico foi preservado) são ilustrações de duas páginas.

Re:C7's Adventures in the Middle-earth -- Quando a Terra-Média encontra o D&D
« Resposta #15 Online: Setembro 08, 2016, 06:40:47 pm »
Aposto que não - as transições de capítulos no One Ring (cujo layout básico foi preservado) são ilustrações de duas páginas.

Ainda bem que não apostei nada, pois você estava certo. Além da ilustração de página dupla, ainda tem uma outra de página inteira. São duas páginas pra Weaponmaster mesmo (com "manobras"/masteries).

Re:C7's Adventures in the Middle-earth -- Quando a Terra-Média encontra o D&D
« Resposta #16 Online: Setembro 12, 2016, 10:20:49 pm »
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Ainda bem que não apostei nada, pois você estava certo. Além da ilustração de página dupla, ainda tem uma outra de página inteira. São duas páginas pra Weaponmaster mesmo (com "manobras"/masteries).

Yep. Devo admitir que para um livro de expansão de Next, o AoME tem algumas mudanças inesperadas, como a remoção das armaduras pesadas e aumento do bônus dado por Escudos, além de algumas classes exóticas como o Warden, o Bard-Ish/Ranger-ish com subclasse Defensiva. Lado positivo, há diversas habilidades Quase-Sobrenaturais a serem Roubadas.

Eu ainda não li os trechos com mecânicas próprias do cenário, mas meu sexto-sentido não me anima com a extensão de mudanças feitas no CORE, ainda mais porque eles reescreveram o Ladino, Guerreiro e Bárbaro (o que faz com que eles tenham 3 classes mais-ou-menos novas).

Offline Daniel Anand

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Re:C7's Adventures in the Middle-earth -- Quando a Terra-Média encontra o D&D
« Resposta #17 Online: Setembro 22, 2016, 04:53:17 pm »
Fiz uma mini resenha no Rolando 20, segue abaixo:

Muito bem jogadores e DMs! A Cubicle 7 acaba de mandar a cópia em PDF de Adventures in Middle-Earth – Player’s Guide, o livro que adapta a Terra-Média, cenário de paixão de muitos (especialmente do meu co-host e brother Davi Salles) para a 5a edição do Dungeons & Dragons.

O fluff, arte e cenário do livro é o mesmo dos livros anteriores da Cubicle 7, da série de One Ring, o qual já fizemos alguns posts aqui no Rolando 20. E essa parte não vou resenhar, porque é praticamente a mesma e é animal. O livro vale só por isso se você não tem os livros do the One Ring. Mas o que eu estava curioso para ver era as mecânicas. Faz sentido usar as regras do Dungeons & Dragons para jogar na Térra-Média?

E a minha percepção, baseada numa leitura rápida do livro, é de que sim, funciona. As culturas (raças) e classes, que não são as mesma do Livro do Jogador, funcionam para evocar o sentimento do cenário. As regras novas de Journeys, Corruption, Audiences e Fellowship Phase adicionam o tempero certo ao jogo, e trazem a questão da corrupção, um dos temas mais importantes na Terra-Média.

As culturas são extensas, dando as opções de elfos, hobbits e anões, mas também das várias diversas culturas humanas: pessoas do Lago, Dúnedeins, Beornings, Gondorianos, Rohirin, e por aí vai. Chega de humanos genéricos!

As classes (Scholar, Slayer, Treasure Hunter, Wanderer, Warden e Warrior) mapeiam bem para classes do D&D, mas adicionam uma riqueza de detalhes refrescante. O jogo fala que você pode ficar à vontade para adicionar Clérigos dos Valares e Sorcerer Blue Wizards, mas que se quiser ficar próximo da obra do Tolkien, prefira as classes descritas nesse livro.

Muitas das habilidades de classes são relacionadas à narrativa. Por exemplo, Scholars no 6o nível podem lembrar outros jogadores de fatos do passado de suas culturas, e isso dá um bônus de 1d6 numa rolada. Além disso, várias habilidades que seriam consideradas “magia” para um personagem guerreiro no D&D estão disponíveis para as classes do AiME, porque tudo é meio mágico na Terra-Média. Por exemplo, Treasure Hunters ganham Night Vision, independente se serem humanos.

Mas, na minha opinião, tem que tem um cuidado: você não pode jogar esse jogo e achar que vai jogar o mesmo D&D de sempre com o Gandalf e Hobbits no fundo. Kobolds, cura clerical e Raise Dead, Dragonborns e várias outras idéias simplesmente não tem lugar aqui. O próprio conceito de ser um grupo de justiceiros assassinos (tão comum no D&D) fica fora de foco nesse cenário.

Assim que eu ler o livro com calma, e jogá-lo com o Davi, volto com uma resenha mais detalhada para vocês.

Até,

Re:C7's Adventures in the Middle-earth -- Quando a Terra-Média encontra o D&D
« Resposta #18 Online: Setembro 24, 2016, 02:10:50 pm »
Vi que saiu uma segunda versão do PDF do Player's Guide. Alguém sabe se mudou algo, além das correção de erros ortográficos? Porque não tô vendo muita diferença (Dunedains continuam desbalanceados).

Re:C7's Adventures in the Middle-earth -- Quando a Terra-Média encontra o D&D
« Resposta #19 Online: Outubro 04, 2016, 02:40:29 am »
Citar
Alguém sabe se mudou algo, além das correção de erros ortográficos?

Sim:

(click to show/hide)

Citar
Porque não tô vendo muita diferença (Dunedains continuam desbalanceados).

Dunedain são desbalanceados por padrão, foi assim também no One Ring (Eles e os Noldor, que não constam no Adventures). O que gera o estranho caso em que os Elfos da Floresta das Trevas são colocados como mecanicamente inferiores a uma linhagem de Homens.

Citar
mas adicionam uma riqueza de detalhes refrescante

Geralmente só mudam habilidades "Obviamente Mágicas" e "Cinematográficas" - ou colocam um nome floreado em seu lugar.

Citar
As regras novas de Journeys, Corruption, Audiences e Fellowship Phase adicionam o tempero certo ao jogo, e trazem a questão da corrupção, um dos temas mais importantes na Terra-Média.

São o melhor aspecto do livro se você não pretende mestrar algo similar à Terra Média.

Citar
Kobolds, cura clerical e Raise Dead, Dragonborns e várias outras idéias simplesmente não tem lugar aqui. O próprio conceito de ser um grupo de justiceiros assassinos (tão comum no D&D) fica fora de foco nesse cenário.

Aqui vem um "pet-peeve' de um fã heterodoxo de Tolkien - Sim, tem espaço. E sequer são dignas de perderem o foco

O Legendarium da Tolkien não é internamente consistente, ainda mais se levar em conta que Hobbit e Senhor dos Aneis foram escritos como histórias diferentes (e Hobbit precisou ser reescrito diversas vezes para ser mais consistente com Senhor dos Aneis).

Afinal, o que é o Hobbit senão a jornada de "13 anões murderhobos" em busca de tesouro em um Masmorra ocupada por um Dragão - e que ainda brigam entre si pelo tesouro no final da campanha e só se reconciliam com aliados porque o DM usou a estratégia que colocar "O Mal Maior" contra todos eles? E o Gandalf do Hobbit não é o "Anjo Guia que veio Salvar a Terra-Média"- é um espertalhão manipulador, que aliás, faz uso de algo similar a Bola de Fogo (transformar as pinhas em projéteis de chamas, além de manipular o fogo em si si - tanto na Cidade dos Goblins quanto ao ser emboscados pelos Orcs e Wargs) .

Eu concordo que levando em conta apenas Senhor dos Aneis, sim, muitos elementos não teriam espaço. Mas levando em conta o Legendarium? Tem, sem nenhum problema.
« Última modificação: Outubro 04, 2016, 03:03:18 am por Lúcio Quíncio Cincinato »

Offline Barão Nemo

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Re:C7's Adventures in the Middle-earth -- Quando a Terra-Média encontra o D&D
« Resposta #20 Online: Outubro 10, 2016, 11:58:47 am »
Pergunta rápida: Como é o sistema de Journeys?

Re:C7's Adventures in the Middle-earth -- Quando a Terra-Média encontra o D&D
« Resposta #21 Online: Outubro 10, 2016, 05:17:33 pm »
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Pergunta rápida: Como é o sistema de Journeys?

Stay awhile and listen... Antes de tudo, deixe-me repassar um resumo do próprio Adventures sobre como uma Jornada opera:

(click to show/hide)

Em mais detalhes, existem 4 "Funções" que uma Comitiva pode ter. Com exceção do Guia, que é apenas um, cada Função pode ser coberta por mais de um Aventureiro:

(click to show/hide)

O Teste de Partida (Embarcation) é basicamente uma "Condição Geral" que afetará os aventureiros durante a Jornada - o que realmente interessará os jogadores são os Eventos, que são situações onde os Aventureiros fazem testes de perícia e lidam com situações de sucesso ou fracasso (embora pode-se argumentar que alguns eventos são caso de Fail-Forward, algo incomum no Sistema d20). A Chegada (Arrival) é obviamente o fim de uma Jornada, mas também indica o estado em que os personagens se encontram ao chegar no Destino.
« Última modificação: Outubro 10, 2016, 05:19:24 pm por Lúcio Quíncio Cincinato »