Autor Tópico: C7's Adventures in the Middle-earth -- Quando a Terra-Média encontra o D&D  (Lida 5549 vezes)

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A Cubicle 7 anunciou hoje para valer o Adventures in Middle-earth Player's Guide. Basicamente, é a adaptação de Senhor dos Aneis para o DnD 5e via OGL.

Como eu não joguei o The One Ring, sistema da C7 também ambientado no cenário, gostaria de saber de quem tem experiênia no assunto o que espera disso. Principalmente na comparação entre o sistema atual do TOR e o que foi anunciado para o AitME. (ex. Fellowship Phase, classes)

Offline Smaug

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Re:C7's Adventures in the Middle-earth -- Quando a Terra-Média encontra o D&D
« Resposta #1 Online: Julho 28, 2016, 12:04:04 pm »
Terra-média nunca foi lá um bom cenário de rpg e também nunca teve muita coisa a ver com D&D, embora a maioria dos jogadores ache o contrário. É aquele pessoal que não leu os livros/viu os filmes, mas jogava D&D e quando viu se decepcionou porque Gandalf não "faz magia". O resto simplesmente não combina, mesmo uma edição como o Next é feita para os heróis vencerem os desafios, as vezes quase morrendo. As histórias da Terra-Média tem apenas dois tipos de desafios: passagem rápidas de combate que os personagens tiram de letra ou perigos terríveis que quase matam todo mundo, mas eles são salvos por um Deus ex machina no final.
É claro, você sempre pode deturpar a Terra-Média para que ela funcione (o MMO de Senhor dos Anéis está ai firme e forte).
Quanto a comparação entre ambos, dos sistemas tentando emular aventuras na Terra-Média, o TOR foi o que fez isso melhor. Especialmente por se livrar de alguns vaca-sagradismos dos rpgs como mecânica de turnos individual (joga iniciativa, compara as iniciativas, segue a ordem de ações). o TOR por exemplo, mantém o desequilibrio das raças da Terra-Média, um Noldor ou um Dunedain são raças poderosas em diversas ações, mas suscetíveis a Sombra e a Esperança. Um sistema que queira realmente abraçar essas histórias precisa disso.
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:C7's Adventures in the Middle-earth -- Quando a Terra-Média encontra o D&D
« Resposta #2 Online: Julho 28, 2016, 10:53:18 pm »
Normalmente eu concordo com o Smaug, mas aqui tenho que divergir em alguns pontos: Eu concordo que Senhor dos Anéis e como Tolkien foi configurando seu Legemdarium não tem tanta relação com D&D - mas felizmente The One Ring é mais próximo de O Hobbit do que Senhor dos Aneis. E em O Hobbit, Gandalf faz uso de magia de maneira mais similar ao Mago de D&D (Mesmo ele sendo tecnicamente um "Anjo") e temos uma aventura de um grupo de pobretões com pouco background que querem ouro e explorar masmorras. Hobbit é muito mais dinâmico e divertido do que Senhor dos Aneis (pudera - ele é uma história infantil, não a justificativa pelo gosto por linguística e jardinagem do autor).

Dito isso, TOR tem suas similaridades com D&D Next - ambos tentam integrar mais o fator "Viagem e Exploração" aos sistemas de jogo e tem ações de longo prazo nenhum deles com muito sucesso, ambos assumem que Tesouros são uma medida de poder mais ou menos opcional, ambos são relativamente gridless.

Citar
o TOR por exemplo, mantém o desequilibrio das raças da Terra-Média, um Noldor ou um Dunedain são raças poderosas em diversas ações, mas suscetíveis a Sombra e a Esperança.

Curioso, eu não vi os lançamentos posteriores - mas no The One Ring, Noldor e Dunedain não aparecem, e as Culturas são relativamente parelhas. Embora eu aprecie uma certa fidelidades ao original, Hobbit funciona muito bem sem os Semideuses na Terra.
« Última modificação: Julho 28, 2016, 10:59:43 pm por Lúcio Quíncio Cincinato »

Re:C7's Adventures in the Middle-earth -- Quando a Terra-Média encontra o D&D
« Resposta #3 Online: Julho 29, 2016, 05:24:09 pm »
Bom, a C7 abriu o pre-order do livro. £26.99 o PDF+Livro impresso (não inclui remessa).

E também postou um FAQ

(click to show/hide)

Creio que ele responde, pelo menos provisioramente, as minhas próprias perguntas. Curti o que foi proposto -- resta ver se irão cumprir.

Offline Barão Nemo

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Re:C7's Adventures in the Middle-earth -- Quando a Terra-Média encontra o D&D
« Resposta #4 Online: Agosto 01, 2016, 03:06:35 pm »
Eu estou realmente curioso para ver como farão as classes. Provavelmente serão o equivalente das classes que conhecemos com algumas modificações Terra-Medianas, mas ainda estou curioso.

Há algum comentário sobre como farão os montros nesta adaptação?

Re:C7's Adventures in the Middle-earth -- Quando a Terra-Média encontra o D&D
« Resposta #5 Online: Agosto 03, 2016, 01:45:22 pm »
Citar
Há algum comentário sobre como farão os montros nesta adaptação?

Ainda não falaram nada sobre. Há previsão, porém, de um Loremaster's Guide. Talvez quando ele estiver mais desenvolvido, teremos mais notícias a respeito.

Re:C7's Adventures in the Middle-earth -- Quando a Terra-Média encontra o D&D
« Resposta #6 Online: Agosto 06, 2016, 12:42:12 am »
Retirado da EnWorld:



A lista de novas classes parece promissora e útil para "inspirocopiar' para Homebrew (Leader quase parecer algo Warlord-ish, mas apenas 5 páginas para a classe com dois Arquétipos? Não muito animador) assim como as Cultural Virtues (provavelmente serão baseadas em "Other Rewards" como Boons e Blessings do DMG).
« Última modificação: Agosto 09, 2016, 01:23:35 am por Lúcio Quíncio Cincinato »

Re:C7's Adventures in the Middle-earth -- Quando a Terra-Média encontra o D&D
« Resposta #7 Online: Agosto 06, 2016, 06:12:52 pm »
Interessante.

Também vi na Enworld que as classes do AME são balanceadas entre si, mas não com o material do PHB. Aliás, terão que importar os conjuradores do PHB se se quiser "flashy magic".

E Barão, respondendo em parte sua questão anterior sobre monstros: o "bundle" do AME (PG e LG) oferece a seguinte descrição:

Citar
Adventures in Middle-earth:The Loremaster's Guide contains:
• Copious setting information for the Loremaster
• Advice on running Middle-earth games
• Rules for treasure
• Expanded Journey rules advice and options
• A Middle-earth bestiary

144 pages, hardcover, full colour

Link aqui.

Offline Smaug

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Re:C7's Adventures in the Middle-earth -- Quando a Terra-Média encontra o D&D
« Resposta #8 Online: Agosto 07, 2016, 11:51:42 am »
 Estão lembrando bastante as classes do LotRO.  Essa lista de classes e mais algumas coisas do índice como as virtudes retirou um pouco meu pessimismo quanto ao projeto. Isso e a ausência de conjuradores D&D-like, salvo o grupo ache que precise de um mago nível Vala na mesa (eu concordo com o que o Lúcio falou a respeito das diferenças do Gandalf do Hobbit e do Senhor dos Anéis, mas mesmo assim, o conjurador mais forte da Terra-Média não deveria passar do 3º círculo de magia e olhe lá).

Detalhe interessante, os Noldor ficaram de fora da lista de raças jogáveis.
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Re:C7's Adventures in the Middle-earth -- Quando a Terra-Média encontra o D&D
« Resposta #9 Online: Agosto 10, 2016, 04:17:06 am »
A segunda parte do índice:


Re:C7's Adventures in the Middle-earth -- Quando a Terra-Média encontra o D&D
« Resposta #10 Online: Agosto 12, 2016, 05:51:35 pm »
Maneiro!

Mas só fiquei com a impressão do livro ser meio... curto. Tá certo que é o OGL e não precisa (e nem deve) ficar repetindo o que já está disponível nos livros básicos do D&D. Mas contando que provavelmente haverão ilustrações, o espaço de desenvolvimento do jogo parece meio diminuto.

(Conta também o fato de ser "livro-rascunho", o que pode implicar em só texto, sem nenhuma imagem. Mas como o índice está razoavelmente editado...)

Re:C7's Adventures in the Middle-earth -- Quando a Terra-Média encontra o D&D
« Resposta #11 Online: Agosto 13, 2016, 09:29:31 pm »
O Um Anel. Fez tanto alarde sobre o Fellowship Phase, mas o resultado final eu achei tão fraco. Até Dungeon Worlds  tem idéias melhores para isso.

Espero que nesta nova versão eles trabalhem melhor isso.


Offline Smaug

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Re:C7's Adventures in the Middle-earth -- Quando a Terra-Média encontra o D&D
« Resposta #12 Online: Agosto 14, 2016, 01:17:25 pm »
Eu consigo entender a dificuldade em criar um sistema para lidar com passagens longas de tempo no rpg. A grande maioria dos sistemas, e todos os sistemas populares, lidam apenas com respostas rápidas a eventos imediatos (combate, dungeons, descansar 8 horas, estar ativo no outro dia). Quando você quer exigir de mestres e jogadores (e consecutivamente designers) quem pensem um sistema a longo prazo, parece haver pouca experiência prática na área, e as únicas referencias são boardgames, o que deixa a coisa toda com uma cara mecânica demais para um rpg.
Além disso, os problemas de viagem saem da esfera da ação rápida (eu ataco o orc, eu corto o braço dele, eu lanço uma magia e resolvo a coisa toda) e caem nos problemas monótonos que afastam a maioria das pessoas do senhor dos anéis (devo ou não levar corda, o que vamos comer, paramos pra descansar, andamos e descansamos ou puxamos mais um pouco, ok, hoje e ontem nada aconteceu, mas ficamos meio cansandos, vamos desviar do rio e arriscar o vale?).
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:C7's Adventures in the Middle-earth -- Quando a Terra-Média encontra o D&D
« Resposta #13 Online: Setembro 07, 2016, 08:56:15 pm »
Saiu hoje o PDF do Adventures in Middle-earth Player's Guide no DriveThruRPG.

O preview do livro (em anexo) é curto -- são 8 páginas, mas uma é a capa, uma é a licença OGL e outra foi dedicada a uma ilustração de página inteira. Nele também se encontra o índice do livro que me parece pouco ou nada alterado em relação ao que foi divulgado anteriormente (vide os posts do Elfo neste mesmo tópico mais acima). A diferença que percebi foi que renomearam o "Leader": agora a classe passa a se chamar "Warrior", além do arquétipo "Weaponmaster" contar talvez com 4-5 páginas.


Re:C7's Adventures in the Middle-earth -- Quando a Terra-Média encontra o D&D
« Resposta #14 Online: Setembro 07, 2016, 10:03:15 pm »
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A diferença que percebi foi que renomearam o "Leader": agora a classe passa a se chamar "Warrior", além do arquétipo "Weaponmaster" contar talvez com 4-5 páginas.

Aposto que não - as transições de capítulos no One Ring (cujo layout básico foi preservado) são ilustrações de duas páginas.