Autor Tópico: Blades in the Dark  (Lida 5331 vezes)

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Blades in the Dark
« Online: Abril 13, 2015, 04:34:29 pm »
Se liga, galera:

O autor John Harper (Lady Blackbird) acabou de acerta num Kickstarter com cerca de 4 mil backers que lhe rendeu em torno de 200 mil pratinhas.

Pra quê ? Bom, pra isso. (clique)

Basicamente, é a versão bombada (e refeita) do Ghost Lines, aquele joguinho industrial-gótico de que falamos aqui. Aliás, parece que essa onda industrial-gótica tá na moda né ? Dishonored, Thief e agora Bloodborne. Bem, dessa vez será um livrão com cerca de 250 páginas explorando cada faceta da capital onde o jogo rola. E, diferentemente do Ghosts, agora o grupo encarna um "crew" de foras-da-lei tentando ascender no submundo da cidade.

Pontos de interesse:

- existem 5 classes de personagens: Cutters (intimidam e dão porrada), Lurks (se escondem e infiltram-se), Slides (bons na lábia e sedução), Hounds (rastreiam e emboscam) e Whispers (brincam com o oculto e espiritos)

- além das fichas de personagens, tem também a ficha da equipe ("crew"), que o grupo cria coletivamente, e que difere de acordo com a atividade principal. Não sei quantas "classes de crew" existem, mas já vazou que existem Ladrões, Cultistas e Contrabandistas. Cada ficha vem com habilidades, objetivos, e fluff diferentes. E elas "ganham experiência" da mesma forma que os jogadores individuais, conforme vão galgando os degraus do sub-mundo. Ex:

(repare que o personagem é um "Whisper", enquanto seu crew é do tipo "Cult" )



- todo personagem tem um "vício", que ele precisa engajar no "downtime" (período entre-missões) pra retirar "estresse" (algo como um medido de dano que o jogo usa).

- o jogo sistematiza o planejamento da missão, baseado no approach (stealth, direct, con, etc) e no "detalhe" (não me pergunte, ainda não li). Além disso, ele também sistematiza o "teamwork", com condições e bonus especificos pra quando você está na "ponta" (ou seja, agindo) ou quando está de "backup" (ou seja, dando suporte para outro personagem agir).

- O GM não lança dados. Apenas os jogadores o fazem. (sim, o jogo é pesadamente inspirado em Apocalypse World)

Agora a notícia ruim: o Kickstarter já acabou ( :b ). Mas tudo bem, porque o author garante que que vai dar um jeito de incluir aqueles que chegaram atrasado pra festa. Talvez por Paypal ou alguma outra via. Acho que ele resolveu isso depois de eu encher o saco dele com uma dúzia de mensagens, após ter perdido a campanha por 1 dia.
« Última modificação: Abril 13, 2015, 04:43:43 pm por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Offline taverneiro

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Re:Blades in the Dark
« Resposta #1 Online: Abril 13, 2015, 10:39:02 pm »
Vendo a tua descrição do jogo e um pouco do KS, vi duas coisas aqui:

- Consigo ver muita coisa adaptável pra Fate Accelerated aqui: Classes seriam templates de Aspects e Approaches seriam... approaches ?!

- Sua descrição do "Crew Sheet" e o lance das missões me lembra um antigo jogo Syndicate. Lá vc tinha personagens com roles muito específicos (o furtivo, o brutamontes, o mestre de armas, expert em explosivos, etc) superando puzzles e obstáculos em equipe.

Bem loco! Confesso estar sem grana e com o péssimo hábito de "roubar" as ideias e adaptar tudo pro meu "build personalizado" do Fate. Então, essa vai ser mais uma das ideias em que eu pego o conceito e vou direto na fonte.
"The secret we should never let the gamemasters know is that they don't need any rules." - Gary Gygax

"RPG é pra jogar, c@r#$ho!!! Abandone o ódio e vai jogar alguma coisa" - Eu

Re:Blades in the Dark
« Resposta #2 Online: Abril 14, 2015, 12:13:14 am »
Grande Taverneiro, vulgo "Sábio da Taverna", meu velho amigo de Valinor (lembra ? eu era o "Armitage" por lá :bwaha: ).

Pois é cara, achei esse joguinho com umas ideias bem legais, e o melhor: de fácil adaptação pra outros jogos.

O que me vem a cabeça quando penso nesse cenário:





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Offline taverneiro

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Re:Blades in the Dark
« Resposta #3 Online: Abril 14, 2015, 09:54:45 am »
Por mais "cinzento" que o gênero Steampunk possa ser, eu acho que os representantes deles se tornaram mais sombrios. Eu não sei, minha experiência com o gênero foi por meio do GURPS Steampunk e eu imaginava algo mais "pulp" e espalhafatoso.

Particularmente, gostei dessa nova roupagem que deram. Por mais que os tradicionais odeiem os videogames, eles estão rendendo ótimas doses de inspiração. Indo atrás das suas sugestões, vi esse trailer do Dishonored aqui:.

Sobre o jogo em si, para quem curte, eles fizeram um gameplay dele via hangout (algo cada vez mais comum): http://www.seannittner.com/actual-play-six-towers-gang/

Definitivamente esse jogo está no meu radar a partir de agora.

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Grande Taverneiro, vulgo "Sábio da Taverna", meu velho amigo de Valinor
Sim, me lembro da gente escrotizando o Fabiano. Era quase um hobby dentro do hobby. :victory:
[EDIT]: E não era nada demais, antes que isso caia no Off-Topic. Silva e eu éramos os "anti-D&D" do Forum e o Skywalker era o apaixonado por d20, antes de virar Old School. Na real eu sempre curti D&D, mas bancava o advogado do diabo ali só pra zoar. :estercoflamejante:
« Última modificação: Abril 15, 2015, 10:16:40 am por taverneiro »
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Re:Blades in the Dark
« Resposta #4 Online: Abril 14, 2015, 06:49:56 pm »
Achei interessante essa ideia de uma ficha para o "crew".

Re:Blades in the Dark
« Resposta #5 Online: Abril 14, 2015, 07:02:15 pm »
Falem mais de como vocês zoavam com o Fabiano (Neme?)

Offline Heitor

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Re:Blades in the Dark
« Resposta #6 Online: Abril 15, 2015, 02:51:04 am »
Não sei porque, mas isso me parece o jogo perfeito pra um negócio inspirado em The Warriors.

Re:Blades in the Dark
« Resposta #7 Online: Abril 15, 2015, 08:24:43 pm »
@Yuka: Era uma escrotização saudável a do Fabiano. A gente só fazia o contraponto à fissura dele por d20.  :laugh:

@Heitor, se por Warriors você se refere àquele clássico de guerra de gangues, então tem tudo a ver mesmo.

@Taverneiro: demais esse trailer do Dishonored. Aliás, eu sou fã da série. E achei o complemento melhor que o original (onde você joga com o Daud, lider da gangue de assassinos). Acho que o Blades in the Dark é perfeito pra retratar aquela gangue.

Bicho, dá uma olhada nos trailers do Thief e do Bloodborne também. É bem nessa atmosfera dark-Vitoriana do Dishonored.

Ah, e tambem reparei que o steampunk ficou mais sombrio de uns tempos pra ca. Parece que tá passando do pulp pro gótico/dark. Ou ao menos é esse tipo de estética que tem se popularizado ultimamente. E porra aquele Gurps Steampunk é do cacete. Eu tenho minha versão de capa dura, linda, aqui até hoje.

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Re:Blades in the Dark
« Resposta #8 Online: Abril 15, 2015, 09:54:29 pm »
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Bicho, dá uma olhada nos trailers do Thief e do Bloodborne também. É bem nessa atmosfera dark-Vitoriana do Dishonored.

Eu ainda estou jogando Bloodborne e não completei ainda, mas até agora (5 chefes derrotados, acho que uns 30-40% do jogo explorado) não há nada do jogo que remeta a algo "Vitoriano" ou "Industrial" - não há nenhuma menção de avanço tecnológico explosivo, nenhum dispositivo excepcional, nada de céus empesteados por fumaça (mas há neblina de sobras), nada de crítica social e conflito de classes, nada de "Fardo do Homem Branco".

Re:Blades in the Dark
« Resposta #9 Online: Abril 15, 2015, 10:39:27 pm »
Khalid (você por acaso é a bichona do Elfo ? ), não joguei o Bloodborne ainda, mas até onde acompanhei de um playthrough (aprox. 1h30 no youtube) concordo que ele é mais gótico que vitoriano. Ainda assim, muito de sua estética é definitivamente vitoriana - arquitetura, fumaça do alto de prédios, vestimentas com suspensórios, chapeloões, "canes", longas costeletas e monóculos, pistolas flintlocks e escopetas blunderbusses, molotovs e lança-chamas, trick-weapons e demais invenções do Gherman, etc. Além disso, os próprios elementos sobrenaturais de Yarhnam - Great Old Ones a Lobisomens - remete a origens na era vitoriana ou industrial de modo geral.

E bicho...

(click to show/hide)

Tá de sacanagem né ?  :laugh:
« Última modificação: Abril 15, 2015, 11:09:04 pm por silva »
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Re:Blades in the Dark
« Resposta #10 Online: Abril 16, 2015, 11:25:59 am »
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Khalid (você por acaso é a bichona do Elfo ? )

Nós somos muitos, pois Nós Somos Legião.  :b

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Ainda assim, muito de sua estética é definitivamente vitoriana - arquitetura, fumaça do alto de prédios, vestimentas com suspensórios, chapeloões, "canes", longas costeletas e monóculos, pistolas flintlocks e escopetas blunderbusses, molotovs e lança-chamas, trick-weapons e demais invenções do Gherman, etc.

Tem alguns elementos estéticos vitorianescos, mas não lida com quase nada dos temas que se esperaria dessa época, talvez com uma notável exceção. Importa-se com spoilers e fanspeculation (em outros tempos eu já escreveria isso, mas a Spell é tão hipersensível e afetada quanto a spoilers que é melhor perguntar)?

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Além disso, os próprios elementos sobrenaturais de Yarhnam - Great Old Ones a Lobisomens - remete a origens na era vitoriana ou industrial de modo geral.

Os Antigos são dos "Loucos Anos 20" (Roaring Twenties) e da Depressão, enquanto os Lobisomens de Bloodborne não equivalem ao que se esperaria de algo Vitoriano - eles são infectados, mudam lentamente de forma (e de modo permanente) e não vi nenhuma associação com prata ou a Lua (exceto indiretamente, mas de novo, spoiler).

Re:Blades in the Dark
« Resposta #11 Online: Abril 16, 2015, 12:23:14 pm »
Spoilers ? Manda brasa.  :twisted:
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Offline Barão Nemo

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Re:Blades in the Dark
« Resposta #12 Online: Abril 16, 2015, 12:53:31 pm »
Só depois de meia hora eu percebo que este kickstarte não tem relação com o outro RPG de capa-e-adaga com inspiração em Thief.

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Se você jogou videogames como Dishonored, Thief 2 ou leu coisas como Lies of Locke Lamora, *alguma outra série* ou Fafhrd and The Grey Mouser...

Mas, John Harper, como você sabia que era meu aniversário? Não precisaaaava.

Infelizmente este foi um daqueles Kickstarters de RPG que não dão um preview sólido das regras até que você já tenha participado dele. Por enquanto, a maior fonte de informação sobre o sistema que consegui encontrar (tirando a ficha) é a sessão de jogo gravada pelos produtores:

(click to show/hide)

Ou o resumo em texto da aventura:
(click to show/hide)

Seria melhor um resumo direto de como as regras funcionam, mas dá para decifrar o sistema a partir disto.




Re:Blades in the Dark
« Resposta #13 Online: Abril 19, 2015, 07:33:43 pm »
Mais detalhes:

O "dano" do jogo é chamado Stress. Se acumular muito Stress leva a Trauma. Se acumular muito Trauma, seu personagem é forçado a se aposentar. Seu Vício é o que reduz ambos na hora do downtime. (mas também deve ter alguma pegadinha aí... exagerar no vicio deve trazer algum maleficio).

Já na ficha do crew, o dano é chamado "Heat", que mede o quanto as autoridades estão na cola. Acumular muito Heat leva a Wanted. Se acumular muito Wanted, sua quadrilha tá fora do jogo (vai todo mundo pro xilindró   :bwaha: ). Os tipos de quadrilhas confirmados são: Thieves, Breakers (extorsionists e intimidadores), Cultists, Assassins e Hawkers (vendedores de alguma mercadoria).
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Re:Blades in the Dark
« Resposta #14 Online: Maio 16, 2016, 12:36:23 am »
 Jogo lindo, acabei de ler a versão 6 do preview. As regras são bem legais, bastante influência da Apocalypse Engine mas com um sistema de resolução de ações com alguns elementos extra de complexidade para determinar risco e efeito. Coisas como flashbacks e ação conjunta simulam de forma bem legal o estilo da narrativa proposta com bandidos se dando bem porque haviam preparado um trunfo durante o planejamento do golpe.

 Postei para voltar a ativa isso aqui, devo narrar um jogo de Blades no próximo encontro em Goiânia.

 Editando aqui pra acrescentar uma outra referência da parada: Gangues de Nova York, ainda mais jogando com Breakers.
« Última modificação: Maio 16, 2016, 12:46:55 am por Korko »