Autor Tópico: Anão Vestido de Palhaço Mata 8 na Croácia!  (Lida 2493 vezes)

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Anão Vestido de Palhaço Mata 8 na Croácia!
« Online: Novembro 30, 2011, 04:27:55 pm »
Bom pessoal, essa é a primeira versão de um jogo que estou fazendo.
Comentem, se animarem, joguem uma partidinha com uns amigos e me digam como foi.
Uma sessão completa em geral vai demorar menos de 60 minutos!

http://tinyurl.com/cpbuo46

Offline Metal Sonic

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Re:Anão Vestido de Palhaço Mata 8 na Croácia!
« Resposta #1 Online: Novembro 30, 2011, 04:33:46 pm »


Isso nem dá pra ser classificado como RPG.
"My drill is the drill that will pierce the heavens!"

Offline Lumine Miyavi

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Re:Anão Vestido de Palhaço Mata 8 na Croácia!
« Resposta #2 Online: Novembro 30, 2011, 04:42:14 pm »

Blog do Lumine, PhieLuminando!
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Offline Agnelo

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  • O que se escreve num campo desses?
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Re:Anão Vestido de Palhaço Mata 8 na Croácia!
« Resposta #3 Online: Novembro 30, 2011, 05:08:45 pm »
Não é um RPG, assim como barão de munchausen também não é (não é?).

Eu vejo uma idéia engraçada, que pode sim dar um jogo interessante (independente de que gênero se vá usar pra classificá-lo).

MAs sinceramente não vi qual o problema que o pessoal tá achando.
Eu amo você. Tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.

Offline Metal Sonic

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Re:Anão Vestido de Palhaço Mata 8 na Croácia!
« Resposta #4 Online: Novembro 30, 2011, 05:29:59 pm »
    Spell -->
    Community -->
    RPG -->
    Sistemas & Cenários

Se estivesse em off-topic eu nem falava nada. xD
"My drill is the drill that will pierce the heavens!"

Re:Anão Vestido de Palhaço Mata 8 na Croácia!
« Resposta #5 Online: Novembro 30, 2011, 05:59:39 pm »
Sonic, é um jogo de contar histórias. Que eu me recorde, a gente nunca chutou Barão de Münchhausen da seção RPG, não vejo porque fazê-lo com esse jogo.
 (aliás, Sonic, a sua assinatura é pertubadora, coloca em um spoiler. XD)

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nesse momento, o contador da notícia deve calar a boca
Eita!

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você terá 10 minutos marcados no relógio, nem mais, nem menos
Cara...você já playtestou isso, né? Como rolou? 10 minutos me parece coisa pra caramba, as pessoas se esgotam antes, ou ficam entediadas mesmo.

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Assim como no título do jogo, toda manchete será composta por 4 elementos:
Sujeito, situação, Ação e Lugar. Então no título teríamos o sujeito como "Anão" na situação de estar "vestido de palhaço, fazendo a ação de "mata 8" sendo obviamente "Croácia" o lugar.
Achei desnecessário, poderiam ser 4 elementos aleatórios! Assim vai ter que separar em 4 pilhas e não vai ter tantas combinações possíveis quanto poderia se fosse totalmente aleatório. Não curti.

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Após o final da história, cada jogador pega um papel e escreve nele uma nota (de 1 a 5) para cada elemento da manchete, as notas devem considerar quão bem foi usado cada elemento, e também uma nota geral, para a história como um todo
uma nota pra cada elemento? não sei...parece trabalhoso demais, não é tão fácil assim dar uma nota pra um elemento da história.

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  Eu sei que eu disse que não precisa de uma buzina, mas, ficaria MUITO mais legal se vocês tiverem uma buzina pra interromper o contador da história em vez de ficar gritando EXTRA EXTRA!
Isso é tão aleatório que deve ficar muito engraçado!

Quanto ao Extra Extra, achei essa mecânica de pontos meio sem sal. Não consigo pensar em uma alternativa de imediato, mas achei....sem sal. No jogo falta um diferencial, uma coisa mais marcante, e essa mecânica pode ter a ver com isso.

Re:Anão Vestido de Palhaço Mata 8 na Croácia!
« Resposta #6 Online: Novembro 30, 2011, 06:39:57 pm »
Galera, quanto a ser RPG, eu acho que esta discussão vai longe, você pode facilmente dizer que o jogador esta ou não interpretando um papel. Mas pra mim um jogo de contar histórias é sempre um jogo de rpg, mas, desculpe aos que ficaram ofendidos por isso...

E sim, é parecido com o Barão, só temática e mecânica diferente.

DracoDruida, valeu por comentar,

então, quanto ao tempo, 10 minutos da primeira vez pareceu um pouco demais, ainda preciso testar com estas regras específicas, mas talvez seja sim tempo demais, o problema aqui são as interrupções dos outros jogadores, menos tempo pode não ser o bastante para recuperar alguma mudança na história, MAS, para solucionar eu estava pensando em variar o tempo de acordo como o número de jogadores na mesa, talvez com 4 pessoas 8 minutos já seja o bastante.

Quanto as pilhas, é o seguinte, se ficar totalmente aleatório, em muitos momentos não vai dar pra montar nada que faça algum sentido qualquer, e ai fica realmente impossível, desta forma, mantemos a inspiração do título, e ainda continua bastante aleatório, é só soltar a imaginação, um lugar, não precisa ser um país, pode ser desde "no banco de sangue" a "na banheiro do palácio do planalto" ou sei lá, foram as primeiras coisas que vieram na minha cabeça.

Quantos as notas, eu realmente acho que vc esta certo, essa mecânica das notas eu acho que ficou exagerada, até pq ela não importa tanto, o mais importante é se divertir com a história, a pontuação final, detalhe, talvez apenas uma nota de cada, e pronto.

Os pontos para interrupção (o extra extra) o que vc não gostou? a quantidade de pontos e a distribuição, ou a mecânica de interromper a história no meio e continuar como quiser?


Valeu por comentar!



Re:Anão Vestido de Palhaço Mata 8 na Croácia!
« Resposta #7 Online: Dezembro 01, 2011, 02:41:43 pm »
Minhas dicas:

Pense num site de notícias. Não se prenda ao tempo de dez minutos, deixe que o jogador apenas narre a "notícia" como se estivesse lendo (ou apresentando) uma matéria de jornal (físico ou digital) de uns três parágrafos. E corta essa de interrupção. da maneira como foi bolado, a Sandra Annenberg disse que é deselegante. Que tal ao invés das interrupções, os demais jogadores fazerem comentários sobre a notícia (como internautas comentando numa matéria, ou leitores escrevendo para o jornal)? A pontuação dada poderia ser influenciada pela natureza do(s) comentário(s).

Outras sugestões: Que tal abolir os elementos e apenas orientar os jogadores por "seções", como esportes ("Extra! Corinthians é campeão da Libertadores!"), Política, Mundo, Economia, Policial, etc? E que tal um nome menor, tipo "Extra! Extra!", "Notícias Populares", "Gazeta de Afogados", ou algo do tipo?

Resumindo: Boa idéia, mas dá pra implementar melhor. Continue com o trabalho! :)
« Última modificação: Dezembro 01, 2011, 02:47:01 pm por Black Cat »

Offline Vincer

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Re:Anão Vestido de Palhaço Mata 8 na Croácia!
« Resposta #8 Online: Dezembro 02, 2011, 12:47:18 pm »
Adorei a idéia, não a execução.

Sério que esse tópico vai virar um daqueles 'qual a definição de rpg'? Todos sabemos que RPG já é um saco onde colocam todo tipo de farinha e com algum sentido; Na falta de termos sólidos para cada sub-gênero de rpg, rpg está de bom tamanho. Eu entendo que usar 'rpg' para tantas variantes não é bacana e adoraria que outras definições entrassem 'em vigor'(se difundissem). Mas isso além de assunto para outro tópico é o tipo de questionamento que só atrapalha. Há outro termo ou espaço para aqueles que gostam de jogos narrativos? Fãs de jogos assim tendem a ser rpgistas, eu até arrisco dizer que apenas rpgistas entram nessa; uma coisa leva a outra. Deixem de cu doce que isso só traz prejuízo, faz um tempo q eu mal olho para o off-topic e não teria visto isso se estivesse lá. Poderia estar perdendo um jogo interessante(ao meu ver é o caso: o jogo pode se tornar muito interessante com algumas melhorias).

Quanto ao jogo a idéia central é muito bacana mas ao meu ver quase toda a execução falha em usar o melhor dela, torná-la realmente divertida e realmente eficaz(eficaz: algo que o mesmo grupo de pessoas jogaria mais vezes, sentiriam vontade de jogar, etc). Na forma atual é algo que pode ser curioso de experimentar uma vez, mas não passaria disso.

Eu diria que falta mais dinâmica, interatividade, engajamento, propósito e até mesmo uma boa proposta de endgame(condições de 'vitória'). O jogo parte de uma idéia como munchausen e mantém estruturas competitivas, mas no final junta isso com notas particulares altamente subjetivas; isso não rola. Eu diria que o tempo de 10 minutos é o menor dos problemas. Por que sacar aleatoriamente um tópico de cada jogador? O jogo carece de interatividade e parece mais um exercício em monólogos(criativos, mas monólogos), não seria melhor que cada participante escolhesse qual tópico adicionar? Isso permitiria enxugar o jogo de sistemas indesejáveis também, como ter de escrever os tópicos. O propósito era certa aleatoriedade, mas não saber quem vai dizer que tópico da sua notícia e a criatividade e expontaniedade dos demais jogadores já provindenciam aleatoriedade o suficiente.

Uma das principais partes da idéia é muito pouco explorada: repórteres, jornalismo. Por exemplo, seria possível explorar a idéia de 'correr atrás da notícia' e conseguir notícias quentes antes da concorrência? É o tipo de coisa que além de casar totalmente com o tema ajudaria a discernir mais o jogo de Munchausen, e arranjar seu próprio espaço.

Atualmente ele é pouco dinâmico(e lento) para um jogo de mesa, mas poderia caber bem num outro espaço mais lento onde escrever e ler são lugar comum. Isso me pareceu bem interessante... eu acho que com modificações poderia sair um jogo legal de fórum por exemplo. Aliás, se me permitir, eu poderia começar um? Não sei se animaria, não vou pensar nisso agora, mas já pergunto de antemão.