Autor Tópico: ajuda com Mago em D&D 3.5  (Lida 22833 vezes)

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ajuda com Mago em D&D 3.5
« Online: Fevereiro 19, 2015, 08:33:09 am »
Bom dia,

 Devido a grande ajuda que me deram na montagem do meu Clerigo estou de volta solicitando seus valorosos conselhos para montagem de outro personagem para outra campanha que estou participando.
 Resolvi me aventurarnos reinos da magia e vou ser um maguinho.

sai com os seguintes atributos:

for : 17
des: 15
con : 16
int : 18
sab: 15
car: 11


o personagem é nivel 1. Me pareceu melhor a raça elfo para mago. e a campanha vai ter muitas guerras contra tudo quanto é raça estranha do universo segundo o mestre. Como o mestre é conhecido por ser um ''psicopata criado no Amazonas" tenho receio de morrer facil facil se não for cuidadoso.

Algum conselho sobre talento ou pericias? magias iniciais? Existem classes de prestigio uteis? Seria util ser multiclasse algo tipo mago\clerigo?


Offline Arcane

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Re:ajuda com Mago em D&D 3.5
« Resposta #1 Online: Fevereiro 19, 2015, 08:45:16 am »
... que rolagem bizarra de atributos...

Seu DM permite trocar pontos de atributos?

Elfo é bom pela inteligência* extra (aumenta as CDs), mas se seu DM é ceifador, eu consideraria pegar um anão (ou gnomo) e concentrar em inteligência e constituição.

Edit: *Tá... isso não é Pathfinder... ao menos em Forgotten Realms existem os elfos do sol (iirc) que dão inteligência extra.
« Última modificação: Fevereiro 19, 2015, 08:55:55 am por Arcane[bot] »
Somos todos bots!

Re:ajuda com Mago em D&D 3.5
« Resposta #2 Online: Fevereiro 19, 2015, 09:16:19 am »
A troca de atributos é permitida. Esse elfo do sol se for oficial ele permitiria, só preciso mostrar a fonte kkkkkkk. Minha duvida maior é sobre talentos ou pericias e quais magias pegar, confesso que estou bem perdido mesmo pois pelo que vejo no inicio o mago é bem limitado.

Offline Luminus

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Re:ajuda com Mago em D&D 3.5
« Resposta #3 Online: Fevereiro 19, 2015, 09:25:22 am »
Troque a força pela destreza e faça um mago halfling. Esse +2 de inteligência logo se perderá nos seus modificadores, mas o +2 de destreza te ajudará na CA, nos testes de reflexos, ataques à distância e etc. Assim, ao invés de +5 de int e +2 de destreza, você terá +4 de int e +4 de destreza, força é o de menos para você.

Prefira itens variados que deem pequenos modificadores ao invés de um único item que dê um bônus maior. Se não me engano, um item +1 vale 2000 po, enquanto um item +2 vale 8000. Prefira 4 itens que deem +1 a um item que dê +2, desde que eles possam se acumular (os nomes dos bônus tem de ser diferentes).

Se seus atributos ficarem 13, 19, 16, 18,15 e 11 prefira itens que deem +1 pra força, sabedoria e carisma, nessa ordem, pois esse +1 em cada um deles dará modificadores a mais (força 13 dá +1 de bônus, enquanto força 14 dá +2 e assim por diante).

Talentos, bom, esses atributos já fizeram todo o trabalho por você... pegue iniciativa aprimorada e mande um +8 de iniciativa. Vai agir antes do ladino! Depois, use criação de itens, especialmente pergaminhos e talz... e, de familiar, pode pegar aquele que dá +3 pontos de vida, só pra garantir. Prefira magias que desabilitem os inimigos, que não permitam testes de resistência, etc. Cegar e encantar, por exemplo, são ótimas, especialmente se houver combatentes no seu grupo.

Bons jogos!

E.
Não, não.. por enquanto, não.

Re:ajuda com Mago em D&D 3.5
« Resposta #4 Online: Fevereiro 19, 2015, 09:26:54 am »
Então eu recomendo a você remanejar esse 17 para cons  :b

Sendo sincero com você: elfos e qualquer outra raça que perde em cons são péssimas seleções pra qualquer classe na 3e (ainda mais quando se esta jogando com uma classe que sobe de vida com d4). Você ficaria melhor com humano, gnomo ou ate anão

Que tipo de mago você quer fazer ? blaster (causador de dano), necromante, invocador, encantador ?
« Última modificação: Fevereiro 19, 2015, 09:31:09 am por Sirus »
War never changes

Re:ajuda com Mago em D&D 3.5
« Resposta #5 Online: Fevereiro 19, 2015, 09:33:25 am »
Então eu recomendo a você remanejar esse 17 para cons  :b

Sendo sincero com você: elfos e qualquer outra raça que perde em cons são péssimas seleções pra qualquer classe na 3e (ainda mais quando se esta jogando com uma classe que sobe de vida com d4). Você ficaria melhor com humano, gnomo ou ate anão

Que tipo de mago você quer fazer ? blaster (causador de dano), necromante, invocador, encantador ?


 Pensei em fazer um blaster, dano massivo! do tipo PODER PRA DESTRUIR O MUNDO... MAS MORRE COM UM PETELECO!

Re:ajuda com Mago em D&D 3.5
« Resposta #6 Online: Fevereiro 19, 2015, 01:36:19 pm »
Embora o Mago seja disparadamente a melhor classe para fazer tudo, se você quer ser um Blaster (que com o perdão da piada, é apelidado como o Mago com Retardo Mental ou Mago com Síndrome de Guerreiro), jogue com um Warmage do Complete Arcane. Ele já vem com uma lista de magias focada em explodir oponentes, faz uso natural de Armaduras e tem 1 PV a mais por nível que o Mago.


Re:ajuda com Mago em D&D 3.5
« Resposta #8 Online: Fevereiro 19, 2015, 03:31:07 pm »
Citar
Troque a força pela destreza e faça um mago halfling. Esse +2 de inteligência logo se perderá nos seus modificadores, mas o +2 de destreza te ajudará na CA, nos testes de reflexos, ataques à distância e etc. Assim, ao invés de +5 de int e +2 de destreza, você terá +4 de int e +4 de destreza, força é o de menos para você.

De maneira alguma - Inteligência é prioritária para um Mago, a menos que ele queira brincar de com Magias de Raios ou brincar de "Wandslinger". Esse +1 em Int significa magias extras e +1 na CD de todas magias, que vale muito mai que bônus na CA (que será irrisória), Reflexos (teste menos importante do jogo), ataques (você é um Mago, não deveria brincar de Guerreiro e usar esse tipo de tática limitada) ou perícias (que são substituídas por magias).

Citar
Se seus atributos ficarem 13, 19, 16, 18,15 e 11 prefira itens que deem +1 pra força, sabedoria e carisma, nessa ordem, pois esse +1 em cada um deles dará modificadores a mais (força 13 dá +1 de bônus, enquanto força 14 dá +2 e assim por diante).

Modificadores de Atributos só vem em números pares, a menos que sejam bônus inerentes.

Citar
e, de familiar, pode pegar aquele que dá +3 pontos de vida, só pra garantir

Que se torna pouco importante logo depois dos níveis baixos - Um familiar inteligente (aka, capaz de usar magias) e que tenha deslocamento de voo (incrivelmente útil para usar magias de toque no seu lugar) é muito mais útil do que alguns PVs extras.
« Última modificação: Fevereiro 19, 2015, 03:35:38 pm por Khalid al-Walid »

Re:ajuda com Mago em D&D 3.5
« Resposta #9 Online: Fevereiro 19, 2015, 04:43:04 pm »

Citar
e, de familiar, pode pegar aquele que dá +3 pontos de vida, só pra garantir

Que se torna pouco importante logo depois dos níveis baixos - Um familiar inteligente (aka, capaz de usar magias) e que tenha deslocamento de voo (incrivelmente útil para usar magias de toque no seu lugar) é muito mais útil do que alguns PVs extras.
[/quote]

que familiar pode usar magias? não vi isso no guia do jogador kkkk cheguei a encontrar algo sobre um dragão falso que pode ser companheiro no manual dos monstros mas nada alem disso.

Re:ajuda com Mago em D&D 3.5
« Resposta #10 Online: Fevereiro 19, 2015, 04:59:25 pm »

Citar
e, de familiar, pode pegar aquele que dá +3 pontos de vida, só pra garantir
Citar
Que se torna pouco importante logo depois dos níveis baixos - Um familiar inteligente (aka, capaz de usar magias) e que tenha deslocamento de voo (incrivelmente útil para usar magias de toque no seu lugar) é muito mais útil do que alguns PVs extras.

que familiar pode usar magias? não vi isso no guia do jogador kkkk cheguei a encontrar algo sobre um dragão falso que pode ser companheiro no manual dos monstros mas nada alem disso.

Deliver Touch Spells (Su)
If the master is 3rd level or higher, a familiar can deliver touch spells for him. If the master and the familiar are in contact at the time the master casts a touch spell, he can designate his familiar as the "toucher." The familiar can then deliver the touch spell just as the master could. As usual, if the master casts another spell before the touch is delivered, the touch spell dissipates.

Fonte: http://www.d20srd.org/srd/classes/sorcererWizard.htm#wizard

Re:ajuda com Mago em D&D 3.5
« Resposta #11 Online: Fevereiro 19, 2015, 05:22:16 pm »
Citar
que familiar pode usar magias? não vi isso no guia do jogador kkkk cheguei a encontrar algo sobre um dragão falso que pode ser companheiro no manual dos monstros mas nada alem disso.

Alem da forma padrão, que é através do que o Abençoado mostrou, existe algo muito interessante. Citando a d20SRD sobre Familiares: For each skill in which either the master or the familiar has ranks, use either the normal skill ranks for an animal of that type or the master’s skill ranks, whichever are better. In either case, the familiar uses its own ability modifiers. Regardless of a familiar’s total skill modifiers, some skills may remain beyond the familiar’s ability to use.

Ou seja, se o dono do familiar tiver graduações em Usar Instrumento Mágico e tiver um familiar suficientemente inteligente ou carismático e que seja capaz de ler e falar um idioma  (como um Imp, um Quasit, um Pseudodragão ou um Mephit, conseguidos via o talento Familiar Aprimorado - ou um Corvo), o Familiar pode utilizar Varinhas e Pergaminhos.

Parece algo relativamente irrelevante, mas isso significa que um Mago agora tem o dobro de ações por turno e que pode deixar o papel de conjurar algumas magias para seu familiar, enquanto o Mago se foca em ser um Deus.

Re:ajuda com Mago em D&D 3.5
« Resposta #12 Online: Fevereiro 19, 2015, 05:52:30 pm »
Como o elfo já disse se você quer fazer um blaster mago de guerra é a classe perfeita.

Sobre talentos um muito bom é fell drain(libris mortis) suas magias além de causar dano drenam níveis. Outros talentos recomendáveis são aqueles que permitem a você esculpir a área de suas magias ( sculpt spell) e aqueles que aumentam dano (maximizar magia). Linhagem iginea (livro do jogador de faerun) também é razoavel, você conjurar magias de fogo com +2 no nível de conjurador e como algumas das melhores magias de dano (raio ardente, bola de fogo) são desse elemento pode ser bem util

Citar
De maneira alguma - Inteligência é prioritária para um Mago, a menos que ele queira brincar de com Magias de Raios ou brincar de "Wandslinger". Esse +1 em Int significa magias extras e +1 na CD de todas magias, que vale muito mai que bônus na CA (que será irrisória), Reflexos (teste menos importante do jogo), ataques (você é um Mago, não deveria brincar de Guerreiro e usar esse tipo de tática limitada) ou perícias (que são substituídas por magias).

Por que se preocupar com CA quando se tem acesso a magias como invisibilidade, voo, deslocamento  :bwaha:
« Última modificação: Fevereiro 19, 2015, 06:08:54 pm por Sirus »
War never changes

Re:ajuda com Mago em D&D 3.5
« Resposta #13 Online: Fevereiro 20, 2015, 12:02:50 am »
O principal problema do mago na 3.5 é sair do primeiro nível, com seus poucos PVs, CA, ataque, dano e magias por dia. Lá pelo 5º nível ele já começa a fazer estrago, mas com um bom planejamento a partir do 2º nível já dá para ter acesso à pergaminhos e coisas do tipo para suprir as deficiência da classe em níveis baixos.

Tendo isso em vista, troque o 17 de Força para Destreza. Vai te dar mais um de CA, mas depois vai lhe dar maiores chances de acertar ataques de Toque à Distância, como Desintegrar.

Quanto à raça, Elfo Cinzento (Módulo Básico, olhe no livro dos montros sob a entrada de Elfo) ou Elfo do Sol (Forgotten Realms) - que ganham +2 de Int -são ótimas opções, mas nunca se esqueça que o Talent adicional dos humanos pode vir bem a calhar em uma build, ainda mais para uma classe com acesso à criação de itens e talentos metamágicos.

Falando em criação de itens, não se esqueça que o mago começa com Escrever Pergaminhos de graça. Pode não parecer muito, mas pergaminhos são baratos em termos de PO e XP e tu pode criar vários por dia (observando as regras de PO produzido por dia) para aquelas magias mais específicas e preparar somente as que tem utilização mais ampla, como Aumentar Pessoas para aumentar o alcance e o dano de guerreiros corpo-a-corpo do grupo. Aliás, até conseguir as magias mais quebradas, as magias de aprimoramento são a melhor alternativa, como Aumentar Pessoas no 1º círculo e Velocidade no 3º círculo.

Re:ajuda com Mago em D&D 3.5
« Resposta #14 Online: Fevereiro 20, 2015, 07:48:20 am »
O principal problema do mago na 3.5 é sair do primeiro nível, com seus poucos PVs, CA, ataque, dano e magias por dia. Lá pelo 5º nível ele já começa a fazer estrago, mas com um bom planejamento a partir do 2º nível já dá para ter acesso à pergaminhos e coisas do tipo para suprir as deficiência da classe em níveis baixos.

Tendo isso em vista, troque o 17 de Força para Destreza. Vai te dar mais um de CA, mas depois vai lhe dar maiores chances de acertar ataques de Toque à Distância, como Desintegrar.

  Foi isso que notei também. Como venho do sistema storyteller estava acostumado com mago a cruzada dos feiticeiros com magia pra cima e pra baixo, quando pego o mago de d&d ele parece que vai morrer a qualquer momento kkkkk. Parece ser bem mais util ser um conjurador ou invocador do que um mago Damage Dealer.
  Uma duvida pertinente. Mago pode aprender qualquer magia ? Tipo se um clerigo ou bardo ou paladino resolver ensinar uma magia deles o mago consegue aprender? E sobre as da classe, se eu acho um pergaminho com uma magia nivel 5 por exemplo e sou nivel 2. Eu posso copia-la para meu grimório e assim que tiver nivel suficiente ja poderei usa-la sempre que necessário?

Quanto à raça, Elfo Cinzento (Módulo Básico, olhe no livro dos montros sob a entrada de Elfo) ou Elfo do Sol (Forgotten Realms) - que ganham +2 de Int -são ótimas opções, mas nunca se esqueça que o Talent adicional dos humanos pode vir bem a calhar em uma build, ainda mais para uma classe com acesso à criação de itens e talentos metamágicos.

   acho que vou fazer um humando justamente pelos talentos. vale a pena começar com algo tipo acelerar magia mesmo não podendo usar o talento no nivel 1?

 Vou começar hoje a noite então vou passar o dia inteiro com minhas dúvidas noobs aqui no forum kkkkkkkkkkkkk