Autor Tópico: A linha Mago aA/oD e ARS Magica  (Lida 2408 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

A linha Mago aA/oD e ARS Magica
« Online: Abril 02, 2014, 04:50:53 pm »
Tenho ultimamente lendo sobre outros sistemas por motivo de pesquisa (não vi os gringos). Também tenho lido sobre sistemas experimentais da FVM criados na página Indie RPG do FB.

Constatei que parece ter havido uma certa morte dos sistemas de magia livre, ou seja, os com esferas e potência, em que se combina as palavras de efeito pra criar qualquer coisa.

Pgt-1) Confere? É isso mesmo pessoal?  :hum:

As magias listadas que vieram de D&D estão presentes em vários sistemas mais recentes como Tormenta, Old Drago, até Bruxas e Bárbaros, enquanto o D&D4 replicou não só o sistema de batalha dos RPG eletrônicos como também suas magias (segundo concluído num debate do FB) fazendo dos magos novos uns "warmages", o que dá mais distância ainda da magia livre.

Sustento esta especulação pela própria ausência de debates sobre Mago (Storyteller) e porque vi duas pessoas querendo montar mesa de Mago pelo FB e ninguém nem deu like pro sujeito.
ARS Magica então, nem ouço. Foi dificil achar algo, senão um podcast-teste no youtube.


Pgt-2) Existem outros sistemas de magia livre? Algum deles tem um público considerável poraí?

Me parece que não há público e nem interesse em facilitar magia livre. Essa ideia não evolui mais. Com RPG experimentais surge de tudo, existem trocentas variações do d20, mas magia é meio que mais do mesmo.


Pgt-3) Existe algo novo (que não seja nem com esferas, nem listada) em algum sistema?  :(

Abraços.

Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Re:A linha Mago aA/oD e ARS Magica
« Resposta #1 Online: Abril 02, 2014, 05:19:33 pm »
Citar
Pgt-1) Confere? É isso mesmo pessoal?

Acho que é algo mais pessoal mesmo, todavia eu tenho pouco contato com grupos de discussão de rpg de facebook e ainda menos sobre material em pt.

Citar
Pgt-2) Existem outros sistemas de magia livre? Algum deles tem um público considerável poraí?

Bem eu tenho dois grupos de mago ascensão. Mago está recebendo uma versão revisada de aniversário esse ano. O problema é que rpg como D&D tem a tendência de serem mais populares por serem mais simples e práticos de jogar. Sistema de magias abertos podem ser uma dor de cabeça para jogadores novatos e para aqueles que não desejam ter tanto trabalho no hobby.

Citar
Bárbaros, enquanto o D&D4 replicou não só o sistema de batalha dos RPG eletrônicos como também suas magias (segundo concluído num debate do FB) fazendo dos magos novos uns "warmages", o que dá mais distância ainda da magia livre.

Eu discordo disso e muito. O sistema de rituais do D&D 4th é bem aberto e permite uma liberdade absurda para mestre e jogadores. Agora o combate foi finalmente padronizado e equilibrado. Algo que é bom pelo menos para mim.

Citar
Pgt-3) Existe algo novo (que não seja nem com esferas, nem listada) em algum sistema? 

De cabeça me vêem o sistema do Dresden Files ele se basea em aspectos e pericias para fazer as magias. O que dá uma liberdade de construção de efeitos bem grande.

Além desse tem o sistema de magia de Rokugan que coloca uma lista de magias como exemplo do que pode ser feito a cada nível do personagem, mas deixa aberto uma opção para vc importunar os espíritos e construir outros efeitos de maneira bem liberal.
« Última modificação: Abril 02, 2014, 05:21:19 pm por Skar »
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:A linha Mago aA/oD e ARS Magica
« Resposta #2 Online: Abril 02, 2014, 05:21:48 pm »
Não sei se morte seria a palavra adequada, eu usaria moda, atualmente a moda seria por listas, mas acho que sistemas com listas de magia sempre foram mais populares... é mais fácil de trabalhar e de saber o que fazer, mesmo Mago a Ascensão tinha listas de rotinas e efeitos. Sistemas de magia livres acabam dando margem a muito desequilíbrio com o tempo (vide o texto "transformando vampiros em cadeira de jardim e outras obras de alta magia"no Book of Shadows de MaA) e não é todo grupo que tem a maturidade para lidar com eles, assim como a maior parte dos mestres não tem saco para ficar resolvendo os problemas decorrentes desse tipo de sistema.

D&D nunca teve um sistema de magia livre, ele tinha sim magias com subsistemas e leque de utilidade muito amplo. Nesse ponto concordo com o Skar, rituais de D&D 4e são incrivelmente práticos, úteis e abertos.

Quanto a sua dúvida de outros sistemas, existem ainda sistemas de magia livre. O pessoal mais antenado deve saber alguns mais populares, mas de cabeça eu lembro de Witchcraft, onde você não tem nada de esferas/trilhas,  e cada tipo de magia (invocação, necromancia, poderes mentais, milagres etc) tem um sistema diferente, alguns deles tem níveis (como necromancia) enquanto outros não (como milagres e invocação). Você é um bruxo que faz invocações, basta mentalizar o que você quer, consultar a tabela e ver quanto de essência você precisa acumular para invocação funcionar (isso pode levar mais de um turno). As invocações são divididas, a titulo de explicação em coisas genéricas como Benção, Maldição, Elemental do Ar, Ilusão etc e dentro desses campos, que não possuem níveis, você pode fazer qualquer coisas relacionada a eles... Witchcraft é gratuito no Drivethru rpg.
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:A linha Mago aA/oD e ARS Magica
« Resposta #3 Online: Abril 02, 2014, 07:03:07 pm »
Pessoalmente eu acho sistemas de magia livre um pulo de freeforms. Não vejo problema, mas quando isso precisa interagir com o resto do sistema, que tem regras bem-definidas, esbarramos num problema que obrigatoriamente precisa ser resolvido com maturidade e conversa  entre o grupo, o que ao meu ver não pode ser um pressuposto básico como regra de jogo .

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Re:A linha Mago aA/oD e ARS Magica
« Resposta #4 Online: Abril 02, 2014, 10:04:36 pm »
Citar
Pessoalmente eu acho sistemas de magia livre um pulo de freeforms.

Não atualmente. A Quinta Edição de Ars Magica e Mage: the Awakening tem diretrizes e listas de exemplos de magias bem mais delimitadas. Até mesmo o M20 promete o mesmo via o "How do you do THAT?".

Citar
Constatei que parece ter havido uma certa morte dos sistemas de magia livre, ou seja, os com esferas e potência, em que se combina as palavras de efeito pra criar qualquer coisa.

Mage: the Awakening terá uma "reedição" via Fallen Tower Chronicles no fim desse ano ou no começo de 2015. Mage: the Ascension teve provavelmente o segundo maior financiamento  coletivo de RPGs na sua edição de 20 anos. Ars Magica nunca foi um RPG de muito destaque, mas continua sendo vendido continuamente por mais de 20 anos e tem 3-4 lançamentos por ano pela Atlas Games. Não me parece algo morto.

Citar
Sustento esta especulação pela própria ausência de debates sobre Mago (Storyteller) e porque vi duas pessoas querendo montar mesa de Mago pelo FB e ninguém nem deu like pro sujeito.

Bom, eu tenho uma lista recente de textos sobre eventos dos Convention Books Revisados que saíram para Mage: Ascension, além do Skar e o Smaug serem entusiastas da linha aqui.

Citar
As magias listadas que vieram de D&D estão presentes em vários sistemas mais recentes como Tormenta, Old Drago, até Bruxas e Bárbaros

Porque todos esses RPGs são "Como D&D, só que não D&D. A gente jura". O mesmo ocorre com os RPGs mais vendidos nos EUA, que são geralmente Pathfinder (o mais vendido, que é "D&D 3.5 ainda pior, só que a arte é cool'), Warhammer 40K ("D&D com Esteróides no Espaço. E sem Anões. Juro pelo Imperador") e Dragon Age ("Olha, Dark D&D nascido nos PCs").

Citar
Existem outros sistemas de magia livre?

The Shadows over Yesterday, Flexible Magic do Gurps: Thaumathology (4e) e os alguns da Daemon (Arkanun, Trevas).

Um que poderia ser assim é Unknown Armies, mas como o silva pode testemunhar, ele é o típico produto dos anos 90 quanto a RPG - muito estilo (boas ideias de cenário e estilo de jogo), pouca substância (o sistema de magias, que se resume a "você não quer fazer magias").

Citar
Algum deles tem um público considerável poraí?

Nope.

Citar
O problema é que rpg como D&D tem a tendência de serem mais populares por serem mais simples e práticos de jogar.

Err, não. D&D e seus similares não é exatamente simples e prático de jogar - eles são populares basicamente porque já tem uma base estabelecida de jogadores, atraem novatos e acabam sendo os "RPGs de Primeiro Contato" de muitos deles. Mas isso não se deve a sua "simplicidade", é mais uma questão de "facilidade de achar quem joga".
« Última modificação: Junho 12, 2014, 08:53:07 pm por Evola »

Re:A linha Mago aA/oD e ARS Magica
« Resposta #5 Online: Abril 03, 2014, 12:25:31 pm »
 Fala galera, tem coisas novas em relação a magia sim... Vale dar uma olhada no "Este Corpo Mortal" que usa um pool de Magia para ativação de efeitos sobrenaturais e um princípio de limitação através da narrativa. É o tipo de jogo baseado em liberdade narrativa e construção "on the fly" que pra mim é muito mais legal. já adotei a postura de "Saiba com que jogas" mesmo e que maturidade (Melhor, afinidade) é requisito básico para qualquer relação prazerosa na minha vida hehe.

 Os efeitos de Weird de apocalypse world também são uma forma de "magia" beeeeem legal, além de ser uma forma dazora e elegante de lidar com metagame no ON.

 Eu toh com uma mesa de Mago com a Eva, do "Livro dos espelhos" que é um blog aí especializado no assunto... Segundo ela a procura pelo site e pela linha aumentaram bastante com o revival dos 20 anos. 

 -Pensando aqui, sendo a Magia basicamente uma ferramenta que causa um efeito na narrativa, é importante que a galera tenha afinidade com o tipo de ficção proposto... Se alguém quiser pagar de malucão fazendo coisas possíveis na regra mas não condizentes com o espírito do jogo, ele que vá catar coquinho.

Beijo!
« Última modificação: Abril 03, 2014, 12:33:53 pm por Korko »

Re:A linha Mago aA/oD e ARS Magica
« Resposta #6 Online: Abril 03, 2014, 01:19:12 pm »
Citar
É o tipo de jogo baseado em liberdade narrativa e construção "on the fly"

Magical Tea Party.  :b

Citar
já adotei a postura de "Saiba com que jogas" mesmo e que maturidade (Melhor, afinidade) é requisito básico para qualquer relação prazerosa na minha vida hehe.

É um ótimo princípio para um grupo de RPG - mas um péssimo pré-requisito para Game Design.