Autor Tópico: 13th Age - Dúvidas  (Lida 7191 vezes)

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Re:13th Age - Dúvidas
« Resposta #15 Online: Outubro 04, 2013, 11:10:24 pm »
Aproveitando o calor do jogo, uma dúvida: companheiros animais podem dar ataques de oportunidade e tudo mais que isso implica (inimigos fazerem testes de disengage, por exemplo)?

O texto diz

Citação de: 13th Age, p. 121
Your animal companion moves and attacks like a PC: it gets a move action and a standard action. For everyone's sanity, you should generally avoid giving the animal a quick action.

Na minha opinião, não. Até pelo "apelo" dos desenvolvedores pela "sanidade" de todos na mesa sobre a economia de ações. Mas um jogador teima em se apegar ao "Your animal companion moves and attacks like a PC". O que vocês acham?

Re:13th Age - Dúvidas
« Resposta #16 Online: Outubro 04, 2013, 11:35:50 pm »
Depende da complexidade que você quer dar ao jogo. Permitir que um companheiro animal faça tudo que um outro personagem-jogador poderia fazer, aumenta a possibilidade de estratégias e opções durante o combate.

Porém, também aumenta também a complexidade do combate, pois você passa a ter que se preocupar com mais um personagem na mesa.

Fala com o jogador. Se ele quiser isso mesmo com o aumento de complexidade eu até aceitaria, mas deixaria claro que passaria a tratar a criatura como um personagem-jogador para fins de ataques dos monstros. Então se antes os orcs se focariam somente nos PCs, por exemplo, agora eles vão começar a considerar o animal como uma ameaça separada e tratar de acordo. Gastando recursos e etc. para anular a criatura.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:13th Age - Dúvidas
« Resposta #17 Online: Outubro 09, 2013, 02:27:44 am »
Quanto tempo dura os globos de luz do feiticeiro?

Alem disso, peguei o modelo das fichas dos pre-gens (acho que do playtest) e gostei tanto que organizei tais fichas pra portugues, seguindo o padrão de cores e etc, pra uso proprio. Tem problema em disponibilizar isso por aqui? acho que é uma boa, especialmente porque a ficha padrão do sistema é meio mortinha e acaba tendo espaço demais onde não precisa, e espaço de menos onde realmente importa

Re:13th Age - Dúvidas
« Resposta #18 Online: Outubro 10, 2013, 12:27:45 pm »
Quanto tempo dura os globos de luz do feiticeiro?

Dancing Lights, né? Eu me basearia no cantrip de Mago "Light" (p. 147): duração padrão (de 10 a 60 minutos, mais dez minutos para cada nível de Sorcerer.

Sobre o segundo ponto: não sei a posição oficial do fórum (embora, acredito, não haver problemas - afinal, são fichas de personagem apenas), mas eu gostaria de dar uma olhada nesse material que você produziu.

Re:13th Age - Dúvidas
« Resposta #19 Online: Outubro 28, 2013, 02:19:02 pm »
Dúvida, na descrição dos poderes existe a definição do efeitos dos poderes dos personagens divididos em tiers diferentes, por exemplo, o Javelin of Faith do clérigo, está descrito Feat Adventure Tier - causa +1d6 de dano em alvos sem dano e assim por diante.

Nessas descrições são separados esses efeitos por Feat Tiers, e necessário gastar um slot de feat (tipo feat javelin of faith?) para possuir o beneficio ou ele e automático com nível?

Re:13th Age - Dúvidas
« Resposta #20 Online: Outubro 28, 2013, 05:32:06 pm »
Dúvida, na descrição dos poderes existe a definição do efeitos dos poderes dos personagens divididos em tiers diferentes, por exemplo, o Javelin of Faith do clérigo, está descrito Feat Adventure Tier - causa +1d6 de dano em alvos sem dano e assim por diante.

Nessas descrições são separados esses efeitos por Feat Tiers, e necessário gastar um slot de feat (tipo feat javelin of faith?) para possuir o beneficio ou ele e automático com nível?
Sim, são feats que você compra como feats normais, e que aumentam ou alteram aquele poder. Os níveis de poder apenas indicam a partir de que nível você pode comprar o feat. Note também que você precisa ter o feat Heroic para poder pegar o feat Champion, e o Champion para poder pegar o feat Epic (eles são três feats separados, pré-requisitos um do outro).

Referências:
Citação de: página 29
"You get a feat choice every level. To keep things simple, you could choose your 1st level feat at the end of the first session, but if you’ve got the time and the will to choose your feat before playing, go for it. (The general feats and feat lists are located toward the end of this chapter on pages 45-55; most feat descriptions are located in the class write-ups and are attached to specific talents, attacks, or spells.)

Citação de: página 44
As you’ll see from digging through the character classes, most of the feats in the game are attached to specific class talents, attacks, and spells. There are also a few champion feats in the Races chapter (page 63).
If a feat is attached to a talent, power, or spell, you must have the talent, power, or spell in order to choose the feat. When there is more than one feat attached to a specific talent or power, you have to choose the lower tier feats before you pick up the higher tier feats. (If your GM approves an exception in a case where the feats aren’t obviously building on each other, you must have done something right.)

E na página 48 você verá que os feats ligados a Javelin of Faith fazem parte da lista geral de feats.

« Última modificação: Outubro 28, 2013, 05:35:20 pm por Khalim »

Re:13th Age - Dúvidas
« Resposta #21 Online: Abril 15, 2014, 08:43:04 am »
alguem me explica como funciona o poder racial do meio elfo? não entendi...

Re: Re:13th Age - Dúvidas
« Resposta #22 Online: Abril 15, 2014, 10:21:50 am »
alguem me explica como funciona o poder racial do meio elfo? não entendi...

Basicamente, vc subtrai 1 de uma rolagem natural de um d20.  Isso é útil para personagens que tem habilidades vinculadas a esse tipo de rolagem, como os flexible attacks do fighter, war crys do bard e efeitos das magias de sorcerer.

Por exemplo, num ataque você rola 19 (sem modificadores) no d20. Mas seria útil nesse momento usar uma habilidade que tem como gatilho uma rolagem par (também no d20). Vc pode, então, usar o poder racial do half-elf pra subtrair 1 dessa rolagem e transformá-la num resultado par (18 no caso) e habilitando o uso do "poder" pretendido.

Lembrando que a habilidade racial do half-elf (assim como outras com o mesmo principio de modificar rolagens) somente afetam rolagens naturais do d20, isto é, o número natural que caiu no dado, sem modificadores.

Para habilidades baseadas em acerto (hit), tanto o resultado original quanto o modificado têm que superar a defesa atacada (AC, PD e MD) do alvo. . EDIT: Ignore, explicado nos posts abaixo.


« Última modificação: Abril 15, 2014, 10:13:06 pm por Bispo »

Re: Re:13th Age - Dúvidas
« Resposta #23 Online: Abril 15, 2014, 08:54:24 pm »
Para habilidades baseadas em acerto (hit), tanto o resultado original quanto o modificado têm que superar a defesa atacada (AC, PD e MD) do alvo.

Hein?
Que eu saiba só o resultado final precisa superar a defesa para atingir. O resultado natural só serve pra definir quais efeitos são possíveis.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
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Re:13th Age - Dúvidas
« Resposta #24 Online: Abril 15, 2014, 09:57:37 pm »
Hein?
Que eu saiba só o resultado final precisa superar a defesa para atingir. O resultado natural só serve pra definir quais efeitos são possíveis.

Então, eu não lembro onde saiu esse esclarecimento (twitter, reporte/aventura de OP, forum da PP, comunidade do G+). Vou procurar pra deixar o link.

Parece redundante com a maioria das habilidades (e é, afinal se o resultado maior acerta, o menor vai acertar), mas a intenção era lidar com corner cases, como o abuso de two-weapon fighting. O cara rola 3 e erra, aí usa o Surprising ou outro poder com efeito similar, para ficar re-rolando os ataques. É um caso extremo, mas com habilidades mais complexas vindo por aí, como os commands e tactics do Commander, parece que foi necessário deixar mais claro como esse tipo de habilidade funciona.

EDIT: O exemplo do TWF é equivocado porque ele retira o benefício desse estilo de luta -- já que se o bônus de ataque for suficiente para acertar um ataque com um 3, não precisa ter re-rolagem. E não encontrei onde vi o comentário sobre essa regra, então, pra não gerar confusão, melhor ignorar essa parte.
« Última modificação: Abril 15, 2014, 10:12:26 pm por Bispo »