Autor Tópico: [WoD] White Wolf comprada pela Paradox  (Lida 27647 vezes)

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Re:[WoD] White Wolf comprada pela Paradox
« Resposta #45 Online: Junho 14, 2017, 01:34:34 am »
É um posto duplo, mas por um motivo decente - eu esqueci de mencionar esse tópico sobre como Lobisomem 5e pode ser:

* A Nação Garou se fragmentou em duas grandes fações, separadas de acordo com tribos (os Striders são neutros):

Sanctum of Gaia: Black Furies, Fianna, Get of Fenris, Red Talons, Silver Fangs and Wendigo
Concordiat of the Stars: Bone Gnawers, Glass Walkers, Children of Gaia, Shadow Lords, Stargazers and Uktena.

A separação é baseada entre aqueles que querem seguir novas ideias (Concordiat of the Stars, liderados pelos Shadow Lords), como alianças com outras criaturas sobrenaturais e com os Hengeyokais e uso da Weaver como uma forma de combater a Wyrm e aqueles que preferem uma abordagem mais purista (Sanctum of Gaia, liderados pelo Silver Fangs), com direito ao desejo ao retorno do Impergium. É vagamente baseada no plot que já existia no final do Apocalypse, mas nele era mais uma Aliança Europeia vs Aliança Americana.

* Homens (well, eu não vou entrar no debate sociológico aqui) passam a ser aceitos pelas Fúrias Negras. Eu não sou exatamente um entusiasta da ideia, mas já havia alguns Impuros filhos de Fúrias na Tribo durante a Revisada.

* Andarilhos do Asfalto voltam a ser entusiastas da Weaver, ao contrário do que era visto na Revisada, enquanto os Portadores da Luz retornam á Nação Garou trazendo aliados das Cortes Bestiais e servindo como diplomatas, enquanto os Fiannas estão meio encrencados com Changelings

* É possível que Parentes se transformem em Garous caso sejam mordidos por um - O processo é similar á Birth Plague que passam os Ratkin.

* O Oitavo Sinal da Fênix surge, os Caerns são mais raros e acessar a Umbra não é algo tão simples. Alguém leu Mago Revisado e disse "Hey, ideia legal".
« Última modificação: Junho 14, 2017, 01:47:14 am por Lúcio Quíncio Cincinato »

Offline Smaug

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Re:[WoD] White Wolf comprada pela Paradox
« Resposta #46 Online: Junho 14, 2017, 07:24:27 am »
Ou seja, a coisa tá se aproximando de forsaken...  :duh:

Se for por esse lado vamos ter dois jogos com as mesmas criaturas com abordagens semelhantes... sinceramente, detestei todas as mudanças. Como assim Shadow Lords mais tolerantes?? Basicamente todo livro eles clamam pela volta do Impergium!!! Fúrias Negras com homens, parentes sendo transformados por mordidas... é, meus medos se concretizaram...
« Última modificação: Junho 14, 2017, 07:29:28 am por Smaug »
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:[WoD] White Wolf comprada pela Paradox
« Resposta #47 Online: Junho 14, 2017, 12:06:28 pm »
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Como assim Shadow Lords mais tolerantes?? Basicamente todo livro eles clamam pela volta do Impergium!!!

Eu assumo que eles, como uma tribo, provavelmente desejam ainda a volta do Impergium - mas como agora eles tem uma extensa rede de alianças onde eles são os "Alfas", fazem uma série de concessões por isso. Não me surpreende tanto, dado que os Sombrios sempre foram o "PMDB da Nação Garou".

Algo similar vale aos Portadores da Luz - eles são uma das Tribos que veem a Weaver como algo potencialmente tão perigoso quanto a Wym, mas hey, se aliaram com os Andarilhos do Asfalto.

Citar
parentes sendo transformados por mordidas...

Curiosamente, essa é uma ideia que me soa promissora, porque é próxima do folclore europeu (contemporâneo) quanto aos Peludinhos, além de me lembrar da música Wolf, do Iced Earth:

He who is bitten by a wolf and lives
Possession soon follows, no use to resist

Oh no, this can't be
Cursed by the moonlight, a doomed changeling
The madness a turmoil that swells up inside
To truly find peace is to truly die
Oh no, this can't be
Cursed by the moonlight, a doomed changeling

Now comes the rampage, a killing spree
Hunting his loved ones comes instinctively
Oh no, it's maddening
A shape-shifting demon of pure lunacy
A shot from the darkness tears through its flesh
A bullet of silver lays it to rest
Oh no, it's maddening
An innocent victim finds his peace.

Offline Smaug

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Re:[WoD] White Wolf comprada pela Paradox
« Resposta #48 Online: Junho 14, 2017, 01:04:00 pm »
Citar musica do Iced Earth é covardia  :cool:

Mas eu torço o nariz porque vai contra o que se tinha estabelecido como canon do cenário por mais de 4 edições (se contarmos a edição de aniversário). Forsaken só teve duas edições e foi a segunda que trouxe mudanças, ainda sim o objetivo de se afastar de Apocalipse, o que, ao meu ver, é sempre bem-vindo porque dá mais variabilidade de histórias e jogos. Forsaken eu acho que faz todo o sentido tentar replicar lendas e folclóre porque o nWoD (ou Chronicles of Darkness) tem uma pegada mais lenda urbana do que o oWoD. Apocalipse já se consagrou como uma mitologia a parte (já vi trabalhos de folclore de escolas citando as 13 tribos  :risuando:), me chame de grognard, mas uma coisa é desmantelar a nação garou, que pode ser visto como uma consequência política da coisa toda, outra é alterar o lore substancialmente nesse nível.

Se algo assim for feito vou fazer coro a galera do forum que está falando: bom, a onyx path ainda vai publicar muita coisa de W20...
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Re:[WoD] White Wolf comprada pela Paradox
« Resposta #49 Online: Junho 14, 2017, 04:25:54 pm »
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Citar musica do Iced Earth é covardia

É preciso adequar seu argumento ao público-alvo da mensagem. A alternativa era citar Howl da Florence and the Machine.  :b

Citar
Mas eu torço o nariz porque vai contra o que se tinha estabelecido como canon do cenário por mais de 4 edições (se contarmos a edição de aniversário).

Curioso, dos cenários da White Wolf, Lobisomem é um dos mais "indecisos" quanto a certos aspectos do seu Cânone. Até mesmo o "Grande Vilão" do cenário é um aspecto que é constantemente reanalizado.

Citar
me chame de grognard, mas uma coisa é desmantelar a nação garou, que pode ser visto como uma consequência política da coisa toda, outra é alterar o lore substancialmente nesse nível.

Antes de tudo: Grognard. Como é ser parte do grupo? :b

Dito isso, eu não vejo essas mudanças como tão fundamentais - a Edição Revisada foi consideravelmente radical em mudanças no retrato de Tribos e como o plot avançava (Impuro Perfeito, o Olho da Wyrm, Striders tendo acesso a seus Ancestrais, Crias de Fenris como anti-mitos nórdicos e com laços étnicos amplos, Silver Fangs em diversos locais do mundo, Portadores nas Cortes Bestiais, Andarilhos como Defendores da Wyld em ambiente urbano).
« Última modificação: Junho 15, 2017, 12:05:20 pm por Lúcio Quíncio Cincinato »

Re:[WoD] White Wolf comprada pela Paradox
« Resposta #50 Online: Junho 15, 2017, 02:07:47 pm »
Mais um posto duplo, mas por bom motivo: Saiu o playtest do Vampiro 5e.

Disponível no Drive-ThruRPG ou no site oficial da White Wolf.

Re:[WoD] White Wolf comprada pela Paradox
« Resposta #51 Online: Junho 17, 2017, 10:24:59 pm »
Eu não consigo decidir se gosto das mudanças.

Eu acho as mudanças de ambientação/história do nWoD 2E (CofD) uma baita qualidade, e sempre achei que faltou coragem no cWoD pra mudar coisas que claramente nunca funcionaram. Posso citar de exemplos as Fúrias Negras e os Portadores da Luz Interior. Talvez, muito talvez, como elementos do cenário, funcionassem. Mas em mesa nunca vi um personagem jogador que funcionasse (dá pra adicionar aí Peregrinos Silenciosos, e em menor dose, Uktena e Wendigo).

Então, nesse sentido, eu acho bom que venham mudanças de cânone. Gostei da idéia da cisão da Nação Garou. Já quanto aos Parentes, eu não sei bem o que pensar. Isso tem o potencial de mexer muito com um dos problemas dos Garou, o fato de que morrem muito mais indivíduos do que nascem - um dos elementos que adiciona ao clima de melancolia do jogo ("We are a dying race"). Tudo depende de que maneira isso vai impactar o jogo, quais repercussões isso gera na sociedade Garou, etc.

Mas ao mesmo tempo pode ser que melhore o jogo, sinceramente eu não sei. :risuando: Tem coisas que à primeira vista parecem ruins, mas na prática são boas. Quando anunciaram a mudança da dinâmica de alcatéia e Parentes pro Forsaken 2E, eu achei horrível. Mas em jogo, é excelente e contribuiu muito pra qualidade do jogo.

Aproximação com as outras raças metamórficas eu também acho ruim. Mas isso é pura preferência, porque odeio tudo o que tem relacionado a elas no jogo, com excessão dos Ratkin em algumas situações e contextos específicos.

Re:[WoD] White Wolf comprada pela Paradox
« Resposta #52 Online: Junho 19, 2017, 12:09:02 am »
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Eu acho as mudanças de ambientação/história do nWoD 2E (CofD) uma baita qualidade, e sempre achei que faltou coragem no cWoD pra mudar coisas que claramente nunca funcionaram. Posso citar de exemplos as Fúrias Negras e os Portadores da Luz Interior. Talvez, muito talvez, como elementos do cenário, funcionassem. Mas em mesa nunca vi um personagem jogador que funcionasse (dá pra adicionar aí Peregrinos Silenciosos, e em menor dose, Uktena e Wendigo).

Esse é o conflito entre "Tribo Generalistas" e "Tribo Associadas a Grupos Étnicos Não-Europeus" é algo bem estabelecido em cWoD, e em parte um problema que foi resolvido em alguns casos no Revisado, quanto a White Wolf decidiu que restringir certas Tribos a certas funções ou grupos étnicos não era uma escolha interessante para um jogo mais ou menos global. Entretanto, das tribos que você mencionou, os Peregrinos e Uktena são relativamente amplos por terem um arquétipo básico universal ("Mensageiro" e "Estudante do Oculto") e por se afiliarem a mais grupos étnicos. Pessoalmente, eu prefiro algo próximo do que ocorre com os Crias e Presas - são arquétipos básicos (Guerreiro e Líder), com afiliação étnica estabelecida (germânicos e eslavos do norte), mas incrivelmente disseminados.

Quanto aos Portadores, eu gosto da ideia que sejam "Mensageiros e Diplomatas" entre a Nação Garou e Corte Bestiais (vivendo em ambas), mas que expandam sua importância pelo mundo, com um papel mais amplo além de "Pseudo-Asiático que luta Kung-Fu" - enfatizem mais a presença na Índia e associe-os com povos túrquicos (que se estendem da Mongólia a Turquia).

Das Fúrias, eu gosto muito da Tribo no Tribebook Revisado e fico moderadamente incomodado pela inclusão de homens na Tribo. Em defesa da mudança, é algo razoável porque homens nunca foram estranhos a associação com "misticismo ctônico" e em veneração a figuras divinas femininas associadas á fertilidade, guerra e caça (eu mesmo cogitei incluir em jogo que mestrei um grupo de homens castrados nas Fúrias, inpirados nos Galloi, sacerdotes eunucos de Cibele). Por outro lado, eu considero que a "quase-exclusividade femina" é um elemento bem estabelecido no cenário, que dava um aspecto único e interessante para a Tribo, poderia incluir alguns conflitos interessantes e em geral, não tinha nenhum impacto mecânico.

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Então, nesse sentido, eu acho bom que venham mudanças de cânone. Gostei da idéia da cisão da Nação Garou. Já quanto aos Parentes, eu não sei bem o que pensar. Isso tem o potencial de mexer muito com um dos problemas dos Garou, o fato de que morrem muito mais indivíduos do que nascem - um dos elementos que adiciona ao clima de melancolia do jogo ("We are a dying race"). Tudo depende de que maneira isso vai impactar o jogo, quais repercussões isso gera na sociedade Garou, etc.

Mas ao mesmo tempo pode ser que melhore o jogo, sinceramente eu não sei. :risuando: Tem coisas que à primeira vista parecem ruins, mas na prática são boas. Quando anunciaram a mudança da dinâmica de alcatéia e Parentes pro Forsaken 2E, eu achei horrível. Mas em jogo, é excelente e contribuiu muito pra qualidade do jogo.

Concordamos aqui - é esperar para ver.

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Aproximação com as outras raças metamórficas eu também acho ruim. Mas isso é pura preferência, porque odeio tudo o que tem relacionado a elas no jogo, com excessão dos Ratkin em algumas situações e contextos específico

É algo que já ocorria no Revisado, com a fundação da Ahadi no interior da África, a reaproximação dos Fiannas com Changelings (que será enfraquecida no W5E) e os laços cautelosos dos Senhores das Sombras com alguns Cainitas (emboras eles odeiam Vampiros nos Balcãs).
« Última modificação: Junho 19, 2017, 12:28:33 am por Lúcio Quíncio Cincinato »

Re:[WoD] White Wolf comprada pela Paradox
« Resposta #53 Online: Junho 19, 2017, 05:58:17 pm »
Só complementando: o que eu não gosto nas Fúrias Negras é que a idéia é interessantíssima (e uma das melhores idéias de tribo do jogo), mas o desenvolvimento dela é péssimo. É um prato cheio de histórias e mitologia, mas é tudo muito mal aproveitado. Já os Peregrinos, num jogo tão focado num aspecto social fortíssimo (Pack), eles vão completamente contra essa idéia. Por isso digo que como um aspecto do cenário eles são legais ("os mensageiros"). Em um jogo tradicional, como personagem jogador, esse conceito não funciona.

E também complementando sobre mudanças no cânone, Parentes se transformando, cisão da Nação Garou, 8º sinal da Fênix, etc...

Uma coisa é certa: o cWoD é um jogo completamente obsoleto em ambientação (tema punk gótico anos 90 que hoje não faz mais sentido) e sistema, e mais importante, estagnado há mais de uma década (considerando que 20 anos trouxe poucas mudanças significativas), e, portanto, os jogos necessitam de novos plots. E aparentemente a galera da Onyx Path sabe disso. Isso fica claro lendo a ambientação do playtest de Vampiro, que tem como importantes aspectos da trama os atentados terroristas e imigração muçulmana para a Europa (e refugiados), impacto da "era digital", a espionagem dos governos sobre seus cidadãos (como a NSA), etc.

Offline Smaug

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Re:[WoD] White Wolf comprada pela Paradox
« Resposta #54 Online: Junho 19, 2017, 06:46:44 pm »
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E aparentemente a galera da Onyx Path sabe disso.
Só que não é Onyx Path que tá fazendo isso, as mudanças de vampire são da Paradox. Enquanto que o plot alternativo de Werewolf é da By Night Studios.  Onyx Path continua (graças a Gaia) com a versão de 20º aniversário. #grognard

Sinceramente o plot extra político de cisão da nação garou parece funcionar bem para LARPS onde você quer ficar mais de conversa e menos de pancadaria. Em mesa provavelmente vamos ter a versão Camarilla vs Sabath de lobisomem... não sei se eu quero isso. Mas eu posso quebrar a cara como foi com a 4e...
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:[WoD] White Wolf comprada pela Paradox
« Resposta #55 Online: Junho 20, 2017, 02:56:37 am »
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E aparentemente a galera da Onyx Path sabe disso.
Só que não é Onyx Path que tá fazendo isso, as mudanças de vampire são da Paradox. Enquanto que o plot alternativo de Werewolf é da By Night Studios.  Onyx Path continua (graças a Gaia) com a versão de 20º aniversário. #grognard
Não sabia. Achei que estava tudo nas mãos da Onyx Path. Agora fiquei confuso...

Então teremos livros de 5ª Edição lançado por uma empresa, e simultaneamente livros de Edições de 20 Anos lançado por outra?

Re:[WoD] White Wolf comprada pela Paradox
« Resposta #56 Online: Junho 20, 2017, 06:22:31 pm »
Citação de: Freakey
Então teremos livros de 5ª Edição lançado por uma empresa, e simultaneamente livros de Edições de 20 Anos lançado por outra?

Enquanto a licença de publicação da Onyx Path continuar, sim. Porque acha que a empresa tem dado mais espaço a seus materiais, como Pugmire e Monarchies of Mau recentemente?  :)

Para ser mais claro, somente uma empresa detém os direitos (devido aos trademarks e IP) do Mundo das Trevas, que é a White Wolf (que era da CCP, agora é da Paradox). A Onyx Path publica material do Mundo das Trevas porque tem uma licença de publicação (negociada com a White Wolf, quando era parte da CCP), cujo prazo de duração é desconhecido.

Citação de: Smaug
Enquanto que o plot alternativo de Werewolf é da By Night Studios.

Que é outra empresa licenciada pela White Wolf, responsável pelos Live Action - só que essa, ao que tudo indica, recebe muito mais input criativo da White Wolf/Paradox.
« Última modificação: Junho 20, 2017, 06:26:10 pm por Lúcio Quíncio Cincinato »

Re:[WoD] White Wolf comprada pela Paradox
« Resposta #57 Online: Junho 20, 2017, 07:59:16 pm »
Eu achei que a Paradox havia deixado a Onyx Path publicando tudo o que era World of Darkness. Que merda cara...

E eu achando que estavam organizando melhor, mas na real, está mais bagunçado do que nunca.

Re:[WoD] White Wolf comprada pela Paradox
« Resposta #58 Online: Junho 21, 2017, 12:57:25 am »
Citação de: Freakey
Eu achei que a Paradox havia deixado a Onyx Path publicando tudo o que era World of Darkness. Que merda cara...

E eu achando que estavam organizando melhor, mas na real, está mais bagunçado do que nunca.

Já mencionei que há uma rivalidade nascente entre os fãs da Onyx Path e os da White Wolf, especialmente pelo "retorno" á maneira "90ista/In Your FACE" que a White Wolf tem apresentado em seu material, além de escolhas questionáveis de contratação e republicação?

[WoD] White Wolf comprada pela Paradox
« Resposta #59 Online: Junho 25, 2017, 07:07:06 pm »
A morte do Wieck, co-fundador da WW e designer do MtA, muda alguma coisa nesse embrólio todo que viraram as licenças da antiga WW?