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ATRIBUTOS
O jogo usa cinco atributos primários: Size, Dexterity, Strength, Constitution e Appearance.
Size trata da altura e "tamanho" do personagem. Homens normais da cultura Cymric tem entre 8 e 18 SIZ. Quando maior você é, mais dano você pode causar e receber.
Dexterity controla equilíbrio, rapidez e coordenação motora.
Strength afeta a capacidade de carga que o personagem pode carregar. Também influencia combate e movimento.
Constitution indica a saúde do personagem.
Appearence define a beleza do personagem.
Os jogadores tem 60 pontos pra gastar entre os 5 atributos. O mínimo é 5 num atributo (exceto Size, que é 8) e o máximo é 18 (exceto Constitution, que é 21). Também é necessário que a soma total dos atributos Size e Strength seja no mínimo 21 e que Constitution seja no mínimo 8.
Se em qualquer momento algum atributo cair para 3, o personagem está preso a uma cama. Se ele cair até 0, o personagem morre.
ATRIBUTOS DERIVADOS
São atributos cujos valores vem dos 5 atributos primários.
Dano = (STR + SIZE)/6 = número de d6 rolados no dano dos ataques
Healing Rate = (CON + STR)/10 = número de pvs que o personagem recupera por SEMANA de descanso
Movement Rate = (STR + DEX)/10 em yards
Total Hit Points = CON + SIZE
Unconscious = 1/4 pv => quando o personagem alcançar esse valor de pvs, ele desmaia.
Sua Appearance também define um certo número de "traços distintos" do seu personagem. Um valor mediano em APP significa um número pequeno de traços, enquanto os extremos (muito baixo ou muito alto) aumentam o número deles. Pelo que posso ver eles só servem para descrever o personagem, sem impacto mecânico. Eles são divididos em Cabelo, Fala, Expressão Facial, Corpo, Traço do Rosto, Membros. Para dar um exemplo, as sugestões para expressão facial são:
Facial Expression (bright-eyed, proud, sneering, haughty, nice smile, hidden by beard, straight teeth, dour, cheerful, squint, piercing glance, etc.)
Então começam as regras para Skills. Elas são definidas pela cultura, classe social e escolhas do jogador. No caso dos personagens construídos só com o livro básico, eles são da cultura Cymric e filhos de um vassal knight. Isso dá uma lista de perícias já pré-definidas:
Awareness 5, Boating 1, Compose 1, Courtesy 3, Danc-ing 2, Faerie Lore 1, Falconry 3, First Aid 10, Flirting 3, Folk Lore 2, Gaming 3, Heraldry 3, Hunting 2, Intrigue 3, Orate 3, Play [harp] 3, Read [Latin] 0, Recognize 3, Religion [choose one] 2, Romance 2, Singing 2, Stewardship 2, Swimming 2, Tourney 2
Considerando o explicado até agora, os nobres de Salisbury são bons em tratar ferimentos ( :sobrancelha: ), uma droga em Latim e medianos a fracos no resto. Espero que a construção de personagem tenha alguns pontos pra gastar e melhorar essas coisas.
E uma lista de perícias de combate:
Battle 10, Horsemanship 10, Sword 10, Lance 10, Spear 6, Dagger 5
Aparentemente arco e flecha não estavam em moda na época.
Então entram as regras de personalização da lista de perícias. Os jogadores podem fazer escolhas que aumentam os valores iniciais dos jogadores. É meio complicado:
a) uma perícia de Cavaleiros (imagino que sejam as de combate) pode ser aumentada para 15;
b) três perícias que não sejam de combate podem ser aumentadas para 10;
c) ele então escolhe quatro características entre passions, traits, atributos ou perícias. Atributos, traits e passions podem ser aumentadas em 1, perícias em +5. Ou seja, um personagem poderia escolher STR, SIZ e CON para serem aumentadas em 1 e Sword para 15 (10 +5).
d) o personagem então ganha 10 pontos de perícias para dividir como quiser.
Você também pode escolher começar mais velho, em troca de mais pontos de perícia (gerados aleatoriamente, rolando 1d6), atributo, traits ou paixões.
E então passa para as informações adicionais.
Personagens começam com 1/10 da Glória do pai. No caso do primeiro personagem, isso pode ser determinado de duas formas:
a) Rolando 6d6 + 150
b) Olhando o valor de sua família, que aparece mais para frente no livro.
Além disso, ao ser tornado um cavaleiro, o personagem ganha mais 1000 glória ( :dança: ). Ainda não tenho a mínima idéia do que você faz com isso.
Ele explica então os detalhes do brasão. Uma ligação óbvia que eu nunca tinha percebido: o estudo dos diferentes brasões é chamado de Heraldry. As pessoas que se dedicam a estudar são chamadas de... heralds. :hum: Finalmente entendi a origem da palavra.
Depois vem o Joust Score. Ele serve só para marcar o número de justas ganhas e perdidas pelo personagem. O próprio livro afirma que serve só pra bragging rights entre os jogadores :linguinha:
Horse define quantos e que tipos de cavalos você possui: um de guerra, dois de montaria, um de carga. Aparentemente é esperado que você anote as características de cada cavalo na ficha. E use um de montaria na maior parte do tempo: o de guerra é só pra momentos especiais, por isso fica descansando no estábulo na maior parte do tempo. Pelo jeito é o "carro esporte" da época.
Escudeiro é alguém que você "ganha" para ser teu escudeiro depois que você se torna um cavaleiro.
Os equipamentos são pré-definidos, exceto por um item que é rolado aleatoriamente e representa algum item pessoal herdado de sua família. A maioria dos resultados são coisas comuns, exceto esse:
Heirloom — sacred Christian relic (Roll 1d6: 1 finger, 2 tears, 3–4 hair, 5 bone fragment, 6 blood); if you are pagan, re-roll
Quer dizer que a minha herança de família pode ser um dedo?! :shock:
Isso tudo é só a primeira página! :blink:
E então a segunda parte da ficha. A maior parte dela não exige cálculos, tratando de coisas como anotações para datas importantes na vida do personagem. Quando necessário, normalmente é só rolar um dado algumas vezes e ver o resultado, como para descobrir quantos soldados você pode conseguir em cada propriedade que possui.
Existe também um espaço para calcular a quantidade de glória ganha por ano, determinados de acordo com atos honrados, fé e propriedades. Tipo CK.
Também tem um espaço para anotar datas importantes durante as aventuras do personagem. Isso serve para registrar a quantidade de glória em cada um e dar uma sensação de "crônica" vivida pelo personagem, depois de algumas aventuras. Lembrando que a idéia é ter uma aventura por ano.
É aconselhado que a cerimônia para se tornar cavaleiro ocorra em jogo, como uma das primeiras cenas do personagem e sendo interpretada de forma completa. Chega a ter o texto do juramento feito quando alguém se torna cavaleiro, para ser lido pelos jogadores e ter as ações interpretadas. O texto tem duas versões, a versão longa e a curta. Segue a versão longa:
HERALD: [NAME OF CANDIDATE], come forth and kneel before the throne.
(Servant places sword, armor, shield, and spurs near-by.)
HERALD (reads): Be it known to all men that I, [NAME OF NOBLE] am minded to raise [NAME OF CANDIDATE] by virtue of his honor, loyalty, valor, and skill at arms, to the high rank of knighthood.
HERALD: [NAME OF CANDIDATE], do you swear and acknowl-edge [NOBLE] to be your true and lawful liege?
CANDIDATE: I do so swear.
HERALD: Do you also swear fealty to Uther Pendragon, to defend and obey him until he depart the throne, or death shall take you?
CANDIDATE: I so swear.
(NOBLE rises, goes to CANDIDATE.)
NOBLE: Let this be the last blow you receive without just recourse.
(NOBLE delivers the coulee,striking CANDIDATE across the face or on the shoulder, sometimes hard enough to knock him down. CANDIDATE then kneels before his liege, placing his hands palm-to-palm and upraised. NOBLE places his hands over the knight’s.)
HERALD (to CANDIDATE): Repeat after me: “I, [NAME OF CANDIDATE], do solemnly swear and pledge my sword to [NOBLE], my liege, to defend and obey him until he depart his demesnes or death shall take me, and to uphold the honor of knighthood.”
CANDIDATE: (Repeats the above.)
NOBLE: And I, for my part, do swear to defend and honor [NAME OF CANDIDATE] as befits a true knight.
(NOBLE then receives the sword and taps CANDIDATE lightly on both shoulders with the
sword.)
NOBLE: I dub thee Sir [NAME OF CANDIDATE]. Receive now your spurs (receives spurs), your right to suitable arms (receives shield), and take this, my sword (girds on sword), to your side to serve and defend me well. Arise, Sir Knight.
Bonito o processo.
O tapa na cara provavelmente vai surpreender alguns jogadores, mas ei, interpretação! :jester:
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Continuando a criação de personagem, o jogo sugere criar um segundo personagem. Com um risco constante de morrer ou ser incapacitado, é bom ter um segundo personagem para entrar no lugar do principal se necessário. Ele deve ser da mesma família que o personagem, então um irmão mais novo, um tio ou alguém que poderia entrar no meio da sessão sem mudar muito a história.
O jogo então traz alguns personagens prontos, caso o jogador não queira passar pelo processo de criação ou precise de uma ficha pronta em pouco tempo. Eles também acabam servindo para mostrar arqueotipos possíveis, como o cortesão e mestre da caçada.
O próximo tópico trata dos estagiá... quer dizer, escudeiros. O personagem deve anotar na ficha o nome do seu escudeiro. Para maioria dos testes, é jogado um d20 contra a idade do escudeiro. Se o resultado for inferior a idade, ele faz o que deveria fazer. Caso contrário, ele comete algum erro.
Para enfatizar o sentimento de estagiá... quer dizer, escudeiro, é aconselhado que um jogador nunca interprete seu cavaleiro e seu escudeiro. Isso garante que erros serão cometidos e que nem sempre os dois irão agir em uníssono.
O jogo então lista os deveres do escudeiro:
A squire, simply, does whatever his knight tells him to do. Typical chores that all squires must perform include tending horses, sharpening weapons, polishing armor, help-ing don armor, carrying messages, preparing and handing over fresh weapons, providing the knight with a horse, taking charge of prisoners on a battlefield, riding errands, standing guard, waiting on the knight at a banquet, rescu-ing and carrying off a wounded knight from the battlefield, and fighting when so ordered.
Nos benefícios, o cavaleiro é responsável pela sua alimentação, abrigo, cuidado e treinamento. Achei interessante esse ponto.
Unless the knight is in a lady’s quarters, the squire can expect lodgings comparable to the knight’s.
Ou seja, se o cavaleiro se der bem você fica lá fora esperando. Estagiário.
Então o autor passa a tratar das mulheres no universo de Pendragon. Elas são agrupadas em três grupos ( :sobrancelha: ), ordinárias, importantes e excepcionais.
Ordinárias são personagens sem nome e que existem na história sem influenciarem muito os acontecimentos. Muitas vezes sem nome. Segundo o livro, é onde as esposas da maioria dos personagens jogadores se encaixa. Sei lá, eu acharia estranho me referir a minha esposa como "Esposa" todo o tempo. Definir um nome pra ela não é tão trabalhoso.
Excepcionais são as mulheres que são personagens-jogadoras. Elas possuem ficha e são as que mais influenciam a história.
Eu pulei as Importantes, porque quero copiar o texto todo delas para cá. É... peculiar.
Important: These women have some individuality. They usually have names, or are at least known as the daughters of their fathers. Interestingly, many of these important women are called Elaine, or some alternate spelling of that name.
Important women are often widows, mothers of vengeful men, heiresses, or healers of note. They are commonly accused of or found to be using minor magic. They are often among the major Gamemaster characters who will interact directly with the player knights on a regular basis. They generally do not have complete character sheets.
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Chapter Three: Family and Fatherland
Esse capítulo trata da família do personagem. Sua história, como ela afetou o desenrolar de eventos importantes até aquele ponto, momentos da história da Inglaterra onde ela participou, além de algumas características que você pode herdar de seus antepassados.
Isso começa analisando a vida de seu bisavô, nascido no ano de 410. Não dá para acusar o livro de fazer as coisas pela metade. Ele traz um texto explicando como era a época do seu bisavô, como ele foi um dos primeiros cavaleiros da Inglaterra e como seu avô cresceu numa terra em constante guerra. Nesse primeiro momento você escolhe o nome para os dois, além de qual fé eles seguiam: católica-romana, católica-bretã ou pagã.
Seu bisavô morre em algum ponto depois de 431, quando seu bisavô se torna cavaleiro. Em 439 seu avô nasce e é também o primeiro ano a ser rolado. Essa mecânica é a principal maneira de definir o passado de sua família: certos anos possuem a possibilidade de acontecimentos especiais. Nesses anos o jogador rola 1d20 e consulta uma tabela. Várias coisas podem acontecer, desde morte (natural ou não) até a participação em grandes batalhas e outros eventos importantes. Isso vai afetando a glória do personagem sendo retratado naquele instante e, consequentemente, a glória herdada por seus filhos e netos.
Batalhas importantes possuem suas próprias tabelas a serem usadas caso o personagem tenha participado delas. Elas servem para verificar como o personagem se portou naquela batalha e se ele sobreviveu. Sempre existe a possibilidade da família ganhar uma nova paixão ou trait, como Ódio pelo povo contra quem seu antepassado lutou, após uma batalha dessas. Essa paixão ou trait é passado de pai para filho, SE o jogador quiser. Se o seu bisavô lutou contra os Irlandeses na batalha de Carlion, por exemplo, ele rola essas duas tabelas:
Battle of Carlion
d20 Result Consequence
1 Died gloriously in battle (+1,000 Glory); end personal history for this ancestor, but roll for passion. (Whenever an entry indicates that your ancestor should check for a passion or trait, a separate table concerning that event follows, like the one below. Make another d20 roll and
consult that table to see if your family gains the passion or directed trait listed as a result of this experience.)
2 Died in battle. End personal history, but roll for passion.
3–20 Survived. Continue history; roll for passion.
Passion Table:
d20 Result Consequence
1–15 No passion gained.
16–20 Gain passion: Hate (Irish) 3d6 [“Damned Irish! They don’t fi ght like real men.”] (The result of the 3d6 roll determines the value of your ancestor’s passion. The quotation in brackets is more or less what people re-member your ancestor saying about this particular
battle, if he survived it, or as his last words, if he died there.)
Lendo todos os anos e suas tabelas(e são muitas, vai de 439 a 485 e nenhuma tabela trata de um período maior que 3 anos), dá pra notar que um personagem-jogador pode acabar odiando praticamente todos os povos vizinhos na época.
Isso parece dar um aspecto bem The Sims: Medieval pro jogo, algo que eu normalmente não gosto mas dessa vez parece bem feito (apesar de complicado). E a quantidade de variações possíveis pra história da família do personagem deve garantir que todos os personagens tenham linhagens bem diferentes.
O livro então passa a tratar da importância da família. Ele dá exemplos de como a família é importante, como a possibilidade de continuar o jogo com os filhos do personagem ou a possibilidade de tornar dois cavaleiros mais próximos fazendo com que eles se casem com mulheres da mesma família.
Também existem regras para determinar qual a situação da sua família: quais parentes estão vivos, etc. Imagino que o Mestre possa rolar isso tudo depois da criação, para não atrasar o início do jogo. O autor também explica como é a criação de um personagem que seja filho do personagem atual: na maior parte ela se mantém, só alterando algumas coisas de forma a mostrar uma continuidade nas características da família.
Segue uma descrição da região de Salisbury, incluindo cidades importantes, o castelo do Conde e personagens importantes. A descrição dos homens inclui os valores da glória no caso dos homens. No caso das mulheres, inclui o valor de Aparência e o dote a ser ganho para quem casar com ela.
No caso das mulheres, tem pra todos os gostos. Vide exemplo:
Lady Indeg (Glory 4,140, APP 8): This 40-year-old woman is the richest heiress of the county. She holds 2 manors (each with a loyal knight), and 3 until her death. She has been widowed twice and so can choose her own husband this time. However, she is lonely and might like a dashing young knight to keep her company. Holding: 2 en-foeffed manors, plus 2 £. extra income/year. 14 Glory/year.; Widow’s Gifts: 3 enfoeffed manors. 18 Glory/year.
Cougar!
O resto do capítulo é só descrição de locais e a distância entre eles. Algo que eu não sabia é que Camelot já existia ANTES de Arthur, mas era só uma cidade meio esquecida e em ruínas.
Outra coisa que eu não sabia é que na maioria das fortificações da época, não havia um local separado para os viajantes. Eles dormiam no mesmo hall onde o lorde local recebia as visitas. Mesmo os cavaleiros locais não costumavam ter seus próprios quartos. Cavaleiros da corte (aqueles ainda sem terras) até recebiam um baú, que ficava no hall onde dormiam, para guardar suas coisas.
E estalagens (que ainda não existiam na época) seguiam o mesmo raciocínio. Todo mundo dormia num mesmo ambiente e o preço variava para passar a noite variava de acordo com a proximidade da fogueira.
[CONTINUA]
Próximo Capítulo: Stats and Skills