Autor Tópico: [V:tR] Tópico Geral  (Lida 3180 vezes)

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[V:tR] Tópico Geral
« Online: Outubro 26, 2011, 11:15:58 am »
Então pessoal, alguém aí já teve alguma experiência com o Vampire: the Requiem, ou com os livros do WoD (Antagonistas, Lugares Misteriosos, etc)? Comentários? Dicas para iniciantes? :D

Eu ainda não tive tempo para jogar, então nem tenho uma opinião - mesmo que minha experiência om o WoD seja bem limitada. Mas espero começar a jogar logo, embora nem tenha lido o livro ainda. hehe

"First come smiles, then lies. Last is gunfire." Roland Deschain, The Dark Tower

Re:[V:tR] Tópico Geral
« Resposta #1 Online: Outubro 26, 2011, 01:34:36 pm »
Com Vampire: Requiem, puro , não. O motivo maior é que eu nunca gostei da linha Vampiro, seja na sua encarnação "Vamos ser Super-Heróis movidos a Sangue" seja na encarnação "Oh Deus! Angstizinho". Requiem é sensivelmente melhor que seu ancestral em diversos critérios, mas se alguém quiser discutir isso, eu entro com mais detalhes. Existe alguma chance (remota) de quando eu voltar a mestrar, eu arrisque algo com New Wave Requiem (Vampiro nos Anos 80!  :b)

Agora, na linha WoD eu tenho mais experiência, todas elas envolvendo alguma medida de crossover entre jogadores (o jogo com o menor nível de crossover que mestrei envolvia dois Lobisomens, um "Parente" e um Humano quase-normal-que-virou-Ritualista) e de cenário. Graças a compatibilidade mecânica, ao cenário sem quilos de metaplot e o sistema unificado, é possível fazer isso sem dores-de-cabeça (exceto em questões de nível de poder).

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Mas espero começar a jogar logo, embora nem tenha lido o livro ainda. hehe

Recomendo que leia.  :b

Offline Roderick Usher

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Re:[V:tR] Tópico Geral
« Resposta #2 Online: Outubro 26, 2011, 07:17:15 pm »
Minha experiência com NWoD é limitada, e eu nunca cheguei a jogar. Mas, se aceita a opinião de um leitor, o Antagonistas é um título bastante bacana. Mesmo que você não utilize as ideias dos monstros/organizações apresentados, a leitura não é enfadonha e te ajuda a entrar no "clima" do mundo das trevas.

Dos outros títulos em português, um que eu também li foi o Lugares Misteriosos. Não gostei muito. Uma ou outra ideia pode ser facilmente utilizada, mas achei o livro muito pouco coeso, e os autores pareciam meio paranoicos com a possibilidade dos jogadores simplesmente destruírem os lugares para resolver os problemas com os fantasmas/monstros/whatever que lá houvesse. Mas também pode ser uma mão na roda em meio a uma crise de criatividade.

Enfim, é isso.

Re:[V:tR] Tópico Geral
« Resposta #3 Online: Outubro 27, 2011, 04:56:33 pm »
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Minha experiência com NWoD é limitada, e eu nunca cheguei a jogar. Mas, se aceita a opinião de um leitor, o Antagonistas é um título bastante bacana. Mesmo que você não utilize as ideias dos monstros/organizações apresentados, a leitura não é enfadonha e te ajuda a entrar no "clima" do mundo das trevas.

Da linha "WoD", Antagonistas é um livro decente, meio ofuscado pela série Night Horrors que saiu no fim dos livros lançados pela White Wolf.

Re:[V:tR] Tópico Geral
« Resposta #4 Online: Outubro 28, 2011, 09:01:37 am »
Tá, vamos ver aonde eu consigo estourar o sistema.

Joguei por quase 1 ano e meio direto o nWoD,
Um dos melhores sistemas para "jogar" que já tive experiência. Regras simples e básicas. Sistema de combate que auxilia o jogador a realizar as tarefas. Regras unicas para todas as situações (aberto a poucas exceções).

Posso afirmar que foi uma das melhores experiencias que tive.

Agora aos problemas encontrados:
• Dano,
A primeira coisa que digo, o sistema se tornou "pouco" letal, comparado ao V:aM  esse é bem menos letal, e os jogadores acabam por ter aquela sensação que são super heróis ou qualquer coisa assim.

(Apesar de que um tiro a queima roupa ainda é um tiro a queima roupa.)

Entretanto as pessoas podem se sujeitar a se jogar de algum lugares sem sofrer danos terriveis (vide o V:aM), ou então decidir usar um carro para entrar dentro de uma casa por exemplo (coisa que era simplesmente MORTAL no V:aM).

Mas isso somente auxilia o mestre e não atrapalha.

• Regras para Equipamentos
Apesar de eu gostar muito disso, acabou ficando muito parecido com "Gurps" nesse ponto, onde equipamentos tem pontos de vida, resistencias, durabilidade... Não que eu realmente sempre use essa regra (até porque a sessão de jogo se torna um porre se fizer isso), mas quando necessário as vezes a regra acaba por sair pela culatra e transforma a sessão de jogo em uma coisa não interessante.

Eu particularmente abstraio isso e uso do Bom Senso, mas como eu já disse em outro tópico, nem todos os mestres tem Bom Senso para lidar com cada situação, e mesmo assim quando o bom senso falhar, as regras estão ali para ajudar.

Esses são os principais pontos que ressalto.
Vale lembrar que é uma visão PARTICULAR MINHA, e não uma escrita em pedra. É o que senti em minha mesa, da experiencia que TIVE em jogo, cada mesa é uma coisa diferente e a experiencia será outra.

Mas posso assegurar que é um dos melhores sistemas que utilizei (para seu nicho de jogo).

:)

Re:[V:tR] Tópico Geral
« Resposta #5 Online: Outubro 28, 2011, 02:08:38 pm »
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• Dano,
A primeira coisa que digo, o sistema se tornou "pouco" letal, comparado ao V:aM  esse é bem menos letal, e os jogadores acabam por ter aquela sensação que são super heróis ou qualquer coisa assim.

(Apesar de que um tiro a queima roupa ainda é um tiro a queima roupa.)

Entretanto as pessoas podem se sujeitar a se jogar de algum lugares sem sofrer danos terriveis (vide o V:aM), ou então decidir usar um carro para entrar dentro de uma casa por exemplo (coisa que era simplesmente MORTAL no V:aM).

Ahn, eu juro que não notei diferença alguma quanto a "Letalidade" do sistema. Se houve alguma mudança quanto a isso, eu fico com a explanação que as criaturas sobrenaturais ficaram sensivelmente "enfraquecidas" em relação ás anteriores (exemplo simples, tente achar um fonte de dano agravado sem um "Poder Sobrenatural" de nível 3).

Re:[V:tR] Tópico Geral
« Resposta #6 Online: Outubro 28, 2011, 07:34:35 pm »
Putz, um dos meus medos é esse, que quando for jogar o grupo vire uma mistura de True Blood com Dragon Ball Z. Já tive alguns problemas com um grupo de V:aM que mais parecia uma milícia do que qualquer outra coisa.

No mais, dicas para iniciantes (principalmente para o mestre)? hehe
Apesar de ter jogado V:aM muito tempo atrás, ainda sou newbie nessa coisa de WoD.
"First come smiles, then lies. Last is gunfire." Roland Deschain, The Dark Tower

Re:[V:tR] Tópico Geral
« Resposta #7 Online: Outubro 29, 2011, 01:50:59 am »
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Putz, um dos meus medos é esse, que quando for jogar o grupo vire uma mistura de True Blood com Dragon Ball Z. Já tive alguns problemas com um grupo de V:aM que mais parecia uma milícia do que qualquer outra coisa.

Se o grupo gosta disso, não tenha vergonha de abraçar essa forma de jogo. Minha melhor campanha em Mundo das Trevas era uma mistura nonsense de criaturas sobrenaturais que caçavam outras coisas ainda mais estranhas, cheio de clichês e explosões.

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No mais, dicas para iniciantes (principalmente para o mestre)? hehe

Qual RPG? Vampiro: Réquiem mesmo?

Re:[V:tR] Tópico Geral
« Resposta #8 Online: Outubro 29, 2011, 10:34:49 am »
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Se o grupo gosta disso, não tenha vergonha de abraçar essa forma de jogo. Minha melhor campanha em Mundo das Trevas era uma mistura nonsense de criaturas sobrenaturais que caçavam outras coisas ainda mais estranhas, cheio de clichês e explosões.

Nice, mas o problema é que eles resolviam tudo com tiro ou TNT. Aí meio que perdeu a graça (eles mataram todos os NPC legais e/ou chaves que eu fiz...).


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Qual RPG? Vampiro: Réquiem mesmo?

Si si. Num futuro próximo quero começar a jogar - comprei os livros mas nem chegaram ainda. Peguei um pacotão do V:tR + WoD + Antagonistas + Lugares Misteriosos.

"First come smiles, then lies. Last is gunfire." Roland Deschain, The Dark Tower

Re:[V:tR] Tópico Geral
« Resposta #9 Online: Outubro 29, 2011, 06:08:44 pm »
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Nice, mas o problema é que eles resolviam tudo com tiro ou TNT. Aí meio que perdeu a graça (eles mataram todos os NPC legais e/ou chaves que eu fiz...).

Eu tenho um lema pessoal que um NPC que não consegue resistir aos PCs ou que eles querem muito matá-lo, não é um NPC que vale a pena ser mantido.  :P

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Si si. Num futuro próximo quero começar a jogar - comprei os livros mas nem chegaram ainda. Peguei um pacotão do V:tR + WoD + Antagonistas + Lugares Misteriosos.

Não são exatamente "dicas", mas alguns erros muito comuns que eu vi em Réquiem ou pressuposições vindas de A Máscara que não valem mais. Eis a lista:

1. Réquiem é um RPG diferente de A Máscara. Repita 8 vezes. Ele tem muitos temas em comuns, recicla dezenas de termos, mas deve ser visto como algo diferente - não necessariamente melhor, nem pior.

2. Clãs devem ser vistos não mais como "Opções Políticas", mas sim como "Signos" - você não escolhe o clã que faz parte, e em geral, eles não vão te influenciar na sua personalidade mais do que "Nasci em 12 de Outubro" ou "Minha pele é clara". Não existe muito "senso de união" e "senso de identidade" de Clãs como haviam em a Máscara - o papel disso é com as Coalizações. Como muitas percepções erradas acontecem com os clãs, eu vou me focar neles.

3. Ventrues não são Almofadinhas, Ricos ou Cavaleiros. Eles são Lordes, eles governam tanto homens quanto animais e a própria Besta.

4. Gangréis não são Solitários, Bichos do Mato ou Cachorros. Embora sejam o clã mais "próximo" do seu ancestral de A Máscara, eles não tem mais aquela ligação com "Bichinhos", mas sim com a "Fera" (nome que Réquiem usa para a Besta).

5. Nosferatus não são necessariamente Feiosos, eles são Monstros. Não é a aparência que denuncia o que um Nosferatu é, mas sim "todo o conjunto".

6. Daeva não são Toreadores. Daeva não são Toreadores. Daeva não são Toreadores.  :b

7. Mekhet talvez é o clã mais fácil de lidar, porque nenhuma comparação com clãs antigos faz muito sentido para eles. Eles são os "Vampiros Exóticos".

8. Os Vampiros de Réquiem são mais fracos, em média, do que seus ancestrais da Máscara. Rapidez não é aquela disciplina divina, Ataques Extras são obtidos apenas por meio de Vantagens (geralmente no nível 4), dano agravado é muito difícil de ser obtido por meio de Disciplinas, Presas não causam mais dano agravado, Mortais tendem a ter menos sangue do que no Réquiem. E felizmente, não existe mais Taumaturgia - o mais próximo dela são as "Disciplinas de Coalizações", que na verdade são equivalentes ao Rituais Taumatúrgicos.

Re:[V:tR] Tópico Geral
« Resposta #10 Online: Novembro 02, 2011, 12:28:57 am »
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• Dano,
A primeira coisa que digo, o sistema se tornou "pouco" letal, comparado ao V:aM  esse é bem menos letal, e os jogadores acabam por ter aquela sensação que são super heróis ou qualquer coisa assim.

(Apesar de que um tiro a queima roupa ainda é um tiro a queima roupa.)

Entretanto as pessoas podem se sujeitar a se jogar de algum lugares sem sofrer danos terriveis (vide o V:aM), ou então decidir usar um carro para entrar dentro de uma casa por exemplo (coisa que era simplesmente MORTAL no V:aM).

Assim, eu também achei meio "pouco letal" o dano ao ler o sistema em si. Na prática, entretanto, eu acho ele normalmente letal. Como assim: ele não é exageradamente letal que um ser humano não possa sobreviver a um simples combate (pow, por mais realista que seja, morrer ou quase morrer com uma simples facada é desanimador) nem exageradamente pouco letal que um ser humano possa aguentar combates a fio como um épico tal qual D&D. Ele é letal na medida.

Se ele é menos letal que no sistema antigo, aí já é outra história. Bom, pra ser sincero, não sei mais precisar isso. Mas ao jogar de humano, você tem sim muito medo de morrer bestamente. Por exemplo, da última vez que eu joguei com um humano foi em na época da Idade das Trevas e meu personagem recebeu um único golpe de espada (coisa 100% ocasional, uma briguinha aleatória que ficou um pouco mais acalorada que o normal) e passei dias debilitado por isso (5 pontos de dano letal, tem noção de quanto demora pra regenerar isso???? ahuahauhaua).

Resultado: uma rolagem boba de dados e boa parte dos planos do meu personagem foi por água a baixo, porque ele era parte integrante da parte "armada", digamos assim, do plano.

E não foi um caso isolado. Já vi combates simples entre beshilus (ou a Hoste dos Ratos, mais parecem "homen-rato", fazendo alusão aos lobisomens) e um grupo inteiro de lobisomens e pelo menos um deles ter o azar de sair com uns 6 pontos de dano agravado, dentre outras coisas. Ou seja, sim, o jogo é letal ou ainda é letal. Algumas rolagens (in)felizes nos dados e a vida do personagem se esvai rapidinho. Mas não é nada que atrapalhe o andar do jogo, muito pelo contrário, torna o clima mais tenso. Sempre é divertido jogar lobisomem por causa disso: você pode ver um grupo de jogadores todos tensos, pisando em ovos na hora de interagir porque o primeiro que perder a cabeça e começar a brigar pode gerar uma raivinha ali, um frenesi lá e o grupo pode acabar se matando cegamente. Aquele clima de que o grupo é uma bomba-relógio, agraciados com um ou dois personagens particularmente instáveis, é simplesmente encantador. :P

Re:[V:tR] Tópico Geral
« Resposta #11 Online: Novembro 07, 2011, 05:25:08 pm »
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5. Nosferatus não são necessariamente Feiosos, eles são Monstros. Não é a aparência que denuncia o que um Nosferatu é, mas sim "todo o conjunto".

Lembrei-me de uma personagem sensacional que uma amiga minha tinha feito: Uma Nosferatu do Círculo da Anciã que era linda. Era engraçado ver a cara de jogadores d'a Máscara quando eu descrevia a personagem pra eles.

Re:[V:tR] Tópico Geral
« Resposta #12 Online: Novembro 10, 2011, 01:08:47 am »
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Lembrei-me de uma personagem sensacional que uma amiga minha tinha feito: Uma Nosferatu do Círculo da Anciã que era linda. Era engraçado ver a cara de jogadores d'a Máscara quando eu descrevia a personagem pra eles.

O "Nosferatu Perturbadoramente Lindo" tem se tornado um contra-estereótipo até comum (do que eu eu li nos fóruns de fãs de Réquiem - pode ser só uma impressão falsa minha), tanto que existem as linhagem Galloi e a Cockscomb Society - e mais ou menos similar em idéia, só que para os Gangréis, está a linhagem Taifa.

Da minha parte, ótimo. Reforça o estereótipo básico de cada clã (que é algo simples, como "Monstro", "Senhor", "Bicho") sem colocar restrições bobas e mesmo que acompanhem, a linhagem é escolhida pelo jogador.